Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Vantagens e desvantagens de criar landing page no Canva

Vantagens e desvantagens de criar landing page no Canva

O Canva é um editor responsável por criar páginas e sites de forma gratuita e moldável. Aprenda hoje quais são as vantagens e as desvantagens dessa plataforma.

| Atualizado em
por Time Construsite

No mercado atual, em que a movimentação, estrutura e acessibilidade se expande pelas vias digitais, construir um site é fundamental para que as ações e investimentos do seu negócio tenham fluxo e se desenvolvam nos moldes em que essa esfera atua.

Não buscar essa construção e optar por não ter o site é o mesmo que abandonar seu negócio, fechar sua mente para novas ideias expansivas e se permitir fazer parte do mercado e ter o verdadeiro retorno por investir nas necessidades atuais que solicita.

Devido a isso, antes de se inserir no mercado digital e estruturar o seu segmento nessa área, é preciso buscar ferramentas que agilizem esse processo e permita com que ele aconteça e se fixe ao longo do tempo, começando pelos criadores de sites e plataformas.

Nessa parte, além de elaborar sites em si, é preciso investir no processo de criar landing page, algo fundamental na execução das estratégias de conversão de clientes e no aumento de vendas e desenvolvimento crescente do setor de comércio trabalhado.

Para isso, existem plataformas que possuem especialidade em cuidar desses assuntos e assim, ajudar tanto na criação de sites, como principalmente, em criar landing page, o que é o caso, por exemplo, do editor Canva. E é justamente sobre ele que falaremos hoje.

Assim, para que haja um conhecimento melhor acerca da plataforma Canva e sua relação com elaborar sites e criar landing page, separamos as principais vantagens e desvantagens da sua utilização, de forma que saiba se é realmente a melhor opção de uso.

O que é o Canva?

Bastante conhecido no mundo digital e procurado por quem precisar criar algo gráfico, o Canva é uma das plataformas mais populares para criação, edição e publicação de designs virtuais.

Com a presença de modelos de criação e com indicadores de performance do conteúdo, o Canva atua tanto na elaboração de informativos, cartazes e outros tipos de exposição gráfica, assim como em desenvolver itens gráficos para sites e criar landing page.

Permeando por estruturas básicas e avançadas de criação, a plataforma expande a sua área de atuação ao tentar ser utilizável tanto para iniciantes e construções rápidas, como para especialistas e que buscam produzir mais conteúdo de uma só vez.

Quais as vantagens de usar a plataforma Canva?

Agora, buscando entender mais sobre a extensão da utilização do Canva como ferramenta para elaborar os detalhes dos sites e criar landing page, há algumas vantagens que podem ser consideradas ao recorrer a plataforma, nas quais podemos destacar:

Plataforma de utilização gratuita

Como primeira característica, é importante colocar que a utilização do Canva é gratuita, ainda que exista a possibilidade de aderir o Canva Pro e ter acesso a mais ferramentas da plataforma.

Através do acesso por login, o Canva pode ser acessado de forma que o usuário tenha acesso aos modelos propostos para cada estilo de criação e edição gráfica, assim como no que diz respeito ao acesso para criar landing page.

Como colocado, apesar de todo o material gratuito que se encontra na plataforma, o Canva também possui a sua equiparação através de ferramentas que estão disponíveis apenas na modalidade paga, o que vai depender da necessidade de construção pelo criador.

Não há necessidade em ter experiência para utilização

Outro ponto é que como o próprio site evidencia, o Canva foi desenvolvido para ser acessado por todo criador, seja ele inexperiente, iniciante e sem conhecimento de design gráfico para aquela criação, assim como alcança quem já sabe como atuar com as ferramentas.

Isso permite com que todos possam ter acesso às utilidades e modelos de criação da plataforma, o que é algo bom se considerar os mais diversos tipos de criação gráfica, mas que, no que diz respeito a criar landing page, pode não ter a mesma percepção.

Grande quantidade de fontes e modelos de criação

Ficou claro que uma das principais formas de atuação do Canva é por meio de modelos, todos já presentes no site e que podem ser utilizados pelo criador ao elaborar o seu conteúdo gráfico virtual.

Com muitos planos de fundo, etiquetas, desenhos, imagens e fontes, a plataforma atua para que o criador possa abusar dos modelos de criação prévia e isso possa contribuir na sua construção, associando a criatividade a outros dados necessários.

Flexibilidade de plataformas digitais para postagem e utilização

Por fim, o Canva também possui, como já comentamos, várias indicações para criar modelos para os mais diversos tipos de postagens, sejam em redes sociais, como claro, na disponibilização de sites e em criar landing page para o seu negócio.

Desde currículos, até post para feed no instagram, animações e vídeos, a plataforma conta com muitas possibilidades de criação e edição, podendo ser explorada de muitas formas e em vários nichos.

As desvantagens da utilização da plataforma Canva para criar landing page?

Acima destacamos os benefícios que o Canva oferece em sua plataforma. Mas seriam todas essas vantagens realmente aplicáveis quando se trata de criar landing page e investir em marketing digital?

Por isso, separamos também algumas desvantagens que podem ser notadas quando o foco for criar landing page, de forma que você consiga perceber o que pode ou não ser aproveitado na sua exploração.

Limitação de uso na plano gratuito

Embora possua acesso grátis que já conta com muitos modelos e ferramentas para criação, o Canva possui limitação de serviços no plano gratuito, de forma que a depender do tipo de criação ou edição e do que o criador precisa utilizar, só conseguirá assinando a plataforma.

Essa diferenciação tem impactos quando se trata de criar landing page pois é uma criação que demanda mais ferramentas, expansão de ideias e conteúdos e caso não encontre o que precisa na modalidade gratuita, terá que recorrer ao plano Pro.

Ausência de especialidade na criação

Outra questão é que por mais que o Canva seja aberto e flexível para que todos possam criar e se aventurar nos seus modelos e ferramentas de edição, quando se trata de criar landing page, a ausência de especialidade nessa elaboração pode atrapalhar.

Isso porque criar landing page é uma etapa que precisa ser colocada a personalidade da empresa, mas sem perder o cuidado em implementar os detalhes técnicos e burocracias necessárias para valorização da edição no mercado digital, o que mostra a necessidade de buscar um especialista na construção dessa etapa.

Muita modelagem, pouca iniciativa

Ainda que seja maravilhoso possuir uma série de modelos das mais diversas cores e estilos para que possa auxiliar o criador em seu desenvolvimento gráfico, essa característica pode afastar as criações únicas e difundir várias criações que perdem o próprio rosto pelo excesso de uso.

Ao criar landing page, esse processo precisa ser muito bem revisto, afinal a página precisa ganhar destaque por ter a ver com a empresa, com o que ela se propõe, seus valores, personalidade e perfil próprio, sendo mais vantajosa a criação de um modelo do zero.

Não possui armazenamento local

Além disso, o Canva não possui ferramenta que permite o armazenamento local dos arquivos já criados por você, o que seria uma espécie de pasta interna que guardasse todas as criações e edições feitas.

Com isso, caso a plataforma se encontre fora do ar, só após o retorno normal para sua utilização é que será possível voltar a visualizar os trabalhos e fazer possíveis alterações.

Essa questão, quando se trata de criar landing page, pode ser causar um certo transtorno, visto que o acesso para checar os fazer alterações na sua página podem precisar de uma certa frequência que não poderá ficar esperando, sendo algo a ser repensado nesse processo.

Falta de flexibilidade em acessar o produto final

Por fim, ao contrário do que se percebe em outras plataformas, no Canva só é possível criar, editar, exportar e até mesmo compartilhar a sua criação se estiver logado e com acesso em sua conta da plataforma.

Em outras palavras, não é possível acessar os designs criados em forma de arquivo caso seja necessário, por exemplo, promover edições mais detalhadas e fazer modificações para aperfeiçoar o produto final.

Sem estar logado no Canva, não é possível ter acesso aos arquivos, o que por si só precisa ser considerado ao criar landing page, visto que a manutenção do seu site e o aperfeiçoamento das suas ideias precisa ser prático e constante, não sendo possível ficar sempre se deparando com limitações nesse acesso.

Então, quando irá compensar recorrer a plataforma Canva?

Com essas diferenças ao se tratar da utilização da plataforma Canva, pode-se concluir que é ideal a sua utilização nas criações e edições gerais, em que não é necessário especialidade e entendimento da arte e do assunto para que haja um belo produto final.

Quando se trata de criar landing page, estamos diante da criação dos perfis que vão dar rosto e personalidade para seu site, de forma que haja conectividade nas suas funções e ainda, promova o seu papel principal que é a conversão de clientes para sua loja.

E para que isso aconteça, é necessário ter conhecimento aprofundado no que o mercado virtual pede no momento, nas características que permitem explorar ao máximo o marketing digital e em como os seus clientes estão recebendo e interagindo com a sua dinâmica.

Todo esse cuidado só é possível com a ajuda de profissionais que se dedicam ao assunto, em que, para criar landing page, irão fazer um estudo detalhado do seu negócio e aplicar os recursos condizentes para que haja assertividade em tudo o que está sendo proposto.

Por isso, pode-se dizer que o Canva é uma plataforma excelente e muito útil ao design gráfico de forma geral, mas que, quando se tratar de elaboração de sites e criar landing page para o seu negócio, precisa ser revisto como a melhor opção para esses ramos.

Saiba quais os melhores criadores de landing page do mercado!

Agora que já ficou claro as principais diferenças quando se trata de criar landing page para as outras criações e nas vantagens e desvantagens da plataforma Canva nesse contexto, é importante que você possa conhecer e buscar novas opções para seu investimento.

Por isso, separamos um material completo para te mostrar os 6 melhores criadores de landing page do mercado digital, de forma que conheça as principais características de cada um e possa assim, optar pela opção mais vantajosa no desenvolvimento do seu site.

Afinal, após estudar mais sobre mercado, marketing e tudo o que precisa para ter sucesso como empreendedor digital, não se pode perder tempo em investir na prática nos processos que vão fazer do seu negócio um ramo promissor, crescente e a cara do consumidor.

Explore as suas habilidades no mercado digital e faça as parcerias ideais para o seu negócio. O sucesso da sua loja só depende de você!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: