Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Como incluir o TikTok na estratégia de marketing da sua empresa em 2022

Como incluir o TikTok na estratégia de marketing da sua empresa em 2022

Engajamento, promoção, destaque e estratégia de Marketing, tudo isso é essencial para o crescimento digital de seu negócio com o uso das redes sociais

por Time Construsite

Opa, é Engajamento que você quer? Uma palavra que tem poder em toda a dinâmica virtual nas redes sociais é o “Engajamento”, ele gera destaque a níveis absurdos através de alguns cliques.

Mas o engajamento nada mais é do que um pedaço pequeno de um fenômeno, algo muito mais gigante: A Estratégia de Marketing.

E ultimamente, o que mais se ouve é como as redes sociais são essenciais para promoção de um negócio, para introdução de empresas - até então físicas - no mundo digital, de alcançar cada vez mais leads orgânicos e levar direto à sua persona aquilo que será necessário a ela.

E entre os stories do Instagram, as publicações de Facebook e os links de compartilhamento no Whatsapp, tem uma plataforma que está cada vez mais crescente e que é a virada de ano mais assertiva que se pode encontrar: o TikTok.

E se a sua meta para 2022 é levar à sua persona um conteúdo muito mais descontraído, mas sem fugir do intuito informativo e promotor, começar a explorar essa ferramenta é mais eficaz que “pular 7 ondas”.

Então venha conhecer o fenômeno TikTok e como ele é crucial para o desenvolvimento rápido e eficaz do seu negócio, principalmente se ele é B2C. Vamos em frente!

Como usar o TikTok na estratégia de marketing B2C atual?

Em 2016 o mundo recebeu o lançamento de uma plataforma nova, com alguns toques de outras redes sociais mas com uma autenticidade gritante.

Uma plataforma de vídeos curtos, com possibilidade de cortes e diversos efeitos de visualização, o TikTok veio como um meio de interação direto, sem ocupar muito tempo por conteúdo e de forma a não ser apenas um canal de diversão, mas também de publicidade e propaganda.

No início apenas como meio interativo para relaxar vendo vídeos desde culinária rápida até danças e challenges, o avanço para uma estratégia de marketing que pudesse alavancar para uma espécie de “centro comercial”, foi pivotada com sucesso.

Hoje, o TikTok ultrapassou o Instagram e Whatsapp em instalações, além de ser o foco da Geração Z e o app mais utilizado no mundo das redes.

E então, como sua empresa pode utilizar desse meio?

Flexibilidade: da estratégia de marketing ao sucesso empresarial

Sem dúvidas, se tem algo que não falta no universo do TikTok é flexibilidade. Conhecida como a rede social com os conteúdos mais diversificados possíveis em vídeo, perdendo apenas para o YouTube, o TikTok é a sensação do momento.

Danças, ginástica, culinária, humor, cultura e educação, entre outros, o TikTok apresenta as mais variadas pautas ao permitir alcançar todo e qualquer público, afinal, a diversidade de conteúdo é o que não falta por lá.

E se engana quem pensa que apenas a Geração Z se beneficia, o TikTok é capaz de unir todos os públicos, de todas as faixas.

E no âmbito empresarial não seria diferente. Com vídeos no TikTok, uma empresa consegue ampliar o alcance da sua estratégia de marketing, ao colocar em vídeos curtos e dinâmicos a chamada desejada, de forma a despertar gatilho no telespectador. Atenção: o objetivo aqui não é informar, nem educar, é engatilhar!

Da mesma forma que sustentar sites e outras redes sociais permite ficar mais próximo de sua persona, no TikTok a aproximação é ainda maior, pois o trabalho fica mais humano e com personalidade, ainda que esteja atrás das telinhas.

Se usuário é o que não falta nesta plataforma, por que não fazer com que seu cliente o conheça assim, de maneira simples e direto no seu celular?

Publicidade e propaganda: o investimento na promoção dos vídeos

Se você pensa que é só gravar um mini vídeo e colocar na plataforma que é sucesso garantido, está muito enganado. Assim como toda estratégia de marketing, tem um cuidado que não pode faltar: as técnicas de publicidade e propaganda.

A famosa palavra muito usada no mundo das blogueiras e criadores de conteúdo, as “publis”, são acordos feitos entre o criador e determinada marca, a fim de que ele, através de sua influência digital divulgue algo da mesma, em troca de permutas e ademais recursos.

Aqui, já citamos um ponto essencial: colocar influenciadores relevantes no seu nicho de mercado para divulgar seu produto. Se o intuito é engajar, nada melhor que chamar alguém que faz isso de forma recorrente, não acha?

Assim, não só sua empresa vai estar no feed de um público amplo de personas, como colocado por alguém com lugar de fala nesse meio, sendo então a chave-fechadura ideal para a promoção da estratégia de marketing no TikTok.

Estratégias de Marketing na prática: dicas para alavancar no TikTok

Além da dica marcante acima sobre os influenciadores e as publis, segue mais dicas de como inserir sua empresa no TikTok com muito mais engajamento e uma estratégia de marketing bem estruturada. Veja:

Divulgação com anúncios

Além dos próprios conteúdos colocados na plataforma, investir nos anúncios é outro caminho muito bem colocado. Através de Brand Takeover, nas imagens e vídeos curtos durante o feed e no Top View com engajamentos um pouco mais elaborados e com promoção mais ativa, exibir sua empresa ficou mais fácil.

Crie parcerias estratégicas de nicho na plataforma para realizar a divulgação, tanto para ampliar o alcance do seu conteúdo dentro do TikTok, como para levar o público alvo ao seu site, loja virtual ou outras redes.

Hashtags e Challenges

O que move o TikTok, sem dúvida, são os challenges. Como um tipo de trend topic, são hashtags dos desafios mais bombados do momento, seja nas danças, no humor ou em qualquer conteúdo mas que é a febre dos usuários.

Quando estoura um challenge os usuários começam a reproduzir aquele desafio de forma que se alastra e atinge até quem não estava inicialmente interessado em assistir.

Assim, fazer desafios engraçados e dinâmicos incentivando o engajamento é sem dúvidas um meio extremamente eficaz de Branding e captação de leads.

Crossover com marcas e ademais redes

Por fim, as famosas parcerias com as marcas para que ambas se ajudem e possam utilizar de novos suportes e públicos para divulgação de seus produtos, como de redes sociais, ao permitir a conectividade entre ambas.

O TikTok é um reels no Instagram, um status no Whatsapp, um watch no Facebook. Assim, conectar todas as redes para interação máxima é um recurso inesgotável de conexões.

Resistência: a importância da confiança nos criadores de conteúdo

O TikTok já foi muito negligenciado por diversas pessoas, pela amplitude de seus conteúdos e dinâmica da plataforma.

Mas para que seu engajamento possa dar certo é necessário confiar tanto no suporte do aplicativo como nos criadores de conteúdo, a fim de perceber o TikTok como um amplificador social do momento e não como um lugar de brincadeira.

Acreditamos que tenha ficado claro os mais diversos meios que o TikTok proporciona para alavancar suas vendas online e desenvolver de forma descontraída e moderna a comunicação da sua empresa!

Por isso, não deixe de estudar tudo que você precisa saber para vender muito online, afinal, você já percebeu que sua empresa não vai se manter no mercado se continuar negligenciando o ambiente virtual.

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: