Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Por que NÃO criar site no Wix

Por que NÃO criar site no Wix

Entenda as limitações da plataforma e os motivos de você não usá-la para criar o seu website.

| Atualizado em
por Time Construsite

Se você ainda pensa que ter um site não é importante, você está muito enganado. Todas as grandes empresas de sucesso no mercado e prestadores de serviço de renome possuem um site próprio.

Não importa o segmento em que eles atuam, o que interessa neste quesito é que sua presença digital está em evidência. Mesmo que você tenha um negócio local, onde a sua atuação é apenas na própria cidade, ter um site também se torna importante.

Quantas vezes você já não usou o Google para buscar algum prestador de serviço na sua cidade? Quando temos um site próprio passamos mais autoridade para os robôs de busca e conseguimos entrar na lista das pesquisas pelo nosso nicho de mercado.

Infelizmente, é comum as pessoas serem convencidas por empresas, que atuam na construção de sites a criar um site de qualquer jeito.

Algumas pessoas se encantam apenas com um design ou a interface de um site. Parece até ser uma opção excelente quando você recebe uma proposta de arrastar alguns ícones para fazer o seu próprio site. Mas calma aí, as coisas podem ser bem diferentes.

Construir um site é como construir uma casa no mundo digital. É necessário que exista um suporte ao cliente para ajudá-lo a construir aquela presença digital.

A plataforma Wix, por exemplo, atrai o cliente com a proposta que ele mesmo pode construir o site e que este terá várias funcionalidades para garantir uma autoridade no mercado.

No entanto, existem razões para você evitar utilizar essa plataforma.

Por que não usar o Wix?

Não podemos negar que essa é uma plataforma famosa no mercado. O grande problema disso tudo é que muita gente não conhece as suas limitações.

A partir daí, quando precisa de melhorias no próprio site, acaba recorrendo a outros profissionais. Desta forma, o que seria mais barato, acaba saindo mais caro.

Falta de suporte

Ter um suporte bem treinado é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa. E quando você presta serviços para alguém, deve ter a responsabilidade de que, se algum problema acontecer, seu time de atendimento tem que estar de prontidão para solucionar as dúvidas do cliente.

Porém, as reclamações sobre o suporte da empresa estão espalhadas pela internet. Através do portal Reclame Aqui, vimos que o Wix teve, desde o dia 1 de outubro de 2021 até 31 de março deste ano, 516 reclamações.

Após esse prazo, é possível encontrar reclamações desta natureza. Um dos usuários relatou “falta de suporte tempestivo”, ele reclamou que estava sem acesso aos e-mails criados pela plataforma.

Um outro usuário reclamou da ausência de atendimento humano. Ele relatou que fez um site há bastante tempo, mas só consegue ter acesso pelo próprio notebook.

Fora isso, outros usuários relatam cobranças indevidas pela empresa e falta de clareza no ato da venda do produto.

Agora pensa comigo, imagina o prejuízo se seu site fosse retirado do ar? Em uma das reclamações, usuário ressalta que está perdendo dinheiro diariamente, porque seu site foi retirado do ar, sem explicações. Ele explica também que não encontrou o canal de atendimento.

Você já deve ter ouvido falar que tempo é dinheiro quando se trata de resolver problemas na plataforma, você terá que ter muita paciência.

Limitação de páginas

No plano mais barato oferecido pela plataforma, apenas uma página é oferecida. Quando se está no início de carreira, um profissional que é montar um site para ganhar autoridade.

No entanto, ele não possui tanta verba para isso e contrata um plano desses. Como você vai ter eficácia no seu conteúdo com apenas uma página?

Um site nunca deverá ter somente uma página, independente do tamanho da empresa. Se o foco envolver o cliente trazer vendas, o site deverá ter uma boa estrutura e não uma simples página.

Por causa dessa limitação, dificilmente você conseguirá visitantes orgânicos na sua página e problemas com os motores de busca, que gostam de conteúdo rico.

Quanto mais estrutura e conteúdo você tiver, mais chances de ter sucesso na sua presença digital. Por isso, a limitação de páginas é um ponto extremamente negativo e que deve ser considerada sem eficácia.

Ausência de originalidade

Atualmente a plataforma tem cerca de 90 milhões de usuários e 500 templates que são feitos por designers da empresa. Pode até parecer que o Wix, com 500 templates, possui muita diversificação na hora que o cliente escolhe como quer o seu site. Mas quando se é usado por 90 milhões de utilizadores, a gente observa que a originalidade fica ameaçada.

Acontece que se você possui uma estratégia de branding de marca e posicionamento, isso vai acabar te prejudicando.

Se existe um site parecido com o da sua empresa, já mostra que ele não foi feito de forma exclusiva. Acredite ou não, temos que pensar com a cabeça do cliente e, de fato, você poderá perder autoridade.

Além disso ser prejudicial à imagem da sua empresa ou sua própria imagem você também será prejudicado nos motores de busca.

Os robôs do Google que analisam o site, vão acabar notando as suas similaridades com outros web sites. Isso fará você cair nas posições e, consequentemente, ter menos visitantes para a página da sua empresa.

SEO insuficiente

Você já ouviu falar sobre SEO? Significa Search Engine Optimization (Otimização dos Motores de Busca).

Essa otimização visa conseguir mais visitantes para o seu website, a partir das pesquisas realizadas nos motores de busca, como Google, por exemplo.

E existe a otimização on-page e off-page. As duas são necessárias e muito importantes para obter mais tráfego para o site.

O grande problema de plataformas como Wix é que não existe um perfil tão amigável para a realização do SEO. Inclusive, a plataforma é conhecida pela deficiência neste quesito.

Isso acontece também porque durante a criação do website, existe a criação de códigos desnecessários e HTML, que prejudicam as posições do usuário nos motores de busca.

Vale lembrar, que manter-se em boas posições é importante para conseguir conquistar tráfego qualificado, conversões e mais clientes para o seu website.

Má experiência na criação do site

Infelizmente, você não é um profissional da área de construção de sites. Isso pode prejudicar bastante na hora de você criar um website, pois ele exige um processo detalhado e de capacidade técnica para alinhar a estrutura certa do seu site.

Se o seu site for utilizado como um captador de clientes e, consequentemente, fonte de renda, Você precisa levar a usuária uma boa experiência de usar habilidade.

Por você não ser um profissional, você vai desenhar o site, de acordo com o que você deseja. No entanto, isso pode ser perigoso e resultar na perda de clientes receita, já que você não está utilizando as técnicas adequadas para atrair o seu público alvo e manter a singularidade da marca.

Usuários têm relatado na internet dificuldades técnicas para mexer no Wix. E como falamos em um dos tópicos desse artigo, o suporte deixa a desejar. Com isso, as dificuldades do usuário - ou você -, vão aumentar.

Uma empresa qualificada que possui profissionais renomados no mercado vai estruturar os fluxos de usar habilidade do seu site e dedicar uma boa experiência ao usuário que visite a sua página.

Nesse momento, se você quiser um funil de vendas, por exemplo, a ideia será aumentar a suas conversões e o seus clientes.

Funciona à base de de Flash

Tem pessoas que ficam encantadas com esse nome, acreditando que será um barato utilizar um site em flash.

Pois saiba que ele é um dos maiores inimigos dos motores de busca. Seu conteúdo não é identificável pelos motores de busca. Desta forma, você perderá acessos e visibilidade na rede.

Além do mais, o tempo de carregamento é bem lento. O flash deve ser utilizado apenas para jogos e animações.

Portanto os sites criados a base do flash pela Wix, acabam sendo inferiores aos não-flash, que permitiram boa habilidade e posicionamento entre os motores de busca.

Carência na otimização do website

Para que o site se torne bem sucedido ele precisa ser constantemente atualizado e otimizado. É necessário que a empresa busque métodos que lhe permitam aumentar o seu envolvimento, utilizando os testes A/B e os testes de fluxo de utilizadores.

Infelizmente, através do Wix, quando você cria um site simples, não tem liberdade e nem capacidade para realizar esses procedimentos. Com isso, seu website será sempre o mesmo e não vai crescer, nem evoluir. O desfecho disso pode ser trágico para o seu negócio.

Você estará preso à plataforma

Caso você resolva aderir a plataforma e não se sinta satisfeito, querendo assim cancelar o seu plano, tenho uma notícia ruim para lidar. É quase impossível transferir o seu website para qualquer outro lugar.

Por isso, antes de gastar seu tempo montando o seu website Wix por diversas horas, saiba que você acabará ficando preso ao serviço desta plataforma.

Velocidade e segurança

Para que o seu cliente tenha uma boa experiência utilizando o seu website é necessário que você tenha uma boa velocidade de resposta dentro das páginas e segurança também.

Além disso, um site que tem respostas rápidas e irá apresentar melhor o que aumento nos motores de busca.

O Wix hospeda seu site em um servidor que é compartilhado com outros milhares de utilizadores. Isso acaba diminuindo a velocidade do seu website e prejudicará a experiência do usuário, além de perder clientes por causa dessa má experiência.

Servidores que possuem partilha com muitos outros usuários, podem correr sérios riscos de comprometer a segurança. Caso alguém esteja mal intencionado e deseje piratear um desses servidores, poderá prejudicar todos os que estão dentro dele.

Anúncios em websites

Esse é um ponto negativo bem ruim. A plataforma costuma incluir anúncios, até grandes, dizendo que o website foi criado por eles. Isso poderá reduzir o reconhecimento da sua marca como autoridade. A confiança dos seus clientes e visitantes é muito importante.

Quando você passa impressão que está utilizando um serviço gratuito ou muito barato, significa que você não deu tanta importância para a criação do website. Desta forma, acabará perdendo a confiança do seu cliente.

Você precisa de um site profissional com suporte e que faça seu negócio decolar!

Criar todos esses detalhes e observá-los sozinho é uma tarefa muito complicada. Preciso te informar que você precisa de um time e o para fazer o seu negócio decolar de uma vez por todas.

Através de um site profissional e com suporte de qualidade, você estará sempre otimizando a sua página ou da sua empresa e garantindo uma boa experiência do cliente.

Através deste artigo, vimos que o Wix não é algo favorável para ser utilizado, por causa de suas limitações.

Perder tempo é perder dinheiro. Por isso, saiba qual é a melhor alternativa ao Wix para criar site e fazer sucesso na internet!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: