O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
Saiba por que a foto dos produtos influenciam nas vendas ao criar uma loja virtual
Se o texto orienta o interesse sobre um produto, a imagem amplifica. Conheça os efeitos gerados pelo uso de fotos ao criar lojas virtuais.
Quando falamos sobre imagens, estamos falando de algo 100% presente em todo nosso dia. Desde uma placa avistada na rua, até rolar o feed do Instagram infinitas vezes, o que vemos são elas: as imagens.
Com o avanço das linguagens ao longo dos tempos, foi notado que a linguagem visual na composição de desenhos, fotos e imagens são uma excelente fonte de comunicação.
Se o intuito das empresas é gerar justamente esse laço com seu público e uma forte comunicação, utilizar de meios que estruturam essa relação é sinônimo de ver crescer seu desempenho e elevar as estratégias de marketing para ampliar seu negócio.
E falando sobre o mercado virtual, esse ponto deve ser colocado ainda mais em destaque. Se a chegada do cliente será pelas vias digitais, ele precisa ter segurança e conforto ao identificar o produto buscado.
Assim, venha conhecer a importância do uso de fotos e imagens na criação de uma loja virtual, a fim de que a vitrine online seja o espelho do que se deseja fornecer fielmente ao seu cliente.
Vamos lá!
Linguagem Visual: o elo entre a exposição de imagens ao criar lojas virtuais
No dia a dia estamos acostumados a buscar informações sobre diversos assuntos. Mas o que não percebemos é que na maioria das vezes extraímos a maior parte de fotos.
A arte visual é responsável pela representação de algo, que no caso da exposição dos produtos oferecidos ao criar lojas virtuais se traduz na colocação do mundo real ao atribuir valor estético e autenticidade ao que é apresentado.
Assim, o intuito de usar fotos na criação de lojas virtuais é justamente despertar os sentidos de quem está procurando, para que através do conhecimento de como é realmente aquele produto que se busca possa ser gerada a curiosidade de adquirir.
No fim das contas, ainda que haja toda uma descrição do produto, é necessário “ver para crer”, ou seja, atestar a veracidade do que está sendo colocado em sua frente.
Ninguém quer optar por nada no escuro, principalmente quando se trata do e-commerce, em que tudo acontece de maneira 100% online. Então para que todo o processo seja eficaz, deve ser colocado perante os clientes a completa exposição do produto, assim como se estivesse observando a vitrine de uma loja.
Afinal, o que chama o cliente para uma loja é o que ele consegue observar olhando para ela. E se para vender é necessário conhecer, ao criar uma loja virtual a porta de entrada já deve ser as amostras dos produtos ali trabalhados.
Gatilhos mentais: os efeitos das fotos ao criar lojas virtuais
Sabemos que tudo aquilo que de alguma maneira temos contato, passa pelo nosso raciocínio e interpretação. O que muitos não sabem é que existem alguns gatilhos que chamam mais a atenção do nosso foco.
Gatilhos mentais nada mais são que técnicas persuasivas, no intuito de despertar a curiosidade de determinado assunto, ou no caso, interesse sobre um produto de forma mais rápida demonstrando os pontos principais que geram a praticidade de seu uso.
Entre os mais variados gatilhos alguns em específico são efeitos da utilização de fotos ao criar lojas virtuais, a exemplo da autoridade. Se eu demonstrar como é no “mundo real” o que eu estou descrevendo, eu mostro que é verdade o que estou trazendo com informações.
A autoridade então é a imposição de que aquilo é verdadeiro, o que fortifica a comunicação e a confiança a ser gerada entre a empresa e sua persona.
Assim, além da identidade visual, as fotos são responsáveis pelas primeiras ativações de curiosidade despertadas no público alvo dos mais variados produtos e serviços a serem ofertados no seu e-commerce.
Técnicas para fazer uma boa gestão de fotos
Quando dissertamos sobre a necessidade de fotos ao criar lojas virtuais e fazer a gestão e desenvolvimento das mesmas, muitos acreditam que basta expor fotos rapidamente tiradas ou encontradas na internet que o problema está resolvido.
E muito se engana! Para que as fotos sejam atrativas e atinjam seus objetivos, devem ser observadas técnicas que visam melhorar sua colocação e ser literalmente uma vitrine virtual.
Para isso, vamos de tópicos com dicas de captação e colocação de imagens, para que seja o gatilho de interesse que vai atrair muitos leads! Veja:
- Fundo Branco;
- Luz natural;
- Evitar flashs e imagens com muito conteúdo, visualmente poluídas;
- Evidenciar detalhes;
- Humanizar: associar o produto colocando pessoas na foto;
- Qualidade: boa resolução e encaixe;
- Estar de acordo com a identidade da sua loja virtual;
- Visões e cores: explorar ângulos e possibilidades.
Essas são algumas dicas gerais. Lembrando que o aprimoramento vem com a prática, então não deixe de colocar hoje fotos na sua loja virtual, expondo melhor seus produtos e serviços, a fim de criar toda uma base estética e estratégica de promoção.
Transmita confiança e credibilidade usando fotos nos produtos da sua loja virtual
Por fim, não podíamos deixar de ressaltar a segurança passada pelo uso de fotos ao criar a loja virtual.
Como já falamos acima, quando é visto algo que até o momento só tinha sido descrito, gera veracidade diante dos olhos, o que causa o interesse de obter, analisar os prós e contras, e verificar tudo o que se busca.
É necessário o cliente ter conhecimento do que procura ou que é convidado a visualizar, e nada melhor que fotos bem claras e diretas sobre aquilo que lhe é ofertado.
Segurança não é só na proteção de dados ou no pagamento. A segurança começa na apresentação e desde quando o primeiro contato é realizado.
Assim, se deseja crescimento e destaque como empresa segura, é necessário se atentar a esses detalhes também.
Não há limites e fronteiras ao criar uma loja virtual. Sua empresa, quando colocada na vitrine da internet, é capaz de gerar vendas para o mundo inteiro! Que tal otimizar suas vendas, comunicação e prospecção de clientes criando um e-commerce de sucesso?
Não caia de paraquedas nos meios digitais! Entenda e estruture sua loja virtual, para que saia da vitrine e entre na infraestrutura do mercado online.