Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site 5 sites interativos para você se inspirar para criar o seu site!

5 sites interativos para você se inspirar para criar o seu site!

Quer criar um site interativo mas não sabe por onde começar? Neste artigo vamos ver como montar seu site interativo e exemplos para te inspirar, vem comigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

Procurando por sites interativos para dar um up na sua empresa? Você veio ao lugar certo!

Neste artigo, vamos entender o que é e para que serve um site interativo, e como utilizar essa estratégia para gerar engajamento e trabalhar na taxa de conversão da sua empresa.

Veja nossa lista de elementos interativos simples e fáceis para serem incrementados e como cada um pode trabalhar a favor da sua marca, para se destacar e proporcionar uma excelente experiência aos usuários.

Leia até o final deste artigo para conferir dicas de como adotar essa estratégia na hora de criar o site da sua empresa, e exemplos de sites interativos para inspirar sua criatividade.

Vem comigo!

O que é um site interativo?

Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre esse termo.

Um site interativo não passa de um site comum, que exibe valor e qualidade de conteúdo, mas que faz uso de elementos interativos para gerar engajamento, pois permitem que o usuário interaja ativamente com a página.

Esse tipo de site atrai facilmente o interesse dos usuários, se destaca por ser diferente do habitual esperado.

Mas, é claro que essa estratégia só funciona se houver qualidade de conteúdo. A interatividade não pode substituir um conteúdo rico e de qualidade, são conceitos que trabalham em conjunto para gerar uma boa experiência ao usuário.

No geral, sites interativos usam de vários softwares para criar essa experiência interativa, permitindo aos visitantes um envolvimento com o conteúdo apresentado, o que foge do modelo comum de apenas textos e imagens.

Essa prática desperta curiosidade, mesmo que o visitante não vá adquirir nenhum produto ou serviço, ainda assim a marca vai continuar em sua cabeça por causa da experiência interativa, o que gera um cliente em potencial para uma compra futura.

Como funciona um site interativo

Esse tipo de site pode ser feito de maneira simples, com o uso de alguns elementos interativos fáceis de incluir.

Pequenos detalhes como um mapa interativo, simuladores de resultados, calculadoras, formulários, diagnósticos, check-lists, botões dinâmicos e outros tipos de elemento podem ser usados para criar uma experiência interativa.

Em resumo, qualquer elemento que dê ao usuário a capacidade de interagir com o site, ao invés de apenas ler, já o torna um site interativo, começando a trabalhar no engajamento.

Vemos muitos exemplos desse tipo de site atualmente, onde o visitante precisa se envolver diretamente com os elementos dispostos para continuar navegando, criando uma experiência atrativa e interessante.

Muitas empresas usam essa estratégia como um diferencial, destacando o site da marca pela experiência interativa.

Por que ter um site interativo?

Agora que já está familiarizado com o termo, você ainda deve estar se perguntando qual o motivo para ter um site interativo, para que serve esse tipo de site, ou até quais benefícios isso pode gerar para a empresa.

Ter um site interativo garante diversas vantagens e benefícios para sua empresa, assim como resultados diretos e indiretos. Essa estratégia ajuda a conquistar mais clientes, melhora a relação e a percepção dos visitantes sobre a empresa e contribui para a experiência do usuário.

Vamos colocar isso na prática! Imagine que um usuário acessa o site da sua empresa e navega entre os blogs por algum tempo. Seu site é comum, textos e imagens, nada fora do habitual. Depois de um tempo o usuário sai do domínio da empresa, sem se converter e sem mais interesse na marca além do que já tinha no início.

Agora, esse mesmo usuário entra no site do seu concorrente. Este site é repleto de interatividade e envolve o visitante, é um site que entrega tanto em conteúdo quanto em experiência. O usuário sai do domínio da empresa, ainda sem se converter, mas a marca continua em sua cabeça devido à experiência interativa e diferencial.

Após algumas semanas, esse usuário está disposto a contratar um plano. Qual das empresas você acha que permanece em sua lembrança?

Se ainda não está convencido o bastante, vamos dar uma olhada nos principais benefícios de ter um site interativo:

Engajamento

Um dos principais objetivos ao aderir a estratégia de sites interativos é gerar e melhorar o engajamento. Isso ocorre de maneira natural, enquanto o usuário interage com a página.

Um conteúdo interativo tende a aumentar o tempo de permanência em um site, melhora o valor percebido pelo cliente e a boa reputação da marca.

Aumento da taxa de conversão

Você já deve saber a importância de converter seus visitantes em clientes, então não vai ser difícil fazer essa relação.

Usuários que têm seu interesse captado por uma empresa possuem uma chance muito maior de se converter. A interatividade vai chamar sua atenção e aumentar o tempo de permanência no site, gerando uma experiência contínua dentro do domínio da empresa.

Isso tudo influencia na hora de decidir contratar um plano, serviço ou produto, motivando o usuário a entrar em contato.

Experiência do usuário

Uma experiência satisfatória e de qualidade pode ser a ponte principal para levar o usuário a se tornar um cliente.

A experiência do usuário é o ponto que mais deve ser levado em consideração ao definir as estratégias da empresa, pois é o que muda a percepção dos clientes sobre a marca.

Adotar a estratégia de sites interativos revela que a empresa se preocupa com a experiência dos visitantes, e melhora o tempo de permanência no site pois aumenta o interesse dos usuários.

Fidelização de clientes

Aos que já se tornaram clientes da empresa, contar com um site interativo pode garantir a fidelização, fazendo com que os clientes retornem ao site para consultar novamente uma simulação, ou rever algum vídeo.

Novamente, a experiência do consumidor é o ponto chave para fazer com que o interesse não se perca, fidelizando seus clientes.

Fortalecimento da marca

A marca capaz de gerar engajamento até mesmo por quem ainda não é cliente automaticamente fortalece sua imagem no mercado. O reconhecimento da marca não pode ser contado apenas por seus produtos ou serviços, mas também pela boa experiência passada aos usuários.

Diferencial

Depois de passar pela experiência de um site interativo, a empresa vai continuar na mente do usuário. A empresa já ganha um destaque notável ao fazer diferente, fugir do padrão de “texto e imagem”.

Pensando no nível de concorrência, ter um diferencial como este é um ponto importante para se destacar no mercado.

A grande maioria das empresas constroem seus sites pensando apenas em qualidade de conteúdo - o que não está errado - mas acabam caindo no habitual, sendo apenas mais um site que os usuários clicam em seu dia a dia na internet.

É aí que conseguimos visualizar o impacto que um site interativo, por mais simples que seja, tem na experiência dos visitantes. A empresa se destaca por investir não apenas na qualidade de conteúdo, mas também na interatividade.

Citamos aqui apenas os principais benefícios adquiridos ao adotar essa estratégia na hora de criar seu site, mas com um entendimento amplo sobre o assunto não vai ser difícil localizar vantagens ainda maiores para sua empresa.

Elementos interativos para o seu site

Não faltam recursos interativos para adicionar ao seu site, mas é preciso saber usá-los da maneira certa. Não adianta adicionar um elemento interativo que não converse com o conteúdo apresentado, tudo precisa fazer sentido dentro do site.

Para entender quais elementos devem ser usados no seu site, é preciso primeiro entender quais são as informações relevantes para o cliente em potencial. Assim você consegue melhorar a experiência e deixar o site mais atrativo.

Veremos a seguir alguns dos principais elementos interativos que podem ser utilizados de forma simples no site da sua empresa:

Quiz

Os quizzes são um recurso popular atualmente. Essa ferramenta tem a capacidade de entreter o público e até mesmo educar os usuários sobre um assunto específico.

Se for usado da forma certa, e com criatividade, o quiz é uma excelente maneira de complementar um bom conteúdo e gerar engajamento.

Calculadora

A calculadora pode ser usada em um site para instigar o interesse dos usuários em algum serviço ou produto da empresa. Uma calculadora interativa pode ajudar seus clientes a entenderem quanto vão economizar ao adquirir sua solução, por exemplo.

Este é um recurso que vem sendo bastante utilizado em sites de empresas hoje em dia, e funciona muito bem com diversos tipos de conteúdo.

Infográfico

Para quem não está familiarizado com este recurso, vamos resumir sua utilidade de maneira simples: Um infográfico é uma ferramenta que transmite informações pelo uso de imagens, ilustrações e elementos visuais. Normalmente, os infográficos são acompanhados por um texto que resume o conteúdo.

No contexto de um site, esse recurso é uma ótima maneira de apresentar as informações e dados aos visitantes. São didáticos e possuem uma boa chance de serem compartilhados pelas redes sociais.

Um infográfico interativo faz ainda mais sucesso, com elementos que surgem à medida que o usuário interage com a tela, tornando a experiência bem mais interessante.

Vídeo

Adicionar vídeos ao site é uma maneira rápida de aumentar o tempo de permanência do usuário na página, pois ele pode acabar repetindo o vídeo várias vezes.

Esse recurso é simples, mas já dá um toque a mais do que apenas imagens estáticas, e pode fazer com que o conteúdo seja compartilhado. Utilizando vídeos para a interatividade, não tem como errar!

Testes e Diagnósticos

Testes funcionam de forma parecida com os quizzes, são comumente utilizados para testar o conhecimento ou preferências do usuário acerca de algum tema específico.

Os resultados de testes interativos podem indicar ao usuário o melhor caminho a ser seguido dali para frente. Vemos muitos exemplos de testes interativos em cursos de idiomas, por exemplo, que testam qual o nível de fluência no idioma de interesse do aluno.

Esse tipo de ferramenta também pode indicar quais os melhores produtos para o usuário baseado em suas preferências ou necessidades.

Esse é um recurso que estimula muito o interesse dos usuários e motiva a saber mais sobre o assunto.

Simuladores

Os simuladores de resultado são bastante utilizados para simular investimentos, mostrando o resultado ao final de um determinado período de tempo, o que pode estimular o interesse do usuário sobre um serviço.

Mas não se atenha apenas a simuladores de investimento. Com um pouco de criatividade, e sempre com fit no seu conteúdo, é possível usar essa ferramenta de maneiras proveitosas dentro do seu site.

Mapas interativos

Você pode usar um mapa interativo em seu site, que vai revelar imagens, vídeos e mais informações conforme a navegação do usuário.

Como já vimos, para escolher quais elementos interativos adicionar ao seu site, primeiro é preciso avaliar o que faz sentido com o conteúdo apresentado, e quais são os interesses da sua persona.

5 sites interativos para te inspirar

Vamos apresentar agora alguns exemplos de sites interativos para te inspirar na hora de criar o seu site. Analisaremos brevemente como alguns dos elementos interativos citados foram usados em cada caso.

Confira:

DHL Express

A transportadora DHL utilizou a ferramenta de teste interativo em sua landing page, onde o usuário pode informar se a remessa é pessoal ou empresarial. Após responder, o site nos direciona para o serviço que atende melhor às necessidades do cliente.

Apesar de ser uma interação simples, é um bom exemplo de como o recurso de testes interativos pode ser utilizado de maneira que faça sentido dentro do seu site.

NetApp

A NetApp criou um infográfico interativo que conta a histórias de dois personagens, um deles utiliza as soluções da empresa e o outro não. Conforme o usuário avança na história, os elementos surgem e se movimentam, passando uma experiência bem atrativa e interessante.

iContact

O site da IContact utiliza uma calculadora que auxilia o cliente a visualizar quanto pode ser economizado utilizando os serviços da empresa.

Esse simples recurso pode facilitar a escolha do cliente, incentivando-o a utilizar as soluções oferecidas. Logo abaixo dos resultados, o usuário já tem a opção de fechar negócio com a empresa.

Mi Banxico

O site da Mi Banxico é completamente interativo, proporcionando uma experiência agradável e potencializando o tempo de permanência do usuário.

Uma das várias opções interativas apresentadas no site é um infográfico que nos conta a história do dinheiro. Para dar continuidade à história, o usuário precisa interagir com os elementos dispostos na cena.

Construsite Brasil

A Construsite Brasil apresenta ao cliente em potencial diversos casos de sucesso através de vídeos rápidos e diretos.

Essa estratégia pode ajudar na decisão de compra do usuário, apresentando de forma dinâmica como as soluções da empresa podem beneficiar o cliente. O recurso também garante maior tempo de permanência no site.

Criando seu próprio site interativo

Agora que já sabemos como um site interativo pode potencializar sua empresa, está na hora de entendermos alguns detalhes que fazem toda a diferença no engajamento e funcionalidade do seu site:

Usabilidade do site

Mesmo fazendo uso de vários elementos interativos no seu site, é preciso estar sempre atento à experiência do usuário. O site precisa carregar rápido, por isso dê prioridade às imagens mais leves, por exemplo.

E, para garantir a usabilidade, tenha a certeza de manter o site otimizado. Este é um tópico que pode entrar em um assunto mais técnico, então é sempre bom garantir o suporte de especialistas.

Fit com a persona

Este tópico já foi citado algumas vezes, mas é sempre bom garantir o entendimento.

Quando for criar o site interativo de sua empresa, dê atenção à sua persona. Todos os elementos interativos devem estar condizentes não apenas com o conteúdo e contexto apresentados, mas também com as necessidades e comportamento do seu cliente em potencial.

Por isso, não saia adicionando vários recursos interativos sem critério algum, avalie o que vai se encaixar melhor na sua proposta.

Uso em smartphones

É essencial garantir uma excelente experiência aos usuários. Com isso em mente, é sempre bom pensar naqueles que acessam o site da sua empresa através do celular.

Tanto no navegador quanto em celulares, o site precisa funcionar com a mesma eficácia, sem comprometer a experiência em ambos os formatos. Então esteja atento a esse ponto na hora de criar seu site.

Qualidade de conteúdo

De nada adianta criar um site super interativo, com elementos que se movimentam e surgem na tela, se o conteúdo apresentado não possui qualidade ou relevância para seus clientes.

Antes de um site ser interativo, ainda é um site direcionado aos clientes em potencial da sua empresa. A interatividade deve funcionar como um complemento ao conteúdo, a estratégia de interatividade não descarta a importância de um bom conteúdo.

Todos os tópicos acima devem ser levados em consideração ao decidir montar um site interativo para sua empresa, por isso é sempre bom contar com um suporte profissional.

Empecilhos de montar um site interativo por conta própria

Primeiramente, é importante saber que, sim, é possível criar um site interativo por conta própria.

Mas, os resultados de tentar construir esse tipo de site sem a ajuda de um profissional podem te desagradar de muitas formas, além de acabar sendo um desperdício do tempo que você poderia dedicar a outros pontos importantes do seu negócio.

Um site interativo conta com detalhes pequenos e cruciais para seu bom funcionamento, e para uma pessoa despreparada, com um conhecimento amador, criar esse tipo de site pode ser um desafio e tanto.

Quando falamos em criar um site para uma empresa, um resultado que não seja excelente pode não apenas ser um desperdício de tempo e investimento, como também pode interferir de forma negativa no marketing da marca.

Por isso, não negligencie a importância de uma consultoria especializada para a criação do seu site interativo. Muitas vezes é melhor investir em uma solução com garantia de bons resultados, do que economizar e tentar fazer por conta própria sem o conhecimento adequado.

Esse é um exemplo do famoso “barato que sai caro”.

Construsite Brasil e o Site Personalizado

Vimos que construir um site interativo requer muito planejamento, estratégia e entendimento sobre o assunto. Cada detalhe é importante para o engajamento e conversão de clientes, é preciso bastante atenção às minúcias.

Desenvolver um site por si só já é um feito difícil, mas um site interativo exige ainda mais capricho e profissionalismo. Contar com o auxílio de profissionais vai te poupar tempo e dinheiro, além da garantia de um serviço de excelência.

Na Construsite Brasil, nosso plano de criação de Sites Personalizados conta com consultoria completa durante o processo, funcionalidades personalizadas, layout exclusivo e muitos outros benefícios pensados para atender sua empresa com eficácia.

Nossa equipe especialista vai economizar seu tempo, para que se dedique inteiramente ao seu negócio, sem dor de cabeça no processo de criação do site.

Vai perder a oportunidade? Adote essa estratégia para turbinar sua empresa com um site interativo personalizado, preencha o formulário abaixo para falar com um especialista.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: