Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Empreendedorismo Entenda como um site institucional pode vender mais que uma loja virtual

Entenda como um site institucional pode vender mais que uma loja virtual

Está com dúvidas entre site institucional e loja virtual? Neste artigo te mostro como escolher a melhor delas para o seu negócio. Vem comigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

Se fazer presente e ser visto pelos demais são fatores imprescindíveis para aqueles cujo a meta de vida é empreender e se destacar no nicho de mercado que está inserido. Entretanto, para alcançar esse objetivo, você deve se manter antenado às tendências do momento e sempre inovar seus processos.

Imagine uma empresa no ramo de tecnologia que oferece a seus clientes produtos e serviços ultrapassados ou de gerações muito inferiores. Quais as chances dela se destacar e vender mais que seus concorrentes? Nenhuma, não é verdade?

A loja virtual e o site institucional são duas ferramentas para o ambiente digital que vem se destacando e ganhando espaço entre os empreendedores que desejam expandir seu negócio para o mundo online. Os dois possuem muitas vantagens e podem ampliar bastante os seus resultados, porém o site institucional se destaca positivamente.

Você sabe o que é um site institucional e o que é uma loja virtual? Sabe quais as vantagens de cada um deles? Sabe qual dos dois pode trazer mais benefícios para seu negócio?

Caso a resposta seja não para qualquer uma dessas perguntas, nos acompanhe nessa leitura onde mostraremos todas as informações necessárias sobre essas duas ferramentas e, ao final, te mostraremos o porquê o site institucional pode ser o mais indicado para o seu negócio. Aprenda agora essa ferramenta e se destaque no mercado!

O que é um site institucional?

Para começarmos precisamos primeiramente entender o que é um site institucional, quais suas principais características e seus componentes principais e, nesse tópico, explicaremos todos esses aspectos.

O site institucional nada mais é do que uma página da web que possui todas as informações relevantes de sua empresa como telefone e e-mail para contato, endereço da sede e das unidades, trajetória da empresa entre os anos, opiniões dos atuais clientes, entre outras.

Essas informações fazem total diferença para seus clientes e através delas você pode conseguir converter a pessoa que visita seu site institucional em um futuro cliente. Para possuir um grau maior de conversão, sua página deve possuir textos diretos e objetivos, um design chamativo e atraente, fácil de usar, com conteúdo otimizado e imagens de alta qualidade.

Além disso, a página inicial do seu site institucional deve ser atraente, pois é nela que o visitante terá a primeira impressão sobre seu site. O “quem somos nós” deve ser bem pensado e bem elaborado, seus produtos e serviços devem estar bem detalhados e expostos da melhor maneira possível e as redes sociais podem ser exibidas no rodapé da página.

Uma estratégia também muito utilizada no site institucional é o blog. Nele você poderá colocar conteúdos educativos e relevantes a seu nicho de mercado, ensinando aos seus visitantes novas informações e, a partir desses textos, converter eles em possíveis clientes.

Portanto, o site institucional é uma página onde você tem a oportunidade de mostrar para os visitantes quem é a sua empresa, qual seus princípios e valores, seus produtos e serviços, o que seus clientes acham de sua marca e como entrar em contato caso necessário adquirir informações mais detalhadas e personalizadas.

Quais as vantagens de um site institucional?

Agora que você já sabe o que é um site institucional, mostraremos as principais vantagens que ele tem a oferecer para o seu negócio.

Para facilitar o entendimento, preparamos uma lista detalhada com essas vantagens. Nos acompanhe na leitura e entenda um pouco mais dos benefícios de se ter um site institucional.

Fortalece a sua marca e oferece maior credibilidade

Hoje em dia, é muito fácil ter acesso a qualquer tipo de informação. Celulares, tablets, assistentes digitais são utilizados toda hora e a todo momento, facilitando com que seus clientes pesquisem sobre sua empresa e sua marca.

Portanto, ter um site institucional com todas as informações de sua empresa, transmite aos visitantes uma imagem de profissionalismo e cria uma relação de confiança entre sua marca e seu cliente. Caso você não tenha um site institucional, fica muito mais difícil estabelecer essa conexão e esse vínculo de confiança com seus futuros clientes.

Além disso, a marca representa muita importância no seu negócio, pois ela é a identidade de sua empresa. Explicar mais sobre sua marca, seus valores e princípios, sua história, seus atuais clientes e seus principais produtos e serviços, fortalece a imagem que as pessoas têm de seu empreendimento, aumentando a força e o peso de sua marca e de sua empresa.

Logo, um site institucional bem definido e elaborado é capaz de transmitir confiança aos novos visitantes de sua página. Essa confiança gera uma maior credibilidade ao seu negócio. A credibilidade por sua vez fortalece sua marca no mercado, tornando-se um diferencial entre seus concorrentes.

Maior alcance, logo mais clientes

Outra vantagem de ter um site institucional para sua empresa é o aumento do alcance de sua marca. Elaborar uma página na web com as principais informações de seu negócio garante com que novos usuários encontrem seu site, conheçam um pouco mais de sua história e daquilo que você tem a oferecer como diferencial.

Para conseguir aumentar o alcance de seu site institucional técnicas como SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas) devem ser utilizadas em sua página. Dentre elas destacam-se palavras-chave tendências no seu nicho de mercado, chamada para ação convincente, definição de sua persona (cliente ideal), textos criativos, dinâmicos e originais.

Aumentando o alcance, você aumenta também a quantidade de acessos ao seu site institucional que, por sua vez, eleva a quantidade de leads em potencial, ou seja, visitantes que iniciam um contato inicial com sua empresa e apresentam grandes chances de se tornarem clientes de sua marca.

Portanto, otimizando seu site institucional você garante mais visitantes para sua página. Com isso, você aumenta consideravelmente as chances de converter essas novas pessoas que conheceram sua marca a se tornarem clientes de seu negócio, aumentando os lucros e resultados de sua empresa.

Todas informações de sua empresa num só lugar

Como já citamos anteriormente, o site institucional é a página na qual você coloca todas as informações importantes de sua empresa para que seus visitantes tenham acesso e estabeleçam uma relação de confiança com sua marca. Logo, isso é uma vantagem inegável oferecida por essa ferramenta.

Pense conosco, você deseja comprar um lápis e está em dúvida entre 2 marcas. A primeira marca não tem um site institucional e, para conseguir mais informações importantes para te ajudar na hora da compra, você pesquisa na internet e acha apenas as redes sociais com pouquíssimas informações.

Já a segunda marca, você encontra as redes sociais, porém encontra também um site institucional com o endereço, telefone, e-mail, depoimentos de clientes, quem somos nós contando um pouco mais da história da empresa e um blog com diversas curiosidades sobre a fabricação de lápis.

Certamente você escolherá a segunda marca, pois ela te forneceu muito mais informações em apenas uma pesquisa rápida. Com um só clique você descobriu tudo o que precisava da empresa e ainda aprendeu sobre o processo de fabricação do produto que desejava comprar.

Portanto, ter um site institucional auxilia na facilidade do acesso à informação para seus novos clientes, encontrando tudo aquilo necessário para conhecer mais seu negócio e comprarem seu produto ou serviço.

O que é loja virtual?

Agora que você já sabe o que é um site institucional e quais as vantagens que ele oferece para sua empresa, está na hora de entender um pouco mais do que é a loja virtual e quais os benefícios ela pode oferecer para sua marca.

Diferente do site institucional, a loja virtual é uma página que apresenta como principal intuito vender online um produto ou um serviço. Nela, você mostra ao público seus produtos com fotos em alta qualidade e com uma descrição detalhada, com as principais características e vantagens deles.

Além disso, na loja virtual você tem uma integração com as formas de pagamento e as formas de envio do produto em questão, disponibilizando ao seu cliente diversas formas para efetuar o pagamento e diversos tipos de frete com preço e prazos de entrega diferentes.

A loja virtual é uma ótima escolha para quem deseja entrar no mercado de trabalho e oferecer uma página integrada com os meios de pagamento e envio para seus clientes. Apresenta mais vantagens quando comparado a realizar vendas por outros meios, como redes sociais ou marketing places.

Portanto, a loja virtual cumpre bem o seu principal objetivo: vender online. Se destaca das outras ferramentas que compartilham dessa mesma meta e oferece muitos benefícios.

Site institucional ou loja virtual? Qual a melhor opção?

Com os conceitos de site institucional e loja virtual frescos em sua mente, chegou o momento de responder a principal pergunta deste artigo, qual a melhor opção entre site institucional e loja virtual?

A resposta para essa pergunta depende de você, de seu negócio e da estratégia de marketing utilizada para atrair a atenção de sua persona.

Caso o seu cliente ideal goste de uma página apenas focada em vendas, sem muito contato com a marca e os especialistas dessa marca, a loja virtual é uma boa opção para você. Isso porque essa opção é mais impessoal e tem como objetivo apenas vender, convencendo o usuário com fotos e descrições detalhadas do produto.

Agora, se seu cliente ideal precisa estabelecer um vínculo de confiança com a marca, conhecer um pouco mais dela ou até mesmo entrar em contato para um atendimento mais especializado e personalizado, o site institucional é a melhor opção para seu negócio.

Vale ressaltar que o site institucional é muito mais completo que uma loja virtual e dá muito mais opções para seu cliente conhecer sua marca e seus produtos e despertar o sentimento de confiança. E, como sabemos, uma pessoa que confia em seu negócio tem grandes chances de se tornar um cliente fiel.

Portanto, escolher entre site institucional e loja virtual depende do seu negócio, seu objetivo e sua estratégia de marketing. Porém, o site institucional é bem mais completo e com mais informações importantes sobre sua marca e pode trazer mais benefícios para sua empresa.

Estude bem as duas possibilidades e escolha aquela que se encaixa melhor em seus objetivos.

Entenda por que criar um site institucional para sua empresa

Tanto o site institucional quanto a loja virtual são estratégias para introduzir seu negócio no mercado digital, garantindo mais clientes e maior acesso a sua marca.

Porém o site institucional se destaca pois ele é mais completo, possui mais informações sobre sua marca e é capaz de estabelecer um vínculo de confiança e credibilidade entre sua empresa e seus futuros clientes.

Caso ainda não esteja convencido da importância de criar um site institucional para a sua empresa, preparamos um artigo extraordinário capaz de te mostrar todas as vantagens dessa ferramenta.

Não perca tempo e entenda agora por que criar um site institucional para a sua empresa e aprofunde mais seus conhecimentos sobre essa ferramenta importantíssima para o mercado digital.

Seu negócio e sua empresa merecem o melhor de você! Não perca tempo!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: