Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual O que preciso para criar uma loja virtual?

O que preciso para criar uma loja virtual?

Agora é o momento de você aprender como montar uma loja virtual. Leia o artigo e entenda!

por Time Construsite

Em uma busca rápida na internet você já se depara com vários e-commerces online, dos mais diferentes produtos e estilos. Então, com tantas opções, criar loja virtual que se destaque não é uma tarefa simples.

No entanto, é totalmente possível, basta que você siga as recomendações corretas e tenha uma boa parceria com desenvolvedores profissionais para criarem a sua página virtual.

Afinal de contas, existem dados que mostram a magnitudes dos e-commerces hoje no Brasil, veja:

Só no ano de 2020, o faturamento das lojas virtuais cresceu 41%, alcançando R$ 87,4 bilhões de vendas.

Então, existe uma tendência em comprar pela internet e ela só vem crescendo cada vez mais. Assim, é o momento de você aprender como montar uma loja virtual.

Entretanto, o que é preciso para começar? Abaixo você vai conferir quais são os detalhes que é necessário se atentar.

Estabeleça um investimento

Para abrir uma loja virtual, a primeira etapa é estabelecer um investimento para tornar o seu projeto uma realidade.

Desse modo, há uma série de pontos a serem analisados, sendo os principais:

  • Os produtos que serão disponibilizados;
  • As formas de pagamentos e a logística;
  • Estratégias de marketing que serão usadas para chamar atenção do público alvo.

Então, para que tudo funcione bem durante o primeiro ano, a dica é simples: pegue o valor inicial que você tem disponível e faça a divisão dele em 12 partes, referentes aos 12 meses.

É muito provável que no primeiro mês a quantia seja maior, assim o que sobrar você deve dividir em 11, considerando então os meses seguintes após a abertura da sua loja.

Ora, essa recomendação de como montar uma loja virtual de sucesso é importante porque não ter capital disponível pode levar o seu negócio à falência.

Para criar loja virtual se regularize e se atente a legislação

Após a etapa anterior, o passo seguinte para criar loja virtual é regularizar o seu negócio, isso significa abrir um CNPJ.

Caso esteja começando uma empresa de forma autônoma, é recomendado se regularizar como Microempreendedor Individual (MEI).

Assim, você vai conseguir ter direitos trabalhistas, agindo em conformidade com a lei, podendo emitir notas fiscais e sem precisar pagar muito em tributação.

Além disso, para abrir uma loja virtual passo a passo é necessário ainda se atentar a legislação, visto que existem leis que recaem sobre o funcionamento dos e-commerces, como o Código de Defesa do Consumidor e a Lei do E-commerce, por exemplo.

Escolha uma plataforma confiável

Após se atentar às questões financeiras e legais, a etapa seguinte em que você deve se preocupar sobre como montar uma loja virtual é a plataforma, que envolve a estruturação do seu negócio.

Isso porque este sistema vai permitir que você tenha o total controle das suas vendas e exponha os seus produtos na internet.

Então, é essencial ter uma atenção as funcionalidades oferecidas pela plataforma para criar loja virtual, que deve permitir, de modo fácil:

  • Cadastro e inclusão de produtos;
  • Gerenciamento de estoques e preços;
  • Organização dos meios de pagamentos;
  • Segurança dos dados.

Nesta fase, o indicado é pesquisar bem, procurando fechar com uma plataforma confiável e possibilita personalizações, normalmente as pagas são as mais recomendadas.

Para criar loja virtual desenvolva uma identidade visual marcante

Seguindo as etapas de como montar uma loja virtual de sucesso, é o momento de pensar na identidade visual do seu negócio, parte essa responsável por dar uma cara única à sua marca.

Afinal de contas, é necessário oferecer aos clientes um ambiente confortável, visualmente bonito, atraente e com navegação intuitiva.

Logo, nesta etapa da identidade visual será estabelecido alguns detalhes importantes, como:

  • Cores;
  • Fontes;
  • Formas;
  • Fotografia;
  • Elementos.

Estabeleça o melhor meio de pagamento

Para criar loja virtual ainda é fundamental ter atenção ao meio de pagamento, pois ele é um ponto-chave para atrair consumidores e garantir a segurança nas operações.

O bom é que hoje no mercado você tem vários mecanismos de pagamentos, que funcionam em operações com as instituições financeiras e operadoras de cartão.

Para isso, você pode contratar um gateway, que processa as informações no exato momento em que a compra é finalizada, funcionando como um terminal, onde é possível integrar vários meios de pagamentos, como:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • PIX.

Estruture as entregas

Além de tudo que você já conferiu acima, para abrir loja virtual passo a passo é importante ainda estruturar as suas entregas.

Isso porque é imprescindível que você garanta entregas de qualidade, no prazo combinado.

Então, há dois fatores aqui a se analisar e que são essenciais para criar loja virtual, são eles:

  • Fornecedores — selecione os seus fornecedores fazendo uma análise da reputação, preços e prazos de entrega;
  • Logística — busque alternativas rápidas para que os seus fretes sejam condizentes com o mercado, tendo custos reduzidos para os clientes sempre que possível.

Otimize a sua loja para os mecanismos de buscas

Se você quer criar uma loja virtual, além de todas as dicas acima, é essencial ainda otimizá-la para os mecanismos de buscas.

Desse modo, os seus clientes conseguirão chegar até a sua página, conhecendo seus produtos e assim é possível realizar mais conversões.

Para tal, há algumas técnicas interessantes de otimização, são elas:

  • Utilize tag em títulos;
  • Faça meta descrição;
  • Inclua palavras-chave.

Agora você já conhece exatamente o que é preciso para criar uma loja virtual, certo?

Portanto, não há nada melhor do que contar com quem entende do assunto e é referência no mercado, como a Construsite Brasil.

Afinal, a nossa empresa pode ajudar no crescimento do seu negócio. Preencha o formulário e receba as nossas soluções para a sua empresa.

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: