Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Quais são os tipos de site para fazer página na internet?

Quais são os tipos de site para fazer página na internet?

Cada vez mais empresas buscam saber como fazer página na internet, qual tipo de site, o que deve e o que não deve ser feito na criação de um site virtual. Leia!

| Atualizado em
por Time Construsite

A internet, desde que surgiu, é praticamente um novo espaço existindo em paralelo com o mundo físico real.

Por causa disso, fazer uma página na internet precisa ser um ponto de inflexão para todo e qualquer negócio que pretenda crescer no mundo moderno, pois é na internet que as pessoas estão.

Dados apontam que o crescimento de acessos a endereços eletrônicos teve um avanço de mais de 1400% na última década, em comparação com a primeira década dos anos 2000.

Isso se deu muito em função dos avanços tecnológicos em torno dos dispositivos móveis e da democratização das conexões com a internet.

Com isso, cada vez mais empresas buscam saber como fazer página na internet, qual tipo de site criar, o que deve e o que não deve ser feito na criação de um site virtual, e muito mais.

Pensando nisso, criamos esse artigo para servir como bússola de novos empreendedores que querem ter presença digital, e para empresários veteranos que pensam em dar uma nova cara ao seu negócio.

Continue lendo!

A importância da criação de um site

Um site, seja ele de qual tipo for, é o endereço virtual de um negócio, instituição ou personalidade.

Com ele, aquela pessoa, seja jurídica (empresas e instituições) ou física (pessoas), ganha afirmação na sua presença digital.

Veja alguns fatores que elevam a importância de se ter um site:

  • Aumento da confiança na marca que está sendo representada pela página;
  • Maior exposição da marca;
  • O alcance de leads (novos seguidores e/ou clientes), é aumentado significativamente;
  • Consequente crescimento de vendas e outros indicadores.

É inegável que os perfis nas redes sociais são imprescindíveis nos dias de hoje, mas quem investe na criação de um site com certeza ganha mais autoridade.

Além disso, o termo “presença digital” pressupõe uma maior facilidade de acesso que os clientes terão com uma empresa, por exemplo, se considerarmos que muitas pessoas preferem usar a internet para se comunicar do que ligações ou incursões a endereços físicos.

Portanto, a importância de se criar uma página na web é reafirmada pela necessidade de ser lembrado(a) pelas pessoas que, hoje em dia, estão conectadas o tempo todo.

Criar site: conheça 5 tipos de endereços eletrônicos

Antes de investir na criação de um site, o empreendedor precisa conhecer os tipos de site que existem e entender qual deles se encaixa melhor no seu negócio.

Por isso, listamos os cinco principais tipos de sites que devem ser observados na hora de criar uma página na web.

Site institucional

O site institucional é um endereço eletrônico com características mais formais, ao melhor estilo cartão de visitas, em que o internauta terá o primeiro contato com a instituição ali representada.

Nesse tipo de endereço, geralmente constam informações sobre contato, atividades desempenhadas, missão da empresa ou entidade, e outros detalhes “técnicos”.

Por fim, vale lembrar que esse tipo de site é o mais indicado para empresas e instituições que, no geral, estejam em fase inicial e não tenham tanto conteúdo para postar.

Blog

O termo “criar página no google” ou “criar página para o google”, que remete à captação de visitantes, tem tudo a ver com os blogs.

Isso porque esse tipo de site é o modelo ideal para se chegar ao público de uma forma mais casual e que se atente às preferências das pessoas.

No marketing digital, por exemplo, os blogs estão no “topo do funil”, servindo como um atrativo aos leitores.

Se uma empresa trabalha com a fabricação de pasta de amendoim, por exemplo, e quer oferecer o seu produto aos internautas de uma forma não invasiva, pode criar um site em forma de blog e ali publicar artigos com títulos como “X benefícios de se consumir pasta de amendoim” ou “Pasta de amendoim ajuda a emagrecer”, e aquele conteúdo direcionará os clientes à compra do produto.

Site One Page

Os sites one page são, como o nome já diz, um site que possui apenas uma página com apenas alguns conteúdos específicos.

Esse tipo de site é ideal para pequenas empresas ou negócios que só trabalham com poucos produtos, tendo assim pouco material a mostrar.

Além disso, é um modelo de endereço eletrônico interessante a ser explorado atualmente, visto a sua versatilidade e a facilidade que traz para a leitura e acesso.

Portal

Os portais são sites indicados para “conteúdos pulverizados”, uma vez que são usados para postagens que podem ir de notícias quentes até receitas de bolo.

Esse tipo de site é muito usado por empresas de comunicação, como por exemplo o Grupo Globo, com o portal G1, e a TV Record, com o R7.

Site dinâmico

Por fim, temos os sites dinâmicos que, assim como os portais e blogs, possuem um tráfego de acessos bem alto por causa da sua alta taxa de atualização de conteúdo.

Na prática, podemos chamar os portais e blogs de sites dinâmicos também, pois além de tudo esse tipo de página na web pode fazer ligações e criar elos com todo um ecossistema de endereços virtuais de determinada instituição, como perfis em redes sociais e sites institucionais.

O que considerar ao criar uma página na web?

Antes de criar uma página para pôr no google e captar visitantes, alguns detalhes precisam ser observados, a fim de se ter uma estratégia correta.

Por isso, separamos oito características que um site de sucesso precisa ter. Confira!

Boa integração com as redes sociais

Hoje em dia praticamente todo mundo possui uma conta em, no mínimo, uma rede social.

Por isso, um site que se preze precisa ter ligação com redes sociais, e isso pressupõe que a empresa ou instituição possuidora do endereço eletrônico também possui perfis nas redes.

Isso cria um ecossistema interessante, em que pessoas que estejam nas redes sociais possam ir até o site com um clique e vice-versa, aumentando a presença digital da entidade em questão.

Alta taxa de responsividade

Sites responsivos são praticamente uma exigência dos consumidores de conteúdo atuais, mas não só isso, já que o próprio Google dá preferência a sites responsivos no ranqueamento das pesquisas.

Isso porque a maioria das pessoas acessa sites via smartphones ou tablets, e sites com alta taxa de responsividade oferecem uma melhor experiência aos internautas.

Ser ligado a uma conta no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que possibilita uma análise profunda sobre o perfil das pessoas que acessam determinado site.

Por isso, quem pensa em criar um site, seja ele de qual tipo for, precisa criar uma conta no serviço, a fim de analisar os números que está conquistando com o seu trabalho.

Ter conteúdo relevante

A publicação de conteúdos relevantes cria a fidelização de leitores, aumentando o tráfego e a autoridade de determinado site, tudo de forma orgânica.

Sem a publicação de artigos interessantes ao público-alvo da página, com o tempo os números de acesso decairão.

Ser totalmente otimizado para o Google

Para ranquear bem um site, sugerindo-o aos leitores, o Google impõe uma série de passos que precisam ser obedecidos pelos criadores de conteúdo.

Por isso, ao criar o seu site, certifique-se que o conteúdo postado nele esteja totalmente otimizado para que os motores de busca do Google captem o que você postar e entregue aos leitores, aumentando o número de acessos à sua página.

Ter sido criado por profissionais

Não adianta fazer página na internet se não for através de um profissional qualificado.

Existem diversos modelos de site padronizados e alguns até semiprofissionais, mas não vale a pena gastar tempo e dinheiro com eles, pois problemas se seguirão com certeza.

Ao investir na criação de site, o faça com profissionais que entendam do assunto.

Ter um bom design, ser intuitivo e fácil de usar

Um site precisa ser bonito, para prender a atenção dos leitores que ali chegam, e entregar os conteúdos de forma prática, evitando percalços.

Páginas mal arquitetadas costumam afastar os leitores que perdem a paciência e acabam indo embora, para nunca mais voltar.

Ser dinâmico e bem atualizado

O seu site precisa ser dinâmico, para entregar uma experiência agradável ao leitor, e bem atualizado, sempre trazendo informações novas.

Esses fatores ajudam na disseminação do nome da marca e, consequentemente, na atração de novos visitantes, que chegarão com maior facilidade à página.

O que evitar na criação de um site?

Por fim, temos uma lista prática do que você deve evitar quando for criar uma página para a web. Veja:

  • Plágio: copiar e colar conteúdos de outras páginas da web para o seu site não é apenas ruim, é proibido. O Google condena essa prática e a página pode até mesmo ser excluída por causa dessa prática;

  • Insegurança digital: invista na segurança do seu site, principalmente se a página receber dados de clientes. Isso porque páginas inseguras são constantemente atacadas por hackers que roubam dados, dinheiro e até espalham malwares através dos e-mails ali cadastrados;

  • Animações: as antigas animações em flash, hoje em dia já obsoletas, também não são mais recomendadas pelo Google. O motivo é que elas afetam a usabilidade das páginas e o ranqueamento das mesmas nos motores de busca.

Agora que você já sabe quais são os tipos de página para a internet e tudo o que precisa fazer para criar um site vencedor, não hesite em delegar essa missão a profissionais.

Na Construsite Brasil você vai encontrar uma das mais qualificadas equipes de profissionais na criação de sites do país. Preencha agora mesmo o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: