Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Vantagens e desvantagens em criar um site no Wix

Vantagens e desvantagens em criar um site no Wix

Wix é uma plataforma conhecida por promover a criação de sites gratuitamente e com facilidade. Descubra, nesse conteúdo, suas vantagens e desvantagens.

| Atualizado em
por Time Construsite

Ter um site é uma condição essencial para o desenvolvimento de ações no universo digital. Deixar de contar com um site é caminhar rumo ao esquecimento, excluindo-se do mercado de marketing digital.

Por isso, existem soluções que proporcionam a criação de sites de forma rápida e eficiente. Muitas delas, inclusive, contam com funcionalidades gratuitas. É o caso, por exemplo, da plataforma Wix. E é sobre ela que iremos falar hoje.

Neste post vamos compreender o que é o Wix, quais suas vantagens e desvantagens,, custos envolvidos e muito mais!

Se você deseja saber tudo sobre a Wix, fique até o final!

O que é o Wix?

O Wix é uma das principais plataformas de criação de sites do Brasil. Existem opções de criação a partir de modelos e no sistema arrasta e solta, possibilitando a construção de sites a partir de módulos de conteúdo.

Há, ainda, a opção de personalizar o HMTL, garantindo ainda mais customização para entregar um site que realmente tenha a cara da sua empresa.

Há, ainda, um exclusivo sistema de inteligência artificial que cria um site automaticamente para sua marca em segundos, a partir de algumas respostas fornecidas em um questionário inicial.

Quais as vantagens do Wix?

O Wix conta com vantagens que atraem clientes e usuários em todo o mundo. Apesar de ser uma plataforma voltada, principalmente, para quem não pode pagar uma empresa para desenvolver um site profissional, as funcionalidades disponíveis são bastante vantajosas e podem compensar, dependendo da sua realidade.

Funções gratuitas

Em primeiro lugar, vale destacar que o Wix conta com um plano gratuito que, embora não seja tão completo como os planos pagos, já fornece soluções bem satisfatórias, como hospedagem como um subdomínio do Wix, armazenamento de até 500 MB e suporte.

Outras funções como domínio personalizado, não exibição de anúncios do Wix e Google Analytics só estão disponíveis nos planos pagos.

Qualidade superior a outros serviços

Apesar do Wix não se comparar a um site desenvolvido por uma agência profissional, os sites feitos na plataforma têm, ao menos, aparência profissional. O que significa que a experiência do usuário e sua percepção de valor serão superiores a em sites feitos, por exemplo, no Google Sites.

Hospedagem grátis

O Wix oferece, ainda, hospedagem grátis em um subdomínio da plataforma. No plano gratuito, o site ficará acessível em um endereço próximo a nomedaconta.wixsite.com/endereçodosite.

Já no plano pago é possível conectar a um domínio próprio ou comprar um, tornando o site acessível em um endereço como nomedosite.com.br

Facilidade de criação

Seu sistema de arrastar e soltar facilita a criação, permitindo que mesmo pessoas que não sabem muito de informática, design ou criação de sites consigam criar um site em apenas alguns minutos.

Personalização

Vale destacar, por fim, a capacidade de personalização do Wix. Embora conte com modelos e templates, os mesmos são completamente customizáveis, e não apenas o conteúdo, como é no caso do Google Sites, mas também detalhes pormenores do layout.

Quais as desvantagens do Wix?

Embora as vantagens sejam muito interessantes, sobretudo para negócios que precisam dar os primeiros passos no digital, não podemos deixar de falar das desvantagens que, naturalmente, são encontradas no Wix. Confira a seguir um resumo dessas desvantagens:

Serviços limitados no plano gratuito

A primeira grande desvantagem já ficou bastante evidenciada até aqui. Trata-se da limitação dos serviços no plano gratuito, que pode ser facilmente superado em planos a partir de R$13 por mês.

Erros comuns e falta de suporte

Muitos usuários reclamam que o Wix apresenta alguns erros e travamentos que, por vezes, fazem alguns usuários perderem a paciência. Embora a plataforma prometa um suporte 24/7 em seu site, não é bem assim que acontece.

Usuários relatam que a falta de suporte é uma constante, sendo esta a principal e mais recorrente reclamação registrada online sobre a plataforma.

Domínio padrão pouco amigável

Outra desvantagem que não pode passar despercebida é a URL fornecida no plano gratuito. O endereço nomedaconta.wixsite.com/endereçodosite é pouco amigável e pode dificultar a divulgação para amigos e clientes.

Lentidão no layout

Por fim, vale a pena destacar que alguns usuários afirmam enfrentar instabilidades dependendo do layout instalado. Alguns templates, embora bonitos, acabam por gerar lentidão no site.

Esse é um erro evitado, por exemplo, na construção de sites profissionais por agências de sites, já que a performance é um pilar essencial no desenvolvimento das páginas.

Quanto custa para construir um site no Wix?

Além do plano gratuito que, naturalmente, conta com suas limitações, o Wix apresenta duas categorias de planos: os pessoais e os para negócios. O primeiro é indicado para sites que funcionam como apresentação da empresa ou do trabalho, sem qualquer tipo de transação financeira.

Já o segundo é destinado justamente para sites onde haverá transações financeiras, como é o caso de e-commerces ou sites de venda de cursos, por exemplo.

São quatro os planos pessoais, sendo que o mais básico apenas habilita o site a conectar um domínio personalizado, mantendo os anúncios Wix na página.

Mas há, ainda, os seguintes planos:

  • Básico, que conta com apenas 2 GB de largura de banda e 3 GB de espaço para armazenamento;
  • Ilimitado, que fornece largura de banda ilimitada e 10 GB de armazenamento;
  • VIP, que além de contar com largura de banda ilimitada ainda oferece 35 GB de armazenamento e suporte prioritário.

Existem três planos de negócio, cuja diferença maior está no espaço de armazenamento:

  • Business básico, com 20 GB de armazenamento;
  • Business ilimitado, com 35 GB de armazenamento;
  • Business VIP, com 50 GB de armazenamento.

Quando Wix não compensa?

O Wix não compensa quando você tem a possibilidade de contratar uma empresa profissional para fazer o desenvolvimento do seu site. Isso porque sites profissionais são muito mais completos e eficazes dentro de uma estratégia digital.

Descubra como é possível construir um site muito mais vendedor em um infográfico exclusivo preparado por nossa equipe. Acesse a página oficial e faça o download.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: