Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual A vantagem de abrir loja virtual: suas portas nunca ficam fechadas

A vantagem de abrir loja virtual: suas portas nunca ficam fechadas

Funcionamento 24 horas por dia, possibilidade de atender clientes de qualquer região do país e mais! Veja os benefícios de abrir uma loja virtual!

por Time Construsite

Abrir loja virtual é uma boa oportunidade para potencializar os resultados do seu estabelecimento físico ou até uma ótima possibilidade para ser um empreendedor.

Pelo menos, é o que apontam os dados da pesquisa da Neotrust. Para se ter uma ideia, nos três primeiros meses de 2020, foram feitas 78,5 milhões de compras pela internet. Um crescimento de 57,4% se for comparado ao mesmo período de 2019. O faturamento foi de R$ 35,2 bilhões, sendo 72,2% a mais do que em 2020.

Além do aumento das vendas, a praticidade em abrir loja virtual é outro motivo pelo qual esse tipo de negócio tem conquistado mais destaque, sendo possível ter uma loja online em poucos minutos, sem burocracia.

Quem abre uma loja virtual conquista ainda outros tipos de benefícios, como o funcionamento de 24 horas por dia.

Quer conhecer outras vantagens?

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.

Leia mais em: como montar minha loja virtual: passo a passo

Quais são as vantagens de abrir loja virtual?

A partir de agora, mostraremos diversos benefícios de abrir uma loja virtual. Confira!

Funcionamento 24 horas por dia

Ao contrário do que ocorre com um estabelecimento físico, uma loja virtual funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive, aos feriados. O cliente pode acessar os produtos e finalizar uma compra não só durante o dia, mas também à tarde, à noite e até pela madrugada.

Na plataforma de e-commerce, onde é feito a construção da loja e o gerenciamento, são registrados pedidos a qualquer momento. Depois, assim que o proprietário estiver disponível, ele precisa apenas cuidar do frete e enviar os produtos para os clientes.

Possibilidade de vender para qualquer lugar do Brasil

Geralmente, um estabelecimento físico tem o hábito de vender produtos para pessoas que moram no bairro em que ele está localizado, em regiões próximas ao distrito ou a cidade.

Com a loja virtual, a dinâmica é diferente. Você pode vender produtos em qualquer lugar do Brasil. Basta que o cliente tenha um computador ou aparelho móvel com acesso à internet.

Integração com outros canais de venda

Outro ponto positivo da loja virtual é a possibilidade de integrar o e-commerce com outros canais de vendas, entre os quais: loja física de varejo, pop-up store e televendas. Dessa forma, os seus usuários poderão comprar pela internet e retirar o produto em uma loja física.

Esse tipo de conexão também permite que o cliente pesquise no aparelho móvel, compre na loja física e solicite para que o produto seja encaminhado para a casa dele.

Integração com diversos canais de atendimento

Você também pode conectar o seu e-commerce com vários canais de atendimento. Dentre os mais comuns, encontram-se: chat em tempo real e telefone, videochat, chat bot e aplicativos de mensagem.

Não importa o canal que a sua empresa pretende utilizar. É fundamental oferecer ajuda, tirar as principais dúvidas dos clientes com agilidade e eficiência. Assim, a taxa de conversão do seu negócio terá mais chances de ter resultados positivos.

Menor custo para manutenção

O e-commerce tem um custo menor em infraestrutura, porque os produtos comercializados online, não exigem muitos investimentos para administrar a loja.

O gasto com manutenção também é baixo, uma vez que o valor com o aluguel de um ponto físico é maior que uma loja online.

Conexão com diversos tipos de sistemas

Uma das principais vantagens de uma loja virtual é a possibilidade de fazer conexão com gateways de frete, gateways de pagamento e hubs de marketplaces.

O proprietário do e-commerce também pode integrar sistemas administrativos, analíticos, omnichannel, precificação dinâmica e diversos aplicativos. Esse tipo de estratégia ajuda a conquistar mais consumidores para o seu empreendimento.

Usar conteúdos diferenciados ao seu favor

Em lojas virtuais, você pode usar diversos tipos de conteúdo para incentivar os consumidores a concluir a venda de um produto, como: comentários, avaliações, perguntas e respostas.

Grande parte dos clientes online optam por ler opiniões de quem já adquiriu um produto antes de finalizar uma compra. Portanto, incentive esse tipo de comportamento dos usuários.

Sistemas personalizados

Grande parte das plataformas de e-commerce contém sistemas CMS 100% personalizável. Assim, você pode modificar o layout e design a qualquer momento, sem ser necessário recorrer a especialistas no assunto.

Você também pode adicionar banners para campanhas, alterar botões e dados, entre outros.

Monitoramento de resultados

Nunca é demais lembrar que o proprietário de uma loja virtual pode monitorar os resultados do negócio com o apoio de diversas ferramentas, como: Hotjar, Google Analytics, Google Optimize e Pixel do Facebook.

Foi-se o tempo em que as decisões eram tomadas com base no achismo. Agora, é essencial conhecer os números para entender quais são os tipos de ações que surtiram efeitos positivos para a empresa e quais são aquelas que precisam ser ajustadas.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre os usuários, maior a probabilidade de aumentar os dados de conversão de vendas e de leads.

Para ter direito a esses benefícios, uma loja virtual não pode ser desenvolvida de qualquer forma. É importante pesquisar informações da concorrência, definir um público-alvo, construir uma identidade visual, definir os produtos que serão comercializados e os meios de pagamento, entre outras questões.

Em um primeiro momento, pode parecer complicado. No entanto, com planejamento e organização, é possível tirar a sua ideia do papel.

O lado positivo é que existem diversas plataformas que ajudam a montar uma loja virtual de forma descomplicada e em poucos minutos. Não é necessário ser especialista em programação ou internet para ser um empreendedor online.

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: