Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Empreendedorismo Tudo que você precisa saber sobre criar site profissional

Tudo que você precisa saber sobre criar site profissional

Cria um site profissional nunca foi tão acessível e necessário quanto atualmente. Ele oferece a sua empresa um ar profissional, trazendo mais confiança. Confira!

| Atualizado em
por Lays Xavier

O momento de se inserir no ambiente online pode trazer muita insegurança para quem nunca teve contato anterior com o digital, e para aqueles que já tiveram más experiências previamente.

Iniciar no ambiente online é desafiador e contar com o parceiro certo nesse primeiro momento, facilita muito a jornada.

Pode ficar tranquilo, aqui reunimos tudo o que você precisa saber para criar um site profissional.

Saiba o que é preciso para criar site profissional que vende

O site além de ser profissional ele deve auxiliar no reconhecimento de seu negócio e consequentemente, nas vendas. É importante ter em mente desde o início que o site precisa de acompanhamento e dedicação para que alcance boas posições e seja reconhecido no meio virtual.

O espaço digital é certamente um ambiente propício para atrair e fidelizar clientes, afinal, um site, sendo o lar de uma empresa, pode se fazer uma porta de entrada para que o usuário conheça a marca, bem como seus produtos e serviços prestados.

Por essa razão, para que um site venda é necessário que os passos de aquisição da solução oferecida sejam simples. Ou seja, se o seu formulário de contato tiver 10 campos, ou se a finalização de uma compra tiver mais de 6 etapas, as chances de desistência do usuário são altas.

Sendo assim uma empresa que possui pouco ou nenhum compromisso com a esfera virtual está fadada a ser só mais uma em um Mercado cada vez mais disputado.

Pense no seguinte: quantas empresas de prestígio você conhece que não possuem um site profissional? Nenhuma, certo?!

Um site profissional que vende conta com a dedicação de gestores que estão dispostos a investir no ambiente virtual e ter um maior contato com os usuários.

Sabendo disso, separamos aqui tudo o que você precisa saber para criar um site profissional e alavancar o seu negócio.

O que você precisa entender antes de criar um site profissional

Quando questionados sobre a criar um site profissional muitos empreendedores aparecem com as seguintes objeções: “Meu empreendimento é local”, “tenho um micronegócio” e “já possuo presença nas redes sociais”.

Esses pensamentos podem ser muito limitantes quando o assunto é criar um site profissional. Empresas regionais podem se beneficiar do profissionalismo oferecido por um site para adquirir mais autoridade em sua região, além de ganhar mais uma vitrine para oferecer as suas soluções.

Outra vantagem trazida pela criação de um site profissional,é a possibilidade de expandir o seu negócio, conquistando assim mais espaço, reconhecimento e o mais importante, vendas.

É interessante saber que um site só tem a agregar em seu negócio, e com o parceiro certo no momento inicial o processo poderá ser muito mais tranquilo.

Isso porque as empresas que oferecem o desenvolvimento de sites profissionais, possuem experiência de mercado. Outro motivo é estarem sempre buscando tendências e se atualizando por terem um conhecimento bem específico nessa área.

A dica mais preciosa para quem deseja se inserir no ambiente virtual é: busque referências, pesquisem, e acompanhem o portfólio das empresas que oferecem esse serviço. Assim o seu projeto será muito mais bem planejado e executado.

Veja a seguir o que as empresas especializadas oferecem ao criar um site profissional!

O topo do Google te interessa?

Seria errôneo dizer que com um mês criado o seu site, o topo da primeira página do Google vai ser seu. Isso porque são avaliados diversos critérios técnicos e esse processo leva um tempo. Porém quanto mais você adiar esse processo, mais tempo o seu concorrente estará conquistando espaços a sua frente.

Outra questão, é que os sites profissionais já possuem de forma automatizada essas características exigidas para o reconhecimento do Google. Sendo assim, fica muito mais simples ser percebido pelos buscadores.

Aliás, com um site bem estruturado, em que o campo semântico dos conteúdos constitui-se de palavras-chave pertinentes à região de atuação da empresa, é possível conseguir um bom rankeamento nos resultados de busca e, consequentemente, maiores possibilidades de visualização e vendas.

Microempreendedores só têm a ganhar com a criação de site profissional que possa representar sua marca, afinal, com ações de Marketing voltadas à melhoria de conteúdo oferecida pelo site é possível gastar pouco a longo prazo e aumentar muito a visibilidade de pequenas empresas.

Agora, se você já possui forte presença nas redes sociais, um site só tende a somar na visibilidade de seu negócio. No entanto, a pergunta que fica é: em termos de vendas, qual seria o melhor canal para os clientes? Um site de vendas ou uma página de Instagram?

Ainda que as redes sociais tenham conquistado muito espaço no dia a dia dos consumidores, no momento de decisão a escolha sempre é feita priorizando o mais confiável e profissional.

Para saber mais sobre a criação de um site visando o topo do Google, confira o texto: Criar site profissional pago é recomendado para empresas que querem estar no topo do Google

A seguir, separei 3 motivos para que fique mais detalhado o motivo de optar pela criação de um site profissional. Confira!

3 porquês de criar um site profissional?

Profissional está mais associado à transmitir confiança, você discorda?

No momento de contratação de um serviço, geralmente, por qual opção você opta? Sempre se lembre que o seu cliente também sempre pensará de forma mais racional.

Então, além dessa confiança fornecida pelo profissionalismo de um site, você também alcança:

Maior visibilidade perante os clientes

Para que o mundo possa encontrar o seu negócio, criar site profissional pode facilitar nesta empreitada, uma vez que por meio do buscador do Google, praticamente, tudo neste mundo pode ser encontrado.

Considerando que os usuários tendem a pesquisar por termos específicos quando querem se informar ou adquirir algo, um site profissional pode ser perfeito para captação de leads.

Nesse sentido, quando o usuário pesquisar sobre uma palavra-chave transacional no buscador é o seu site de vendas que precisa estar na primeira página de resultados de busca e, quando a pesquisa for por uma palavra-chave informacional, é o seu blog que precisa estar acima da concorrência.

Aumento do reconhecimento pelo Google

Ao criar site profissional, você passará aos usuários maior confiabilidade no produto ou serviço que fornece. Imagine então o quanto um site não acrescenta a uma empresa em termos de EAT, o famoso fator de ranqueamento do Google?

É fato que um site tende a agregar mais autoridade, expertise e confiabilidade do que uma página no Instagram, visto que fornece maiores possibilidades de personalização.

Pense o quanto uma página de “quem somos nós?” e um card de autor no footer de cada post pode agregar maior expertise à marca, levando maior reconhecimento da entidade que lhe assina.

Em se tratando de autoridade, quanto maior a relevância que o site apresenta ao Google, maiores as chances de rankeamento de suas páginas nas primeiras colocações dos resultados de busca, consequentemente, maiores chances de conversão.

Por fim, lembre-se que conteúdos informativos e responsivos, além de boas práticas de segurança podem gerar maior confiabilidade.

Grandes possibilidades de venda

Seja e-commerce ou e-business, um site profissional pode alavancar as vendas, aumentando ainda mais a sua lucratividade. Afinal, é possível construir um site de vendas em que cada uma das categorias contemple departamentos específicos de produtos.

Nesse sentido, as páginas de seu site podem ser vistas como uma grande vitrine virtual, e sabe o que é o melhor? O processo de compra pode ser realizado 100% online, desde a compra até o pagamento via plataformas digitais, levando maior conforto ao cliente.

Confira mais motivos no conteúdo: Por que devo criar um site profissional.

Existem alguns tipos de site diferentes , qual de fato é melhor para o seu negócio? Por qual você deve optar? Entenda a seguir!

Criar site profissional de vendas, institucional, hotsite, blog ou one-page?

A criação de site depende muito do objetivo que você possui com o canal digital, ainda mais se considerarmos que cada tipo de site tem as suas particularidades próprias, estas alinhadas a determinados fins. Vejamos alguns dos principais tipos:

Site de vendas

Criar site profissional de vendas, ou como é popularmente conhecido: loja virtual, é uma ótima estratégia para aqueles que querem usufruir do ambiente online para comercializar os seus produtos.

Nesse sentido, a categoria pode ser uma boa pedida para lojas de cosméticos, de roupas, de calçados, de produtos esotéricos, de artigos eletrônicos e até de alimentos.

No entanto, vale uma ressalva, se está pensando em criar um site de vendas, não se esqueça de checar regularmente as categorias do layout para averiguar, primeiro se as páginas não estão com erro 404, e segundo se os produtos elencados estão disponíveis, melhorando assim a experiência do usuário.

Agora, se está pensando em criar uma loja virtual, confira a seguir o que é necessário para criar um site profissional de venda:

  • Domínio registrado e próprio;
  • Navegação otimizada e intuitiva;
  • Alta velocidade e resposta de carregamento;
  • Identidade visual chamativa;
  • Otimização do site com foco em melhorar a UX;
  • Blog integrado como uma categoria no dropdown.

Site institucional

Sites institucionais são perfeitos para apresentar uma empresa ao mercado consumidor, visto que são ótimos cartões de visita do empreendimento.

Aqui, vale pensar em um conteúdo impactante e de valor para apresentação das ideias que representam a empresa, logo, a página de “quem somos nós” não pode faltar!

Blog

Integrados ou não aos sites institucionais das empresas, os blogs são perfeitos para informar sobre produtos e serviços, constituindo-se em estratégias funcionais de Marketing de Conteúdo.

O importante para a captação de leads por meio dos blogs é ofertar conteúdos verdadeiros, informativos e, claro, únicos.

Lembre-se que usuários buscam por conteúdos relevantes, logo, em seu blog precisam encontrar o que não conseguiriam em um blog concorrente, portanto, seja criativo.

Site one-page

Como sugere o próprio nome, sites one-page consistem em sites de página única. Mas não se engane, embora diminutos em extensão, são grandes em valor.

Considerando que possuem uma única página, os sites one-page condensam as informações mais essenciais em múltiplas seções na home. Por isso, oportunizam um conteúdo mais dinâmico e de consumo rápido, sendo ótimos para instituições de ensino, portfólios e pequenas empresas.

Principais vantagens de se criar um site one-page

Embora a especificidade e objetividade, criar um site one-page pode oferecer diversas vantagens, como:

  • Aumento da velocidade de carregamento: posto apenas uma página, ou seja, apenas um URL a ser carregado, a velocidade do site acaba sendo maior, de modo que o template surja quase que de imediato na tela.
  • Template criado de acordo com a jornada do usuário: considerando a página única é certamente mais fácil criar o template estrategicamente de modo a guiar o usuário até a conversão.
  • Visão amplificado do conteúdo: a compactabilidade de conteúdo em uma única página pode ser benéfica, visto que permite ao usuário encontrar tudo o que precisa rapidamente em um mesmo lugar: dos produtos às formas de contato.
  • Conteúdo específico e objetivo: a pouca extensão exige que somente as informações essenciais sejam destacadas dentro da página.
  • Baixo custo: de estrutura simples e conteúdo compacto, o site one-page é a melhor solução custo-benefício de site institucional.
  • Site responsivo para desktop e mobile: além de ter uma ótima visibilidade no desktop, a funcional estrutura de scroll permite uma resposta rápida e ótima adaptação, sem perda de qualidade, nos dispositivos móveis

Entenda melhor o que é um site on-page aqui: Criar site profissional one page: entenda as vantagens

Criar site profissional pago ou site grátis: como definir a melhor opção

Possivelmente se você está pensando na criação de um site, certamente deve estar em dúvida entre: criar site profissional grátis e criar site profissional pago. A verdade é que criar um site de forma totalmente gratuita e com alto desempenho é praticamente impossível.

Pela internet, você encontra plataformas que possibilitam criar site profissional grátis de forma interativa e simplificada, sem que seja necessário a contratação de um profissional. Criar site profissional WordPress e Wix é uma escolha possível.

Contudo, na contramão do baixo custo, sites gratuitos pecam em muitos aspectos quando equiparados com sites profissionais pagos, afinal, tais sites não oferecem possibilidade de personalização, possuem uma identidade visual compartilhada e contam com recursos limitados.

Por outro lado, criar um site profissional pago te permite contar com profissionais altamente qualificados e que possuem conhecimentos imprescindíveis, que te ajudarão a performar melhor aos olhos do Google e de seus usuários.

Não à toa, com site profissional pago, você tem a possibilidade de conseguir um site com uma identidade visual personalizada, maior espaço de armazenamento de arquivos, livre controle sobre todos os acessos e, sobretudo, maior segurança de informações.

WordPress, Wix e Php: diferenças entre as linguagens de programação

Uma vez delimitadas as diferenças entre a criação de um site profissional gratuito e um site profissional pago, é preciso entender as distinções entre as linguagens de programação utilizadas em suas criações.

Em outras palavras, vamos agora entender a diferença entre as formas de organização sintática e semântica dos códigos fontes, as quais são utilizadas pelas plataformas de desenvolvimento de sites.

Confira a seguir as diferenças de WordPress, Wix e PHP e veja qual a melhor linguagem para criar site profissional?

Linguagem da programação em site criado por WordPress

Considerando que os sites criados pela plataforma WordPress possuem código aberto e livre e linguagem baseada em PHP e MySQL, qualquer indivíduo sem noção de programação pode criar um site.

A criação ainda é facilitada pela ampla variedade de plugins que a plataforma oferece. Em contrapartida, customizações mais arrojadas são de difícil execução pelo o público amador, sem contar ainda nos riscos de invasões cibernéticas, dos quais a linguagem em questão não protege.

Linguagem da programação em site criado pela Wix

Diferente do WordPress, a plataforma Wix apresenta uma linguagem constituída por código fechado, aceitando a inclusão de HTML, mas não códigos PHP.

A linguagem HTML consiste em uma linguagem de programação de marcação que permite toda a estruturação das páginas de um site. A vantagem do uso de uma linguagem como esta se deve ao maior controle das estruturas de um site e baixo requisito de recursos para a sua criação.

Por outro lado, como nem tudo são flores, o código fechado não é tão maleável para o público amador, visto que requer a programação de atualizações ou ainda mudanças temáticas do site, ou seja: elevação de custos na contratação de um programador.

Linguagem da programação em sites profissionais

Dentre as melhores opções de linguagem de programação na criação de sites profissionais, destaca-se o código fechado PHP.

Isso se deve ao fato do código PHP ser mais dinâmico, visto que é executado primeiramente pelo servidor aos olhos do administrador, tornando-se visível ao usuário somente após o processamento integral do código.

Mas além do dinamismo, a linguagem PHP ainda oportuniza maior proteção ao site, visto que ao ser utilizada no código fechado não permite que nenhum usuário tenha livre acesso ao código-fonte do site, mantendo as informações e dados ali constantes totalmente blindados.

Entendo um pouco melhor sobre as diferenças oferecidas pelos desenvolvedores de site mais conhecidos, bate a dúvida:

Sites profissionais bons, podem ser baratos?

Caso eu diga que sim, você vai acreditar? Pois bem, vamos provar a seguir que é possível personalizar o seu site e adequá-lo às necessidades do seu negócio com um ótimo custo benefício.

Existem empresas especialistas em criar sites profissionais, que permitem personalizar todo o layout com as cores do seu negócio, oferecem suporte e assistência para que o seu desempenho no ambiente virtual traga muitos resultados.

Ou seja, você realiza a criação do seu site profissional e paga um valor mínimo de manutenção para receber todo o apoio de suporte necessário.

Entenda aqui as principais diferenças entre um site pago e um site grátis paliativo!

A seguir, listamos os melhores desenvolvedores para a criação de um site profissional.

Conheça o TOP 10 profissionais para criar um site profissional

Entendido até aqui as diferenças entre criar site profissional grátis e criar site profissional pago, além das linguagens de programação utilizadas em cada criação de sites, talvez ainda restam dúvidas acerca dos criadores de sites mais qualificados do mercado.

Então, confira a seguir o nosso TOP 10 de indicações profissionais na criação de um site profissional:

1. Construsite Brasil

Se quer tudo em uma mesma e única empresa de criação de sites, não pense duas vezes, a Construsite Brasil é o que você precisa, afinal, em seu processo criativo a empresa dispõe dos seguintes recursos:

  • Otimização do site de acordo com as boas práticas de SEO;
  • Disponibilidade de serviço de hospedagem;
  • Layouts interativos e personalizados;
  • Site responsivo;
  • Gestor de conteúdo e suporte ilimitado;
  • Oferta de realização diária de backup;
  • Prazo de entrega ágil e dinâmico.

2. Galax Commerce

O seu sonho de ter a tão sonhada loja virtual pode ser concretizado com uma das melhores plataformas de criação de e-commerce, a Galax Commerce. Com a plataforma em questão o seu site ganha:

  • Maior disposição dos produtos em suas categorias;
  • Métodos ágeis de pagamento;
  • Maior gestão do estoque;
  • Automatização da cobrança do frete.

3. Galax Imob

Com foco no nicho imobiliário, a Galax Imob dispõe de recursos bem específicos na criação de seus sites, tais como:

  • CRM de atendimento;
  • Otimização SEO;
  • Vinculação com o WhatsApp;
  • Gestão otimizada de proprietários.

4. Agência WT

Se você busca plataformas com ótimo custo-benefício, a Agência WT certamente é perfeita para você. Com a promessa de desenvolver sites criativos e modernos, a empresa se destaca na criação e manutenção de lojas virtuais.

5. Innovio

Ainda se tratando de empresas mineiras no ramo de criação de sites, temos a Innovio, uma plataforma voltada para o marketplace de cursos online.

O interessante da empresa é que a criação da plataforma EAD é livre de anuidades e mensalidades, além de ofertar uma série de recursos para levar maior personalidade ao seu negócio de cursos online.

6. iZap Softworks

Outra empresa especializada na construção de sites com fins de alcançar os melhores resultados é a belo-horizontina iZap Softworks.

A empresa mineira não poderia deixar de entrar em nosso TOP 10, afinal, consagrou-se na criação de softwares On Demand conforme as necessidades de cada empreendimento.

7. Rock Stage

Se busca por uma plataforma de criação de sites passível de te oferecer maiores resultados a nível de SEO, a Rock Stage certamente é a opção mais vantajosa para você.

E não é para menos, a plataforma criada pelos profissionais de marketing da Rock Content foi construída com dois focos bem precisos: oferecer máxima segurança e performance.

8. Wix

Como já dissemos, a Wix consiste em uma plataforma de criação de sites gratuita, que caiu no gosto popular, devido ao seu sistema interativo e de fácil personalização de criação de endereços eletrônicos, afinal, com a plataforma é possível criar o seu site em questão de segundos.

9. Shopify

Considerada uma das melhores plataformas de vendas online, a Shopify é perfeita para criação de site de vendas, possibilitando a criação facilitada de inventários de produtos, além de disponibilizar uma ampla diversidade de templates.

Embora os preços sejam mais competitivos, se o seu objetivo é a construção de uma loja virtual, aposte na plataforma sem medo!

10. Gator by Hostgator

Muito conhecida como um servidor virtual e pelo seu serviço de hospedagem, a Hostgator conta ainda com a plataforma de desenvolvimento de sites que possibilita a criação de um endereço eletrônico em fração de minutos em apenas 5 passos simplificados, vale a pena conferir.

Para criar um site profissional de qualidade, vá de Construsite Brasil!

Empresas de sucesso requerem um criador de site de sucesso, não acha? Com a Construsite Brasil, você garante a aquisição de um site profissional extremamente responsivo, funcional, seguro e otimizado.

Além de dispor de dispor de desenvolvedores qualificados, a empresa que faz site profissional e conta com as melhores soluções Web do Brasil ainda proporciona a sua empresa um gestor de conteúdo e suporte ilimitado.

Então não perca tempo, adquira já o seu orçamento com um de nossos especialistas e conquiste a tão sonhada presença digital!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: