Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Por que NÃO criar site no WordPress

Por que NÃO criar site no WordPress

Saiba as desvantagens de usar o WordPress e como isso pode prejudicar o seu negócio e o seu bolso!

| Atualizado em
por Time Construsite

A internet não é terra de amadores, é preciso ter estratégia e estrutura para se manter por aqui.

Há quem pense que ter uma rede social, apenas, adianta, mas isso não é verdade. Redes sociais são como um local alugado, que se o dono resolver acabar com aquilo, sua presença online já era.

Diferente de um site, que traz autoridade, gera incontáveis benefícios e converte em muitas vendas, a depender do seu objetivo.

O website é como sua casa própria. Quem manda nesse terreno é você e mais ninguém. Se você quiser mudar o branding, a aparência, a maneira de fazer o marketing, tudo! Absolutamente tudo, depende de você, que aprovando o projeto, só tende a ganhar.

Um exemplo clássico aqui. Já usou o Google? Pois é, uma das grandes vantagens de você ter um site bem estruturado é que pode ser procurado por qualquer um na internet, de forma orgânica.

Isso significa que você não precisa pagar, quando possui estratégias de otimização de busca, para que seu website seja encontrado através dos buscadores.

Mas tem um problema nessa jornada. A maioria das pessoas se deparam com criadores de site técnicos demais e que dificultam a vida do usuário. Sem contar, que o ranqueamento nas buscas acabam caindo por falta de instrumentos que ajudem no crescimento.

O WordPress, por exemplo, é bem conhecido por aí. Tem pessoas que acabam perguntando se ele é bom. Sabe qual é a sacada nisso? Muita gente não te conta quais as razões para não usá-lo para criar seu site.

Por que não usar o WordPress?

O Wordpress é conhecido por sua facilidade na instalação. E se é algo que brasileiro gosta, é de facilidade. No entanto, tudo que é fácil demais, costuma ter problemas. Não é diferente com esse modelo de criação de website.

Infelizmente, se você buscar informações com as equipes que costumam criar sites, elas vão te listar algumas desvantagens de utilizar o WordPress.

Se você buscar, através do Google mesmo, você vai encontrar sempre um artigo ou postagem explicando “como resolver um erro”, do criador de sites.

Se você está querendo um site seguro, com o mínimo risco de ter falhas e crescer seu negócio ou até mesmo ganhar dinheiro com ele, WordPress pode não ser a melhor opção.

Temas do WordPress

O criador de sites tem um conjunto de temas, em larga escala. Com seja, você terá uma diversificação de temas para usar no seu site.

O grande problema disso tudo é que eles são semelhantes demais. Então você olha para o site do seu vizinho e parece muito com o seu.

A desvantagem nesse sentido é que você vai perder originalidade e, consequentemente, autoridade no seu site. É possível fazer um tema personalizado, no entanto, é necessário ter muito conhecimento técnico e não apenas fazer processos de arrastar e soltar.

Plugins do sistema

Os plugins são como se fosse uma extensão do próprio sistema, mas que é desenvolvido por uma outra pessoa e que permite funcionalidades adicionais no criador de sites.

No entanto, essas aplicações podem trazer sérios problemas com relação a vulnerabilidade do site. Isso acontece porque muitos desenvolvedores de plugins não são profissionais. Com isso, criam o clube, sem pensar direito na segurança.

Ainda dentro desta seara, estão as atualizações do sistema. Com novas versões do world press, alguns plugins acabam ficando estacionados.

Sendo assim, não são compatíveis com a nova versão do sistema. E o pior, vários sites ficam dependentes dessas extensões, na hora de funcionar como os donos dos websites querem.

Existem relatos que alguns erros dessas extensões impedem o acesso ao site, pelo próprio dono. É importante lembrar, que o site é uma parte da empresa e ele precisa estar sempre ativo para trazer resultados ao seu negócio. Caso contrário, você pode ter perdas na receita e também na sua autoridade.

Outro ponto negativo dos plugins é que nem sempre são fáceis de desativá-los. Às vezes você não fica satisfeito com alguma aplicação que deseja retirar ela do seu site, isso é natural. Ter dificuldades para fazer isso pode ser um problemão trazer muita dor de cabeça.

Personalização dos temas

Como eu falei no tópico anterior, o WordPress tem vários temas para serem utilizados. No entanto, são muito parecidos. E na hora de personalizar?

Infelizmente sempre haverá a situação, em que o sistema não tem o que você precisa. Pra piorar, você não localiza o plugin desejado para corrigir o que você quer dentro do site.

Uma alternativa a isso é tentar buscar um plugin que chegue perto do que você deseja. Mas a parte ruim disso é que você fica dependente de plugin, como falamos anteriormente, é uma cilada.

Tem gente que tenta até criar um plugin próprio do zero para suprir a sua necessidade. Mais uma vez, a gente fala da parte técnica.

É necessário que a pessoa seja um profissional para fazer isso e nem todo mundo é ou está disposto a desembolsar uma grana alta para criar algo que pode nem dar certo.

Falta de suporte ideal

Por ser um sistema aberto e gratuito, desenvolvido por uma comunidade, não possui uma equipe de desenvolvimento oficial do sistema.

Caso você não tenha conhecimento técnico para resolver qualquer implicação encontrada no criador de sites, você acaba ficando na mão, em alguns momentos.

Em alguns casos, as pessoas esperam que seja lançado patch para sanar os seus problemas. Contratar um técnico pode não ser uma boa opção, porque não existem tantas pessoas dispostas a sanar os problemas no sistema. Muitas das que usam, utilizam por ser gratuitas.

Quando o sapato aperta, a alternativa é recorrer a fóruns. Claro, sempre existem pessoas dispostas a ajudar em alguma coisa.

Mas nos dias de hoje, é difícil confiar em qualquer um. Às vezes, pessoas mal intencionadas, ao invés de te ajudar, acabam detonando o que você demorou tanto pra construir.

Você pode não ter segurança suficiente

O sistema é utilizado por muitos sites, no mundo todo. Eles acabam virando alvo para hackers. Caso exista uma falha crítica, em alguma versão do Wordpress, infelizmente alguns sites serão alvos em potencial.

Não estou dizendo que outros sites ou sistemas não possam ser alvo de hackers, mas quando o sistema é feito sob medida pra você, vai ser muito mais difícil burlar a segurança do seu site. Com essa opção, você ficará muito mais seguro.

Atualizações do sistema

O sistema costuma lançar atualizações com frequência. Porém, algumas destas atualizações demoram para corrigir falhas críticas de segurança e isso faz você ficar vulnerável para quem quiser te atacar.

As atualizações, diferente da facilidade de instalar, exige conhecimento técnico, nem que seja básico, para incrementá-la. Caso você seja um leigo, poderá ter problemas com o sistema.

Vale lembrar também o que falamos sobre os plugins. Em algumas atualizações, a extensão acaba parando de funcionar ou se tornando incompatíveis com o sistema. Aí se o dono do site e dependente do WordPress vai sair muito prejudicado nisso.

Search Engine Optimization (SEO)

Traduzindo para o português, é a otimização dos motores de busca. Aqueles que desejam alcançar posições bem vistas no Google, por exemplo, precisam otimizar o site para o buscador.

O Wordpress, se comparado ao sistema desenvolvido especificamente para você, não alcança o mesmo patamar de SEO. Quando o site é desenvolvido sob medida, ele já vem com as otimizações suficientes para você garantir o seu lugar na primeira página, ou ao menos chegar perto disso.

Vale lembrar que as posições dos buscadores são valiosas! Se você precisa vender através de conteúdos de alta performance é imprescindível que você fique bem ranqueado.

Ficar nas primeiras posições, além de gerar autoridade, vai atrair visitantes para o seu site. Sendo assim, você vai economizar em campanhas pagas e conseguir visitantes orgânicos que podem comprar o seu produto.

Velocidade dos sites em WordPress

Se você precisa de vendas através do seu site, é necessário que o usuário tenha uma boa experiência dentro dele. Caso contrário, seus planos podem dar errado. E o sistema foi desenvolvido para servir várias situações, incluindo coisas que você não usa. Seu código fonte possui várias linhas, que nem sempre são úteis

Isso pode afetar diretamente a sua otimização de sites para os buscadores. Por causa da velocidade afetada, pode tanto ter prejuízos do ranqueamento, como nas conversões.

E se eu precisar migrar o meu site?

Todos nós podemos tomar a decisão de mudar. Dentro de um site não é diferente. Às vezes necessitamos mudar de servidor por algum motivo, que nos convence a não utilizar mais aquela plataforma.

Às vezes é complicado mover uma pasta do WordPress para a raiz do seu site. Isso dá dor de cabeça em muitos usuários do sistema, que costumam fazer uma cirurgia para conseguir concretizar o objetivo.

Me lembra do que eu falei de falta de suporte suficiente? Esse problema pode afetar na hora que você quer migrar o seu site. É necessário que as pessoas que tem um vontade de fazer isso, possuo um conhecimento técnico da plataforma para evitar riscos de perder o site.

É por isso, que quando você possui um site sobre medida pra você, dificilmente você vai querer migrar do seu atual servidor. É importante estudar. A. Para não se arrepender depois.

Reclamações e pedidos de ajuda pela internet

Se você vasculhar a internet vai encontrar muita coisa sobre o sistema. Muitos canais do Youtube e blogs tentam decifrar como resolver os problemas do WordPress.

O que existem vários bugs e problemas cometidos pelo sistema e as pessoas recorrem aos especialistas em programação ou pessoas com uma expertise em sites

No Youtube mesmo, muitos canais ensinam a como corrigir erros e falhas do sistema. O ponto negativo nessa questão é que alguns ensinam da maneira correta, mas às vezes algo que é paliativo e eu tenho certeza que você não quer resolver o seu problema por um tempo, você quer algo definitivo.

Os erros e problemas solicitados pelos espectadores vão desde o envio de e-mails através do WordPress, como não abrir a página do login e alguns menus que não funcionam. Enfim, uma infinidade de coisas.

Além disso, algumas pessoas relatam problemas técnicos para montar o site através do sistema. Observando isso, imagina quanto tempo você perderia tentando montar alguma coisa e ela simplesmente não dar certo ou não seria o que você esperava.

Você precisa de um site sob medida!

Isso não é no futuro, pra ontem. O tempo está passando, sites estão sendo criados e muitas pessoas estão falhando nesse processo. Você não pode ser mais um. Você não tem tempo a perder nesse momento.

Seja para aumentar a autoridade da sua empresa, ganhar mais visibilidade no seu negócio ou até mesmo ganhar dinheiro através do seu site, você precisa de uma estrutura limpa, sólida e impecável para não perder concorrência.

Veja agora qual é a melhor alternativa ao WordPress para criar site! (Link ficará aqui) Não espere! Não deixe o dinheiro na mesa, quando se pode tê-lo.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: