Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo Sua empresa acompanha as tendências de mercado?

Sua empresa acompanha as tendências de mercado?

As tendências de mercado podem definir o futuro de uma empresa. Veja as oportunidades criadas por esse cenário e os perigos de não se adaptar.

| Atualizado em
por Lays Xavier

O sonho de todo gestor e empresário é sem nenhuma dúvida tornar a sua empresa competitiva e lucrativa no mercado. 

Para que isso aconteça, é necessário que o empresário se planeje, crie estratégias e adquira cada vez mais conhecimentos sobre a área. 

Esses critérios, porém, não são suficientes para manter a empresa rentável e competitiva

Calma! Não se assuste. Iniciar uma empresa com um planejamento e estratégias predefinidas, é importante. Afinal, você precisa se preparar para as demandas que virão com a rotina.  

O sucesso do empreendedor, no entanto, está na soma de uma gestão eficiente, conhecimento na área, estratégias eficientes e percepção de mercado

As pesquisas de mercado, observações sobre as tendências e a capacidade crítica de analise e reposicionamento são fundamentais para continuar com o sucesso de sua empresa. 

Entenda: Uma empresa teve seu início no ano de 2008. O seu site foi criado para mostrar os produtos e receber contatos dos clientes. 

Qual a chance dessa empresa, que não passou por nenhuma reformulação e que se mantém ligada às ideias de divulgação original, ao layout antigo e estilo de vendas do princípio se manter competitiva no ano de 2019?

Cada vez mais empresas surgem oferecendo soluções semelhantes e nesse cenário, um simples detalhe poderá ser a diferença entre o seu negócio e o do concorrente. 
 

A empresa citada no exemplo, caso não se adapte as tendências do mercado será engolida pelos novos players, que estão mais atualizados e atrativos para o consumidor. 

Case Blockbuster

Um exemplo muito conhecido no mercado é o case da Locadora de filmes Blockbuster. A empresa foi a maior no seu segmento e acreditava que o mercado não iria mudar. 

Locadora de vídeo Blockbuster em Miami, na Flórida (Robert Sullivan / AFP)

Por confiar tanto no seu produto, a empresa fechou os olhos para as tendências que começaram a surgir na época. Ela acreditava que o consumidor não se interessaria por outras formas de assistir a filmes. 

Com o avanço tecnológico e as melhorias no serviço de internet, foi criado o serviço de streaming, que disponibiliza filmes e séries dos mais variados estilos, por uma assinatura mensal e de forma online

A Netflix dominou o cenário e hoje é uma das maiores no ramo de streaming. Em contrapartida, a Blockbuster foi extinta do mercado, permanecendo apenas na memória de algumas pessoas. 

Sabendo da importância de acompanhar as tendências de mercado para que a sua empresa não fique para trás, foi criado este post. 

Continue a leitura e veja 4 maneiras de como a sua empresa pode acompanhar as tendências do mercado!

1. Conheça o seu mercado

É importante conhecer o seu mercado pois assim você conseguirá perceber quando as mudanças estão acontecendo ou em casos melhores, conseguirá antecipar uma tendência.

Uma empresa atenta consegue traçar as metas de forma realista e encontrar meios de se diferenciar e se destacar de seus concorrentes. 

2. Observe a concorrência

É importante entender que nem sempre a sua empresa será a primeira a perceber as mudanças do mercado. Ela também não será a criadora de novas tendências em todos os casos. 

Ao entender a concorrência e perceber abordagens mais atrativas para o seu público, seu negócio se torna mais competitivo e pode oferecer melhores resultados. 

Estar atento às mudanças de hábitos e preferências do consumidor é fundamental para que o seu negócio consiga suprir as faltas e se preparar para as demandas que são criadas nesse processo. 

Conseguir ter uma visão geral do mercado e perceber como a sua empresa se comporta em relação as demais é uma forma interessante de planejar as estratégias de atuação mais eficazes.

3. Estude os hábitos do consumidor

As principais mudanças que ocorrem no mercado são devidas ao comportamento do consumidor. 

Os hábitos de consumo criados, a forma e a frequência que os consumidores adquirem produtos, são informações fundamentais para observar a direção em que as tendências caminham. 

Os consumidores já não compram de forma automática. Eles cada vez mais são criteriosos antes de comprarem e exigem mais dos produtos adquiridos. 

Uma oportunidade criada nessa situação, é entender a tendência de consumo e conquistar o consumidor previamente. 

4. Use a tecnologia

Empresas engessadas que tem como valor manter o tradicional estão correndo grande perigo. 

Imagine: acreditar que uma empresa não precisa estar inserida na internet, pois há 20 anos atrás quando ela começou, as vendas iam bem e que mesmo fora do ambiente virtual, ela era um sucesso é um grande erro que líderes com pensamentos ultrapassados geram ao seu negócio.

Ficar apegado a esse tipo de lembrança é um grande perigo, pois os consumidores não se relacionam mais com as compras do mesmo jeito que era há 20 anos atrás. 

A jornada de compra hoje, passa pela internet até mesmo em compras realizadas em ambientes físicos. Seja para a aquisição direta do produto ou para saber mais sobre ele. 

Uma empresa que não está integrada com a tecnologia e seus recursos, é considerada inexistente pelos usuários. E advinhe só onde são expostas as novas tendências para esse mercado?

A tecnologia é muito importante para as empresas, principalmente as que desejam seguir tendências, se atualizarem e não fiquem para trás.

Reforce a sua presença online. Não seja uma empresa que está preocupada em viver apenas o que acontece no seu dia a dia e ignora o que está acontecendo no mercado

Esteja por dentro das mudanças e conte com uma especialista em presença digital para ajudar em sua jornada. 

A Construsite Brasil é referência na criação de sites e lojas virtuais, além de oferecer serviços de divulgação online

Converse com a gente e potencialize a presença online da sua empresa!

Fique ainda mais atento as tendências criando propostas comerciais de impacto. Baixe agora gratuitamente o modelo de um proposta e convença os seus clientes sobre as suas tendências. 

 

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: