Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Tenho uma loja física e agora quero vender online: o que fazer?

Tenho uma loja física e agora quero vender online: o que fazer?

Saiba como ter uma loja física e virtual. Aumente as chances do seu negócio com a ajuda do digital!

| Atualizado em
por Time Construsite

Um cenário comum no período de quarentena e isolamento foi a busca das lojas físicas por canais de venda no meio digital. Isso não é um processo fácil, pois não é tão simples começar a vender online do dia para a noite.

Contudo, não é impossível. Segundo estudo realizado pela Webshoppers em 2020, o comércio online cresceu 41%. Isso é resultado de cada vez mais pessoas comprando produtos pelo meio digital - e de mais empreendedores digitais.

Só que aí fica uma questão: como fazer para ter uma loja física e virtual? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre a loja integrada!

É possível ter uma loja física e virtual ao mesmo tempo? Uma substitui a outra?

Uma loja virtual não se trata de uma substituição, mas sim de uma expansão dos negócios.”

Se você tem uma loja física e quer abrir uma loja virtual, saiba que não vai precisar escolher entre um e outro. A sua loja virtual não se trata de um novo negócio, mas sim de uma nova plataforma com os mesmos produtos.

Essa é a ideia do omnichannel, que visa a integração entre loja física e virtual. A estratégia é que as duas plataformas se complementem para oferecer soluções mais consistentes.

Por exemplo, a retirada de produtos comprados online em lojas físicas, de forma que o cliente não tenha que pagar pelo frete.

Ao aplicar o conceito de omnichannel, você permite que o cliente escolha o canal mais conveniente para ele realizar a compra: site, aplicativo, WhatsApp, marketplace, redes sociais ou loja física!

Quais são as diferenças entre loja física e virtual?

As lojas apresentam suas diferenças, o que deve ser considerado ao optar pela loja integrada. As diferenças são:

  • Atendimento ao cliente: não há um vendedor explicando mais sobre os produtos na loja online;

  • Estabelecimento físico: uma loja virtual não apresenta localização física, sendo acessível para todos na internet;

  • Alcance: o alcance de uma loja virtual é muito maior em relação ao alcance de uma loja física;

  • Custos: é mais custoso manter uma loja física funcionando do que manter uma loja online;

  • Horário de atendimento: um cliente pode comprar na sua loja virtual 24h por dia, 7 dias por semana;

  • Segurança: a loja online requer segurança digital para evitar fraudes e roubos de dados.

Como abrir uma loja virtual para vender online?

Se você quer uma loja virtual, deve primeiro abrir uma loja virtual para vender online. O que precisa ser feito aqui é uma integração entre a loja física e a loja virtual, de forma que operem da mesma forma.

E como isso é feito?

1. Busque por um domínio e um servidor para o seu site

Para existir na internet, você precisa de um domínio próprio, que se trata do seu endereço eletrônico. Ele deve ser curto, conter o nome da sua empresa e apresentar uma fácil leitura.

Além disso, é necessário que seu site esteja numa hospedagem, que se trata do servidor onde serão armazenados os arquivos do site. Ela deve apresentar um bom espaço e boa taxa de tráfego para transferência de arquivos.

2. Regularize a sua loja online junto da loja física

A tributação não muda da loja física para a online, pois ocorreu apenas uma mudança do canal de venda. Dessa forma, você deve manter o enquadramento tributário que adotou para sua loja física.

3. Conte com uma criação de loja virtual que permita a integração entre lojas

Para que não haja a falta de integração entre loja física e virtual, você deve contar com uma criação de loja virtual que garanta isso. É a melhor opção em relação a alugar espaço numa plataforma de e-commerce.

E com quem contar para isso?

A Construsite Brasil é uma desenvolvedora de lojas virtuais que permite, na plataforma desenvolvida, a integração entre lojas. Além disso, nós trazemos alguns recursos que aprimoram a sua loja online:

  • Funcionalidades personalizadas;

  • Cálculo de frete automatizado, assim como o controle de estoque;

  • Formas de pagamento integradas ao site;

  • Gestão integrada e descomplicada;

  • Backup diário para segurança dos dados, assim como certificado de segurança SSL;

  • Possibilidade de integração com ferramentas de marketing e gestão!

4. Cadastre todos os produtos

Lembre-se que não há um vendedor guiando o cliente pela loja. Por isso, seja descritivo nos produtos, mostrando suas vantagens e benefícios. Se possível, forneça variadas imagens, vídeos e banners.

5. Pense na logística que será empregada para as vendas online

Primeiro, você deve definir: o estoque da loja online será o mesmo da loja física? Depois, deve estabelecer como será a gestão dos fornecedores e a logística das entregas. Também precisa estruturar o processo da logística reversa.

Por fim, é necessário definir qual equipe lidará com toda a logística da loja virtual!

6. Estruture o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos diferenciais competitivos no e-commerce. Você precisa de uma equipe para realizar o atendimento na plataforma e nos outros canais para contato: e-mail, telefone, WhatsApp e outras redes sociais.

7. Invista nas estratégias de marketing

Diferente da loja física, você precisa investir no marketing digital. É necessário elaborar um plano de marketing que alcance os potenciais clientes na jornada do consumidor:

  • No aprendizado e descoberta

  • No reconhecimento do problema

  • E na decisão de compra!

8. Invista em mais formas de pagamento e nos métodos de segurança financeira

Sua plataforma online deve apresentar diferentes formas de pagamento para o cliente. Além disso, precisa de sistemas de segurança para evitar roubo de dados e fraudes. A presença de selos de segurança aumenta a confiança do cliente.

Opte por uma criação de loja virtual que seja profissional

Para ter sucesso no comércio online, possuir uma loja profissional é um ótimo primeiro passo. Afinal, o site de qualidade é uma das principais ferramentas para aumentar o seu alcance online.

Então, se busca vender online, conte com a melhor criação de site. Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas possam entrar em contato!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: