Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Mercado de Publicidade no Brasil: conheça o potencial crescimento

Mercado de Publicidade no Brasil: conheça o potencial crescimento

Quem não é visto não é lembrado, e uma frase muito conhecida no ambiente virtual. Por essa razão, se divulgar é essencial. Confira aqui como é o mercado!

| Atualizado em
por Wagner Santos

O mercado de publicidade no Brasil já é bem grande, com cerca de 17,5 bilhões de reais investidos anualmente no setor por empresas e agências. No entanto, mesmo com esse tamanho grande, o segmento ainda tem a capacidade de crescer ainda mais, especialmente no setor digital, cujo aumento foi de 25% no último ano. Por isso, esse é um momento interessante para quem quer entrar na área.

Os números acima citados dão uma noção do tamanho do setor, mas não explicam bem o seu potencial de crescimento - que é enorme. Para se ter uma ideia, apenas uma parte desses 17,5 bilhões é investida na Internet. A maior parte vai para plataformas como a TV e o rádio, cuja audiência está em constante queda. Na prática, há um caminho enorme para o setor digital crescer, aumentando o mercado de publicidade no Brasil.

Quer entender o potencial de crescimento do mercado de publicidade no Brasil? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como é o mercado de publicidade no Brasil hoje?

O mercado de publicidade no Brasil, hoje, é muito curioso e dissonante. De um lado, o segmento ainda está massivamente ligado a mídias antigas e o maior volume de investimento está atrelado a ações tradicionais e menos eficazes. Do outro, temos um dos ecossistemas digitais mais vivos e inovadores do mundo, o que precisa ser reconhecido.

Partindo do início, daqueles 12 bilhões de reais investidos em marketing que mencionamos antes, a grande maioria é aplicada em meios de publicidade com cada vez menos audiência: TV, rádio, revistas e jornais. Hoje em dia, ainda há sim muito interesse pelo conteúdo que essas mídias produzem, mas não nas mídias em si. Ainda que haja uma ou outra grande exceção, como o Big Brother Brasil, a audiência na TV é cada vez menor e menos impactante.

Do outro lado, o mercado digital no Brasil rivaliza o de qualquer área do mundo, sem a menor dúvida. Não há grande agência de SEO no país que perca para os grandes nomes internacionais. No Marketing de Conteúdo, a produção interna bate de frente com a do exterior, sem dúvidas. Isso sem falar em gigantescos cases de sucesso nas redes sociais, na instrumentalização do WhatsApp para marketing e por aí vai.

Por isso, o mercado brasileiro é difícil de explicar. Se o setor tradicional tem cada vez menos importância para o público e temos um dos ecossistemas mais vibrantes do mundo no digital, por que as empresas não investem mais na Internet? É difícil responder. No entanto, seja lá qual for o motivo, ele vem mudando, já que cada vez mais as empresas olham para o online como o centro da estratégia e o analógico como o complemento apenas.

Isso nos leva a...

O que ainda pode acontecer no setor?

Muita coisa. Para começar, por mais que a Internet já esteja cheia de artigos com o “mesmo” conteúdo, ainda há de se notar que nem todos os segmentos exploraram o Marketing de Conteúdo adequadamente.

Somente agora vemos empresas entrando na onda dos podcasts, o que ainda pode ser muito mais explorado. Vídeos curtos ou mais longos também podem ser melhor trabalhados, além das estratégias se popularizarem mais.

Além da produção de conteúdo, ainda há potencial para uma série de medidas dentro do setor digital. O investimento em tráfego pago é muito mais eficiente do que o em TV, jornal ou revista, mas ainda é pouco explorado. Dá para aplicar mais e gerar mais resultados.

Outro ponto que ainda pode melhorar e crescer mais é o entendimento da jornada do consumidor na Internet. Muitas estruturas ainda são rígidas demais e não refletem a real jornada que os consumidores fazem. Com a coleta de dados e análise do histórico dos consumidores com a marca (tudo de acordo com a LGPD, claro), é possível otimizar muito mais as ações de marketing digital, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

E isso considerando apenas as ferramentas que temos hoje. Quem sabe quais ferramentas teremos amanhã? Há 5 anos, não eram muitos os que apostavam nos podcasts e, hoje, já são muitas as empresas que utilizam essa ferramenta para marketing. Pode ser que daqui 5 ou 6 anos vejamos um panorama com muitas outras ferramentas e um maior potencial de crescimento para todo o tipo de negócios.

Assim, pode esperar para ver um crescimento enorme no Marketing Digital conforme cada vez mais empresas migram para ele em busca de maior eficiência e relevância online.

Agora que você já entendeu o potencial de crescimento do mercado de publicidade no Brasil, é hora de entender como pode tomar parte desse segmento. Por exemplo, talvez você queira empreender na área ou talvez entre em um curso para aprender uma das novas profissões do setor e ser um dos motores de crescimento do marketing digital.

O que achou da ideia? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Autor:

Wagner Santos | Parceiro Construsite Brasil
Analista de SEO, Empreendedor digital e CEO da Revista de Marketing, focado em estratégias de marketing para alavancar negócios, e posicionar sites online.
Outros posts feitos por Wagner Santos

Comentários: