Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Por que fazer site de vendas com UX e UI?

Por que fazer site de vendas com UX e UI?

Conheça mais sobre boas práticas de UI e UX para e-commerce e venda mais após ler o nosso post blog!

| Atualizado em
por Time Construsite

Ao fazer um site de vendas, um elemento que não pode ser subestimado é a experiência do usuário. Boas práticas de UI e UX para e-commerce são capazes de elevar o padrão do seu negócio.

Ter um bom produto garante que as pessoas irão gostar do que recebeu. Ter um bom UI e UX garante uma avaliação positiva do seu site e uma boa impressão do seu negócio. Isso acaba possibilitando um elemento essencial: fidelidade.

Saiba mais sobre boas práticas de UI e UX para e-commerce continuando a leitura do nosso post blog!

O que é UI e UX?

Se o cliente tem uma experiência positiva, maior a chance dele retornar para comprar mais, dar avaliações positivas e indicar para mais pessoas.”

User Experience (UX) e User Interface (UI) são ambos elementos utilizados na construção de sites que focam no usuário. Eles visam aprimorar a experiência do usuário, de forma que tenha uma sensação positiva em relação à sua empresa.

  • UX Design é a experiência do usuário em si, são os sentimentos que suas páginas geram nele. Se trata do conjunto de fatores, pontos de contato e sensações ao utilizar do seu serviço digital;

  • UI Design é a maneira como o usuário obtém essa experiência, usando de interfaces com elementos de fácil acesso. Deve garantir que o usuário obtenha uma experiência positiva.

Dessa forma, apesar de terem abordagens diferentes, focam no mesmo objetivo final.

Qual é a importância da experiência do usuário?

Segundo a Dynatrace, 88% dos usuários acreditam que UX em site de vendas é elemento essencial para voltarem a acessar o site ou não. Já pela Kiss Metrics, cada segundo que demora para uma página carregar, há queda média de 7% na sua taxa de conversão.

Então voltamos ao ponto do início: um produto de qualidade garante que o cliente vai gostar do que recebeu. Uma boa experiência do usuário vai garantir que ele retorne ao site de vendas para realizar mais compras e ainda indique sua loja.

A UX e a UI são elementos essenciais para garantir que o cliente chegue no fim do funil de vendas e conclua a compra. As taxas de conversão nos e-commerces sofrem grande impacto quanto a experiência do usuário nas páginas.

Quais são os pilares da experiência do usuário?

Para garantir um bom design UX e design UI, é essencial garantir os pilares da experiência do usuário. Eles são:

  • Estética: um site bonito e harmônico traz credibilidade para sua empresa no primeiro acesso;

  • Usabilidade: um site fácil de usar e intuitivo permite excelente navegação;

  • Arquitetura da informação: a disposição dos elementos na página, deve ser estratégica para direcionar a atenção dos usuários;

  • Conteúdo: o bom conteúdo encanta o cliente e o retém no site, por isso que é um dos pilares da experiência do usuário.

Por que fazer site de vendas com UX e UI?

Aplicar UX para e-commerce e as boas práticas de UI são elementos essenciais para o aumento de vendas em seu site de vendas. Ao fazer site de vendas, é possível notar o impacto do UX e UI em:

  • Navegabilidade do site;

  • Criação de conteúdo;

  • Velocidade de carregamento;

  • Elementos visuais;

  • Disposição dos elementos na página.

Com esse impacto, é possível observar as seguintes vantagens no seu site de vendas!

Aumento de vendas

Para a maioria dos sites de vendas, a boa experiência do usuário se traduz em alta taxa de conversão. Algumas das práticas de UI e UX acabam estimulando o usuário a concluir uma compra, sendo elas:

  • Formulários de contato bem elaborados;

  • Certificados de segurança colocados em todo o site e na página de conclusão de compra;

  • Elementos de navegação inseridos em pontos estratégicos e mais!

Todas essas técnicas levam ao aumento de vendas!

Engajamento

Com uma boa produção de conteúdo, além da navegabilidade e tempo de carregamento, o site tende a segurar mais o usuário. Conforme ele permanece na página, mais ele interage com os elementos nela inseridos.

Ou seja, com essa permanência na página, mais ele cria conexão com sua página e se sente engajado a comprar algo.

Lealdade

Pelo design UX e UI, é possível criar uma jornada do cliente, ou seja, o mapa para torná-lo um cliente. Através do mapeamento da jornada do usuário no site ou aplicativo, é possível criar uma experiência que faça ele querer repetir.

E isso cria a lealdade do usuário, que passa a ser uma figura ativa no seu site de vendas.

Publicidade positiva

O marketing boca a boca ainda é impactante e, ao gerar experiência positiva no cliente, ele começa a indicar sua empresa para outras pessoas. Com vários comentários positivos envolvendo sua empresa, maior a sua credibilidade e autoridade dela no mercado digital.

O inverso também é verdade: se oferecer uma experiência do usuário negativa, o usuário passa a fazer uma publicidade negativa!

Reduz custos

Com o foco no usuário, você reduz os custos de desenvolvimento, assim como os custos com pesquisa, prototipagem e testes de usabilidade. Aliás, não só os custos, mas você também reduz o gasto de tempo no design.

Canal de suporte

Uma das maiores dificuldades que um usuário pode enfrentar é simplesmente a dificuldade de contatar sua empresa. Ligações sem fim, atendentes ruins, problemas não resolvidos e uma lista extensa.

Com uma boa UI, é possível disponibilizar um canal de suporte acessível e ativo para os clientes na sua página e aumentar a confiança em comprar seus produtos.

A Construsite Brasil garante a melhor experiência do usuário!

A experiência do usuário parte de diversos elementos num site: layout personalizado, responsividade, otimização, hospedagem, segurança e outros. Todos esses elementos são garantidos com a melhor qualidade pela Construsite Brasil.

A Construsite Brasil foca no usuário durante a construção do site, de forma que todos os elementos dele contribuam para a experiência positiva. Com a nossa experiência de mais de 16 anos no mercado, sabemos como oferecer projetos completos ao público.

Ao fazer site de vendas, todos os elementos são ajustados para garantir a melhor experiência do usuário. Preencha nosso formulário de contato e especialistas em criação irão te atender!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: