Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO SEM: o que é e como aplicá-lo no seu negócio

SEM: o que é e como aplicá-lo no seu negócio

Conheça sobre o SEM para tornar as suas estratégias no meio digital ainda mais eficientes.

por Business Connection

Para ser encontrado pelo maior número de pessoas na internet, é preciso conhecer as estratégias de Search Engine Marketing.

O SEM é focado nos métodos de otimização para as páginas da web se posicionarem de forma satisfatória nos resultados de busca.

A atração de leads no meio virtual vai além do oferecimento de bom conteúdo. Há outros fatores tão ou mais importantes que têm de ser levados em conta, como patrocinar algumas estratégias.

Nesse contexto, as estratégias de SEM são vitais para chamar a atenção dos clientes. Leia o texto a seguir para entender esse conceito, saber como ele deve ser aplicado, quais são os resultados a se esperar e dicas de uso.

Conheça o Search Engine Marketing

O marketing para mecanismos de busca serve para otimizar os sites e, assim, fazê-los aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

O SEM é muito importante para conquistar visibilidade e hegemonia na internet. Ele garante que a empresa que constroi piscina se faça presente nos canais mais importantes.

Podemos dividir as estratégias de Search Engine Marketing entre as técnicas de SEO e as campanhas de links patrocinados.

Vamos trazer os detalhes das duas frentes nos tópicos abaixo, continue acompanhando.

SEO

O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) corresponde às regras e técnicas que melhoram o ranqueamento de uma página nos resultados dos motores de busca.

Milhares de novas páginas são publicadas todos os dias e o SEO é uma forma para o algoritmo do Google identificar quais são os links mais relevantes.

Então, analisa-se aspectos como:

  • Originalidade do conteúdo;
  • Uso de palavras-chaves;
  • Estrutura do texto;
  • Títulos atrativos e verdadeiros.

Esses e outros pontos servem para que o robô do Google identifique o conteúdo mais valioso e que melhor parece atender às necessidades dos internautas que buscam por aquele tema, incluindo o material no índice.

A partir daí, o blog sobre reciclagem de bombeiro civil vai aparecer entre os primeiros resultados e ser acessado por mais pessoas.

Links patrocinados

É o formato de anúncios pagos do Google. A ferramenta desenvolvida para isso, o Google Ads, é líder no mercado de anúncios digitais.

Esse tipo de publicidade aparece no topo das buscas com a indicação de “Anúncio”. Também é possível aparecer em redes sociais, blogs e outras plataformas.

Os links patrocinados dão resultados mais rápidos por otimizar o alcance, mesmo em ações com um investimento baixo.

A grande vantagem é que o Google Ads permite segmentar as campanhas de anúncios levando em conta características como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Pesquisas anteriores;
  • Interesses.

Dessa forma, uma empresa de contabilidade para industrias pode segmentar as propagandas com mais assertividade.

Saiba como fazer Search Engine Marketing

A realização de um bom marketing para mecanismos de busca depende da atenção a certos pontos importantes.

Nos tópicos que vem a seguir você encontra dicas para aplicar o SEM com qualidade e conseguir destaque na web, acompanhe.

Use palavras-chaves de cauda longa

A cauda longa identifica as palavras-chaves que se relacionam a buscas de maior especificidade.

Uma pesquisa como “gradil de concreto preço” mostra a intenção do usuário. Então, o conteúdo resultante tem que dar conta desse interesse específico.

As palavras-chaves de cauda longa são menos buscadas. Mas, por outro lado, possuem um potencial de conversão maior e menos concorrência.

Aposte no Google Shopping

O serviço de compras e vendas online do Google é muito útil porque coloca os produtos nos resultados de busca.

Para começar a anunciar preço palmeira real grande, basta criar uma conta no Google Merchant Center e associá-la ao Google Ads.

Depois, é preciso configurar a campanha e cadastrar o feed de produtos. Essa é uma ótima opção para aumentar a visibilidade e as vendas do seu e-commerce.

Conte com o Google Analytics

O serviço de monitoramento de sites do Google é vital para acompanhar os resultados das estratégias de SEM.

O Analytics fornece relatórios detalhados sobre as visitas, tempo de navegação, canais de onde os acessos vêm, taxa de rejeição e diversas outras informações que contribuem para a criação de campanhas mais qualificadas.

Informações desse tipo são imprescindíveis para avaliar a qualidade do marketing de conteúdo da empresa de unidades de uso sustentável e direcioná-la ao público que apresenta um melhor potencial para conversão.

Assim, esses são dados que servem para guiar os próximos passos da empresa, assegurando que as decisões de divulgação sejam as mais adequadas possíveis.

Acompanhe as marcas concorrentes

O marketing digital possui uma característica importante de competição entre empresas de um mesmo ramo ou ramos semelhantes.

É pertinente acompanhar os métodos de ação dos concorrentes. Assim, é possível saber o que tem chamado a atenção (ou não) e se esforçar para se diferenciar no mercado.

Saber se diferenciar é um dos segredos para se destacar em mercados com um grande número de ofertas, como um sistema protheus rh.

Por que usar o SEM?

Como você pode perceber, as estratégias de SEM são boas aliadas na divulgação de negócios online e offline. Prossiga a leitura para conhecer com mais profundidade as vantagens que essas técnicas podem representar ao seu negócio.

Mais visibilidade

Os motores de busca, especialmente o Google, estão entre os sites mais visitados de toda a internet.

Isso quer dizer que a empresa que oferece a instalação de empresa para criar aplicativo tem muito a ganhar ao se posicionar nesses canais.

Tal processo é muito importante, visto que o aumento da visibilidade é a primeira etapa para converter mais clientes e dar forma a uma base fiel de consumidores.

Conteúdo planejado

As técnicas de SEM privilegiam o planejamento do conteúdo que a empresa disponibiliza na web.

À medida que as equipes ficam cientes do que faz mais sucesso, é possível investir em ações cada vez mais sofisticadas e bem sucedidas.

Esse ponto é extremamente importante, ainda mais quando se fala em atração de leads por meio de anúncios ou conteúdos segmentados.

Assim, cada passo deve ser corretamente planejado para que a marca colha os frutos de todo o esforço empreendido.

Legitimidade e referência

As empresas que aparecem nos primeiros lugares do Google possuem uma boa reputação para o público.

Quanto maior a exposição, maior é a sensação de legitimidade e referência que uma determinada marca passa às pessoas.

Por isso, o ranqueamento também é uma questão de construção de uma imagem positiva dentro do mercado.

Contudo, cabe ressaltar aqui que o posicionamento do SEM é diferente do SEO, ocupando apenas os espaços destinados aos anúncios, e posteriormente conforme a relevância para o público.

Dicas de marketing para mecanismos de busca

Para finalizar, acompanhe algumas dicas para você ser bem sucedido(a) ao aplicar as estratégias de SEM detalhadas neste texto. Leia os tópicos que vem a seguir para conhecê-las.

Não apele para o Black Hat SEO

O black hat SEO é um conceito em inglês que corresponde a técnicas enganosas de SEO.

O uso indiscriminado e excessivo de palavras-chaves, a ocultação de conteúdo e a criação de blogs exclusivamente para gerar e vender backlinks são três exemplos de black hat SEO.

A princípio, pode parecer que compensa apelar para esse tipo de prática, pois gera resultados rápidos com pouco ou nenhum esforço.

No entanto, os algoritmos do Google estão cada vez mais sofisticados e eles têm a capacidade de identificar as táticas nocivas facilmente. O resultado é que o mesmo ranqueamento que vem fácil, vai fácil.

Utilize bons CTAs

Os CTAs (calls to action ou chamado à ação) são as frases que motivam o usuário a realizar alguma ação no site.

Pode ser:

  • Compra;
  • Download de conteúdo exclusivo;
  • Disponibilização de dados de contato;
  • Testes gratuitos.

Os CTAs são componentes essenciais dos textos publicitários e possibilitam um maior engajamento nas ações realizadas. Assim, quem sabe desenvolver calls to action de qualidade tende a converter mais leads.

Leitor em primeiro lugar

De nada adianta seguir as boas práticas de SEM se o conteúdo produzido não priorizar os interesses do leitor.

Em outras palavras, o texto precisa ser fluido, trazer informações realmente relevantes e proporcionar uma boa experiência ao usuário.

O site pode seguir todas as diretrizes de SEO e SEM. Se o conteúdo disponibilizado não prender a atenção, não será suficiente.

Por isso, sempre produza conteúdo tendo o leitor em mente. No fim das contas, é a satisfação dele que vai determinar a relevância do seu site.

Conquiste links externos (backlinks)

Os backlinks são links de sites de terceiros que levam o usuário para o seu. Eles são componentes importantes das estratégias de marketing para mecanismos de busca.

Com isso, é crucial construir uma rede de indicação de links e é possível conquistá-los estabelecendo parcerias com sites relacionados à sua área de atuação, de modo a criar mais relevância para a página.

Outro fator necessário é assegurar-se de que os sites parceiros tem uma boa reputação. Isso porque o algoritmo do Google também leva isso em consideração.

As técnicas de Search Engine Marketing destacam a importância de desenvolver um método de ação integrado a todos os meios de comunicação que a empresa usa.

Por esse motivo, os pontos levantados neste texto devem ser aplicados em conjunto com as mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing de conteúdo, entre tantas outras possibilidades, de modo a proporcionar novas e melhores oportunidades.

Autor:

Business Connection | Parceiro Construsite Brasil
Com a intenção de disseminar informações relevantes em relação à esse universo, surgiu o blog Business Connection. Através de dados importantes, últimas inovações e novidades do mercado, o site deseja te manter por dentro desse mundo, contribuindo também com diversas dicas sobre negócios.
Outros posts feitos por Business Connection

Comentários: