O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
O que é Google Tag Manager e como usar?
Veja como criar Tag para acompanhar as ações do usuário em seu site.
"O que não é medido, não é gerenciado", já dizia o estatístico, autor, consultor e professor universitário William Edwards Deming. Ele é amplamente conhecido pela melhoria nos processos produtivos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Por que falar sobre o Deming quando o assunto é o Google Tag Manager? Porque esse profissional percebeu a importância da mensuração de dados para a realização de melhorias no negócio e criação de estratégias.
O Google Tag Manager, também conhecido pela sigla GTM, é uma ferramenta de criação e gerenciamentos de Tags. O que isso quer dizer? Continue a leitura e descubra!
Por que conhecer mais sobre o Google Tag Manager?
Caso você tenha um negócio online, seja site, blog ou loja virtual, e não seja programador, é provável que em algum momento da sua vida tenha se deparado com a necessidade de aplicar códigos em sua página.
É nesse momento em que a situação complica, ainda mais quando não se tem nenhuma familiaridade com os códigos.
O procedimento padrão a ser realizado nesse momento é entrar em contato com a empresa que criou o site ou chamar o pessoal do TI para ajudar. Porém, existe uma forma simples e mais rápida de realizar a aplicação do código.
Faça você mesmo
Gere você mesmo o código através do uso do Google Tag Manager e o instale em seu site. Assim você ganha mais autonomia e agilidade para fazer o acompanhamento das ações.
Entenda mais sobre o Google Tag Manager e saiba como usá-lo no decorrer do post.
Google Tag Manager (GTM): o que é?
O GTM é uma solução para o gerenciamento de Tags de Marketing, como códigos de promoção e rastreamento, em páginas da web e aplicativos de uma forma que não seja necessário alterar o código do site ou mexer em sua estrutura.
Explicando de forma bem simplificada, após a instalação do Google Tag Manager em seu site, as informações passam a conseguir se comunicar com outras fontes de dados, como o Google Analytics e o Pixel do Facebook.
Com o GTM você poderá gerenciar diversas tags em uma única plataforma, sem a necessidade de que um programador adicione o código em seu site.
A ferramenta é gratuita e, pode ser vinculada a outras ferramentas do Google e seus parceiros.
Como usar o Google Tag Manager?
Para fazer uso da ferramenta é necessário criar uma conta ou realizar o acesso com um e-mail Gmail, podendo ser o mesmo de acesso ao Analytics.
Você pode começar o seu login clicando aqui e será diretamente direcionado para a plataforma. ?
Após se cadastrar, continue com a gente e aprenda a criar, cadastrar e observar os resultados de conversão da sua página.
Com o intuito de deixar mais simples o entendimento, veja a seguir como funciona a estrutura do Google Tag Manager e conheça alguns termos antes de irmos direto para a sua aplicação.
Termos usados pelo GTM
Conta
A conta é o local onde todas as outras configurações estarão guardadas, sendo o nível mais alto de acesso dentro do Google Tag Manager.
A depender da permissão concedida, um usuário pode apenas visualizar ou até mesmo configurar e excluir as informações contidas dentro dela.
São as seguintes permissões:
Sem acesso: o usuário não vê o contêiner listado;
Leitura: o usuário vê o contêiner listado e pode navegar nas configurações, mas não pode alterá-las;
Edição: o usuário tem permissão para fazer edições, mas não para publicá-las;
Publicação: o usuário tem permissão para fazer qualquer tipo de alteração dentro do contêiner;
Administrador: o usuário tem permissão para tudo, inclusive excluir o contêiner e/ou a conta (não recomendado).
Contêiner
O contêiner é o segundo nível do Google Tag Manager, com informações mais detalhadas. É nele que as Tags ficarão armazenadas.
Podem ser criados vários contêineres, com Tags que correspondam a sua estratégia, para melhor desempenho e interpretação dos dados.
Dentro dos contêineres ocorrem as configurações das Tags. A ativação das "tags" são feitas através de "acionadores", que são configurados nas "variáveis" e buscam informações nas "camadas de dados".
Tags
Através das Tags o Google Tag Manager, é inserido os scripts de acompanhamento configurados em seu site. Elas representam os códigos configurados na página.
As informações são enviadas para ferramentas terceiras que permitem a análise dos dados, como o Google Analytics, tornando mais simples a interpretação dos dados de ação dos usuários.
Acionadores
É necessário que o usuário realize alguma ação para que a Tag seja disparada. Os acionadores definem qual é essa ação.
A configuração deles pode ser para o acionamento através do carregamento de uma página, visualização de um vídeo, clique em botões e o que mais for necessário para a aplicação de sua estratégia.
Variáveis
São o conjunto de nomes de valor preenchidos enquanto o usuário realiza uma ação no seu site. Essas são informações que o Google Tag Manager pode precisar para a ativação da tag e dos gatilhos.
As variáveis informam para os acionadores o valor da ação realizada.
Camada de Dados
É um código em JavaScript com informações de eventos personalizados e/ou variáveis transmitidas no seu site.
Ela atribui valor às ações de seu site, que se transformam em variáveis, para ativar o acionador e disparar a tag.
Conhecendo os termos usados no GTM e sabendo como funcionam os termos, veja agora como usá-lo
Criação da conta no Google Tag Manager
Ao realizar o login, logo na primeira página já será permitida a criação de uma nova conta para que você crie o seu código.
A criação dependerá da sua estratégia. Você pode fazer a conta para uma empresa e subdividi-la posteriormente ou criar para uma seção específica do seu site.
Como indicação, sugerimos a criação de uma conta para a empresa, o que torna o gerenciamento mais simples.
O próximo passo é criar a conta, colocando o nome da empresa a qual o código será direcionado, o site onde será aplicado o código e a opção de segmentação de acordo com a sua estratégia para ser criado um contêiner, indicamos para resultados mais significativos o gerenciamento "Web".
Após o preenchimento de todos os dados, você poderá clicar em "Criar".
Você será direcionado a uma página com os termos, explicando a necessidade de os fatos serem reais, ao aceitar os termos e políticas de privacidade você será direcionado para a próxima página.
A página a seguir já terá os códigos prontos para serem instalados com a indicação de onde colocar esse código dentro de sua página.
É interessante saber que os códigos, após inseridos no site, só serão apagados manualmente, ou seja, ainda que os scripts dentro do GTM sejam excluídos, a existência do código dentro do site continuará.
Você pode enviar para os programadores do seu site ou instalar você mesmo, caso saiba.
A parte mais complicada já passou.
O código deverá ser adicionado em todas as páginas que você deseja rastrear e mensurar os dados. Estando tudo pronto, vamos à criação das Tags.
Criação de Tags dentro do contêiner
Para criar uma nova Tag dentro do contêiner:
Clique no menu à esquerda e selecione a opção "Tags"
Irá abrir uma nova página com a opção de criar uma nova Tag, onde será necessário indicar um nome para a identificação dos resultados.
Configure e personalize a Tag e o seu acionamento, ou seja, qual ação deverá ser feita pelo usuário para a contabilização em sua página.
Configure a Tag de acordo com a necessidade do seu negócio e a estratégia utilizada.
Existem algumas opções disponibilizadas e você pode criar a sua própria Tag utilizando a opção HTML personalizado.
Depois da Tag criada e salva, clique em enviar para que ela comece a ser utilizada em seu site. Já falamos um pouco sobre a análise dos dados através do Google Analytics, que tal conferir agora como fazer a configuração da Tag dentro dessa plataforma?
Configuração do GTM no Google Analytics
Para que você consiga configurar a Tag do Google Analytics, é necessário encontrar o ID de Acompanhamento. Ele está localizado em: Propriedade > Informações de Acompanhamento > Código de acompanhamento dentro de sua conta na ferramenta do Google.
Salve esse número e siga o passo a passo a seguir para realizar a instalação.
Passo 1: clique novamente em "Adicionar uma tag";
Passo 2: nomeie à tag e configure-a;
Passo 3: selecione a opção "Universal Analytics":
Passo 4: selecione o tipo de acompanhamento e a variável das configurações;
Passo 5: irá abrir uma nova janela na qual você deverá nomear a variável e inserir o seu ID de acompanhamento;
Passo 6: escolha um acionador já criado ou configure um novo e clique na opção "todas as páginas";
Passo 7: salve a Tag;
Passo 8: clique em enviar para a nova Tag ser publicada. Essa etapa exigirá uma pequena descrição do que está sendo criado ou o que será alterado para facilitar o controle dos dados posteriormente.
Realizados todos os processos, está pronto, a sua Tag foi criada! Agora é só usá-la para começar a mensurar o que acontece em seu negócio.
Acompanhe de perto o que está acontecendo em seu site e veja se a estratégia adotada para o seu negócio está sendo proveitosa.
Veja também um passo a passo de como colocar o seu site na primeira página do Google e se destaque das outras empresas. Baixe agora o nosso e-book inteiramente gratuito.
Autor:
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.