O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
O que as cores da sua empresa podem transmitir na presença digital
Visual, foco e atenção, mais do que o conteúdo da imagem, é necessário sincronização. Conheça como a escolha de cores afeta a presença digital de seu negócio.
Quando estamos com fome, buscamos comidas mais rápidas, de fácil acesso e que despertam a curiosidade de provar. Sabendo disso, grandes empresas como o MCDonald 's, escolheram uma linha de cores bem sugestiva, de maneira a atrair olhares de quem fosse em sua direção.
Vermelho e amarelo são definidos pela educação artística como cores quentes, que transmitem sensações de calor, fogo, além de passar sentimentos de algo vivo, sólido e enérgico.
Logo, quando estamos com fome, nosso organismo busca por energia, por algo que o mantenha vivo e quente. Assim, quando uma comida é associada a essas cores, o apetite aumenta, e as chances de buscar por aquele produto são bem expressivas.
Essas definições fazem parte do que chamamos de marketing, que não envolve apenas slogans e frases chamativas, mas todo conteúdo visual que compõe um determinado produto.
E quando falamos de marketing digital, existe um fator muito importante, sendo a extensão das experiências vividas no mundo físico, nos meios virtuais: a presença digital.
Não basta a criação de um site, a montagem de uma loja virtual e a divulgação em redes sociais, se não for observado um quesito extremamente importante: a composição de cores da imagem da sua empresa.
Por isso, vamos falar como as cores aumentam a presença digital de uma empresa, além de ser um fator marcante que gera gatilho de consumo em quem busca seus serviços. Preparados?
Psicologia das cores: sincronicidade e presença digital em um negócio
Quando falamos de sensações visuais, existe uma área que estuda a fundo as influências desses meios: a psicologia das cores. Nada mais é do que um estudo acerca de como o cérebro humano capta a incidência de cores, influenciando em sentimentos e ações.
Desde os nossos primórdios, as cores eram utilizadas nos corpos, como representatividade de cultura, etnia e hierarquia familiar. Ainda, as pinturas rupestres mostraram a importância da associação das cores, para entender todo o movimento cultural da época.
Hoje, com essa área de estudo, percebemos a influência das cores em todo lugar, e claro, na publicidade. E em terra de internet, onde o feed é rolado milhares de vezes ao dia e o cérebro busca por informações mais rápidas, empresas que sabem fazer uma boa jogada de cores, tem atenção garantida.
Assim, a presença digital das marcas e negócios na internet precisa de perfil, definição e autenticidade. Para isso, nada melhor que carimbar através do uso consciente de cores, para que quando sua persona visualizar seu produto, possa fixá-lo mais vezes pelas cores que ali percebeu.
E para entender quais cores usar, acima de tudo é necessário entender os objetivos de sua empresa. Cada cor pode ter muitos significados, o que torna necessário seus principais aspectos estarem em harmonia com a mensagem passada.
E como descobrir as cores de sua empresa?
Relevância comercial: a presença digital pelos consumidores
Para entender em qual segmento de cores sua empresa deve caminhar, é necessário entender primeiramente o que se busca transmitir, e quais são as emoções sentidas por seus consumidores ao visualizarem aquele produto.
Na compra de um produto, as cores representam 85% do porquê foi comprado, além de 93% dos consumidores acreditarem ser a aparência visual o quesito que mais motiva a decisão de comprar, segundo matéria do Quick Sprout acerca de algumas pesquisas realizadas.
Assim, investir na presença digital através das cores, é chegar perto do que seu consumidor deseja adquirir. E com uma abordagem direcionada, seus clientes podem identificar requisitos como:
- Modelo e planejamento de negócio;
- Propósito e intenção: qual o intuito da empresa;
- Temáticas e pautas abordadas;
- Preços e estratégicas de mercado;
- E claro, o público-alvo em questão.
Nesse sentido, se sua empresa apresenta produtos que buscam motivar a ter coragem, juventude, energia e paixão, o vermelho é um bom indicativo. Em casos de calor e otimismo, o amarelo traz emoções positivas.
Questões relacionadas ao meio ambiente e cuidado ecológico, temos o verde. Confiança e força, ganha fortes pontos com o azul.
Esses são apenas exemplos, que quando você for refletir, vai perceber que onde é encontrado essas cores, são essas as emoções sentidas, juntamente claro, com todo conteúdo visual envolvido.
Mas para entender melhor, é necessário entender porque a identidade visual afeta a criação de sites, além de fazer parte de todo desenvolvimento de marketing e constância na presença digital da empresa.
Elementos gráficos na presença digital
Por fim, além de toda a jogada de cores, perceber a presença digital nos elementos gráficos é essencial, pois fazem parte de um importante processo: as primeiras impressões.
Assim como quando a Coca Cola com seus tons de vermelho despertam a sensação de excitação, coragem para enfrentar todas as barreiras com apenas alguns goles, colocar perfil na sua empresa é trazer para perto o cliente, despertar emoções.
Com o uso de elementos gráficos associados a cores, pode ser mostrado o desempenho, a garra, a autenticidade de seu produto, ou seja, exemplos do que não pode faltar em seu negócio, além de trazer comparações positivas.
Por isso, abuse de gráficos, setas, símbolos e formas de expressão, para que assim como nas grandes multinacionais, sua empresa também desperte sentimentos vividos a todo instante e atraia cada vez mais seu consumidor.
Avance, não hesite no uso de cores em sua empresa! Aplique o marketing digital, estruture, potencialize e atraia seus clientes de maneira criativa e direta, associando seus sentimentos ao propósito de sua marca.
Conheça o objetivo de seu negócio hoje e plante raízes que possibilitem a criação de toda uma presença digital, com identidade, estratégia e claro, confiança.