Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site O que esperar da criação de sites em 2022?

O que esperar da criação de sites em 2022?

Segurança, otimização de páginas, responsividade e mais! Clique aqui e veja as tendências de criação de sites em 2022.

| Atualizado em
por Time Construsite

Diversos estudos já mostraram o quanto é importante investir na criação de sites para a sua empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. O aumento nas compras online é um dos principais motivos pelos quais essa estratégia não pode ser ignorada. E não é só isso!

  • Possibilidade de ter um cartão de visitas digital;
  • Construir credibilidade no mundo online;
  • Ter facilidade para ser encontrado em qualquer lugar do Brasil e do mundo;
  • Fortalecimento de marca;
  • Funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Ótimo custo-benefício.

No entanto, a criação de sites não pode ser feita de qualquer forma. É importante ter atenção com diversos pontos para garantir ótimos resultados.

Quer descobrir quais são as principais tendências de criação de sites para 2022?

Então, continue lendo este artigo e tire as suas principais dúvidas.

Leia mais também em: Primeiros passos para a criação de um site!

Quais são as principais tendências de criação de sites para 2022?

A partir de agora, mostraremos quais são os pontos mais importantes para a criação de sites em 2022. Acompanhe!

Mobile-friendly

Na hora de construir um site, o termo responsividade precisa ser aplicado com atenção. Apesar dele ser um pouco estranho, o significado é bastante claro. Trata-se de uma página na internet que o usuário consegue acessar por meio de todos os dispositivos móveis, seja computador, celular ou tablet.

Dessa forma, o cliente não precisa estar conectado a um computador com uma determinada tela para garantir uma experiência de qualidade no ambiente online.

É fundamental estar acessível para todos os meios, uma vez que grande parte dos clientes utilizam os smartphones ou tablets não só para fazer pesquisas online, mas também para adquirir um produto ou serviço.

Não pensar na experiência do consumidor faz com que a sua marca perca um diferencial competitivo no mercado, que reflete diretamente na taxa de conversão do negócio.

E os números mostram a força do dispositivo móvel. Para se ter ideia, grande parte dos clientes utiliza o celular como único canal para adquirir produtos on-line.

De acordo com um levantamento realizado pela MeSeems/MindMiners a pedido do Google, a quantidade de brasileiros que utilizam esse tipo de recurso atinge 62%.

Provavelmente, você já passou por uma experiência negativa em alguma loja virtual utilizando um celular. Relembre, por exemplo, quantas vezes já desistiu de adquirir um produto porque a página tinha links quebrados ou fora de proporção.

O consumidor moderno está cada dia mais exigente e não pretende continuar em uma página quando a experiência não é positiva.

O jornalista Matheus de Azevedo, 32 anos, opta por sites que pensam na experiência do consumidor. “Geralmente, quando utilizo uma página para comprar um produto, prefiro aquela que seja rápida e acessível por meio de um celular. Caso contrário, vou até uma loja física”, explica.

Por isso, é muito importante testar a experiência do cliente com vários dispositivos. Navegue pelo seu e-commerce e tente descobrir se há alguma falha. Faça esse processo por meio do computador, tablet, aparelho móvel, entre outros meios.

Se identificar algum problema, busque corrigi-lo imediatamente. Caso seja algo mais técnico, procure contar com o apoio de algum especialista no assunto.

Quanto mais cedo uma falha for solucionada, mais reputação positiva terá o seu negócio com os consumidores.

Dica bônus: o Google tem uma ferramenta, denominada de Google Page Speed, que ajuda a identificar erros em sua página, em qualquer tipo de dispositivo. Assim, é possível deixar o seu portal cada vez mais preparado para o usuário.

Leia mais também em: Criar site profissional pago ou site grátis paliativo?

Carregamento mais rápido

Em 2021, o Google anunciou uma nova atualização do seu algoritmo que exige uma atenção especial com fatores como velocidade de carregamento, responsividade mobile e a navegação segura.

Com essas novas regras, o tempo de carregamento para preenchimento do maior conteúdo de uma página, seja imagem ou texto, deve ser menor de 2,5 segundos, de acordo com o próprio Google.

Para melhorar a velocidade do seu site, procure descobrir se a hospedagem está influenciando negativamente no tempo de carregamento. Muita gente não sabe, mas as hospedagens compartilhadas prejudicam a velocidade de um portal.

Outra dica interessante é aplicar a técnica Lazy Loading para carregar imagens. Trata-se de uma estratégia que autoriza o carregamento de uma mídia somente quando o visitante estiver rolando a página para alcançá-la.

Se o usuário não alcançar o rodapé da página, as imagens que preenchem aquele espaço nem vão influenciar o seu page speed.

Confiabilidade para os usuários

Investir em segurança é primordial para qualquer página na internet. Isso porque, o usuário tem mais confiança em sua página, além de evitar problemas para a sua rotina.

Por isso, recomendamos procurar por um serviço de hospedagem e um domínio que seja confiável. É importante também seguir os protocolos de segurança do Google, entre os quais: HTTPs e SSL.

Um site seguro também impede que a página enfrente problemas que atrapalham a experiência do consumidor, como a existência de bugs.

Otimização para criação de sites em 2022

Não adianta nada construir um lindo site se ele não aparece nas primeiras posições do Google, não é mesmo? Quanto mais distante das primeiras páginas o site estiver, menos acessos você terá e, consequentemente, menos pessoas adquirindo seus produtos e serviços.

Por isso, a otimização é um conceito que ainda continuará forte em 2022. Uma dica interessante é acompanhar os principais sites e blogs da área para entender as novidades do mercado. Estudar sobre SEO (Search Engine Optimization) é um dos primeiros passos para ter sucesso na internet.

Um site otimizado faz com que a sua página conquiste as primeiras posições do Google e de outros buscadores na internet com mais facilidade, além de garantir uma boa experiência nas páginas internas.

Mas, é preciso mais! Você deve ter um site que receba muitas visitas e que também consiga potencializar as vendas do seu negócio. Para ajudá-lo nessa missão, acesse esse super guia com 10 passos para criar um site vendedor e tenha ótimos resultados.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: