Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site PHP ou HTML: qual a melhor opção para criar seu site?

PHP ou HTML: qual a melhor opção para criar seu site?

Entenda a diferença entre as duas linguagens de programação e como fazer a melhor escolha para o projeto do seu site!

por Time Construsite

O momento de elaborar um site requer análise detalhada. Além de se preocupar com o conteúdo que vai ser postado e técnicas de SEO para ranqueamento, você também precisa se preocupar com a linguagem de programação escolhida.

Atualmente, essa linguagem se divide principalmente entre PHP e HTML, embora ainda existam outras tão melhores quanto elas para você criar seu site. Entenda a diferença entre os dois.

O que é PHP?

PHP é uma sigla para Preprocessador de Hypertexto, em tradução livre do inglês. Esse código também já foi chamado Personal Home Page (Página Inicial Pessoal). Ele é uma linguagem de script de uso geral e provavelmente a mais adequada para o desenvolvimento de um website.

Essa importância se dá pelo fato de que o PHP pode ser incluído no HTML. Através dele, o programador tem a chance de escrever pequenos scripts de maneira procedural, o que possibilita a criação de sites mais dinâmicos e expansão de aplicativos.

O que é HTML?

Talvez o código mais conhecido até mesmo pelos mais leigos em programação, o HTML (HiperText Markup Language ou simplesmente Linguagem de Marcação de Hipertexto em português) é um dos componentes básicos para a criação de um site.

Por meio dele, o programador consegue inserir o conteúdo e estabelecer a estrutura básica que o site precisa ter. Sendo assim, é possível entender que o HTML é essencial para dar significado às informações contidas na página web.

PHP e HTML: diferenças para criar seu site

Embora os dois sejam utilizados em uma parceria constante, o HTML tem a função de renderizar as informações para o cliente, enquanto o PHP vai realizar esse trabalho do lado do servidor.

Isso significa que, ao acessar uma página web, o PHP é o principal responsável para gerar uma resposta que deve ser renderizada pelo HTML. Esse processo é o que permite que o site seja exibido no navegador para os visitantes.

Sites em Wordpress valem a pena?

É comum que ao pensar em elaborar um site profissional, os usuários recorram para a criação da página através do Wordpress. Essa preferência se dá pelo fato da plataforma utilizar um código aberto e ser de fácil customização.

A vantagem da plataforma é que a mesma oferece uma grande quantidade de plugins que podem ser incluídos para obter um maior dinamismo com o conteúdo. No entanto, é importante refletir se as configurações abertas do servidor são um bom negócio para você.

Ao se trabalhar com o código aberto, o risco de invasões é imenso e isso pode prejudicar a imagem da sua empresa ou projeto a curto e longo prazo. Além disso, caso você esteja pensando em elaborar customizações mais complexas, será preciso um conhecimento base em programação.

Vantagens em utilizar o PHP na construção do site

Mesmo o HTML sendo essencial, existem muitos benefícios para criar seu site com PHP.

Grande suporte de dados

O PHP é ideal para quem busca armazenar uma grande quantidade de dados na página web. Ele também é compatível com diversos bancos de dados, melhorando a estabilidade do site.

Conteúdo dinâmico

O HTML estático pode prejudicar a experiência do usuário ao utilizar seu site. Dependendo dos seus objetivos, oferecer funcionalidades diferentes e permitir que seu cliente interaja mais com o conteúdo pode ser essencial para o seu negócio.

Segurança de dados

Ao rodar o código do lado do servidor, você garante uma maior proteção aos dados do cliente. Com o PHP é possível programar um limite de tempo para iniciar sessão com login e senha, validar sua origem e arquivos que serão enviados ao servidor.

Isso acontece, pois o PHP utiliza um código-fechado, que evita que qualquer usuário possa realizar alterações. Lojas virtuais, por exemplo, são um bom exemplo de sites que precisam utilizar a proteção para garantir que as informações financeiras ali emitidas não sejam acessadas por terceiros.

Por que a Construsite Brasil trabalha com PHP?

A Construsite Brasil faz a opção pelo PHP pelas vantagens de segurança. Além disso, o código-fechado permite que você obtenha um site profissional e completo sem a necessidade de entender a linguagem de programação mais a fundo.

O PHP também garante que a segurança do website seja aumentada gradativamente. Essa garantia pode ser alcançada por meio de um certificado SSL e possibilidade de backups diários.

Sendo assim, se você busca criar seu site de maneira altamente profissional, dê preferência a desenvolvedores que garantam a máxima segurança para as informações. Preencha nosso formulário de contato e saiba como a Construsite Brasil pode te ajudar a obter todas essas vantagens.

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: