Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Marketing O que é Google Sites? Como funciona? Para que serve?

O que é Google Sites? Como funciona? Para que serve?

Está procurando uma forma econômica de criar o seu site? Conheça o Google Sites, e saiba se vale ou não a pena criar seu site na plataforma gratuita.

por Time Construsite

Se você chegou a este texto é porque está à procura de uma solução econômica para criação de sites, não é mesmo? Fique até o final deste texto, pois vamos analisar uma das ferramentas de criação de sites mais acessíveis do mercado, mas também mostraremos algumas alternativas interessantes e que podem se tornar mais vantajosas. Confira:

O que é o Google Sites?

Você sabe muito bem que o Google oferece diversas ferramentas gratuitas que integram o dia a dia de quase todos os usuários. Para os empreendedores isso não é diferente: existe uma gama de soluções que resolvem necessidades muito tangíveis do mercado. Uma dessas soluções é o Google Sites.

O Google Sites é uma plataforma gratuita de criação de sites, com estruturas simples, criação intuitiva e usabilidade muito fácil.

O único custo que o usuário poderá ter com o Google Sites é o custo de domínio. No entanto, também há a possibilidade de seguir como um subdomínio do Google de forma gratuita.

Existem, também, algumas opções de layout que são editáveis. São modelos simples, para construção de páginas básicas e com as principais informações da empresa.

O conteúdo do site é gerenciado de forma simples, sendo que, após a publicação, a única responsabilidade do usuário será justamente manter esse conteúdo atualizado. Todo o restante, como manutenção, é feito diretamente pelo Google.

Para empresas que buscam ter páginas para divulgação de anúncios e publicidade online, um site feito com o Google Sites pode ser uma excelente página de aterrissagem.

No entanto, é importante recordar que o Google Sites apresenta uma série de limitações, possibilitando apenas a criação de sites simples e amadores, com poucas personalizações disponíveis.

Vantagens e desvantagens do Google Sites

Por isso, antes de bater o martelo e escolher o Google Sites, é muito importante analisar detalhadamente seus prós e contras.

A título de exemplo, vale destacar a facilidade de uso disponível no Google Sites, o que significa que, mesmo que você não tenha experiência com programação, poderá colocar seu site no ar em poucos minutos.

Além disso, o Google Sites também é gratuito, de forma que não exige nenhum tipo de investimento para o uso, gerando uma economia maior para empresas que não podem gastar muito.

Por fim, vale a pena falar sobre a vantagem da responsividade, já que os sites criados no Google Sites conseguem adaptar-se automaticamente às telas dos usuários, garantindo melhores experiências independentemente da forma de acesso.

No que diz respeito às desvantagens, existem alguns pontos importantes que não podem ser descartados e nem ignorados. O primeiro que destacamos são as limitações de funcionalidades.

Embora o Google Sites apresente muitas opções de módulos para os conteúdos (detalharemos ainda neste texto), os recursos contam com uma limitação natural, como a ausência de personalização de layout, algo essencial quando o assunto é construção de sites.

Vale destacar, ainda, a impossibilidade de criar lojas virtuais ou blog. Este último, é essencial para promover um melhor ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

Usar o Google Sites, portanto, pode ser negativo para o ranqueamento orgânico no próprio Google.

Por fim, vale a pena lembrar que o Google Sites não conta com suporte especializado. Isso significa que, caso haja algum problema no site, a solução deverá ser buscada pelo usuário na internet, em fóruns ou no YouTube.

O problema é que, como o Google Sites não é uma plataforma profissional ou muito conhecida, existe uma lacuna muito grande de conteúdos e tutoriais voltados para a resolução de problemas.

Como funciona o Google Sites?

Apesar de suas desvantagens, o Google Sites ainda é uma solução interessante, sobretudo para aqueles que não podem ou querem fazer o investimento em um site profissional no momento.

O funcionamento do Google Sites é a partir de módulos. Existe, na barra “Inserir”, algumas adições de conteúdos possíveis, como caixa de textos, imagens, conteúdos do Google Drive, grupo recolhível, índice e muito mais.

Há, ainda, a possibilidade de adicionar módulos em HTML, o que permite uma personalização especial.

Para que serve o Google Sites?

O Google Sites serve para criação de sites para empresas que não querem fazer um investimento alto em sites profissionais. No entanto, o resultado final não será dos melhores, prejudicando a percepção de valor por parte do cliente que chega ao site da empresa.

Por isso, é muito importante buscar alternativas ao Google Sites, para conseguir criar e gerar sites mais profissionais.

Alternativas ao Google Sites

Vamos conhecer, a seguir, algumas das alternativas ao Google Sites. Nos serviços a seguir temos serviços pagos e gratuitos, sendo que estes últimos contam com recursos premium e pagos.

Conheça, a seguir, algumas alternativas ao Google Sites:

  • Wix;
  • Wordpress.com;
  • GoDaddy;
  • Webnode;
  • Weebly;
  • Construsite.

Criar site por conta ou contratar uma agência?

Mas será que vale a pena tentar criar um site por conta própria em ferramentas como o Google Sites ou Wix? A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, inclusive particularidades do seu negócio.

No entanto, de forma geral, contar com profissionais na construção do seu site é altamente recomendável, justamente para evitar maiores problemas no futuro.

A maior diferença está no suporte pós-criação, já que agências de site estão prontas para atender e suprir as principais dúvidas e necessidades mesmo após o encerramento do serviço.

Nós preparamos um material exclusivo para te ajudar a compreender qual a melhor opção para você. Acesse agora este blog post e confira uma análise comparativa completa entre os sites profissionais e sites grátis.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: