Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site 5 melhores exemplos de templates para sites

5 melhores exemplos de templates para sites

Escolher entre os templates para sites gratuitos ou pagos para a criação de seu site pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio online

| Atualizado em
por Time Construsite

5 melhores exemplos de templates para sites

Marcar a presença de seu negócio no mundo digital é sem dúvida importantíssimo para o crescimento de sua empresa, e para isso você pode criar sua página usando templates para sites.

Com os templates para sites você pode criar um site para sua empresa personalizado de um jeito fácil e com baixo investimento.

Ao usar templates para sites você não precisa ter conhecimentos de programação, ou qualquer outro conhecimento técnico. E dependendo do template escolhido, você poderá ter um site que irá atender suas expectativas.

Templates para sites o que são

Os templates para sites são conjuntos de páginas em HTML programadas com antecedência para que o usuário ao adquiri-las apenas terá o trabalho de incluir os dados de sua empresa.

Qualquer pessoa com os templates para sites consegue configurar um site sem a ajuda de um designer ou desenvolvedor profissional.

O uso dos templates para sites possibilita criar um site, seja pessoal ou profissional, e se tiver estratégias de SEO bem feitas e trabalhadas para poder ser encontrado e estar bem ranqueado nos mecanismos de busca.

Isso facilita seu produto ou serviço ser encontrado pelas pesquisas específicas dos usuários, tirando você do anonimato.

Os templates para sites são modelos de sites que podem ser usados exatamente como estão ou personalizados com as necessidades da empresa.

Devido a essa facilidade, os templates para sites são usados por quase todos os construtores de sites.

Para que os templates para sites fiquem mais fáceis de personalizar, os modelos costumam ser criados já voltados para um assunto determinado, como por exemplo templates para sites para lojas virtuais, ou templates para sites de imóveis.

Muitos templates para sites são desenvolvidos levando em conta as tendências populares, dessa forma o web designer vai criar templates para sites modernos para que você ao personalizar seu site com facilidade tenha uma estética agradável.

Em algumas plataformas os templates para sites são chamados de temas criados para você inserir os dados de sua empresa.

Como programar e construir um site do zero não é fácil para qualquer um, os templates para sites foram criados para ajudar quem precisa de um site, mesmo não tendo nenhuma experiência com programação.

Templates para sites de empresas

Os templates para sites podem ser estáticos, adaptativos ou responsivos em seus designs ou criado particularmente para dispositivos móveis.

Os templates para sites são confeccionados geralmente usando código html e css.

Os templates para sites para serem classificados como responsivo deve ter um layout flexível na largura para poder ser bem visualizado em outros tipos de tela.

Para o site de sua empresa fique atento para escolher entre os templates para sites um que seja responsivo, pois é muito importante na experiência do usuário.

Há uma grande quantidade de templates para sites para a escolha do usuário, o que pode até dificultar quando se vai escolher um template para seu uso.

Para a criação dos templates para sites é necessário passar por alguns passos, como:

  • Pesquisa: antes de criar um template são realizadas pesquisas sobre os padrões de interface e tendências de sites, pois há uma razão para os sites terem determinada aparência, e é um quesito importante na hora de escolher o template para seu site;
  • Prototipagem: para um bom resultado final, é necessário escolher bem desde o início, pois o design que apresentará já foi determinado no início do processo de pesquisa;
  • Design: o design é pensado antes mesmo da criação do template, e sempre de olho nas tendências atuais e futuras para que o site tenha uma boa vida útil;
  • Codificação de front end: seguindo os três passos anteriores, os desenvolvedores criam os modelos de templates para sites, é quando começa a programação;
  • Codificação de back end: agora o front end é transformado em código html funcional, usando o protótipo como esquema para sinalizar a função do site;
  • Garantia de qualidade: etapa final, onde o template é testado em sua funcionalidade, é uma etapa muito importante para saber se está funcionando da maneira esperada.

Para escolher um dentre os vários modelos de templates para sites existentes deve-se considerar o que será apresentado no site, os produtos e serviços de sua empresa devem ficar claros para o usuário.

O template pode ou não ser solução

Caso a escolha entre os templates para sites não seja boa, o tempo de trabalho para a montagem do site pode até ser maior do que o tempo que seria gasto para fazer um projeto do zero.

Pois para personalizar os templates para sites de qualquer forma é necessário trabalhar em cima dele e de preferência conhecendo como fazer um bom design.

É claro que usar templates para sites pode facilitar a vida de quem está com pouca verba para investir.

Porém dependendo do porte da empresa e do planejamento de sua estratégia digital, fazer um projeto muito simples pode ter um impacto negativo para o negócio.

Antes de escolher um dos templates para sites, examine o planejamento futuro de sua empresa para considerar a opção mais barata ou não.

Alguns negócios no início podem começar com plataformas com templates para sites gratuitos que poderão suprir suas necessidades.

Porém com negócios lucrativos, ter um marketing digital mais encorpado e mais completo, é o melhor caminho para o crescimento da empresa.

Para essas empresas maiores talvez os templates para sites não supram suas necessidades e precise de um profissional para criar seu site para ter uma melhor mensuração de resultados, e possa falhar na maneira de expor os produtos, a usabilidade ou até a automatização de processos.

No mundo digital tem lugar para todos, o importante é saber a melhor forma de aparecer.

Plataformas de hospedagem para seu site

Além de escolher entre os templates para sites, você deve também escolher a plataforma onde seu site será hospedado.

E conforme a plataforma que você escolher, você terá diferentes opções para usar os templates para sites.

Se você escolher fazer seu site no Wix, você poderá apenas escolher um modelo entre os templates para site sem a opção de modificar posteriormente.

Se quiser usar outro dentre os templates para sites terá de fazer um novo site, com um novo endereço, sem contar que só poderá selecionar um dos templates para sites do próprio Wix.

Outro exemplo de plataforma é o WordPress, nele você pode escolher dentre os templates para sites dele ou fazer download de um template terceirizado. Caso você queira um template terceirizado somente passará por algumas etapas a mais para começar.

E o WordPress tem a possibilidade também de você mudar o template quando quiser, você não precisa se preocupar se o template escolhido entre os vários modelos de templates para sites irá funcionar, nem de perder o endereço do site ao ter que criar outro.

Também há outras plataformas que oferecem os mais diversos serviços, desde a capacidade de escolher templates para sites de terceiros.

Portanto não basta escolher dentre os vários templates para sites, tem que fazer boa escolha da plataforma também, o local de hospedagem do seu site.

Templates para sites, o adequado para sua empresa

Para escolher entre o melhor dos templates para sites, primeiro você deve decidir qual a finalidade do seu site, pois só assim para saber qual modelo vai funcionar melhor.

Analise o que você quer que o site faça por você e pelo usuário, pois isso impactará na aparência e nos tipos de recursos necessários dos templates para sites.

Pesquise os sites de seus concorrentes diretos para saber o que você vai precisar no seu site e o diferencial que você pode ter deles, assim também como ideias de design.

E então considere os templates para sites, se você quer realmente usar um gratuito ou se vai usar um site pago com mais funcionalidades e que possa ser mais personalizado.

Quando falamos de templates para sites, atualmente mesmo dentre os gratuitos há um grande número para você escolher.

Dependendo da plataforma que você escolher, com certeza deverá reservar uma parte de seu tempo para escolher detalhadamente um template, ainda mais caso vá usar uma plataforma que não permita alterar posteriormente.

Modelo de terceiros de templates para sites

Para poder usar modelos de templates de terceiros vai depender da plataforma escolhida.

Se você escolher um dos templates para sites de um provedor alternativo, você deverá fazer o download dele em seu computador para então para depois fazer o upload dele direto na plataforma.

Geralmente, quando se tem uma visão bem específica do que se quer, de como quer que o site seja exibido, fica mais difícil encontrar um que se encaixe dentre os templates para sites das plataformas.

E alguns dos modelos básicos nem sempre podem ser personalizados com facilidade.

Por isso, verificar os templates para sites de terceiros pode ser uma boa ideia para conhecer as opções e ter o poder de optar pela melhor para o bom funcionamento de seu site.

Templates para sites gratuitos ou pagos

Como já dissemos há muitas possibilidades de escolhas entre os templates para sites gratuitos.

Portanto você deve considerar suas necessidades. Além de pesquisar, se for possível faça testes e visualize os templates para sites que você achar que se encaixam em suas necessidades.

Pois você deve ter certeza de que o template vai condizer com o propósito do seu site e seus objetivos e ter as funcionalidades que você quer.

Além das funcionalidades, também veja se você conseguirá personalizar do jeito que você quer.

Pode ser viável encontrar um dos templates para sites que funcione para você gratuitamente, mas dependerá de muito tempo de pesquisa para ter certeza.

Qual dos templates para sites você irá usar vai depender muito do que você está disposto e das suas necessidades, é uma questão de escolha sem resposta certa ou errada.

Design Adaptativo

Atualmente as pessoas usam os mais diversos dispositivos para acessar e navegar na internet. Portanto, para alcançar a boa experiência do usuário é necessário que seu site se adapte a todos os tipos de tela.

O layout do seu site deve ser responsivo para qualquer tipo de dispositivo, seja notebook ou smartphone.

Você deve escolher um dos templates para sites que se adapte às mudanças nos tamanhos das telas automaticamente. Opte por templates para sites onde os elementos se adaptem ao diminuir ou expandir o tamanho do navegador.

Outras coisas a considerar ao escolher templates para sites

São muitas coisas que devem ser consideradas na hora de escolher entre os templates para sites ao criar seu site.

Existem outros pontos importantes a serem considerados também:

O que não pode faltar no comércio eletrônico

Se você está escolhendo um dos templates para sites para loja virtual, é fundamental ter toda uma estrutura de loja virtual que permita ao usuário uma boa experiência.

Assim, leve em consideração a apresentação de seus produtos, carrinho de compras, abas de perguntas e contato rápido.

Pesquise bem todas as funcionalidades que você quer em seu site para fazer uma boa escolha de templates para sites.

Conectar as informações rápida e facilmente

As informações dos produtos, de formas de pagamento e contato devem ser fáceis de encontrar.

Tenha um local em seus templates para sites onde colocar seus contatos e horários de atendimento para dar mais confiabilidade a sua página.

Sem contar que seu site deve estar sempre com as informações atualizadas.

Carregamento das páginas

Tenha cuidado para que seu site não fique muito devagar para carregar nos aparelhos do usuário.

A demora para carregar provoca uma imagem negativa de seu site.

Barra de pesquisa evidente

Para certificar que o usuário vai encontrar o que procura de um jeito fácil e rápido é importante escolher entre os templates para sites um que tenha disponível barra de pesquisas facilitadas.

Em um site de loja virtual essa barra de pesquisas facilita a jornada de compra.

5 exemplos de templates para sites mais usados

Para desenvolver um bom site para seu negócio, você deve escolher dentre os templates para sites um que atenda suas necessidades tanto na estrutura, quanto em sua apresentação visual.

De acordo com seu segmento, listamos 5 melhores exemplos de templates para sites com temas mais usados, criados com o Software MotoCMS. Todos têm um período de teste, após o término desse período é paga uma pequena mensalidade

Templates para sites de restaurante

5 melhores exemplos de templates para sites

É um template que motiva o desenvolvedor a incluir muitas imagens para surpreender o visitante e aumentar a visibilidade do restaurante.

A página de início tem controle deslizante abaixo do cabeçalho e da barra de menus. Disponibiliza também local onde o usuário pode fazer reserva e pedidos para entrega.

Todas as páginas são decoradas com fotos. Com design bem agradável colabora para a boa visibilidade do seu restaurante.

Além de ser um template responsivo, garantindo a qualidade das fotos em qualquer tipo de tela, com toda tranquilidade para seu cliente.

Templates para sites para autoescola

5 melhores exemplos de templates para sites

É um design de templates de sites para autoescolas com várias ferramentas, atendendo as novas tendências e atraente para os usuários.

Você pode escolher as cores de sua marca e você ainda pode incluir vídeos, sejam de aulas ou palestras, use sua criatividade para chamar atenção do seu usuário.

O layout web cumpre os requisitos para um site eficiente com sua navegação simples e clara, velocidade de resposta e interface responsiva.

Você ainda pode incluir uma lista detalhada dos serviços, informações sobre os instrutores de sua autoescola, deixar seus contatos e preços bem visíveis e local para depoimentos de alunos.

E também formulários prontos para que você possa captar leads em troca de materiais ricos.

Templates para sites para escola de idiomas

5 melhores exemplos de templates para sites

Dentre os templates para sites, esse é responsivo e minimalista, é um modelo bem prático, com um visual profissional e organizado.

A apresentação desse template fará sua escola de idiomas se destacar, podendo causar o aumento de alunos.

É um modelo que permite a personalização, mesmo que você não tenha conhecimentos técnicos.

Tem a funcionalidade de blog que pode ajudar a ranquear no google caso você saiba usar as estratégias de SEO para postar seus artigos sobre a escola e aprendizagem de idiomas.

Também há widgets de áudio e vídeo que também podem ser trabalhados para chamar a atenção de novos alunos.

E para mostrar como chegar à sua escola no Google Maps.

Templates para sites para imobiliárias

5 melhores exemplos de templates para sites

É um dos templates para sites que pode ser totalmente personalizado.

É bem usual para a imobiliária expor seus imóveis para locação, compra e venda, mesmo sem saber programar você consegue montá-lo. E tem um ótimo painel de administração.

Com este template é possível montar o site com alguns cliques.

Seu design é profissional, com velocidade de carregamento das páginas rápida e uma plataforma integrada de construção de sites para personalização perfeita do site.

Templates para sites com tema universal para negócios

5 melhores exemplos de templates para sites

Dentre os templates para sites, este pode ser usado para vários negócios.

Este é um dos templates para sites que pode ser usado para web design e desenvolvimento, clínicas médicas, serviços de reparação e vendas de automóveis, imobiliárias, gestão hoteleira, negócios jurídicos e outros.

Além de ser um template responsivo para vários tipos de tela, para desenvolver o site não é necessário conhecimento técnico.

Com as ferramentas e widgets adicionados, este template auxilia a personalizar o design do site, gerenciar suas redes sociais em conjunto, além de ter um blog pessoal onde você pode trabalhar técnicas de SEO para ajudar no ranqueamento de seu site.

Esse template para site tem mais de 16 páginas que com pouca ou nenhuma necessidade de personalização

O que os templates para sites devem ter

Os templates para sites variam muito conforme a plataforma e seus criadores. Para escolher o que vai suprir suas necessidades você deve fazer muita pesquisa.

E muitos detalhes devem ser observados, pois já pensou ter todo o trabalho de montar uma loja online com um dos templates para sites com boa apresentação mas não conseguir expor seu produto de uma forma persuasiva para conseguir vender.

Fora isso, ainda é muito importante que seu site seja responsivo.

São muitos os detalhes e quanto maior é seu negócio e seu planejamento de crescimento, é importante decidir qual caminho seguir.

Se você vai optar pelos templates para sites gratuitos com plataformas gratuitas, ou se você vai investir na criação de um site com profissionais para que não deixe passar nenhum detalhe.

Nessa escolha não existe certo nem errado, porém você pode escolher por sua comodidade e a certeza de um bom desenvolvimento online do seu negócio usando bons criadores de sites.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: