Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Google & SEO Quais são as vantagens e desvantagens do Google Sites

Quais são as vantagens e desvantagens do Google Sites

Está precisando criar um site? Confira se vale a pena ou não criar um site com o Google Sites nessa análise exclusiva que realizamos.

por Time Construsite

Criar um site é um dos primeiros passos que empreendedores costumam dar no marketing digital. Não existem dados oficiais sobre isso, mas estima-se que 20 mil sites são criados todos os dias no Brasil.

As ferramentas para tais criações são diversas. Enquanto alguns optam por contratar empresas profissionais para desenvolverem seus sites, outros optam por ferramentas gratuitas e mais acessíveis, como o Google Sites.

Fique até o final deste artigo, pois iremos refletir sobre essa ferramenta, suas vantagens, desvantagens e se essa é a melhor opção para você ou seu negócio.

Google sites: o que é?

O Google se destaca por promover ferramentas de uso gratuito que sempre facilitam a entrada no mundo digital de empreendedores. É o caso do Google Sites, que permite a criação de sites de forma facilitada e intuitiva.

Existe a opção de criar um site e usá-lo eu um subdomínio do Google (o endereço ficará algo como https://sites.google.com/NomeDoSeuSite) ou, então, comprar um domínio pelo Google Domains (deixando o acesso em seu site como www.NomeDoSeuSite.com.br).

Na plataforma de criação existem diversos modelos de layouts pré-prontos. Basta selecionar algum e editar as informações. A responsabilidade de quem cria o site é somente gerenciar e alimentar o conteúdo publicado.

Por que usar o Google Sites?

O Google Sites pode ser utilizado para criar sites e páginas mais simples, sobretudo para utilizá-los em campanhas online ou em divulgações. Também pode ser útil para pessoas que não querem investir em um site profissional devido à falta de capacidade econômica.

No entanto, é importante recordar que o Google Sites apresenta uma série de limitações, possibilitando apenas a criação de sites simples e amadores, com poucas personalizações disponíveis.

Para quem é destinado o Google Sites?

Diversos tipos de pessoas podem beneficiar-se do Google Sites. Mesmo com suas limitações, a plataforma poderá ser usada para divulgação de eventos, criação de portfólios (de textos, fotos ou vídeos), pequenas empresas e projetos educacionais.

Na verdade, todo aquele que desejar criar um site e não estiver disposto a pagar por um site completo e profissional, poderá utilizar o Google Sites.

Mas o recomendado é sempre investir em profissionais que criam sites mais bonitos, vendáveis e otimizados para os motores de busca.

Como criar um site no Google Sites?

O Google Sites se destaca justamente por sua facilidade de uso. Criar um site, portanto, não é uma tarefa que exigirá muito trabalho. Na prática, basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse a página inicial do Google Site e faça login com sua conta do Google;
  2. Navegue pelos modelos e escolha aquele que mais combina com seu negócio;
  3. Após selecionar o modelo, é só começar a preencher o conteúdo;
  4. Depois de finalizar o conteúdo, clique em “Publicar” no canto superior direito;
  5. Escolha se você usará o domínio próprio do Google Sites ou comprará um personalizado;
  6. Clique no botão “Publicar” e pronto! Seu site já está no ar.

Vantagens do Google Sites

Para escolher ou não o Google Sites como a forma de criação do seu site, é preciso avaliar muito bem as vantagens e desvantagens. Por isso, a seguir, nós separamos três das principais vantagens da utilização do Google Sites. Confira:

Facilidade

O Google Sites é fácil de usar. Para criar um site não será exigido qualquer tipo de conhecimento em programação, por exemplo. Bastará seguir os passos de forma intuitiva para colocar o seu site no ar em poucos minutos.

Gratuidade

Além disso, o Google Sites também é gratuito, sendo uma ótima opção para quem não pode, ao menos no momento, fazer grandes investimentos na contratação de um profissional ou empresa de criação de sites.

Dessa forma, o Google Sites democratiza o acesso à criação de sites, mesmo apresentando algumas limitações sérias.

Responsividade

Outro ponto positivo é a responsividade. Os sites criados no Google Sites conseguem adaptar-se automaticamente às telas, garantindo que independentemente da forma como seu cliente acessar o site, ele conseguirá ter uma boa experiência.

No entanto, por não ser um site desenvolvido por profissionais, podem haver informações e imagens que fiquem desajustadas na tela.

Desvantagens do Google Sites

Mesmo sendo uma boa opção para pessoas que não podem fazer um investimento maior na contratação de uma empresa profissional, o Google Sites apresenta algumas desvantagens que nos levam a um sério questionamento se a plataforma vale a pena ou não.

A seguir, separamos algumas das desvantagens encontradas no uso do Google Sites, favorecendo assim a sua tomada de decisão:

Funções muito básicas

O Google Sites apresenta funções muito limitadas. Não há, por exemplo, grandes possibilidades de personalização do layout, um ítem essencial quando o assunto é navegação em sites.

Não é possível, também, configurar e personalizar menus, já que os mesmos são organizados automaticamente a partir das páginas criadas.

Não suporta um blog ou loja virtual

Quando falamos do mercado digital, dois elementos são essenciais para o funcionamento de sites: os blogs e as lojas virtuais. Com o Google Sites, no entanto, não é possível criar esses dois tipos de páginas.

Os blogs são necessários para que os sites consigam melhores posições nos mecanismos de busca. Ao não contar com essa função, o Google Sites acaba prejudicando o posicionamento orgânico do seu site.

Não tem suporte

Por fim, vale a pena destacar que o Google Sites não conta com um suporte especializado. Isso significa que, caso você tenha um problema, terá que buscar a solução por si mesmo ou em vídeos na internet.

Mas como o Google Sites não é uma plataforma profissional, existe uma lacuna muito grande de conteúdos e tutoriais voltados para a resolução de problemas.

Criar site profissional ou usar o Google Sites?

Depois de analisar as vantagens e desvantagens do Google Sites, você deve estar se questionando da viabilidade ou não de utilizá-lo. Não queremos, neste post, dar uma resposta definitiva, afinal cada empresa tem uma realidade específica.

O que podemos dizer, no entanto, é que contar com profissionais para te ajudar na construção do seu site é altamente recomendável, justamente para evitar problemas maiores a longo tempo.

Para tirar de vez a dúvida sobre criar site profissional pago ou criar site grátis, acesse o conteúdo exclusivo disponível aqui em nosso blog. Nele nós analisamos as duas possibilidades a partir dos seus prós e contras.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: