Solicita??o de Or?amento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Saiba as vantagens de trabalhar com uma equipe focada em trade marketing

Saiba as vantagens de trabalhar com uma equipe focada em trade marketing

Pensar em vendas estratégicas é essencial para as empresas terem sucesso. Esta forma de contatos, atração e venda pode ser otimizada de diversas formas, confira!

por Business Connection

Pensar em vendas estratégicas é essencial para as empresas terem sucesso. Esta forma de contatos, atração e venda pode ser otimizada de diversas formas, sendo que o trade marketing se destaca ao destacar as mercadorias de modo estratégico.

O trade marketing é uma das estratégias mais antigas quando o assunto é marketing.

Basicamente, este conceito visa realizar a otimização da venda de mercadorias em pontos de venda, permitindo que as empresas tenham um bom faturamento, além de ajudar em ações para que os empreendedores que não possuem um canal direto para as vendas ao público também consigam atuar e se destacar no mercado.

Empreendedores que atuam no segmento B2B (Business to Business), por exemplo, podem usar o trade marketing para melhorar as vendas e promover a sua marca junto aos parceiros e clientes (como fornecedores de referência).

Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial utilizar métodos que ajudem a promover o seu negócio e chamar atenção do público para ter destaque no segmento de atuação.

O que é trade marketing?

Basicamente, o trade marketing é uma estratégia que foca na exposição estratégica das mercadorias em canais de venda e nos centros de distribuição, seja no atacado ou no varejo.

Deste modo, o público-alvo consegue visualizar os produtos em gôndolas, prateleiras e em diferentes setores em que as mercadorias são posicionadas, visualizando suas características e qualidades.

Esta vertente do marketing vai muito além de dar visibilidade à mercadoria, pois é uma estratégia que ajuda no posicionamento de mercado.

Ou seja, sem esta técnica, as empresas não conseguem expor de forma eficiente suas mercadorias, podendo perder oportunidades e o olhar do público nos pontos de venda. Afinal, sem ser visto ou com a falta de impacto, o público-alvo não conhece/reconhece seu negócio.

O trade marketing pode ser também uma ótima ferramenta para aumentar a competitividade das mercadorias que as marcas desenvolvem e colocam no mercado.

Assim, o relacionamento com os pontos de venda é um dos pilares para o funcionamento correto desta estratégia e consequente melhora de resultados de um empreendimento.

Sendo assim, é fundamental ter uma boa conexão com os varejistas, pois são formas de ter um lugar garantido para a divulgação dos produtos da empresa e uma boa colocação/distribuição nos estabelecimentos - quando não houver gôndolas e pdvs próprios e específicos.

Além da organização e distribuição dos produtos nos espaços de venda, um ponto-chave para o trade marketing são as negociações.

Isso porque o sucesso desta estratégia depende de parcerias, ou seja, no momento de negociar é importante que as decisões sejam boas para ambas as partes (produtores e distribuidores).

Assim, os ganhos e sucesso podem acontecer, desde que a equipe de trade marketing se empenhe diariamente e desenvolva o melhor trabalho nas tratativas com os espaços que fornecem mercadorias, como os supermercados - por exemplo.

Objetivos do trade marketing

O principal objetivo das estratégias de trade marketing é melhorar as vendas.

Para isso, a exposição dos produtos, principalmente para marcas varejistas relevantes, é o caminho que proporciona resultados interessantes para os empreendimentos e fornecedores.

Ou seja, a forma que a estrutura é feita, a comunicação visual usada e até mesmo o local em que será posicionada são fundamentais para transmitir as qualidades de um produto e os valores de uma marca.

Além disso, a exposição dos produtos não deve ser feita em todos os lugares, saturando o olhar dos potenciais clientes. É preciso ter um refinamento nos pontos de venda e pensar estrategicamente no posicionamento dos itens e propagandas e este detalhamento especial faz a diferença no trade marketing.

Confira a seguir alguns pontos importantes para a realização de um trade marketing de qualidade e os objetivos que podem ser alcançados com essa estratégia:

Defina os canais de distribuição adequados

Para decidir os canais de venda é necessário pensar onde estão os seus clientes, o poder de compra que possuem e os locais varejistas que mais frequentam.

Estes detalhes são muito importantes para que as empresas de cabeamento estruturado possam definir quais canais de vendas são os mais interessantes e proporcionam mais oportunidades de sucesso, já que é nestes pontos que o cliente poderá ser alcançado.

Partindo destas decisões, as negociações podem ser iniciadas, visando uma relação duradoura e vantajosa entre o produtor/empresa e o varejista, de modo que o produto tenha certo destaque no estabelecimento, atraindo o olhar e curiosidade do potencial consumidor.

Disponha os produtos de forma estratégica no mercado

Muitos pensam que as estratégias de trade marketing se resumem apenas a expor produtos em todo e qualquer espaço.

Contudo, a divulgação das mercadorias nos canais de venda são importantes para as vendas, pois sem exposição não há compra. Mas para que tragam o resultado esperado a publicidade que envolve a exposição e considerar os espaços e formas que isso será feito é fundamental.

Assim, a estratégia de trade marketing envolve planejamento não só para os locais onde os produtos serão posicionados, mas a maneira que serão colocados nos lugares e as estruturas usadas, por exemplo.

Com isso, um bom desempenho desta estratégia visa a exploração das gôndolas, prateleiras e expositores, além da distribuição de amostras grátis.

Esta técnica pode ser utilizada em diversos segmentos, algo que pode ajudar muito um distribuidor de produtos profissionais de cabelo a realizar boas vendas.

Isso porque este conjunto de ações despertam a curiosidade do público, chamando atenção, e ainda reforçam a confiança no produto e sua qualidade, visto que é possível sanar dúvidas com um consultor e verificar a textura e qualidade do produto, como é o caso do expositor de amostras, sendo bastante efetivo.

Deste modo, as pessoas que ainda não são clientes têm a oportunidade de conhecer a marca e ter uma boa experiência, facilitando a compra e um relacionamento até que a venda ocorra.

Ou seja, essa abordagem de experimentação e destaque dos produtos evidencia as qualidades da marca como um todo e pode ser o início de uma ótima relação de consumo.

Fortaleça a imagem da marca

Fortalecer a marca é algo muito comum nas ações de marketing. Isto pode se estender para atendimento de qualidade, relacionamento com os clientes, campanhas publicitárias e ações nas redes sociais, por conta do crescimento do digital.

Com isso o trade marketing também se amplia aos canais digitais e na garantia de qualidade em todos os processos citados, visto que isso gera uma impressão direta do produto e empresa.

Neste caso, as empresas precisam fazer com que suas mercadorias fiquem devidamente posicionadas à vista do consumidor, seja na internet ou no espaço físico e isso pode se dar por meio do uso de imagens adequadas e que ajudem a destacar o produto ou serviço.

Funções das estratégias de trade marketing nos negócios

O trade marketing tem atribuições bem claras nas empresas.

Ou seja, para o sucesso da marca, os investidores do mercado precisam estar dispostos a receber e evidenciar as mercadorias do seu negócio, bem como negociar a disposição dos demais produtos de redes parceiras, estando tudo bem delimitado.

Isto pode acontecer com práticas bem simples e eficientes, graças às relações vantajosas com os canais de venda, que proporcionam ganhos para todos os distribuidores. O modo das funções do trade marketing se tornarem eficazes, e algumas ações necessárias, são:

Estabeleça relações benéficas

As parcerias com os canais só dão certo quando ambas as partes envolvidas podem ter benefícios com a parceria e disposição dos itens, como pode ser percebido em lojas e mercados.

As empresas, ao produzir suas mercadorias já pensam em quais serão os melhores varejistas para distribuir seus produtos e como alcançar seus clientes de forma adequada, assim, visam suas estratégias e os interesses do seu público-alvo.

Neste contexto, uma maneira de facilitar a exposição dos produtos e ações nos locais parceiros é recorrer a estabelecimentos que se relacionem e complementem esse perfil de clientes e atuar com materiais atrativos.

Também evidencie as vantagens de seguir a estratégia de divulgação criada e qual o plano para disposição dos produtos.

Lembre-se que os canais de venda procuram por vantagens, que neste caso é um excelente volume de vendas. Para fortalecer a parceria, o distribuidor precisa saber se os produtos que serão expostos nas prateleiras realmente interessam ao consumidor.

Com as estratégias de trade marketing é possível fortalecer este conceito e evidenciar o comportamento estimado do público, com base em seu comportamento, tornando as relações de venda bem vantajosas.

Conquiste a preferência e se torne referência

A permanência e sobrevivência de um produto no mercado depende muito da sua presença constante no imaginário do cliente e sua importância percebida na rotina.

Deste modo, quanto mais a mercadoria atender as necessidades do público, maiores serão as chances de ganhar a preferência das pessoas, se mostrando relevante. Além disso, é possível criar materiais que aguce a curiosidade de potenciais novos clientes, trazendo a oportunidade de experimentar o produto.

Por melhor que seja a mercadoria, ela não conseguirá atender os patamares de preferência sem um bom trabalho de vendas, um marketing constante e uma disposição que mantenha a atenção e fique próximo ao olhar do consumidor.

É neste momento que o trade marketing pode ser aplicado para criar uma presença ampla e que ajude a despertar o desejo nos consumidores.

Os conceitos do trade marketing tornam os produtos uma preferência do mercado e podem evoluir a ponto de se tornarem uma grande referência, tendo em vistas ações complementares que também podem ser traçadas.

Clientes que procuram produtos específicos, irão lembrar da sua marca se ela for referência e for vista, e isso aumenta as chances de vendas.

Mantenha as mercadorias relevantes

A competitividade é o fator motivacional para que diversas empresas invistam capital e ações no desenvolvimento, aperfeiçoamento e divulgação de um produto, além de estimularem a inovação, qualificação, valorização da marca e do marketing.

Como o fluxo de criação de negócios é sempre alto, os empreendedores precisam trabalhar para manter a relevância dos produtos.

O grande desafio é manter a importância, ou seja, sem torná-los obsoletos diante de tantas novidades que o mercado apresenta diariamente trazer aspectos que melhorem a experiência com o produto e prove seu valor a longo prazo.

O trade marketing pode ajudar a reforçar o valor das mercadorias que a empresa vende.

Isso ocorre ao promover ações para os canais e, junto do marketing de ativação, é possível garantir que os produtos como kits personalizados para empresas estarão sempre nos melhores varejistas e com a exposição adequada para o sucesso do negócio.

Vantagens de implementar e planejamento de trade marketing

Existem muitos benefícios de adotar estratégias do trade marketing nas empresas de diferentes segmentos, sendo os principais:

  • Aumento no domínio de mercado;
  • Melhora a percepção do público;
  • Aumenta as vendas;
  • Permite o monitoramento e evolução dos indicadores e resultados;
  • Aumenta (e melhora) a presença nos pontos de venda;
  • Permite manter e avaliar mixes de produtos interessantes no varejo;
  • Possibilita verificar a situação do produto no ponto de venda.

Um detalhe interessante é que o trade marketing pode ser adotado em diversas áreas, desde uma consultoria contabil empresarial até agências de comunicação, que podem utilizar as estratégias para melhorar o desempenho dos seus clientes e de sua própria marca.

Isso porque as estratégias de trade marketing possuem práticas que ajudam no sucesso dos negócios, como o design de destaque, exposições com foco em merchandising e ações de sampling que consistem na distribuição de amostras grátis dos produtos.

Para que as ações sejam efetivas, um plano de trade marketing deve ser planejado e executado considerando boas práticas e os objetivos da marca.

De modo geral, as práticas que podem compor o plano são a identificação das necessidades do distribuidor do produto, alinhamento das necessidades do distribuidor e do negócio, e - por último - o planejamento e execução das estratégias do trade marketing em si.

Com isso, os investimentos em trade marketing permitem melhorar o destaque de produtos e serviços como uma consultoria ERP Protheus, proporcionando a sobrevivência de mercado, um excelente relacionamento entre fabricantes e distribuidores, além de ajudar a entender mais o público, algo essencial para o sucesso nos negócios e nas vendas.

Autor:

Business Connection | Parceiro Construsite Brasil
Com a intenção de disseminar informações relevantes em relação à esse universo, surgiu o blog Business Connection. Através de dados importantes, últimas inovações e novidades do mercado, o site deseja te manter por dentro desse mundo, contribuindo também com diversas dicas sobre negócios.
Outros posts feitos por Business Connection

Comentários: