Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Passo a passo para abrir loja virtual de cosméticos

Passo a passo para abrir loja virtual de cosméticos

Saiba como começar a ganhar dinheiro com um dos segmentos mais lucrativos para abrir uma loja virtual!

por Time Construsite

Abrir loja virtual de cosméticos é uma “sacada” que pode não parecer, mas é sim uma ideia genial.

Isso porque o segmento de cosméticos é um dos mais lucrativos do mundo, ao lado de outros como alimentação, vestuário, lazer e outros.

Essas modalidades quase nunca entram em crise, pois não importa a recessão que esteja se abatendo no mundo, as pessoas precisarão daqueles determinados produtos e/ou serviços.

Por isso, se você pensa em criar um site de vendas de cosméticos para disponibilizar os seus produtos em toda a internet, tem grandes chances de ter um empreendimento de sucesso.

Nesse artigo falamos sobre como abrir loja virtual de cosméticos e apontamos a Construsite Brasil como a melhor opção para você que deseja ter um site de vendas profissional. Veja!

Legalize o seu negócio

O primeiro item da nossa lista de dicas para você que quer abrir loja virtual de cosméticos, não poderia deixar de ser a necessidade de regularização do negócio.

Essa etapa é nada mais nada menos que a abertura de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e separação de toda a documentação necessária para regulamentação junto ao município e ao estado onde está localizado o empreendimento.

Por isso, antes de dar qualquer passo, procure um contador, saiba quais são os documentos necessários para abrir uma loja virtual e legalize a sua loja online de cosméticos para evitar transtornos futuros.

Faça um plano de negócios completo

Já partindo para a ação no seu negócio, é imprescindível que você crie um plano de negócios.

Nesse documento devem constar os dados da empresa, estratégias e métodos a serem adotados, formas de comercializar os produtos, os tipos de produtos que serão comercializados, fornecedores e outros pontos importantes.

Sem um plano de negócios, a sua loja online de venda de cosméticos ficará “sem rumo” e você pode acabar fechando em poucos meses.

Portanto, procure a melhor maneira de criar esse documento e faça-o antes de qualquer outra coisa!

Tenha uma robusta lista de fornecedores

Uma das piores coisas que podem acontecer em uma loja de cosméticos online é a falta de mercadorias do seu mix.

Se o cliente entrar no seu site e não achar o que procura, pode ter certeza que ele irá pesquisar pelo mesmo produto na concorrência e, achando a mercadoria lá, irá realizar a compra.

Para evitar esse problema, tenha uma lista de fornecedores grande e ativa, para que a sua loja online sempre esteja abastecida com todas as opções disponíveis em seu site.

Atente-se a isso, pois esse passo é muito significativo.

Defina qual será o seu público-alvo

O ramo de cosméticos é muito amplo e atende a uma variedade enorme de públicos. Contudo, não é recomendado que lojas online, sobretudo as pequenas e iniciantes, trabalhem com todos os segmentos de cosméticos.

O ideal para você que quer abrir loja virtual de cosméticos é definir um nicho de atuação e, com isso, definir um público-alvo. Você pode se especializar na venda de cosméticos para tratamento capilar, por exemplo, ou vender apenas produtos para cuidados com a pele e cabelos masculinos.

De qualquer forma, faça uma pesquisa de mercado para aferir quais são as maiores necessidades dos consumidores, escolha um nicho, descubra qual é o seu público-alvo e invista nele.

Monte um mix de produtos diferenciado

Outra “lei” no que diz respeito à montagem de lojas online, é a necessidade de ter variados tipos de mercadoria. Após definir qual o seu nicho e o seu público-alvo, você precisa observar, dentro desse grupo de pessoas a quem você atende, quais são os tipos de produtos mais usados e o que vender em uma loja virtual de cosméticos.

A partir daí, você deve investir no incremento do seu estoque. Se o seu nicho é maquiagem, é recomendado que você tenha maquiagens para todos os tipos e tons de pele.

Se o assunto da sua loja é produtos para limpeza de pele, você precisa disponibilizar todos os integrantes do processo de limpeza de pele, respeitando os tipos variados de pele e oferecendo as mercadorias nos mais variados preços e marcas, e assim sucessivamente.

Lojas “recheadas” vendem mais. Lembre-se disso!

Crie um plano de estratégias de marketing assertivas

Como diria o ditado: “A propaganda é a alma do negócio”. Tenha certeza que sem uma boa propaganda, hoje conhecida pelo nome de marketing, a sua loja não alcançará resultados expressivos.

Por esses e outros motivos, crie um plano de estratégias de marketing que impulsione as suas vendas. Veja na lista abaixo algumas sugestões:

  • Anúncios em redes socais e links patrocinados: uma tática muito usada hoje em dia e que acelera os seus resultados;
  • Marketing de conteúdo: criar um blog ou um perfil em uma rede social relacionado ao seu negócio, fará a captação orgânica de clientes para a sua loja. Na página devem conter conteúdos relacionados ao seu nicho e que despertem a curiosidade das pessoas, levando-as a acessarem a loja e finalizarem a compra;
  • Influenciadores digitais: não é difícil encontrar influencers ligados ao mundo de cosméticos, sobretudo para cosméticos femininos. Por isso, fechar parcerias com essas pessoas pode impulsionar as vendas de uma loja virtual de cosméticos;
  • Dentre outras.

Esteja atento aos valores investidos em publicidade, para que estejam em conformidade com a capacidade financeira do seu empreendimento.

Decida de que forma irá entregar os produtos aos seus clientes

O quesito entrega dos produtos é um ponto sensível para qualquer tipo de loja online, sobretudo para lojas de cosméticos que são produtos requeridos para uso imediato.

Monte um plano logístico eficiente a fim de ter em mãos os prazos de entrega dos seus fornecedores e as melhores formas de enviar os produtos aos seus clientes.

Atente-se ainda a questões referentes à embalagem, estado das mercadorias e preço do frete. Uma má experiência no recebimento de um produto pode desencorajar os consumidores a fazer novas compras na sua loja virtual de cosméticos e não indicar a amigos. Fique atento!

Concentre-se em fazer uma boa gestão do seu estoque

Ao contrário do que muitos pensam, abrir loja virtual, sobretudo no ramo de cosméticos, não é uma tarefa tão simples e essa constatação se dá primordialmente por causa do estoque.

Um estoque de cosméticos precisa ser bem organizado, aferido periodicamente e estar localizado em um ambiente arejado, sem incidência de raios solares e umidade.

A hora de embalar e enviar os produtos vendidos pode demonstrar como é importante ter tudo bem organizado. Você com certeza não ficaria contente em saber que um cliente recebeu um produto fora da validade ou com a gramatura errada, não é mesmo?

Portanto, tenha um estoque organizado!

Estratégias para vender mais

Depois que a sua loja online de cosméticos estiver devidamente organizada, algumas estratégias podem funcionar para aumentar o número de vendas realizadas no seu empreendimento. Veja algumas abaixo!

Crie promoções

Criar promoções, montar combos e programas de fidelidade, é uma boa forma de reter os clientes na sua loja online de cosméticos e conseguir novos.

Isso porque, geralmente, quem compra cosméticos sempre escolhe dois ou mais produtos de uma só vezu até kits completos para um tratamento específico.

Por isso, ofereça descontos na compra de mais de um produto, vantagens na compra de determinadas combinações ou linhas de mercadorias para impulsionar as vendas e vender mais para o mesmo cliente.

Tire boas fotos da sua mercadoria e divulgue-as

Nenhuma divulgação fica bem feita sem imagens ou com imagens ruins do produto que está sendo oferecido, não é mesmo?

Portanto, invista em fotos profissionais para colocar no material promocional da sua loja. Tenha certeza que o retorno será satisfatório!

Fidelize seus clientes: faça um bom atendimento e um ótimo pós-vendas

Pode não parecer, mas um bom atendimento e um pós-vendas assertivo, vão fazer as vendas da sua loja virtual crescerem.

O motivo disso é o chamado “boca a boca virtual”, onde as pessoas comentam umas com as outras sobre a qualidade dos serviços e mercadorias oferecidas por determinada loja, gerando divulgação espontânea em suas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Por isso, atenda bem os seus clientes antes, durante e depois do processo de compra!

Tenha preços competitivos

Por fim, mas não menos importante, é necessário frisar que você que deseja abrir loja virtual de cosméticos precisa definir preços competitivos para os seus produtos.

Para definir corretamente os valores praticados, analise os preços de custo dos produtos, os preços de mercado dos produtos e os preços praticados pela concorrência.

Dessa forma você poderá captar a faixa de preços ideal para colocar as suas mercadorias e alcançar os clientes da melhor forma possível.

Quer abrir loja virtual de cosméticos? Comece agora!

Se você deseja criar um site de vendas de cosméticos precisa, além de considerar tudo o que falamos neste artigo, colocar a missão nas mãos de quem realmente entende do assunto.

A Construsite Brasil é uma empresa mineira com proeminência em São Paulo, que é uma das líderes do segmento no país!

Solicite seu contato com a Construsite Brasil e tenha a melhor loja virtual de cosméticos para iniciar o seu negócio online!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: