Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO Site fora do ar: saiba como isso afeta sua estratégia de SEO

Site fora do ar: saiba como isso afeta sua estratégia de SEO

Descubra quais são as consequências que uma página fora do ar pode trazer para as suas estratégias de SEO.

| Atualizado em
por Time Construsite

As estratégias de SEO exigem diversos pontos que precisam ser aplicados por profissionais responsáveis por um site, como: a escolha correta de palavras-chave e os termos relacionados ao tema principal do conteúdo.

Porém, no hangout de SEO da Central de Pesquisa do Google, John Mueller, defensor do mecanismo de pesquisa do Google, revelou diversas atualizações que não podem ser ignoradas pelos especialistas no assunto e profissionais de marketing.

Aakash Singh questionou John Mueller sobre o que fazer para diminuir as consequências negativas quando uma página não está disponível devido a um período de ajuste em certos bugs.

Segundo Mueller, se a página fica fora do ar por alguns dias, ela corre risco de ser desindexada do mecanismo de busca. Isso porque a empresa sempre procura entregar conteúdos que sejam relevantes para o usuário. Diante desse cenário, páginas com bug não são exibidas.

Acreditamos que, neste momento, você pode estar preocupado com a sua página, uma vez que a perda de posições no Google impacta negativamente não só nos acessos mas também nos lucros do negócio.

A boa notícia é que você não precisa ter bola de cristal para impedir que o seu site fique fora do ar. A partir de agora, mostraremos os motivos pelos quais a sua página pode sofrer com esse problema e como evitá-lo com segurança. Acompanhe!

Veja mais em: Por que o meu site não aparece no Google?

Afinal, por que um site fica fora do ar?

A partir de agora, explicaremos os motivos pelos quais uma página pode ficar fora do ar. Descubra!

Domínio expirado

Para que o domínio de um site ou blog continue ativo, é fundamental pagar a licença de acordo com o contrato estipulado pela empresa, que pode ser anual, semestral ou mensal.

Quando o pagamento não é feito na data correta, aquele domínio é retirado do ar. Porém, ele não é removido para sempre. Ele fica congelado por um determinado período e, ao quitar a dívida, ele volta para o ar assim que o pagamento for confirmado pela empresa.

Configuração incorreta do servidor

Os servidores são responsáveis por hospedar sites e blogs. Para que eles funcionem corretamente, é necessário configurá-los de acordo com os padrões estabelecidos pela tecnologia.

Se o procedimento não for executado corretamente, a sua página ficará fora do ar. Para descobrir se a configuração do servidor está incorreta, não é necessário ser um especialista em tecnologia. Basta identificar se a página apresenta um erro 500 ou semelhante.

Ocorrência de loops de redirecionamentos

Trata-se de um problema identificado quando duas ou mais URL são redirecionadas para uma mesma página.

É fundamental deixar claro que nem sempre o loop de redirecionamento está relacionado com o site. O navegador utilizado pode ser a causa do problema.

Programação do site com problemas

Por fim, e não menos importante, os problemas na programação são um dos motivos pelos quais uma página fica fora do ar, especialmente em portais que são desenvolvidos em linguagens de programação dinâmicas, como o PHP.

Os problemas impactam diretamente na performance de algumas páginas, que carregam de forma lenta, dando a ideia que elas não estão mais no ar.

Nunca é demais lembrar que os erros não ocorrem em um passe de mágica. Eles são identificados quando há alguma modificação em seu código-fonte.

Além disso, páginas que utilizam o WordPress ou outros CMSs e sistemas que permitem instalar plug ins também podem ser vítimas desse problema.

Veja mais em: Quanto tempo demora para o meu site aparecer no Google?

Como evitar sites fora do ar e não prejudicar as estratégias de SEO?

Para manter uma página no ar, é fundamental ter atenção com diversos detalhes. Veja abaixo!

  • Mantenha o site e aplicações atualizadas: a probabilidade de uma página ser atacada por Hacker ou Malware é menor quando são feitas essas ações;
  • Proteja a sua página: conte com o apoio de uma CDN como o CloudFlare. Ela atua como um escudo contra ameaças que naveguem em sua página. Diante desse cenário, é possível ter tráfego somente de visitantes e dos robôs dos motores de busca;
  • Atue de forma preventiva: uma hospedagem gerenciada ou um investimento em serviços de um MSP são ótimos recursos para monitorar o site 24h por dia. Eles são muito importante porque ajudam a descobrir se os recursos do servidor estão acabando ou não;
  • Permaneça com as contas em dia: faça pagamentos do domínio e da hospedagem regularmente. A falta de pagamentos pode fazer com que outras pessoas utilizem o seu domínio;
  • Evite ajustar as configurações do servidor: se você não tem conhecimento avançado sobre o assunto, evite modificar questões técnicas da página. Um simples ajuste pode trazer diversos problemas.

Dica de ouro: o backup é uma estratégia que não pode ser ignorada pelas empresas. Ele não impede que a sua página fique fora do ar, mas é possível recuperar as informações perdidas.

Uma página de uma empresa não pode ser desenvolvida de qualquer forma. Ela precisa estar alinhada com a identidade visual do negócio; com a forma que você pretende se comunicar com o público e ser estruturada corretamente para que não fique fora do ar.

E não é só isso: as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) também precisam ser implementadas. Caso contrário, a sua página ficará nas últimas posições do Google e de outros motores de busca, perdendo acessos e credibilidade no mundo digital.

Por isso, é fundamental contar com o apoio de criadores de sites confiáveis. Afinal, é a reputação da sua marca e o seu sucesso na internet que está em jogo.

Quer ter um site estruturado com as estratégias de SEO e na primeira posição do Google? Acesse o nosso guia e potencialize os resultados da sua marca no buscador.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: