Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Empreendedorismo / Loja Virtual Ter site e loja virtual faz sua loja física vender mais

Ter site e loja virtual faz sua loja física vender mais

8 de cada 10 vendas realizadas na loja física foram buscadas na internet para posteriormente se concretizar na loja física.

| Atualizado em
por Lays Xavier

Ao contrário do que muitos pensam, o e-commerce gera sim, muito tráfego para as lojas físicas. Loja virtual e loja física são os caminhos adotados por todo empreendedor que vende algo, seja produtos ou serviços. Porém optar por apenas uma das duas opções irá reduzir muito os ganhos de seu negócio.

A combinação entre loja Física e virtual traz diversas oportunidades de integração, divulgação e crescimento para a sua empresa.

É interessante saber que o e-commerce (forma que as lojas virtuais também são conhecidas), geram muito tráfego para o atendimento e vendas nas lojas físicas.

Muitos consumidores, ainda que não realizem a compra online, utilizam o telefone cadastrado na loja para entrar em contato e tirar suas dúvidas.

Você sabia que a cada 10 clientes que visitam sua loja virtual (ou site), 4 copiam seu número de telefone e ligam para seu estabelecimento físico, acabando por concluir a compra na loja física?

Vou te passar outra informação ultra importante: a cada 10 clientes que visitam sua loja virtual (ou site), 3 descobrem seu endereço, vão até sua loja física e acabam optando por comprar ali mesmo.

A cultura de buscar pelos produtos que deseja no ambiente virtual, é muito comum nos consumidores, assim eles conseguem informações sobre qualidade, material, tendências e outros.

Após a pesquisa ser realizada, a maior parte adquire o produto diretamente pelo e-commerce. Aqueles que sentem falta da experiência de ter contato físico com o produto no momento da compra, buscam na internet e vão até à loja física já com uma ideia prévia do que irão comprar, noção de preço e muito mais.

Existem diversos perfis de consumidores e para cada um, existe uma preferência no momento da compra. O que se mantém comum entre eles, é o fato de usar os ambientes online e físico, veja:

6 Perfis do consumidor físico-online

1. Confiantes

Optam por comparar preços, coletar o máximo de informações sobre o produto e realizar as compras no próprio ambiente online.

2. Familiarizados

Há também aqueles que estão tão acostumados com o ambiente online, que realizam a compra ao encontrar um produto que gostam, sem mais pesquisas.

Esse consumidor está tão acostumado com esse ambiente, que não se importa de ceder seus dados para pagamentos e entregas. Ele se convence a partir de fotos e informações sobre o produto.

3. Desconfiados

Algumas pessoas são extremamente desconfiadas com o ambiente virtual. Por essa razão, ainda que tenham o contato com uma publicação, no feed de uma rede social ou em algum anúncio no Google, elas preferem fazer suas compras no ambiente físico.

O primeiro contato, como pudemos observar, foi no ambiente virtual, porém a conclusão da ação acontece no ambiente físico.

4. Medrosos

Ainda que o ambiente virtual esteja cada dia mais seguro, existem algumas pessoas que não se sentem seguras para ceder seus dados na internet e realizam apenas compras físicas, ainda que façam pesquisas prévias virtualmente. A compra é realizada em lojas físicas.

5. Pesquisadores

Nem todos que buscam na internet se sentem confiantes para terminar a compra no ambiente online. Às vezes eles estão atrás de informações sobre o produto, porém preferem a experiência da loja física.

Sendo assim, eles buscarão a loja física para efetuar a compra, após conferirem e experimentarem os produtos.

6. Virtuais

Alguns consumidores verificam e experimentam os produtos na loja física, mas optam por fazer a aquisição pela loja virtual. Assim, eles já possuem uma ideia prévia de como o produto servirá, porém conseguem melhores condições e descontos no ambiente online, onde realizam a compra.

Até aqui citamos 6 diferentes tipos de comportamento do consumidor e nem arranhamos as suas individualidades. Por essa razão, o mais indicado para se manter competitivo é criar estratégias que integrem os dois ambientes.

Por que integrar o físico e o online?

Segundo dados do site e-commerce Brasil, até o ano de 2021, “um terço das vendas do varejo tradicional (cerca de 32%) terão participação da internet em algum momento da decisão de compra do consumidor”.

Em outra pesquisa, realizada em parceria pela Lett, empresa de Marketing e a Opinion Box, para 76,8% das pessoas, o Google é a fonte de informação sobre produtos mais usada. A busca sobre informações do produto, só é feita com o vendedor em 18% das vezes.

Isso mostra que, por mais que as vendas físicas ainda tenham um grande espaço, a decisão de compra boa parte das vezes não acontece .

Essa convergência online-físico, se tornou tão evidente que tem ganhado visibilidade no mercado, conhecida como Omnichannel, entenda mais sobre o assunto a seguir.

Omnichannel: a opção mais competitiva

O Omnichannel aumenta o número dos pontos de contato com os consumidores, fazendo com que as suas experiências sejam mais significativas e interessantes.

Esse termo descreve a união de esforços das ações de ambiente online junto às físicas.

Entenda melhor com um exemplo:

Uma pessoa busca informações sobre um produto no Google e acaba encontrando a sua loja virtual, onde ele tira as dúvidas. Ele então liga para um vendedor na loja física e verifica a disponibilidade e entrega. Após isso ele fecha a compra no ambiente online e recebe o produto em casa.

Outra situação possível é:

O consumidor está buscando por um produto e conferiu que ele está disponível em sua loja virtual, porém o endereço físico dela é bem próximo à casa dele. Para ter o produto rapidamente, o consumidor liga perguntando se a opção está disponível no estoque, e ao ter a confirmação, ele vai pessoalmente ao local realizar a compra.

Nas duas situações há integração dos dois ambiente torna a compra mais prática, e a ação final do consumidor de realizar a compra é impactada de forma direta pelo ambiente online e físico.

Estar online já deixou de ser uma opção e se tornou essencial para uma marca se manter ativa. Assim, o Omnichannel oferece uma melhor experiência de compra para os consumidores.

Acreditando na eficiência da estratégia Omnichannel, a opção de permear entre o físico e o online tem sido cada vez mais incentivada.

O uso da estratégia melhora a experiência do cliente e por consequência:

  • Melhora o relacionamento empresa-consumidor;

  • Melhora o serviço oferecido (independente do ambiente);

  • Cria a maior fidelização dos consumidores após esse contato.

Sabendo de todas as vantagens e possibilidades oferecidas pela integração online-físico, continuar negando ter presença digital é um caminho muito perigoso.

As lojas físicas que possuem presença online são tidas como mais confiáveis e são mais buscadas, afinal, o e-commerce pode ser visto como uma vitrine que nunca fecha.

Para conseguir integrar sua loja física a um e-commerce, conte com empresas especialistas no ramo, e que tenha profissionais dispostos a entender a sua necessidade.

A Construsite Brasil está no mercado há mais de 17 anos auxiliando a jornada empreendedora e incentivando cada vez mais o omnichannel.

Quer tem uma loja virtual para começar logo a aplicar suas estratégias, fale com um especialista e melhore ainda mais o seu contato com possíveis clientes!

Para ter controle sobre tudo o que acontece em seu negócio, baixe também nossa planilha de acompanhamento de vendas!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: