Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Por que devo desistir - hoje mesmo - de criar meu site sozinho?

Por que devo desistir - hoje mesmo - de criar meu site sozinho?

Está pensando em criar um site por conta própria? Não faça isso antes de ler este artigo que preparamos sobre o assunto.

| Atualizado em
por Time Construsite

Criar site é uma das tarefas prioritárias para empresas que querem ser encontradas por seus clientes. Deixar de contar com um site, em contrapartida, é fazer com que a empresa caminhe rumo ao esquecimento.

E é justamente por isso que as opções de criação de sites são tão diversas. Existem dezenas de serviços pagos e gratuitos que possibilitam a criação de sites, como o Google Sites, Wix, Wordpress e etc.

Além desses serviços online, também é bastante comum a prestação de serviço por parte de agências especializadas ou freelancers.

Neste post nós vamos falar sobre a criação de um site e vamos avaliar se vale a pena criar seu site sozinho, sem o auxílio de profissionais. Confira:

Por que criar site é importante?

Antes de nos determos sobre as formas de criar site e a viabilidade de cada uma dessas formas, vale a pena pensarmos um pouco sobre a importância de ter um endereço online com as informações da empresa.

Compreender isso é essencial, já que infelizmente muitos empreendedores não reservam um budget apropriado para a criação de sites, justamente por não conseguir discernir a importância.

A seguir, vamos apresentar as principais razões que demonstram a necessidade de sua empresa ter um site:

Torna a informação acessível para o cliente

O cliente tem pressa! Quando ele estiver atrás de informações sobre o seu mercado, precisará encontrá-las o mais rápido possível. Se isso não for encontrado em seu site, ele buscará em outro e se tornará cliente de outra empresa.

Criar site, portanto, é importantíssimo para que você consiga disponibilizar as informações da sua empresa de forma acessível.

As redes sociais não são suficientes para reunir o que de mais importante há sobre sua empresa. Ter um site feito para as necessidades do cliente, portanto, é o primeiro passo para que a empresa seja encontrada no ambiente digital.

Dá mais credibilidade para a empresa

Buscar por uma empresa online e verificar que ela não tem um site pode gerar desconfiança no cliente.

Para conseguir comunicar uma credibilidade maior, é preciso ir além dos canais mais simples, como mídias sociais. Ter um site, portanto, é imprescindível para não perder clientes.

Ademais, se em seu site houver uma estratégia de conteúdo eficiente, seu cliente poderá enxergar sua empresa com uma autoridade muito maior, quebrando várias das objeções de compra.

Aumenta a vantagem competitiva

A internet é um grande ringue de luta, e vence quem consegue se destacar diante da concorrência. Uma forma de fazê-lo é, por exemplo, contando com um site mais completo e bonito.

Assim, quando seu cliente buscar por empresas como a sua, será atraído por seu site, caso o mesmo consiga destacar-se.

Pode gerar mais vendas

Criar site também permitirá que você tenha mais possibilidades de venda. Isso porque o site é uma forma de aumentar a exposição e atrair novos e potenciais clientes.

Como consequência disso, as vendas tendem a aumentar e os resultados começam a aparecer. Ainda quando a criação de um site exige um investimento, os resultados a médio e longo prazo são mais que suficientes para pagar o investimento inicial e ainda dar um excelente retorno.

Traz novos clientes através do SEO

Ter um site é a melhor forma de conseguir atrair novos visitantes para o site. Isso porque as páginas do site são indexadas pelo Google e podem aparecer como resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave.

O melhor de tudo é que, apesar de exigir um investimento para criar site, as técnicas de SEO permitem atrair novos visitantes sem precisar pagar por tráfego.

É possível criar site sozinho?

Agora que você já entendeu a respeito da importância de ter um site, pode estar se perguntando: será que eu consigo criar um site sozinho sem precisar pagar por um profissional?

A resposta é sim, você consegue! No entanto, o resultado de um site criado por conta própria pode não te agradar e até mesmo impedir que você alcance os seus objetivos no marketing digital.

Ferramentas gratuitas, como o Google Sites, apresentam limitações bem sérias e importantes, como a incapacidade de criar e fazer a gestão de um blog, por exemplo.

Mesmo soluções pagas, como o Wix, trazem consigo desvantagens significativas e que afetam diretamente a performance, como problemas de carregamento e lentidão, afetações nos resultados orgânicos e etc.

Fica evidente, no entanto, que embora as soluções que permitem a criação por conta própria de sites sejam mais em conta, trazem consigo desvantagens bastante significativas.

Problemas de criar site sozinho

Para quem não é do meio, é bem possível que a criação de sites não pareça contar com grandes segredos e, por isso, pode até sentir-se tentado a achar que consegue criar um bom site sem a ajuda de um profissional.

Acontece, no entanto, que todo bom site conta com uma equipe muito bem capacitada por trás, garantindo que tudo funcione corretamente.

Ao criar site sozinho, você poderá estar trocando gato por lebre. Nesse sentido, existem muitos memes na internet que ilustram essa tentativa de economizar e que, por vezes, afeta diretamente a qualidade, como na imagem a seguir:

Para você entender mais profundamente os problemas de tentar criar um site por conta própria, separamos uma lista, que desenvolvemos a seguir:

Layout

O primeiro fator que compromete a qualidade de um site feito por conta própria é o layout. A menos que você tenha avançados conhecimentos em design, é bem provável que ao tentar criar site você ignore todas as regras e leis que garantem um layout bonito, agradável e que envolva seu cliente da melhor forma possível.

Um erro comum, por exemplo, é apostar em demasiada quantidade de informações, poluindo a tela e explorando cores de forma inadequada.

Um bom designer consegue organizar o conteúdo de um site hierarquizando as informações e distribuindo-as de maneira orgânica.

Outra falha que ocorre bastante é a desconexão entre a identidade visual da empresa e as cores do site. Toda comunicação precisa preservar uma unidade, garantindo que o cliente consiga identificar a empresa em qualquer contexto.

Ao ignorar a identidade visual, você estará criando uma comunicação confusa e ineficiente.

Velocidade

Outro elemento essencial é a velocidade do site. Ter páginas com carregamento demorado acarreta, por exemplo, em prejuízo no ranqueamento orgânico no Google e, principalmente, estimula a fuga de usuários que navegam pelo site.

As plataformas que permitem a criação de site por conta própria costumam apresentar problemas sérios nesse sentido.

Em contrapartida, profissionais de desenvolvimento de sites ou agências conseguem aplicar uma série de estratégias que impedem uma velocidade de carregamento muito alta.

É o caso, por exemplo, da diminuição do tamanho de imagens e arquivos de um site. É possível manter imagens com a mesma qualidade, porém com tamanho reduzido, favorecendo o tempo de carregamento das páginas.

Há, ainda, o recurso de lazy load, que não carrega toda a página de uma vez, mas apenas as partes visíveis, acelerando o tempo médio de carregamento.

Por fim, destacamos a edição mais profunda dos códigos de programação, onde é possível eliminar trechos desnecessários do HTML, CSS e Javascript, evitando o desperdício do carregamento de trechos que não são úteis à página.

Suporte

E não podemos deixar de falar sobre o suporte. Ao criar site por conta própria, quando houver um problema de qualquer gênero (e, acredite: os problemas aparecerão), você terá que correr atrás da solução por conta própria.

Diferentemente é o que ocorre, por exemplo, ao criar um site com um profissional ou agência de sites. Em caso de problemas, haverá um suporte especializado disponível.

As ferramentas de criação de site online não costumam apresentar um bom suporte. No caso do Wix, para citarmos um exemplo, os usuários reclamam massivamente sobre essa questão.

E na hora que seu site sair do ar, você vai precisar de celeridade e prontidão para resolver o problema.

Segurança

Criar site por conta própria pode significar deixá-lo mais suscetível a ataques e vazamento de dados. Nesse sentido, vale um alerta: caso ocorra vazamento de dados dos seus clientes através do seu site, você poderá ser responsabilizado legalmente.

Para evitar que seu site seja invadido, suas informações sejam roubadas e até problemas judiciais, é essencial dar muita atenção ao quesito da segurança.

Medidas que agências de sites costumam tomar para garantir a segurança de um site é, por exemplo, a instalação de um certificado SSL, responsável por garantir que todas as informações que o usuário digitar no site serão criptografadas, evitando o roubo de dados.

Além disso, também são criadas senhas fortes e diversas camadas de segurança, bem como são tomadas várias precauções para evitar que programas, plugins e códigos de terceiros representem uma ameaça.

Credibilidade

Por fim, vale a pena destacar o fator credibilidade. Um site que apresente um layout mais profissional, sistemas avançados de segurança e um suporte que evita que ele saia do ar com frequência, com certeza irá gerar mais credibilidade para o cliente final.

Dentro de agências de site existem profissionais que pensam em como fazer com que as páginas comuniquem um profissionalismo maior, ancorando mais autoridade.

Abrir mão disso, ao criar site por conta própria, é fazer com que o site não explore todo o potencial que essa incrível ferramenta pode fornecer.

Nesse sentido, o arrependimento a longo prazo será muito maior do que a diferença de preço entre criar um site por conta própria e investir em uma agência de sites.

Responsividade

Por fim, não podemos deixar de falar da responsividade. A responsividade é uma característica de sites profissionais que garantem que o conteúdo do site será corretamente visualizado em diversas telas.

Ao criar site por conta própria, dependendo da plataforma que será utilizada, existem casos onde não há a possibilidade de criar uma versão do site para dispositivos móveis.

Mesmo nas plataformas onde isso é possível, é muito frequente a versão móvel apresentar erros na distribuição das letras e quebras nas telas. Isso ocorre porque as plataformas fazem o ajuste para telas móveis de forma automatizada, e não particularizada.

Ao criar site com agências, a responsividade é encarada de forma séria, e cada detalhe do site é otimizado para esse fim.

Vale a pena criar site com empresas de site?

Depois de analisar com detalhes a necessidade de um site, a possibilidade de criar um por conta própria e os problemas envolvidos nessa decisão, chegou o momento de analisarmos se vale a pena criar site com uma empresa especializada.

Dentro de tudo o que foi falado até aqui, fica evidente que existem dois caminhos possíveis para a criação de um site: o mais barato, mas que trará desvantagens significativas para os resultados digitais da empresa, e aquele que exigirá um investimento maior, mas que evitará surpresas ao longo do caminho.

A solução mais inteligente, portanto, é justamente fazer o investimento em uma empresa ou agência de criação de sites.

Se você ainda precisa de mais informações para entender o processo de criação de um site, acesse agora mesmo o Guia Completo de criação de sites que preparamos e que está disponível em nosso blog.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: