Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Por onde o seu site recebe mais visitantes? Como aumentar esse número?

Por onde o seu site recebe mais visitantes? Como aumentar esse número?

Saiba como olhar o número de visitantes do seu site e como o posicionamento orgânico pode aumentar ainda mais!

| Atualizado em
por Lays Xavier

A internet está presente e mais forte a cada dia que passa no cotidiano dos consumidores, seja para consultar informações, comparar preços ou entender mais sobre determinados assuntos. 

Observando essa transformação do comportamento do consumidor que transita em físico e  virtual, as empresas estão buscando maneiras de se inserir no ambiente online

Uma vez que criam o seu site ou loja virtual, começam a surgir algumas dúvidas sobre essas plataformas online e sua aparição nos buscadores, além da constante preocupação da adesão do usuário. 

Estar atento ao que acontece é necessário para que a empresa não fique para trás. 

É importante saber de onde vem os seus clientes, em qual divulgação você deve investir, onde devem ser feitas as melhorias, entre outros. 

Veja agora como descobrir por onde o seu site é mais acessado e a importância de otimizar o seu negócio. 

Como conferir se o seu site está recebendo visitas?

Para saber se o seu site está recebendo visitas, você pode conferir essa informação no gestor de conteúdo. O lugar em que essa informação se encontra irá variar a depender de qual é a plataforma do seu site

Aqui falaremos sobre o acesso a essa informação através do gestor de conteúdo da Construsite Brasil. 

Assim que você acessa o gestor de conteúdo da Construsite Brasil, já é possível verificar quantos acessos o seu site teve e quais foram os principais links de origem do tráfego. 

Caso você queira acessar informações de forma específica, basta acessar o campo "Estatisticas do site" onde você encontrará informações de acesso mais detalhadas, podendo ver o acesso por visitantes, cidade, por URL, entre outros. 

dIy8j7i_ItbBrAEIFBIBf5BOZmpNdKDXtUxvw1xn

 

Você poderá observar se os resultados estão vindo de buscas diretas pelo seu domínio, ou seja, quando os usuários buscam pelo seu site diretamente. 

fyUlslNAXiO5KP3QU3bRf15nLJVQiMLXJzw8UEPn

Exemplo de domínio: empresa Construsite Brasil.

Outra fonte de tráfego, são palavras-chaves e buscas relacionadas sobre os seus produtos ou serviços que estão gerando mais acessos em seu site, ou seja, quais são os termos de busca que os usuários usam para encontrar o seu negócio. 

Veja a seguir um exemplo de palavras-chaves fonte de pesquisas para o site da Construsite Brasil.

p27nO9UG08r2PWhgSwEwHA6fgL5eV9QNO2flmaYQ

 

Com um site ativo, sua empresa estará disponível 24h e todos os dias, para qualquer pessoa no país e até mesmo, em outros lugares. 

Pelo acesso ao "Estatisticas do site" você verá de quais cidades o seu site está sendo acessado, assim fica mais fácil direcionar estratégias para os locais de seu interesse. 

WnEg1dYm6Xf5M7u6c7dmVUBM0kGjXpI5cX3oE8Vl

 

O termo "não definido" aparece quando as pessoas que acessam estão com suas localizações desligadas, impedindo que seja definido o local. 

Sabendo o número de pessoas que visitam o seu site, você consegue monitorar quais são as ações que, quando realizadas trazem mais resultados para o seu negócio. 

Ao realizar todas as análises e perceber que um baixo número de pessoas acessam o seu site, não fique desesperado!

cnK0zGfKRRNtYWKVRaSbpDCXizXyY-YDjyjbkrTH

Existem algumas dicas que podem auxiliar no aumento de tráfego, ou seja, de pessoas que visitam a sua página.

Mas, primeiro é interessante entender como funciona o processo da conquista das primeiras posições de busca e como ocorre a visualização de suas soluções.

Quem está nas primeiras posições?

Quando um site é criado, ele não é automaticamente colocado entre as primeiras páginas dos buscadores, na realidade ele fica lá para as últimas.

Isso ocorre pois o Google quer oferecer relevância aos seus usuários e, por isso, ele não exibe uma página ainda desconhecida nas primeiras posições.

A primeira página de resultados para a busca tem posição de prestígio, já que as pessoas ao procurarem por soluções, visualizam de modo geral os anúncios da parte superior da tela.

v92afR4f4kcrwb-7eLQ6zbUh_aF6Z2gG3xwTFIhW

Em alguns casos mais raros os usuários visitam até a segunda página de busca, mas em ambos os casos, quando não encontram o que procuram, usam novas palavras para realizar a pesquisa.

JpZBIBw2W3jf1quSKlaBeiKOIrkFldKyGj3rqU0o

 

Para conseguir alcançar as primeiras posições e, consequentemente, aumentar o número de visitas, é possível optar por estratégias de curto, médio e longo prazo. 

Veremos aqui a estratégia de longo prazo, para que o número de visitantes aumente de forma orgânica.

O site precisa ser visto para ser acessado. Uma página nas últimas posições dificilmente vai ser acessada. Veja a seguir como melhorar essa situação.

Como aumentar o número de visitantes em meu site?

Existem diversas estratégias para que o número de visitantes em seu site cresça. A maioria delas gira em torna de divulgação e otimização do site. 

Otimização do site para SEO

A otimização do site para se adequar às regras de SEO (Search Engine Optimization) são maneiras de deixar o seu site bem posicionado organicamente, ou seja, de forma gratuita

O posicionamento orgânico requer muita dedicação por parte dos gestores do site, em oferecer produtos e conteúdos relevantes para o usuário. 

O Google possui um algoritmo extremamente inteligente que analisa mais de 1.000 critérios para classificar um site como relevante e então, exibi-lo em uma boa posição. 

Os 3 critérios mais conhecidos e relevantes são:

  • Confiança: o Google está sempre em busca de sites confiáveis, ou seja, que entregam o que prometem para o usuário.
  • Autoridade: é conquistada através de linkagens de outros sites para o seu, o apontando como referência.
  • Relevância: quanto o site está direcionado para um público específico. Como em grande parte das vezes as buscas são específicas, quanto mais conteúdo o seu site tiver sobre determinados temas, mais ele irá ter relevância perante o Google.

Como já dito, essa é um processo a longo prazo. Um bom site, que se adeque às regras conhecidas, costuma demorar mais de 1 ano para chegar as primeiras páginas. 

Outra dica é: aposte na produção de conteúdo!

A produção de conteúdo, ou seja, o uso de blogs para realizar a publicação de conteúdos mais completos é uma forma do Google ver a relevância do que o seu site oferece. 

Os conteúdos produzidos devem ser de interesse dos usuários, com uma linguagem que se adeque a eles e informações relevantes para a resolução dos seus problemas. 

Quanto tempo o seu site está no ar?

Os sites mais recentes devem ter paciência para esperar os resultados e não abrir mão de continuar fazendo otimizações. 

Um dos fatores para o bom posicionamento, é o tempo de criação do site. Fique tranquilo, com o passar dos meses a recompensa de uma boa posição virá. 

Selecione as palavras-chaves corretas e entre no jogo!

Caso você use palavras-chaves que não condizem com o seu negócio, você estará perdendo a oportunidade de aparecer para os usuários. 

A sua relevância também será menor, já que as soluções indicadas em seu site, não condizem com a realidade. 

Para que isso não ocorra, veja a seguir duas ferramentas de auxílio para que você encontre as palavras-chave ideais:

y1sQRePrr8mvWPDphriD21UJ-tiBz-XSWWSTNcLO

 

9L-8I-GuceMbKJcX5bkINeSbnHWBz_TSyUNPQ64b

Esse processo de rankeamento é um pouco mais demorado, mas você pode acelerá-lo adotando medidas a curto e médio prazo. 

Em breve escreverei sobre esse tipo de estratégia, fique ligado nas novidades por aqui. 

Que tal uma boa leitura enquanto espera? Baixe de forma inteiramente gratuita o nosso e-book com dicas de como transformar o seu site em um site vendedor. Confira!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: