Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Google & SEO Sites x landing pages: Vantagens de cada uma na sua estratégia

Sites x landing pages: Vantagens de cada uma na sua estratégia

Neste artigo te conto tudo o que precisa saber para escolher entre sites x landing pages, duas ferramentas importantíssimas do marketing digital. Vem comigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

Se divulgar e fazer ser visto é uma das necessidades daqueles cujo objetivo é empreender em qualquer área do mercado, desde um micro empreendedor, cuja empresa é formada pelo dono do negócio, até a maior de todas as multinacionais do mundo. Estar presente e acessível para seus clientes é primordial e indispensável.

Com o avanço da tecnologia e o passar dos anos, as pessoas têm mais acesso a muita informação a todo tempo o tempo todo. Esse fator tanto facilita quanto dificulta no quesito se divulgar. Facilita pois seus futuros clientes conseguem fácil acesso a você e seu negócio e dificulta pois está cada vez mais difícil chamar e manter a atenção das pessoas com tanta informação chegando a elas ao mesmo tempo.

Portanto, para conseguir atrair a atenção de novos clientes, existem estratégias de marketing que podem e devem ser usadas por você em seu negócio, como os sites x landing pages. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas de qual e como usar tais estratégias.

E você? Sabe qual a diferença dos sites x landing pages? Sabe qual a melhor maneira de utilizar cada um deles? Sabe as vantagens que essas ferramentas têm a oferecer para seu negócio?

Caso tenha respondido não para alguma dessas perguntas, fique tranquilo pois você veio ao local certo. Neste artigo temos tudo o que você precisa para entender de vez a diferença entre sites x landing pages e usar cada um deles em seu favor. Nos acompanhe nessa leitura.

O que é um site profissional?

Antes de aprender qual das ferramentas utilizar na sua estratégia no quesito sites x landing page, você precisa primeiramente entender o conceito geral de cada uma delas. Iremos começar definindo o que é um site profissional.

Um site profissional é basicamente uma página da web onde qualquer pessoa que visite essa página, encontre informações essenciais de sua empresa e seu negócio. Essas informações podem ser nome da marca, endereço, telefone e e-mail para contato, horário de funcionamento, história da empresa, feedback e opiniões de atuais clientes, entre outras.

Quanto mais informações importantes e relevantes seu site possuir, mais fácil será para seu futuro cliente estabelecer um laço de confiança com você e com sua marca. Isso ocorre porque quando um cliente obtém informações de uma empresa, ele sente mais segurança de realizar qualquer tipo de negócio.

Além disso, seu site profissional deve ser direto e objetivo, pois seus clientes devem ser capazes de acessar facilmente suas informações sem muita enrolação, melhorando ainda mais a relação de confiança e evitando que eles percam o interesse e saiam de sua página.

Em suma, o site profissional é uma página onde você irá informar seus clientes e futuros clientes dos detalhes e dados de sua empresa, no intuito de estabelecer um vínculo de confiança com eles. Uma vez criado esse laço, será mais fácil estabelecer relações de negociação e compra.

Quais as vantagens de um site profissional?

Agora que você já entendeu o conceito de um site profissional, iremos te explicar o que essa ferramenta pode te proporcionar ao fazer o uso adequado dela. Afinal, ao implementar e utilizar qualquer tipo de ferramenta em seu negócio, você espera que ela traga algum tipo de retorno, certo?

Saber as vantagens irá te auxiliar no momento de tomada de decisão entre sites x landing page e te dará todas as informações necessárias para poder escolher da melhor maneira possível qual usar no atual momento de sua empresa.

Separamos para você, 3 principais vantagens proporcionadas pelo site profissional a sua marca e que te ajudarão na escolha de sites x landing page. Siga a leitura e aprenda todos os benefícios obtidos por seu negócio no momento em que você aplicar essa ferramenta.

Divulgação e fortalecimento de sua marca

O site profissional ajuda muito a fortalecer e divulgar sua marca para o mercado e para futuros clientes em potencial de sua empresa. Isso acontece pois, ao colocar uma página da web com todos os dados e informações importantes de sua empresa, mais pessoas conseguem ter acesso e passam a conhecer seu negócio e seu trabalho.

Com mais pessoas conhecendo sua marca e estabelecendo um vínculo de confiança com ela, uma vez que todos os seus dados estarão no site e seus clientes confiarão mais em você, mais poder e força sua marca consegue.

Ter uma relação de confiança com seus clientes, faz com que eles divulguem sua marca para seus amigos e familiares, a famosa divulgação boca a boca. Essa divulgação, apesar de antiga, ainda tem muito valor e pode ser um diferencial entre você e seus concorrentes.

Fortalecer a sua marca é fundamental para seu negócio pois sua marca é a identidade de sua empresa. É a partir dela que você terá uma reputação positiva ou negativa com o mercado no qual está inserido, podendo ser fator de decisão de compra de seus clientes.

Portanto, o site profissional tem o poder de fortalecer sua marca, estabelecendo uma imagem positiva com seus atuais e futuros clientes. Além disso, ele divulga seu negócio para mais pessoas e ajuda a estabelecer uma identidade forte e bem vista.

Aumento do alcance de sua marca, atraindo assim novos clientes

Outra vantagem muito importante que te auxilia na decisão entre sites x landing page, obtida quando você cria um site profissional para a sua empresa é o aumento do alcance de sua marca no mercado no qual ela está inserida. Para explicar melhor, preparamos uma situação hipotética.

Vamos imaginar que você possui uma empresa de consultoria financeira e possui clientes apenas na cidade na qual você mora e trabalha. Essa empresa ainda não possui um site profissional e os novos clientes são obtidos apenas pela divulgação boca a boca de seus atuais clientes. Apesar de ser uma ótima forma de se divulgar, ela é muito limitada.

Porém, você resolve criar um site profissional otimizado e de qualidade. Com isso, várias empresas de várias cidades do país entram em contato com o setor comercial com o objetivo de saber um pouco mais de sua empresa e umas até já pedindo um orçamento para fechar negócio.

Percebeu que, ao criar um site e se divulgar na internet, esse exemplo teve um resultado bastante positivo para a empresa em questão? Na realidade não é muito diferente, seu site consegue te garantir um alcance a nível nacional e até mesmo mundial, caso se enquadre no seu tipo de negócio. E esse alcance, por sua vez, atrai uma quantidade maior de novos clientes.

Logo, o site profissional pode garantir um alcance maior para sua empresa e, aumentando o alcance, mais clientes terão a oportunidade de conhecer sua marca e se fidelizar a ela. Uma vantagem que todo negócio deve buscar.

Informações importantes concentradas em um lugar só

Ao criar um site profissional, você cria uma página onde todas as informações importantes de sua empresa estarão e nessa página todos que acessarem seu site poderão encontrar sem nenhuma dificuldade esses dados.

Isso acaba se tornando uma vantagem e um fator de escolha entre sites x landing page, pois seu cliente em um só clique consegue tudo aquilo que ele precisa para estabelecer uma relação de confiança com sua marca. Facilitar o acesso às informações mantendo elas em um só lugar, é muito importante para seus clientes.

Vamos imaginar novamente que você possui a mesma empresa de consultoria financeira, mas no momento de criar o site, você não coloca todas as informações necessárias para estabelecer contato em sua página. Como os clientes entraram em contato com você para fechar negócio?

Eles terão que procurar em outros lugares essas informações e, muitas vezes, eles nem irão buscar essa informação. Apenas fecharão o seu site e irão em busca de um outro concorrente que possua tudo em uma página só.

Portanto, centralizar as informações relevantes de sua empresa em uma só página do site profissional é capaz de garantir mais confiança entre seu cliente e você, além de ser um diferencial entre seus concorrentes que não possuem sites otimizados.

Essas foram as principais vantagens que julgamos importantes na decisão de sites x landing page. A seguir te ensinaremos um pouco mais sobre as landing pages.

O que é landing page?

Depois de aprender o conceito e as vantagens de um site profissional para seu negócio, chegou o momento de entender um pouco mais sobre o conceito de landing page. Aprender isso te ajudará mais a escolher entre sites x landing page e quando utilizar em sua empresa.

O termo landing page, se traduzirmos do inglês ao pé da letra, significa página de aterrissagem, página de pouso ou página de captura. E o que isso quer dizer? Landing page nada mais é do que a página em que o usuário entra após ser captado em alguma estratégia de marketing de sua empresa ou após uma pesquisa em algum mecanismo de busca como o Google.

O principal objetivo da landing page é atrair novos visitantes e convertê-los em novos leads em potencial. Ou seja, chamar a atenção de várias pessoas e obter informações importantes delas como nome, email e telefone, no intuito de conhecer mais sobre elas e elaborar estratégias para convertê-las em futuros clientes.

Para obter essas informações, você deve oferecer em troca algo valioso para esses novos usuários, pois ninguém fornece dados pessoais sem ganhar algo de volta. Os mais comuns de serem oferecidos são: material rico (e-books, planilhas, etc), cupons de descontos e períodos de testes grátis. Seja qual for, o visitante tem que se sentir como se estivesse ganhando algo muito importante para ele.

Portanto, a landing page é uma ferramenta importante para atrair novos usuários, convertê-los em leads em potencial e obter informações deles para posteriormente, colocá-los em alguma campanha de marketing para torná-los novos clientes.

A seguir explicaremos mais das vantagens dessa ferramenta e como escolher entre sites x landing pages.

Quais as vantagens da landing page?

Agora que você já aprendeu o conceito do termo landing page, vamos te explicar as principais vantagens que essa ferramenta tem a oferecer ao seu negócio quando bem aplicadas.

Assim como as vantagens do site profissional, é importante conhecer as vantagens da landing page. Conhecendo elas, você terá ainda mais embasamento no momento de decidir entre sites x landing page.

Também escolhemos as 3 principais vantagens da landing page que ajudarão muito o seu negócio no quesito captação e conversão de leads. Além de te ajudar a entender mais a diferença entre sites x landing page.

Nos acompanhe na leitura e fique por dentro das vantagens da landing page.

Maior taxa de conversão de leads

Uma das principais vantagens para te auxiliar na decisão entre sites x landing page, é o aumento na taxa de conversão de leads ao se utilizar landing page. Isso acontece pois essa ferramenta possui a conversão como único objetivo e todas as estratégias são focadas nesse objetivo.

A landing page ajuda a eliminar toda e qualquer distração que os novos usuários possam ter ao entrar em sua página e foca apenas naquilo que é importante, a chamada para ação, mais conhecida como CTA ou call to action.

O CTA é a ação principal definida por você no momento da criação da landing page onde induz o seu usuário a tomar alguma ação. Seja baixar e-books, uma planilha, garantir um desconto ou seja qual for a estratégia, o CTA tem como objetivo convencer o visitante a realizar essa ação.

Portanto, a landing page ajuda na conversão de leads, pois esse é o principal objetivo dessa ferramenta e, através do CTA ela garante uma maior taxa de conversão quando comparada a outras ferramentas de marketing.

Estude um pouco mais sobre o CTA e elabore um irresistível e intrigante, onde seu visitante não terá outra escolha a não ser realizar aquilo que você planejou. Aprender mais sobre te auxilia no processo sites x landing page, pois ele pode ser utilizado em ambas as ferramentas.

Menor custo de aquisição de clientes

Outra vantagem importante para escolha de sites x landing page é o menor custo de aquisição dos novos clientes quando utilizamos as landing pages. Entre as mais diversas estratégias de marketing mais comumente utilizadas pelas organizações, a landing page é de longe a mais econômica.

Isso porque a landing page consegue captar informações pessoais dos seus visitantes de maneira rápida e relativamente fácil, num volume muito alto e em pouco tempo. Oferecendo algo valioso para o mercado, com certeza várias pessoas fornecem seus dados em troca e conhecerá muito mais de seus futuros clientes.

Outras estratégias precisam de muito mais esforço, empenho, investimento e tempo para conseguir esse mesmo volume de informações. Fora que as landing page são bem menos invasivas que ligações, entrevistas ou e-mails.

Além disso, é possível criar landing page grátis através de criadores de landing page! Claro que a versão grátis possui algumas limitações, mas com elas você já consegue obter as vantagens dessa ferramenta de forma gratuita e com auxílio de especialistas no assunto e, caso queira, aprimorar o plano gratuito para um plano pago mais completo e com mais benefícios.

Portanto, utilizar a landing page te garante mais conversão de leads e aquisição de novos clientes por um menor custo, empenho e tempo, garantindo ainda mais altas taxas de conversão.

Segmentação dos novos leads

Além das vantagens citadas a seguir, destacamos também a última vantagem para te ajudar na escolha entre sites x landing page, a capacidade de segmentação dos novos leads captados pela landing page de sua empresa. Ou seja, com ela você é capaz de categorizar e separar todos os leads convertidos pela sua landing page.

Essa segmentação é importante pois através dela você consegue conhecer mais seus leads e tomar decisões de quais serão as próximas estratégias de marketing a serem adotadas.

As segmentações podem ser as mais variadas possíveis e são decididas no momento de planejamento de sua landing page. Gênero, idade, local onde reside ou valor disposto a investir no produto ou serviço são alguns exemplos das possíveis segmentações de seus leads.

Essas informações ajudam a formar o perfil de sua persona (personificação do seu cliente ideal). Portanto, pense bem no momento de planejar sua landing page para elaborar uma segmentação capaz de te fornecer informações importantes para as estratégias de marketing futuras de sua empresa.

Um bom planejamento garante maior sucesso da ferramenta e melhores resultados, além de te ajudar na escolha entre sites x landing page. Dedique-se bastante a essa fase, seu negócio merece!

Sites x landing page: entenda qual usar de acordo com sua necessidade

Agora que você já aprendeu e entendeu o conceito e vantagem dessas ferramentas, chegou o momento crucial onde você escolherá entre sites x landing page, qual usar de acordo com a necessidade de sua empresa e de acordo com a sua estratégia de marketing atual.

É fato que as duas ferramentas oferecem inúmeras vantagens para o seu negócio, mas o que vai decidir entre sites x landing page é o momento no qual sua empresa se encontra. Caso você ainda esteja iniciando no marketing digital, começando a se familiarizar com o mundo online, recomendamos que você invista primeiramente em um site profissional.

Isso porque um site profissional vai te ajudar a conquistar mais clientes e aprender um pouco mais sobre o mercado de sua área e sobre os negócios digitais. A partir dessa experiência, você estará mais preparado para a próxima etapa e se perguntará novamente entre qual ferramenta usar, sites x landing page.

Agora, caso você já tenha um site e já esteja mais inserido no meio digital, sua resposta para a embate sites x landing page vai ser investir em uma landing page. Ela será capaz de garantir mais leads e mais informações diretas de seus futuros clientes, além de garantir mais clientes futuros para seu negócio.

Portanto, a escolha entre sites x landing page depende inteiramente de qual momento você e sua empresa estão inseridos. Por isso, analise bem a situação atual de seu negócio e tome a melhor decisão.

Vale ressaltar que, independente de sua escolha entre sites x landing page, as duas ferramentas são essenciais para garantir maior sucesso no mercado digital e recomendamos o uso das duas combinadas e bem planejadas.

Conheça agora a melhor plataforma de landing page

Sites x landing page têm sido uma dúvida entre várias pessoas no momento de divulgar sua empresa, marca e negócio no mercado digital. Ambas são ferramentas muito importantes e capazes de otimizar os resultados e captar novos clientes.

Portanto, escolher entre sites x landing page depende inteiramente do momento no qual você está inserido e no quanto você está alinhado com o mercado digital. Além disso, recomenda-se que todas as empresas possuam e usem essas duas ferramentas.

Agora que respondemos a essa dúvida latente entre sites x landing page temos uma oportunidade imperdível que irá te auxiliar a criar sua landing page.

A plataforma Landing Pro possui mais de 18 anos de experiência no mercado de tecnologia e já ajudou milhares de empreendedores a colocar em prática suas ideias. Eles possuem vários planos que se adaptam a sua necessidade e o melhor, possuem um plano totalmente grátis!

Portanto, não perca essa oportunidade e conheça agora o criador de landing page Landing Pro e faça agora sua página! Os resultados são garantidos e seu negócio irá te agradecer!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: