Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site O que considerar antes de criar seu site?

O que considerar antes de criar seu site?

Ao criar seu site, há certas premissas que devem ser avaliadas antes. Confira quais são elas!

| Atualizado em
por Time Construsite

A criação de sites é algo que você necessita agora, de forma a criar a presença digital da sua empresa. Contudo, para criar seu site, existem premissas que devem ser avaliadas antes de tomar qualquer escolha.

Segundo pesquisa da TIC Domicílios 2019, três a cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Criar seu site não é o suficiente para conquistar esse público – é necessário fazer o melhor site.

E como criar um site? Prossiga com a leitura do artigo e descubra algumas dicas para criar um site!

O que considerar antes de criar seu site: o que é importante na criação de site?

O principal objetivo da criação de site é permitir o destaque digital que sua empresa precisa.”

O que é preciso para criar um site profissional? Antes de tudo, informação. É necessário se informar sobre os principais aspectos na criação de site, assim como acerca do desenvolvedor de sites.

E como criar um site? Para entender esse processo, vamos agora ver o que deve considerar antes!

1. Público-alvo

Além de toda a questão técnica envolvida, há outro tipo de questão na criação de site: quem você vai alcançar com ele? Por isso, antes de criar seu site, você deve considerar:

  • Regionalidade: a não ser que trabalhe ao nível nacional, você deve se preocupar em alcançar seu público regional. Em 2019, as pesquisas locais eram 39% das buscas no Google;
  • Forma de acesso: no geral, smartphones são a principal forma de acesso. Segundo TIC Domicílios 2019, 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Isso torna mais importante o design responsivo;
  • Faixa etária: entender qual é a idade do seu público define a linguagem e identidade visual aplicada.

Claro que há outros aspectos a serem considerados nessa pesquisa!

2. Finalidade do site

Antes de se perguntar como criar um site, você deve se perguntar o porquê. Não existe apenas um tipo de site, podendo ser site de vendas, site institucional, etc. Por isso que uma das dicas para criar um site é definir uma finalidade logo no começo.

Para chegar nisso, você pode consultar concorrentes do seu segmento, vendo como eles estabeleceram o site deles. Também deve consultar possíveis clientes, vendo o que eles esperam fazer num site dentro do segmento de mercado.

Após pensar nisso, pode partir para aspectos mais técnicos!

3. Informações básicas e contato

Afinal, o que você faz? Informações básicas no site podem facilmente responder isso ao cliente novo. Seu site deve oferecer essas informações básicas de maneira intuitiva, para que o cliente entenda o que é sua empresa.

Da mesma forma deve oferecer o endereço e telefone para contato. Deve estar presente no site o famoso formulário eletrônico, e-mail, telefone, endereço e redes sociais!

4. Identidade visual

A identidade visual é um dos elementos primordiais na criação de site, então uma das dicas para criar um site é justamente defini-lá antes. A partir da marca e da cor escolhida, você garante uma referência para construção das páginas.

É importante que tenha um design atrativo, com interface intuitiva, e a identidade visual contribui para isso. Ela deve ser chamativa, mas também agradável aos olhos, não sendo confusa e nem cansativa.

5. Conteúdo

A criação de conteúdo é algo estratégico para a sua empresa e deve ser pensada antes da criação de site. Nisso, três perguntas são importantes:

  • Quem desenvolverá o conteúdo do site?
  • Quem desenvolverá as fotos usadas no conteúdo?
  • Que tipo de conteúdo é necessário desenvolver?

Ao responder todas essas perguntas, não se esqueça: tudo isso deve ser pensado com um design responsivo do site.

6. Designer e desenvolvedor de sites

O que é preciso para criar um site profissional? Primeiramente, de um profissional. É necessário contar com um designer para elaborar o mapa do site e sua identidade visual, assim como um desenvolvedor para elaborar a programação.

Para ambos os papéis, é essencial contar com uma empresa especializada no ramo, o que é o caso da Construsite Brasil. No desenvolvimento de sites, é importante ter experiência e a Construsite Brasil já está a 15 anos no mercado!

7. Posicionamento nos resultados de busca

Segundo a Zero Limit Web, os 5 primeiros resultados orgânicos da primeira página do Google concentram 67,6% do total de cliques na página. Logo, é natural que pense antes da criação de site em como vai se posicionar entre os resultados de busca.

Para isso, você precisa de um profissional de SEO, que são técnicas de otimização do site para fazê-lo atender aos fatores de ranqueamento do Google. Para alcançar o público orgânico (a maioria da internet), você deve aplicar SEO!

8. Domínio do site

O domínio do site se trata do seu endereço virtual, o nome depois do “www”, e você deve pensar nele por dois motivos: primeiro, para ver se o nome de domínio que quer já não existe, e segundo, para escolher o melhor nome.

É importante que o nome de domínio seja próximo do nome da empresa e que seja curto, pois é também um fator de ranqueamento.

9. Hospedagem de site

A hospedagem de site é o espaço onde guardará toda a estrutura do seu site, sendo um centro de dados para diversos arquivos. Por isso que é importante avaliar antes as opções de hospedagem, considerando os custos e a qualidade oferecida.

Além disso, confira se é melhor para você a hospedagem compartilhada ou dedicada!

O que é preciso para criar um site profissional?

Informação, pesquisa e contar com uma empresa profissional. O site que você criar será sua “cara” digital, lhe ajudando no posicionamento dentro do mecanismo de buscas e cativando usuários. O site é uma etapa crucial no seu marketing digital.

Por isso, ao criar seu site, conte com a Construsite Brasil, uma agência experiente capaz de criar algo personalizado para sua empresa. Preencha o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos especialistas!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: