Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual O que faz uma loja virtual ter sucesso?

O que faz uma loja virtual ter sucesso?

Somente criar uma loja virtual não garante o seu sucesso, mas a prática de algumas ações sim.

| Atualizado em
por Lays Xavier

O e-commerce tem aumentado exponencialmente e a previsão é que os seus resultados melhores ainda mais. De acordo com um estudo publicado pela eMarketer, até o ano de 2020, as vendas no setor excederão US$ 4 trilhões.

Em 2017 o cenário já se mostrava promissor, mostrando que ao redor do mundo o e-commerce já havia arrecadado mais de US$ 2,3 trilhões.

Olhando para esses dados, é possível traçar uma linha de crescimento do e-commerce e concluir que a criação de uma loja virtual, é sem dúvida, um investimento de sucesso. Certo?

Tudo aponta para o sim, mas alguns dados não podem ser ignorados. O e-commerce realmente está em expansão e a criação de uma loja virtual é um ótimo negócio, porém a garantia de sucesso só pode vir de você.

O cenário pode ser o melhor, os produtos podem ser novidades, além de exemplares em qualidade. A garantia de sucesso só virá a partir da forma com a qual a loja virtual é administrada e da prática de algumas ações que para os clientes são fundamentais.

i%20know%20it%20aham%20.gif

Nós da Construsite Brasil sabemos disso, e baseando-nos no sucesso de nossos clientes, vamos dar 7 dicas para que a sua loja virtual alcance o sucesso também, além de dar um pequeno alerta sobre o mercado digital. Continue a leitura e saiba mais!

O mercado para lojas virtuais

A internet democratizou muito o acesso das pessoas a informação, conteúdos, produtos e serviços dos mais variados estilos. Assim, quando você quer encontrar um produto, basta procurar no Google, que serão encontradas informações sobre ele, locais que o disponibilizam, avaliações e muito mais.

O que isso significa? Que existem centenas de oportunidades disponibilizadas para os consumidores, que estão ansiosos para realizar uma compra.

Para equilibrar a situação, existem outras centenas de empreendedores buscando o seu lugar ao sol, que oferecem as soluções que estão sendo procuradas e que são muito semelhantes às suas.

Sendo assim, ficar só no básico já não é o suficiente para garantir a sua visibilidade e preferência por parte dos usuários. É necessário planejamento e aplicação de estratégias.

Agora que já vimos que é necessário se dedicar para se destacar na multidão, veja como criar a loja virtual de sucesso.

doguinho%20e-mail.gif

O que faz a loja virtual ter sucesso?

A seguir, você verá detalhes que devem ser pensados desde o início de sua loja virtual, para que ela consiga alcançar patamares cada vez mais altos. O sucesso do e-commerce está além de montar uma loja virtual na internet.

Comece pelo planejamento

Você vai precisar se planejar, pesquisar, entender um pouco sobre o segmento e então, estará preparado para iniciar sua loja virtual. Sabe o por quê?

Após a loja pronta, muitos empreendedores pensam: "E agora?", não conseguindo dar um direcionamento para os produtos, além de que problemas com pagamento podem começar a aparecer, assim como imprevistos, e vários outros aborrecimentos.

Muitos dos imprevistos, problemas com pagamento e acesso dos usuários podem ser evitados na fase de planejamento. Nessa primeira etapa é fundamental para o sucesso futuro, que sejam feitas pesquisas sobre a empresa que criará a sua loja.

A loja virtual mexe com métodos de pagamento e será disponibilizada para usuários cada vez mais exigentes. Uma empresa confiável e especializada, pode já começar a garantir o seu sucesso, na programação de sua loja virtual.

8%20dicas%20para%20turbinar%20o%20seu%20

 

Ao encontrar a empresa certa que estará com você durante a jornada empreendedora, é hora de ir para as próximas dicas.

Minha loja já está criada. E agora?

A loja virtual agora precisa de visibilidade e acessos.

Sabemos que a visibilidade e o acesso estão diretamente ligados, né?

Afinal, como comprar em um lugar que não sabemos de sua existência?

Quando a loja virtual é criada, ela não passa a ocupar instantaneamente a primeira página do Google. Pode não parecer justo, mas faz todo o sentido essa limitação dos buscadores.

Pegue, por exemplo o Google, que é o maior buscador do mundo. O tempo todo ele está recebendo o cadastro de novas lojas virtuais, sites, conteúdos, anúncio e muitas outras coisas.

Todo o tempo que o Google está recebendo cadastros de um lado e do outro, ele tem usuários buscando também por conteúdos e soluções online. Cabe ao buscador fazer a filtragem de qual das informações vai ser entregue para cada um dos usuários.

Vale ainda ressaltar que todo o processo anterior é realizado em segundos, seguindo a maior preocupação do Google, que é oferecer conteúdos relevantes e experiências positivas aos usuários.

Assim fica mais fácil entender porque o Google não exibe a sua loja no momento que ela vai ao ar, certo? Ele ainda precisa analisar quem é você, o que oferece, se tem relevância e é confiável.

Para que essa análise seja mais rápida e a sua loja corra para o sucesso, você pode colocar em prática algumas ações que facilitam a identificação do Google de quem é a sua loja virtual.

Caso ela já esteja sendo configurada para proporcionar experiências mais completas e positivas para os usuários, é ainda melhor. Sua identificação acontecerá muito mais rápido e a aceitação será enorme.

giphy(2).gif

Como fazer isso? Veja a seguir.

Palavras-chave

Como o Google sabe exatamente sobre o que é a sua loja virtual? Através do uso de palavras-chave, ou seja, termos que mais se aproximam aos produtos que sua loja disponibiliza.

Durante a configuração de sua loja, você deverá definir quais são as principais palavras-chave do seu negócio e colocá-las no seu código.

É muito importante que essas palavras estejam nas páginas dentro da sua loja virtual também e sejam diretamente relacionadas ao seu negócio.

As categorias também devem ser nomeadas de modo que os clientes sejam facilmente levados aos produtos procurados. Esse acesso intuitivo facilita a navegação do usuário.

SEO

As palavras-chave ajudam a ter mais visibilidade no buscador. Assim como as palavras-chave, existem também outros critérios, chamados de SEO, que são otimizações realizadas para que o buscador entenda a sua loja virtual como relevante.

São considerados critérios como a produção de conteúdo, relevância da loja virtual, confiabilidade, o fato de oferecerem ou não boas experiências de navegação, entre outras questões relacionadas a configuração interna da loja na etapa de programação.

A visibilidade é conquistada ao longo do tempo, com o passar dos meses. Você tem que provar o valor de sua loja para que o buscador te exiba nas primeiras páginas.

Você pode ver mais sobre como funciona o SEO acessando o nosso post: 4 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja virtual. ?

O SEO é um processo de visibilidade e posicionamento a longo prazo.

Ainda contando com o reconhecimento a longo prazo, mas já criando um vínculo com o usuário, reconhecimento da marca e interação com o público, você tem a opção de fazer a divulgação pelo Marketing Digital.

lupa-%20search.gif

Marketing Digital

O Marketing Digital se apoia no uso das redes sociais. Ou seja, mostre a sua empresa nas mais variadas redes sociais como o Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outros.

Caso a rede social possua o seu público, aposte nela. A publicação de peças publicitárias associadas a legendas atrativas e um direcionamento estratégico fazem com que o usuário se aproxime do seu negócio.

Muitas empresas investem no Marketing Digital para ir fixando na mente do consumidor a sua relevância no mercado.

Caso você não queira esperar, existe a solução paga para adquirir visibilidade e acessos a curtíssimo tempo: os anúncios pagos.

O Marketing Digital também possibilita a criação de anúncios dentro das redes sociais, assim o seu produto estará sendo exibido a um público muito direcionado e que demonstra interesse no segmento.

O investimento é mais assertivo e a sua loja virtual aparece como opção para os usuários conquistando mais espaço.

Confira outros motivos para utilizar o Marketing Digital no post: Por que investir em Marketing Digital?

Google Ads

Essa opção traz resultados praticamente instantâneos. Ela se trata de anúncios exibidos diretamente nas páginas de pesquisa do Google, podendo ocupar as primeiras posições.

Sim! Você pode aparecer na primeira página do Google, nas primeiras posições.

Será necessário realizar um investimento para a criação de uma campanha dentro da própria plataforma do Google, onde será possível criar anúncios que levarão diretamente para a sua loja.

Quando o anúncio é criado e colocado no ar, os acessos começam a acontecer de forma quase instantânea.

É interessante que seja feito um investimento no Google Ads logo que a loja está pronta e vai ao ar, pois serão feitos muitos direcionamentos para a página da sua loja virtual. Esse movimento será percebido pelo Google, que atribuirá valor ao seu negócio mais rapidamente.

Quanto antes a loja virtual conquistar visibilidade, mais perto ela estará do sucesso.

Como está o conteúdo da sua loja virtual?

A visibilidade já foi alcançada, mas o conteúdo da loja virtual está incompleto. É o mesmo que nadar, nadar e morrer na praia.

Ao entrar em uma loja virtual e não encontrar imagens dos produtos, ou descrições, o usuário irá simplesmente fechar a sua página e buscar no concorrente.

Cadastro dos produtos

O cadastro completo dos produtos de sua loja está diretamente ligado a experiência do usuário.

Um cadastro que possui fotos do produto em vários ângulos, a descrição detalhada falando sobre o tipo de material, tamanho, aplicações do produto e dicas de uso, atraem muito o usuário.

Isso acontece porque ele não tem o contato direto com o produto, precisando de referências para imaginar como é o produto e o que ele pode fazer. Caso o produto não tenha ao menos uma imagem, 87,9% não realizam a compra, ainda que se interessem pelas características descritas.

Quando você oferece todas essas informações, a proximidade com o produto aumenta, o incentivando a adquiri-lo.

Comentários sobre o produto

Os usuários da web, são muito sociais e influenciados por outras pessoas no ambiente virtual.

Quando são feitos comentários positivos a respeito de sua loja virtual, ela começará a ser vista como confiável por outros usuários.

O pensamento segue a lógica: "se a loja está proporcionando boas experiências a outros usuários, logicamente, acontecerá o mesmo comigo". Assim cada vez mais a loja ganha relevância.

A mesma influência é causada pelos comentários negativos. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, mostrou que 84% dos usuários já deixaram de realizar uma aquisição devido a comentários negativos.

Uma loja de sucesso deve estar focada em proporcionar boas experiências aos usuários, entregando os produtos nas datas estipuladas, oferecendo um atendimento excelente, criando vínculos e relacionamentos. Caso contrário, esse título não será alcançado.

O ambiente online é muito atrativo e competitivo. Quando for iniciar o seu negócio, esteja atento para que a sua loja virtual já comece rumo ao sucesso.

Nós da Construsite Brasil, estamos dispostos a caminhar com você na sua jornada virtual.

Contamos com um time preparado para auxiliar em todo o processo, desde a programação inicial de sua loja virtual, cadastro de produtos, conselhos e orientações sobre as melhorias que podem ser realizadas deixando o seu negócio mais visivel para o usuário.

Converse com nossos especialistas e comece o seu sucesso online.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: