Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Melhores Nichos de Afiliados: como escolher, trabalhar e muito mais!

Melhores Nichos de Afiliados: como escolher, trabalhar e muito mais!

Em dúvida sobre quais são os melhores nichos de afiliados? Veja aqui 11 ótimos ramos para conseguir alcançar altos ganhos com a indicação de produtos e serviços.

por Time Construsite

O que é ser afiliado?

Se você ouviu falar que é possível ganhar dinheiro, apenas indicando produtos de lojas online no seu site, blog ou rede social, deve saber que essa tarefa corresponde a função de um afiliado. Tanto empresas quanto pessoas físicas recebem uma comissão quando recomendam na internet uma mercadoria ou serviços que são vendidos.

Nesse mercado diversos nichos se destacam por oferecer melhores condições de alcançar um lucro maior. Há áreas que costumam vender com mais frequência e outras demonstram ser vantajosas por apresentarem novas tendências de negócios.

Geralmente, escolher o nicho certo para promover produtos e serviços se torna uma etapa crucial para ter sucesso nessa atividade. Então, pensando nisso, este texto mostrará dicas para você fazer uma boa escolha e ainda apresentará os 11 melhores nichos de afiliados da atualidade. Confira!

Como escolher os melhores nichos de afiliado para você

Quais os principais aspectos que você deve considerar para encontrar o melhor nicho de afiliado? Mantenha a leitura, pois é isso que descobrirá na próxima seção.

Procure por um nicho que você tenha interesse

Ser um afiliado de sucesso requer tempo, esforço e persistência. Quando alguém escolhe um nicho que lhe interessa, se sente mais motivado para aprender e se tornar um especialista na área. Produz conteúdo de qualidade com frequência e consegue encontrar tempo para investir em estratégias de marketing que levarão a mais conversões e vendas.

Sendo assim, faça diversas pesquisas sobre diferentes segmentos e avalie qual deles mais desperta a sua curiosidade ou se assemelha com seus hobbies. Evite rejeitar um tema sem ter qualquer conhecimento antes, ou seja, entenda melhor do que se trata determinado assunto e se não gostar, procure outro tópico.

Confira a concorrência

Em plataformas como Google Ads ou o Ubersuggest é possível conhecer a concorrência. No entanto, lembre-se que quando vários afiliados estão promovendo produtos ou serviços no mesmo nicho, muitas vezes, se torna uma tarefa difícil se destacar. Usar as boas estratégias de marketing, inclusive investir em publicidade com custo elevado, ajuda.

No entanto, num ramo saturado o melhor consiste em se especializar em um tipo de público ou num subnicho. Também é aconselhável que você produza conteúdo útil para o público com avaliações detalhadas, tutoriais, vídeos e outros recursos. Além disso, concentre-se em construir um relacionamento duradouro com eles.

Analise o mercado e a avaliação de demanda de público

Selecione palavras-chave relacionadas a um nicho e verifique o volume de buscas que elas receberam nos últimos meses. Utilize ferramentas como o Google Trends, o Planejador de Palavras-chave do Google Ads ou o Ubersuggest para descobrir essas informações. Nesses sites também é possível ver como os concorrentes estão se saindo.

Além dessas plataformas, você também pode explorar fóruns, grupos de redes sociais e comunidades online para compreender melhor as necessidades das pessoas. Observe quais são as perguntas mais comuns e os problemas que enfrentam. Isso serve para identificar oportunidades e oferecer soluções relevantes com produtos de programas de afiliados.

Veja o rendimento

Alguns nichos oferecem produtos ou serviços com comissões mais altas, isso significa que você pode ganhar mais dinheiro por cada venda realizada. Por exemplo, vender aparelhos eletrônicos rendem melhores comissões, na maioria dos programas de afiliados, do que indicar utensílios de cozinha.

Os segmentos populares como saúde, bem-estar, finanças pessoais e outros possuem um público amplo que também favorece os ganhos. Afinal, quanto maior a demanda, mais compradores em potencial existem. Alguns ramos se tornam altamente lucrativos em determinadas épocas do ano, como presentes de Natal, viagens de verão etc.

Como trabalhar com nichos afiliados

O que você precisa para ter o melhor desempenho ao trabalhar com programa de afiliado? Continue lendo e descubra na seção abaixo dicas para ser bem-sucedido nessa atividade.

Tenha um bom equipamento de trabalho

Você pode começar a trabalhar como afiliado com um computador básico. No entanto, lembre-se que com um bom dispositivo tornará sua produtividade e eficiência melhor. Afinal, com o equipamento adequado existem menos chances de acontecer travamentos, erros e problemas com lentidão que atrapalhem seu desempenho.

O aparelho ideal deve permitir que você realize várias tarefas simultâneas sem perder tempo. Tem que ser compatível com softwares recentes, além de processar e armazenar grandes volumes de informações. Aliás, para encontrar ótimos modelos que atendam esses requisitos veja também Os 12 Melhores Notebooks para Trabalho.

Escolha um nicho e um produto

Depois de encontrar um nicho num programa de afiliados para se especializar, considere qual ou quais mercadorias são melhores para você divulgar. Faça pesquisas, examine tendências, analise palavras-chave e avalie a concorrência existente em relação a cada item. Verifique se a taxa de comissão apresenta um ganho satisfatório.

Também avalie a qualidade do que você indicará às pessoas, não divulgue coisas de utilidade duvidosa. Considere fatores como a reputação do fabricante, a satisfação do cliente, a garantia de reembolso, a resistência dos materiais e a credibilidade geral do produto no mercado.

Crie seu conteúdo regularmente

Quanto mais conteúdo você postar, mais oportunidades terá de atrair a atenção de visitantes para suas páginas na web e ter sucesso com o programa de afiliado. Ao fornecer um material útil regularmente, é possível estabelecer-se como uma autoridade no seu nicho e conquistar a confiança das pessoas.

Normalmente, com pelo menos duas publicações por semana em sites, blogs e redes sociais você consegue bons resultados. No entanto, é importante lembrar que a relevância do conteúdo possui maior peso. Não adianta apresentar qualquer informação que não seja interessante para seu público, porque não vai gerar engajamento.

Tenha um texto descritivo com conteúdo e bem escrito

Para aumentar as chances de os leitores clicarem no seu link de afiliado com a intenção de comprar, procure criar artigos descritivos. Mostre os recursos, benefícios do produto e como ele se destaca em seu nicho em relação à concorrência. Também adapte o tom da escrita ao do seu público-alvo e não deixe de mencionar as necessidades dele.

Você pode ainda colocar gatilhos mentais que levem o comprador em potencial a tomar uma decisão. Quando terminar, revise, elimine erros gramaticais, ajuste trechos que deixem melhor a fluidez e a clareza da mensagem. Além disso, verifique se o texto está estruturado e fácil de ler.

Melhores Nichos de Afiliados

Você pode optar por mercadorias com demanda constante ou que estão em tendência para aumentar as chances de ganho. Assim sendo, confira a seguir os 11 melhores nichos de afiliados.

Alimentação

Esse nicho possui demanda constante, as pessoas estão sempre procurando receitas, dicas de nutrição, produtos alimentícios e suplementos para tornar melhor o estilo de vida. Há um público amplo interessado em alimentação saudável, perda de peso, ganho de massa muscular, alimentação vegetariana ou vegana e culinária gourmet.

Alguns dos programas dos afiliados que se destacam nesse nicho são o Amazon Associates Brasil. A iHerb paga comissões generosas para quem recomenda suplementos alimentares, vitaminas, lanches naturais e orgânicos. Na plataforma Lomadee também há diversas empresas que atuam com comida em geral e proporcionam uma boa renda extra.

Pet

O mercado de serviços e artigos para animais de estimação tem apresentado um crescimento no longo dos últimos anos. As pessoas estão cada vez mais dispostas a investir em alimentação de alta qualidade, acessórios, brinquedos e cuidados de saúde para pets. Além disso, muitos dos itens precisam ser consumidos constantemente.

A Petlove é uma das maiores lojas online que permite recomendar planos de saúde e com parceria da vetsmart produtos veterinários. Outros programas de afiliados que estão entre as melhores alternativas são o da Cobasi que você encontra no site da Awin. Também há o Parceiro Petz e o Petzera Afiliados feito pela Lomadee.

Saúde

Tornar melhor a saúde é uma preocupação fundamental para todo ser humano. Por esse motivo, há um grande público interessado em soluções para emagrecer, cuidar da pele, combater doenças, entre outros. Isso explica o sucesso nas vendas de itens para perda de peso e condicionamento físico, suplementos, medicamentos naturais e mais.

Para ingressar nesse nicho você pode optar por programas de afiliados como Motinezze, Hotmart e Eduzz que divulgam livros e cursos com temas da área. Já nas plataformas Lomadee e Amazon afiliados há a opção de escolher desde livros até equipamentos médicos para recomendar.

Marketing digital

O marketing digital se tornou popular e empresas de todos os setores estão cada vez mais interessadas em expandir sua presença online. Há alta demanda nesse nicho de materiais digitais, como cursos online, e-books, softwares e serviços de assinatura. Por essa razão, se inclui entre as melhores opções para conquistar boas comissões.

Nesse ramo, existe uma grande variedade de programas afiliados, entre eles, está o Hotmart que opera com cursos online, e-books e softwares. No Eduzz, assim como no Monetizze, os destaques são nas áreas de educação, empreendedorismo, saúde, e outros. Já a Amazon Afiliados dispõe de livros no segmento.

Turismo

As pessoas sempre procuram na internet passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carros e outras opções para planejar suas viagens. Portanto, nesse ramo é interessante indicar para seu público produtos e serviços relacionados a voos, hotéis, passeios, pacotes turísticos, equipamentos e seguros.

No Brasil, um dos melhores programas de afiliados nesse nicho é o programa de afiliados da Booking. A Decolar também paga comissões pela venda de recomendação de passagens aéreas, hotéis, etc. Outras ótimas opções que oferecem possibilidade de alta lucratividade com na área do turismo são Submarino Viagens, Zarpo e Hotel Urbano.

Moda e beleza

É comum que homens e mulheres queiram se vestir bem, acompanhar as tendências da moda e cuidar da aparência para ficar com a autoestima melhor. Ofertar desde roupas e acessórios até cosméticos para cuidados da pele e cabelo costuma ser lucrativo. Principalmente, porque há uma tendência dos consumidores comprarem os itens online.

Então, considere os programas de afiliados de lojas como Beleza web, Ágata e outras encontradas na plataforma Lomadee. A Afilio também se destaca do mesmo com bastantes parceiros nesse segmento. Além disso, há a Zanox que consiste numa rede internacional de afiliados com diversos anunciantes do setor.

Carreira

Muitos de nós desejamos ter uma carreira de sucesso, encontrar um emprego melhor ou simplesmente subir de cargo. Isso cria uma oportunidade para a venda de cursos online, programas de treinamento, serviços de coaching, livros, eventos, entre outros artigos. Portanto, é um nicho que vale a pena investir e que muitas vezes, traz alto rendimento.

Quanto às melhores empresas que trabalham com programa de afiliados nesse setor estão a Cursos 24 Horas, uma plataforma de ensino pela web. Também tem a Catho que oferece comissões para quem recomendar seus serviços por meio do site Lomadee. Além delas, há ainda Hotmart, Eduzz, Monetizze e Udemy.

Jogos

A indústria de jogos está em crescimento, com frequência apresenta novos lançamentos com melhores inovações. Isso significa que você regularmente poderá aproveitar o interesse do público nesse nicho para conquistar uma renda extra. Nesse ramo, além dos jogos, é possível promover consoles, acessórios e demais mercadorias relacionadas.

Nas plataformas Lomadee e Afilio, você encontra diversas campanhas de anunciantes do segmento. Varejistas, como Submarino, Americanas e Shoptime são alguns exemplos de lojas que pagam comissões a afiliados por meio desses sites. A Amazon Associates também consiste em outra excelente opção.

Maternidade

Diariamente o número de crianças que nasce é muito amplo e evidentemente, os pais precisam adquirir diferentes tipos de produtos. Por esse motivo, o nicho de maternidade engloba uma ampla gama de itens fácil de vender, como fraldas, roupas infantis, brinquedos, equipamentos para amamentação, carrinhos de bebê e mais.

Existem vários programas de afiliados no Brasil que operam nesse segmento. Alguns exemplos são as lojas Baby.com.br, Tricae, Alô Bebê e Grão de Gente localizadas nas plataformas Lomadee e Awin. Além delas, outros e-commerces que também estão entre as melhores opções são o Baby and Baby e o Afiliado DMB.

Jardinagem

O nicho de jardinagem é considerado um dos melhores ramos para ganhar dinheiro como afiliado, porque se torna cada vez mais popular. Graças ao interesse das pessoas por sustentabilidade e vida saudável, você pode obter uma renda ao recomendar sementes, mudas, ferramentas, adubos, vasos, cursos online, livros e mais.

Para isso, confira os programas de plataformas, como Compre Mudas, que funciona com a indicação de plantas em todas suas fases. Já a Loja do Mecânico dispõe de equipamentos para quem for mexer com jardinagem. Em questão de fertilizantes, a Vila Verde Agroecológico é a alternativa e cursos podem ser pela Hotmart ou Amazon Afiliados.

Esporte

Muitas marcas que operam nesse nicho oferecem comissões atrativas. Os praticantes e fãs de esportes costumam ser engajados. Por essas razões, esse ramo é um dos melhores para se conseguir bons rendimentos como afiliado. Entre os itens que você pode indicar para o público estão roupas esportivas, equipamentos, suplementos e outros.

Se quiser recomendar artigos esportivos, uma ótima escolha corresponde ao programa de afiliados das varejistas Netshoes e Kanui. Nos sites da Lomadee também há diversos anunciantes que atuam nessa linha, sendo a Centauro e a Decathlon os destaques. Além disso, existe a Corpo e Suplemento que proporciona chances de altos lucros.

Aproveite as dicas e escolha entre os melhores nichos de afiliados!

Com o crescente boom do marketing de afiliados, encontrar os melhores nichos para divulgar produtos e serviços se tornou uma tarefa importante. Para aqueles que desejam localizar oportunidades lucrativas de negócios é aconselhável avaliar alguns detalhes. Dar preferência a um ramo que seja do seu interesse manterá você motivado.

Contudo, é necessário que o segmento tenha demanda e não possua muita concorrência, além de ser do agrado do seu público-alvo. Entre as alternativas mais promissoras para analisar está o setor de alimentação, jogos, carreira, esportes, saúde e outros. Sendo assim, faça sua escolha e aumente suas chances de obter uma ótima renda extra.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: