Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Meu site não vende! E agora?

Meu site não vende! E agora?

Ter um site que não vende pode ser muito frustrante, mas saiba que existem algumas estratégias que podem solucionar esse problema. Veja como aqui!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Há quem acredite que o mundo virtual traz sucesso instantâneo e que para ser bem sucedido, é muito simples:

Basta criar um site e de tempo em tempo atualizar as informações, assim os usuários do ambiente virtual virão até você fazendo com que seu site venda muito, certo?

Errado!

noooo.gif

A interação no ambiente virtual e o interesse dos usuários dependerá da qualidade dos conteúdos e da dedicação do gestor do site.

O ambiente virtual é muito sedutor. Pense na sua experiência como usuário onde constantemente são oferecidas ofertas, e-mails chegam com as melhores propostas e as possibilidades são infinitas.

Isso deve ser avaliado durante a criação de seu site. Afinal, apenas criar um site e deixá-lo no ar não adiantará muita coisa.

É interessante que tenha alguém para cuidar de seu site, preparar conteúdos e realizar publicações, responder aos comentários e fazer a divulgação.

whats%20search.gif

Ainda à tempo! Caso você tenha feito um site sem saber como torná-lo atrativo e por isso, não está convertendo, ou seja, recebendo ações de valor, como vendas e contatos solicitados, esse é o momento de descobrir o que está acontecendo.

Meu site não vende! E agora?

Em primeiro lugar, tenha calma. Ficar desorientado e tomar atitudes como a realização de promoções incalculadas não irá ajudar.

O que deve ser feito nesse momento é identificar qual é o problema e logo após, focar nas soluções.

O site pode não estar gerando vendas por dois motivos, a falta de tráfego ou a falta de conversão. Cada situação é solucionada de uma maneira.

Falta de tráfego

Isso quer dizer que as pessoas não estão chegando em seu site. Ou seja, os usuários não compram porque não encontram o seu site e não o acessam.

Imagina como seria ter um negócio físico em um beco escuro, deserto e sem saída. Ainda que as soluções oferecidas fossem as melhores, dificilmente as pessoas achariam o caminho ou se sentiriam seguras em passar por ele.

A falta de tráfego gera a invisibilidade virtual. A sua empresa está lá, porém não é encontrada pelos usuários. Logo, o retorno será nulo mesmo.

Falta de conversões

O problema encontrado aqui é outro. As pessoas encontram o seu site, tem um possível interesse em sua solução, mas na hora de fechar, recuam.

Esse problema deve ser estudado para que os motivos da desistência sejam descobertos e corrigidos.

Imagine a situação como um estabelecimento que fica bem localizado, no entanto, as peças não são atrativas para as pessoas que visitam o local e, por isso, elas entram, dão uma olhada nos produtos e logo em seguida vão embora.

Pode-se observar que as situações são distintas e que o problemas possuem raízes diferentes. Logo, as soluções serão diferentes. Continue a leitura e veja como prosseguir com cada situação.

O que fazer?

Caso o seu problema seja falta de tráfego, a solução será levar tráfego ao seu site. Bem óbvio não é mesmo?

Leve tráfego para o seu site

Existem diversas formas de levar visitantes para o seu site, como anúncios, uso de redes sociais, melhorias realizadas para que ele apareça nas primeiras páginas do Google e outros.

Veja a seguir as principais estratégias usadas para trazer os melhores resultados quando o assunto é tráfego.

Uso de redes sociais

Use as redes sociais e faça um trabalho mais direcionado. Converse com as pessoas que são o público de seu negócio, crie relacionamento com quem já é seu cliente e claro, divulgue os seus produtos.

rede%20social.gif

Ainda que o usuário não precise do seu produto no momento, ele terá uma referência e quando a solução for necessária, ele se lembrará do seu serviço.

Essa estratégia de captação do tráfego é a médio prazo, já que tem como objetivo principal, atrair o usuário que se encantará com sua marca e logo após consumirá seus produtos.

A principal vantagem do uso das redes sociais, é que após criado um relacionamento, os usuários se tornam mais fiéis à empresa.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos estão em diversos lugares da web e trazem resultados imediatos. Através do uso deles, é possível divulgar sua empresa nas redes sociais, direcionando para qual perfil de pessoas é mais interessante que aparecer.

O Google também permite que anúncios sejam exibidos em suas páginas de buscas ou sites parceiros. Assim você pode oferecer o seu serviço e uma breve descrição de seu funcionamento para que ele atraia o usuário.

Como já dito, essa estratégia traz resultados mais rápidos, porém requer um investimento maior, que varia muito a depender do segmento.

Otimização do site

A otimização no site, ou como é conhecido pelas siglas SEO, é feita de forma gratuita e seus resultados começam a ser exibidos em médio e longo prazo.

Isso porque devem ser feitas pequenas melhorias que serão percebidas pelos buscadores como o Google com o passar do tempo e, quando importantes, serão consideradas para deixar o site em melhores posições na exibição de pesquisas.

Melhore a experiência do usuário

Quando os usuários estão chegando ao seu site, mas não estão realizando nenhuma ação importante, como a finalização da compra, podemos estar diante de um problema.

Faça análises e busque saber por qual razão o usuário não conclui as ações que inicia em seu negócio.

As situações de desistência podem variar, sendo pela falta de informação sobre os produtos, valores elevados, carregamento da página demorado, dificuldade de navegação entre outros. Confira a seguir:

Falta de informação sobre o produto

Muitas vezes o usuário entra em um site com interesse na solução, porém quando busca por informações e não encontra, ele desanima, indo buscar a solução em outro local.

As informações sobre o produto são muito importantes. O usuário deseja encontrar dados sobre a solução que está sendo oferecida, como materiais utilizados, dimensões do produto, fotos perto de objetos comumente conhecidos, entre outras características que o convença.

Valores elevados

Alguns valores, quando muito acima do que é oferecido no mercado, pode causar um certo desconforto no usuário.

ausencia%20no%20meio%20digital%20.gif

É interessante se atentar ao fato de que o usuário está realizando várias pesquisas na internet e orçando preços em diferentes sites.

O valor que destoa muito das demais soluções encontradas na internet, induzirá o usuário a apenas visitar o seu site, sem concluir nenhuma ação.

Carregamento da página

O carregamento demorado de uma página, fará com que o usuário desista de completar a ação.

Certifique-se de que o conteúdo de seu site não está muito pesado e tornando lento o carregamento da página. Essa é uma das principais razões que fazem o usuário visitar o seu site, mas não permanecer ou realizar alguma ação de valor.

Após identificar os motivos que levam o seu site a não vender, ficará muito mais simples solucionar os problemas e escolher os caminhos a seguir.

Caso precise de um site mais rápido e seguro ou de serviços de Marketing Digital que faça o seu site alavancar nas vendas, conheça a Construsite Brasil, especialista em soluções web.

Converse com nossos especialistas!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: