Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site O que deve ter em um site para Clínica

O que deve ter em um site para Clínica

Descubra quais são as principais características que uma página online deve apresentar e como se destacar na internet

| Atualizado em
por Time Construsite

A internet é uma ótima vitrine de divulgação de produtos e serviços. Ter um site bem estruturado e com informações relevantes do trabalho é fundamental e a empresa que não está presente nesse universo, com certeza, está perdendo muitas oportunidades de negócio.

Para uma clínica não é diferente. Com as facilidades de acesso a rede e a oportunidade de visualizar as informações em diversos tipos de aparelhos diferentes, o cliente pode aparecer a qualquer momento.

Por isso é extremamente importante criar site para clínica. Mas uma dúvida muito comum é o que deve ter nele? Quais tipos de informações, imagens, conteúdos são necessários?

Foi pensando justamente sobre isso que preparamos esse post com informações importantes para acabar de uma vez por todas com essas e outras dúvidas. Confira!

Qual a importância de criar site para clínica?

Ter um site é uma das melhores formas de divulgar a sua clínica. Isso porque a população brasileira está presente na internet em sua grande maioria.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pelo governo federal em 2021, mais de 90% das moradias no país têm conexão com a internet.

Essa porcentagem corresponde a mais de 70 milhões de casas conectadas. Esses números são ainda mais impressionantes quando falamos de dispositivos móveis.

De acordo com levantamento realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) existem mais smartphones em uso do que pessoas no Brasil, cerca de 242 milhões de aparelhos.

Se for levado em consideração outros dispositivos móveis como tablets e notebooks esse número é ainda mais impressionante. São ao todo 352 milhões de aparelhos em todo o país, o que é equivalente a 1,6 por cada pessoa.

Quando o assunto é saúde, é muito comum que as pessoas procurem por respostas no Google.

Mais de 92% da população usam o site de buscas diariamente. Elas encontram as respostas para as suas dúvidas justamente em sites de clínicas especializadas no determinado assunto.

Com tantas pessoas conectadas e ativas na internet todos os dias, criar um site para clínica é fundamental. Além disso, essa é uma das maiores e melhores ferramentas para divulgar o seu trabalho.

Como criar um site para clínica?

Assim como na abertura de uma nova empresa, para criar um site para clínica é necessário cumprir alguns passos fundamentais de início. Eles são simples, porém, indispensáveis para pôr a página no ar. São eles:

  • Registro do domínio;
  • Hospedagem do site;
  • Escolha/criação do Layout.

Seguindo a ordem acima, esses passos são fundamentais para a escolha e registro do nome do seu site, a hospedagem dele tornando-o acessível e com capacidade de armazenar informações e a aparência da página, principalmente, a impressão que ela irá causar para quem acessa pela primeira vez.

O que deve ter em um site para clínica?

Criar site para clínica é marcar a presença dela no meio digital, um cartão de visitas online para apresentar o seu trabalho às pessoas interessadas ou em busca de algo específico.

Por isso é muito importante que ele apresente algumas características para causar uma “boa impressão”.

É muito importante que o site tenha uma boa estrutura, conteúdos diretos e de fácil compreensão, mas ao mesmo tempo, seja atraente e funcional. É preciso que ele entregue a mensagem desejada sem que o visitante tenha que procurar por ela.

Para te ajudar a criar site para clínica de forma ideal, vamos mostrar alguns pontos principais que devem estar presentes nele. Confira:

Crie um site responsivo

Como mostramos anteriormente, o número de smartphones e tablets usados para acessar a internet é gigantesco.

Para que as pessoas tenham uma visualização completa e uma boa experiência em geral é preciso que o site seja responsivo. Isso permite que as informações da página se enquadrem com o tamanho da tela.

Além disso, um site para clínica responsivo apresenta um carregamento mais rápido em dispositivos móveis e também, um design mais simplificado e limpo. Justamente para facilitar a visualização em telas de tamanho e formatos diferentes.

Além de facilitar que o visitante visualize as informações, ter um site responsivo, também ajuda no ranqueamento nas páginas de pesquisa.

Mostre informações relevantes

Uma pessoa que está procurando uma clínica para ir quer receber as informações o mais fácil possível.

Para isso, é de suma importância que o site tenha as principais logo nos primeiros espaços. Elas precisam responder às dúvidas mais comuns de pacientes e serem fáceis de ver.

Geralmente as pessoas que fazem buscas por clínicas procuram as seguintes informações principais:

  • Endereço físico,
  • Telefone ou outros contatos;
  • Horário de atendimento e funcionamento;
  • Tipos de serviços oferecidos;
  • Especialidades e profissionais que trabalham na clínica;
  • Formas de pagamento;
  • Convênios parceiros e outras informações.

Tendo essas principais informações disponíveis e fáceis de serem visualizadas no site, as chances da pessoa marcar uma consulta ou ir até a clínica podem ser muito maiores.

Agendamento online

Seguindo o mesmo pensamento de que facilidades podem atrair mais pessoas, ter uma opção de agendamento online é uma ótima ferramenta para os visitantes.

Além de ser uma tática muito boa para trazer mais pacientes, também promove agilidade no acesso aos serviços oferecidos.

É possível criar um pequeno formulário onde as pessoas coloquem as suas principais informações para realizar o agendamento. Também, pode-se criar uma integração com o Whatsapp Business, onde as pessoas deixam a mensagem e iniciam uma conversa com um funcionário automaticamente.

Quanto mais fácil for a forma que o usuário puder marcar a sua consulta maiores serão as chances de isso acontecer. Se ele tiver que preencher muitos campos ou clicar em vários locais para isso, as chances de abandonar o site são maiores.

Segurança

A segurança no acesso é fundamental para o bom funcionamento do site e para ganhar a confiança das pessoas que entram nele. Para isso, busque pelos certificados de segurança que criptografam todos os dados disponíveis nas páginas.

Uma boa medida de segurança para um site é criar áreas de segurança, que só podem ser acessadas com login e senha próprios.

Elas podem ser feitas tanto para os acessos dos pacientes, quanto para os profissionais. Dessa forma fica mais seguro disponibilizar documentos, resultados de exames, receitas e outros arquivos.

Além disso, ter um site seguro também promove o bom trabalho que é oferecido pela clínica e seus profissionais.

Crie conteúdos relevantes e aplique técnicas de SEO

Quando alguém se torna uma referência em um determinado assunto, as chances de gerar mais credibilidade e ser procurado pelas pessoas são muito maiores. O site da sua clínica pode gerar isso.

Invista na criação de conteúdos relevantes e que fazem a diferença para as pessoas, principalmente sanando dúvidas e mostrando novidades.

Uma das melhores formas de realizar isso é criando um blog dentro do próprio site. Ele pode ser acessado através de um aba no menu principal.

Outra solução muito importante na criação de conteúdos relevantes é a aplicação de SEO(Search Engine Optimization) neles. Essa é uma das principais técnicas de marketing digital para dar mais visibilidade ao seu site.

Isso porque, o SEO na prática utiliza algumas ações nos conteúdos que geram mais relevância e faz com que os sites de pesquisa, como o Google, coloque a sua página entre as primeiras nos resultados que ele mostra.

Isso faz com que mais pessoas, principalmente as que ainda não conhecem o seu trabalho, acessem o site da sua clínica. Criando assim, maiores chances de se tornarem futuros pacientes e até mesmo de recomendarem para os seus amigos e familiares.

Layout

Assim como os conteúdos e informações do site devem ser diretos e de fácil acesso, o layout precisa facilitar a visualização dele.

Busque por um design mais simples, porém, que condiz com o aspecto da sua clínica. Evite cores muito fortes ou que misturem com o conteúdo, para não gerar dificuldades de visualização.

Mantenha as informações do site de forma organizada e evite sobrecarregar de conteúdos. utilize fotos reais da clínica e seus procedimentos que forem possíveis ilustrar e dê um destaque para as informações mais relevantes.

O site da sua clínica é uma extensão do seu trabalho. Ter um, seguindo um perfil mais sério, reflete na qualidade das suas tarefas.

A especialidade de atendimento também pode refletir. Por exemplo, se a clínica atende crianças, o site pode apresentar alguns elementos voltados para esse público, fazendo alusão ao tipo de atendimento realizado.

Outra coisa muito boa de colocar em um site para clínica são depoimentos reais de pacientes que já foram atendidos. Eles podem ajudar a dar credibilidade nos trabalhos realizados além de gerar mais confiança em quem ainda não foi atendido pela empresa.

Siga as regras do conselho responsável pela área de atuação

Existem clínicas que oferecem os mais variados tipos de procedimentos. Cada uma delas trabalha com os profissionais da área, que, geralmente, seguem algumas especificidades dos órgãos regulamentadores da profissão.

Se for uma clínica odontológica, seguem o CRO, Conselho Regional de Odontologia, ou se for uma clínica médica, seguem o CFM, Conselho Federal de Medicina. Isso vale para qualquer segmento e pode variar de acordo com os serviços oferecidos.

É muito importante estar ciente das regras permitidas pelos órgãos responsáveis e criar o site respeitando todas elas. o CFM, por exemplo, não permite que sejam publicadas fotos de antes e depois de um procedimento ou que a clínica prometa resultados que não podem cumprir.

Em muitos casos o descumprimento dessas regras podem gerar consequências sérias, que afetam a clínica de forma financeiramente ou até mesmo de seus profissionais. Além disso, pode comprometer a imagem profissional da própria clínica.

O mais certo a fazer é consultar todas as regras e suas especificidades antes de criar o site da clínica para que todas as informações estejam de acordo com o que é permitido ou não. Fazer isso antes é muito melhor do que colocar o site no ar de forma errada e depois ter que corrigir as informações.

Onde criar um site para clínica de sucesso?

A melhor forma de criar um site para clínica de sucesso é através de profissionais qualificados e com experiência no mercado.

E quando o assunto é esse, a Construsite é a escolha certa. Isso porque somos especialistas e contamos com uma equipe totalmente preparada para executar todo o trabalho.

Aqui na Construsite contamos com profissionais qualificados e com uma vasta experiência em construção de sites, inclusive, direcionados às clínicas odontológicas.

Conhecemos esse mercado e temos os direcionamentos perfeitos para que o site da sua clínica seja diferenciado e apresente, principalmente, resultados positivos.

Construímos um site totalmente personalizado, atendendo as principais demandas da sua clínica, além de ser totalmente otimizado com as técnicas de SEO e as principais ferramentas, como um blog. Além disso, oferecemos suporte para todas as dúvidas e muito mais.

Quer fazer a diferença com o site perfeito para a sua clínica? Não perca mais tempo! Preencha o formulário abaixo e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: