Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Conheça os melhores segmentos para abrir uma loja virtual

Conheça os melhores segmentos para abrir uma loja virtual

Para ajudar na escolha dos melhores segmentos para criar a sua loja virtual, separamos 4 tendências do mercado de trabalho em 2020.

| Atualizado em
por Soluções Industriais

Escolher o que vender em uma loja virtual é uma das dúvidas mais frequentes entre empreendedores ou pessoas que sonham em abrir o próprio negócio. Afinal, como trabalhar em algo no qual você não se identifica? Por isso, essa decisão envolve uma série de fatores.

A identificação pessoal, a experiência, a necessidade do público e a ampla concorrência são fatores determinantes para escolher o segmento de atuação do seu e-commerce.

O primeiro ponto que merece atenção é a pesquisa e dedicação que podem alterar o desenvolvimento do negócio e fazer com que ele fique ativo ao longo dos anos. É muito mais que escolher o produto que você irá ofertar. É preciso elaborar a estratégia certa para que seu negócio alcance o sucesso esperado no mercado.

Diferente das lojas tradicionais, no ambiente virtual você pode vender praticamente tudo o que quiser. Se você conta com um bom fornecedor, uma forma simplificada de enviar os produtos e uma boa margem de lucro com o negócio, é possível expandir o seu comércio com as vantagens ilimitadas que uma loja virtual oferece.

Além disso, vale ressaltar que a agilidade, o preço e a comodidade são preferências do consumidor online. Por isso, 83% dos consumidores brasileiros que usam a internet já fizeram compras online. Ainda segundo levantamento realizado pela NZN Intelligence, 74% preferem a praticidade da loja online em relação às compras em lojas físicas.

Afinal, quem não prefere fazer as despesas da casa pelo sofá? Ou comprar o domus para telhado do escritório antes de dormir? Tudo é muito mais prático dentro do ambiente virtual!

Portanto, neste post mostraremos como você pode escolher um segmento para trabalhar na sua loja virtual. Ficou curioso? Acompanhe!

Como escolher um segmento?

Existem alguns pontos pontos sobre como escolher o melhor segmento para o seu e-commerce. Por isso, separamos 3 dicas promissoras para o sucesso do seu negócio. Vamos lá?!

Converse com varejistas

É fato que as compras online tem sido cada vez mais comuns, mas as vendas nas lojas físicas também são significativas. Por isso que, é importante pensar na forma que se vende, sejam grandes cases como Mercado Livre ou Extra.

Se você precisa criar um negócio que tenha um lucro rápido, uma boa opção é seguir as tendências do mercado, pesquisando produtos que possuem grandes demandas, locais ou virtuais, e focar neles. O preço deve ser atrativo, já que a espera pelo produto em uma loja online é muito maior do que nas lojas físicas.

Identifique produtos de alto valor

Posicionar uma loja virtual no Google é uma tarefa muito mais complexa do que parece. Você terá que concorrer com inúmeras lojas do mesmo nicho, pois o ranqueamento do Google aponta primeiro para sites já consolidados, como a netshoes, por exemplo.

Uma boa forma de tentar concorrer com os grandes nomes do mercado é investir significativamente em Marketing Digital. Para mudar essa situação, você pode segmentar um público que os cases de sucesso não conseguem.

Por isso, identificar produtos de alto valor, como um robô industrial, por exemplo, é fundamental para ganhar visibilidade. Com a renda maior, você terá mais recursos para investir em divulgação.

Necessidade do consumidor

Você pode até ter encontrado um produto que não é trabalhado em qualquer lugar, que tenha um preço acessível ou um retorno de lucro incrível, mas de nada adianta se ninguém busca por ele. Uma opção para mensurar o que as pessoas buscam para comprar, é utilizar ferramentas de análises e estatística de busca, como o Google Trends.

Inclusive, dados apontam que produtos com mais de 2.000 buscas mensais pertencem a um segmento que vale a pena investir. Identifique as frases que compõem os produtos também pode ser de grande valia. Assim, você consegue pontuar o que os consumidores estão comprando, vendendo, buscando por liquidações e outras informações de produtos.

Melhores segmentos para uma loja virtual

Para ajudar na escolha dos melhores segmentos para criar a sua loja virtual, separamos 4 tendências do mercado de trabalho em 2020. Veja:

Alimentação saudável

Essa questão é muito maior que emagrecer ou manter a boa forma, uma boa alimentação virou o objetivo de vida de muita gente. Com o aumento de informações disponíveis na internet, veio também o tempo reduzido para comparar e buscar produtos mais saudáveis.

Assim, várias ideias para e-commerce estão sendo desenvolvidas nesse aspecto, e ainda há muito espaço para esse investimento crescer. O foco desse nicho não é apenas oferecer produtos, mas também dar boas dicas de saúde, pacotes especiais e até rotinas de alimentação para aprimorar o relacionamento com o cliente.

Beleza

A beleza é um nicho que nunca perde a relevância. As possibilidades nesse meio são muitas: maquiagem, cabelo, cosméticos, produtos para unhas, entre outros.

Esse segmento se expandiu muito rápido e em pouco tempo, por isso, há muitas possibilidades para crescer. Além dos produtos tradicionais, ainda vemos especificações de subnichos, como a preocupação com a estética do homem e o cuidado para não testar os produtos em animais.

A dica é apostar nessa sugestão. O público vem se preocupado cada vez mais com a aparência, então, as lojas virtuais que tem isso como compromisso podem se tornar um grande sucesso.

Moda

A moda é um dos segmentos mais influentes no mercado atual. Embora seja um ramo já consolidado, ainda criar oportunidades para novas ideias a todo momento - afinal, as tendências sempre se renovam abrindo mais portas para o setor.

Uma das novidades é apostar na venda de roupas usadas, mais conhecido como brechós, agora com uma pegada mais sustentável. Também é possível investir em nichos mais específicos: homens, mulheres, crianças, grávidas, idosos.. e por aí vai!

Decoração

Entre um dos melhores nichos para investir atualmente, é preciso falar sobre o setor de decoração e artigos para casa. Para se ter ideia, o segmento teve um crescimento no seu faturamento de 23% no primeiro trimestre de 2017 e permanece em desenvolvimento.

Os consumidores buscam novos hábitos de consumo, como a busca incessante pela qualidade de vida e também por novas performances - detalhe que reflete, também na decoração. Dessa forma, se esse segmento for sua escolha, é importante acompanhar as tendências e exigências do consumidor.

A grande vantagem desse nicho é o amplo público-alvo, a variedade de materiais e as grandes possibilidades de venda. É necessário que sua loja seja especializada em algo, como pergolado de madeira com deck ou em móveis de pallet, por exemplo.

O que você está esperando?

Vale ressaltar que para abrir uma loja virtual, você deve ficar atento às últimas tendências e novidades do mercado. Além disso, é fundamental agir conforme o seu planejamento. Quer criar sua loja e fazer com que ela tenha sucesso? Basta seguir as nossas dicas!

Autor:

Soluções Industriais | Parcerias Construsite
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Outros posts feitos por Soluções Industriais

Comentários: