Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Loja Virtual As melhores dicas para montar seu ecommerce

As melhores dicas para montar seu ecommerce

Montar um e-commerce eleva o patamar de seu negócio, inovando na exibição, compra e entrega de serviços, além de captar mais clientes. Confira mais sobre!

| Atualizado em
por Time Construsite

Em 2020 observamos o mundo parar após a chegada da pandemia. Milhares de lojas abaixando suas portas por tempo indeterminado, de forma a balançar negativamente todo o giro da economia e preocupar as pessoas em como iriam adquirir produtos e serviços.

Contudo, em sentido contrário, foi possível notar uma gama do comércio que ganhou mais destaque e trouxe a solução para aqueles que estavam buscando acesso a produtos, além de ter sido a resposta ideal que a economia precisava: o ecommerce.

Antes desse cenário, estudiosos já observavam o crescimento de consumidores digitais, que ao verificarem as regalias proporcionadas pela internet, já começaram a optar por compras nesta esfera. Sem lojas físicas abertas então, a tendência era aumentar, e claro, foi o que aconteceu.

A globalização mostra diariamente seu objetivo principal de conectar pessoas, e quando falamos de comércio, esse papel é ainda mais importante. Por isso, empresas que não se preocupam em se conectar com seus clientes, ficam para trás.

Na medida em que as pessoas passam mais de um terço do dia na internet, em especial buscando formas de consumo, montar um ecommerce não se torna apenas uma necessidade, mas a solução para alavancar de vez seu negócio.

Afinal, os consumidores atuais buscam cada vez mais comodidade em suas compras, de forma que para ser notado, principalmente pela internet, é necessário levar seu negócio até eles, usando de todas as estratégias possíveis.

Assim, hoje vamos citar dicas importantes ao montar ecommerce, para que seja alcançado destaque entre seus concorrentes e uma captação cada vez mais elevada de leads orgânicos, com qualidade e segurança na prestação de seus serviços. Vamos em frente!

O que é um ecommerce?

Expressão originada do inglês, ecommerce significa comércio eletrônico, ou seja, uma plataforma capaz de realizar transações comerciais, especificamente promovendo a compra e venda de produtos, na esfera da internet.

Na medida em que a internet foi mostrando seus avanços e como é capaz de realizar todo tipo de negócio, empresas e marcas notaram uma nova porta de comercialização neste meio.

Assim, ao longo do tempo, foi possível observar cada vez mais lojas online, que funcionavam em uma dinâmica semelhante às físicas, mas claro, com oportunidades que só a internet proporciona.

A globalização também foi uma forte contribuição, ao mostrar que empresas que não buscassem visibilidade nas camadas digitais, iriam se tornar fantasmas, já que o público alvo de suas demandas se concentrava justamente neste espaço.

Nesse sentido, montar ecommerce é o primeiro passo a ser pensado e estruturado pelos empreendedores, para que seu negócio não seja apenas mais um no mercado, mas que possua presença digital, destaque e alcance para todos.

Mas fica uma dúvida: Como um ecommerce pode criar diferenciais no mercado?

Montar ecomerce: necessidade e diferenciais

A pandemia foi um divisor de águas na vida de todo mundo, no setor comercial não seria diferente. Com uma média de abertura de 10 mil lojas online mensais antes de sua chegada, após o início a marca ultrapassou mais de 100 mil.

Isso mostra que não só aumentou o número de lojas, como a concorrência. Se antes apenas alguns segmentos de comércio se encontravam digitalmente, agora basicamente todos e multiplicadamente podem ser facilmente encontrados.

Assim, a necessidade de se impor no mercado digital, ao montar ecommerce e começar de vez uma nova etapa de seu negócio, não é uma dúvida.

Mas como ser diferente, ter destaque e reconhecimento nesse universo que não para de se expandir?

E são alguns detalhes, ainda que minimamente percebidos, que fazem toda a diferença nesse passo tão importante.

Atendimento de qualidade, com canais de interação dos clientes com a empresa, cabines de sugestões e bate papo, além do foco em uma boa pós venda são essenciais.

Além disso, investir em peso nas redes sociais, com alta movimentação, fechamento de parcerias, com atualizações do momento e promovendo serviços é a integração ideal.

Outra questão é o investimento em produtos com exclusividade e novidade, além de levar novas formas de pagamento e promoções aos seus clientes.

Tudo isso são apenas alguns pontos a serem estudados ao montar ecommerce. Tem muito mais!

Montar ecommerce: segmentos de destaque

Como visto, o que não falta são indicadores de crescimento do ecommerce. Principalmente após o boom das redes sociais, como o Facebook em 2004, a internet se mostrou receptiva a variadas plataformas, sendo mais um motivo para levar o mercado comercial até ela.

Mas, não podemos reduzir montar ecommerce a simplesmente escolher qualquer segmento e pronto, feito. Entender as necessidades do mercado, o foco de busca dos consumidores e a tabela de concorrentes é o pontapé ideal para ter avanços.

Então, para que você conheça os principais segmentos de sucesso para montar ecommerce, vamos listar alguns ramos:

  • Cursos profissionalizantes;
  • Esportivos;
  • Estética e Cosméticos;
  • Vestuário e moda;
  • Turismo, viagens e passeios;
  • Eletrônicos em geral;
  • Produtos naturais e medicamentosos;
  • Móveis, eletrodomésticos e decoração;
  • Informática e tecnologia.

Assim, caso esteja naquela fase de planejamento e se perguntando em qual ramo pretende investir ao montar ecommerce, ou até mesmo querendo ampliar o leque de produtos oferecidos, conhecer melhor os destacados do mercado digital é um importante começo.

Vantagens em montar ecommerce para pequenas empresas

Mesmo com relativo pouco tempo de utilização, o ecommerce mostra tendências cada vez mais crescentes no mercado online, já que as transações comerciais através de sites são muito mais rápidas e contam com muito mais vantagens que atraem clientes.

A economia precisa estar sempre em atualização, se adaptando às novas necessidades do mercado em geral e aos pedidos dos consumidores. E para empresas pequenas, já embarcar neste meio com esse pensamento em mente é um excelente start.

Então, na tentativa de medir as possibilidades dessa esfera e verificar se as condições cabem no bolso, conhecer as vantagens ao montar ecommerce deve ser o planejamento inicial das pequenas empresas.

Então segue 4 vantagens importantes para uma pequena empresa montar ecommerce e não ficar atrás de grandes potências empresariais:

  1. Praticidade;
  2. Custos de investimento baixos;
  3. Controle e gestão;
  4. Disponibilidade e acesso.

Ao ser 100% digital, montar ecommerce promove agilidade ao promover acesso em todo e qualquer lugar, com compras mais rápidas pelos clientes. Além disso, os investimentos são menores, pois não envolve aluguéis de espaços físicos e outras burocracias presenciais.

Também permite uma gestão interna avançada, com controle de caixa e estoque rápidos e mais diretos, além das ferramentas gerais de manutenção dos sites. Por fim, permitir acesso a qualquer momento, 24/7, facilita um fluxo constante de compras.

Montar ecommerce: qual o melhor momento

Depois de perceber algumas das inúmeras vantagens ao montar ecommerce, saber o momento ideal para criar um ficou fácil. O momento é agora!

Mas se ainda está incerto se deve esperar mais ou já embarcar de vez nessa jornada, vamos mostrar alguns sinais importantes que mostram porque montar seu ecommerce hoje mesmo!

Momento ideal de expansão

Como o foco de toda empresa é expandir mais e mais, montar ecommerce permite isso de forma mais direta, já que não precisa contar com burocracias físicas como despesas com o local, contas, entre outros.

Concentração digital de pessoas

Hoje em dia se quer encontrar alguém, basta verificar se está online nas redes sociais. As pessoas se encontram a todo tempo conectadas, então nada melhor que conectá-las da mesma forma aos seus serviços.

Custos baixos

Os custos com marketing, plataformas e gateways que permitem a manutenção de uma loja virtual são muito menores que os custos de aluguel, água e luz de espaços físicos. Por isso montar ecommerce nunca foi tão econômico.

Alcançar novos lugares

Ao invés de contar com o mesmo público que sempre passa naquela região, como sofrem as lojas físicas, montar ecommerce permite vender para todo o país, afinal, só precisa de alguns cliques para acesso.

Continuidade de vendas

Por fim, as vendas no ecommerce não param, afinal podem ser feitas 24 horas por dia em todos os dias, sem se preocupar com pausas.

Ficou fácil captar esses sinais com todos os recursos disponíveis.

A importância de ter uma equipe no ecommerce

Há o ditado que diz “a união faz a força”. Bom, não é mentira.

Com a expansão que montar ecommerce irá proporcionar, para que continue fornecendo um excelente atendimento, não atrasar entregas e buscar novidades sozinho fica complicado.

Portanto, buscar uma equipe qualificada e que tenha requisitos essenciais para alavancar seu negócio é a solução.

Na escolha é necessário buscar por funcionários que busquem resultados junto a empresa, entendam a importância do negócio, sejam ágeis e organizados, além de conhecerem sobre marketing e estratégias digitais, entre outros.

Por outro lado, é importante sua empresa oferecer qualidade a esses funcionários, com salários atrativos e buscando um crescimento em conjunto, que agregue a todos envolvidos.

Afinal, vale a pena montar ecommerce?

Atualmente os consumidores se concentram basicamente em um único lugar: na internet. As portas abertas pelos sites, redes sociais e principalmente pelo ecommerce fazem essa concentração ficar cada vez mais forte.

Em 2021 mais de 100 milhões de pedidos foram feitos via ecommerce. Isso mostra claramente que é um setor de expansão e avanço dos negócios.

Mas vale a pena montar ecommerce?

Bom, primeiro a agilidade de montar um ecommerce é bastante atrativo. Ao buscar criadores de site e gateways que proporcionem esse acontecimento, o primeiro passo já foi dado.

Custos com investimento não são uma preocupação, afinal uma loja virtual já conta com uma excelente plataforma que é o gatilho inicial de todo resto, a internet, para iniciar seu negócio, dispensando aluguéis e gastos com espaços físicos.

O maior fator a ser observado quando falamos de montar ecommerce é planejar a sua loja baseada em tudo aquilo que presencialmente seria ideal para aperfeiçoar e implantar para atrair clientes e prolongar a vida de sua empresa no mercado.

Então questões como estética e design, com incidência de cores específicas, letras e tipografias que combinam, separações por filtros e categorias, além de questões muito importantes como sites leves e com carregamento rápido são essenciais.

Além disso, o funcionamento é contínuo, a todo horário e todos os dias, de forma a movimentar seu negócio a todo momento. Isso permite um aumento de faturamento bem expressivo, pois não precisa se preocupar com horário de abertura e fechamento de lojas.

Muitos clientes, devido a rotina de trabalho e outras questões só conseguem fazer acesso mais a noite, ou até de madrugada para fazer suas compras. Também em fins de semana e feriados, por terem mais tempo, é o momento que tem a curiosidade de buscar produtos.

Assim, montar ecommerce é permitir deixar no ar durante todo o tempo um meio para o qual seu cliente pode, sempre que quiser, acessar e finalizar o carrinho de compra.

O alcance é outro quesito que merece destaque, afinal, basta ter acesso a internet que de qualquer canto é possível ter acesso a algum site e plataforma. Então limitações com lugares é um evento que ficou para trás.

A divulgação também é muito mais expansiva. Afinal o marketing digital possui inúmeras ferramentas que permitem a ampliação de sua empresa, com slogans, artes, performances e tudo o que envolve uma questão visual e artística que atraia o cliente.

Associado ao marketing temos o uso das mídias sociais. Hoje, com as famosas publis, que são parcerias feitas com influencers de alta relevância, seus produtos podem ser divulgados e alcançar públicos até diferentes e novos.

Também há o uso de reels e Tik Tok para promover vídeos curtos com memes e brincadeiras do momento de forma a apresentar o produto com um tom muito mais acentuado de humor e diversão, o que com certeza desperta mais curiosidade e interesse.

Por fim, o monitoramento é um fator importante, pois podem ser usadas plataformas que controlam em tempo real a quantidade de acesso, de carrinhos feitos, compras finalizadas e ainda permite um controle ideal de estoque.

Assim, vale a pena criar um ecommerce? Acredito ter ficado bem claro, aproveite para falar com um de nossos especialistas.

Potencialização de vantagens: Top benefícios de montar ecommerce

Acima comentamos resumidamente muitos pontos favoráveis que são proporcionados ao montar ecommerce.

Mas, para que seja realmente fixado, reforçar alguns pontos são essenciais para que se entenda de vez a magnitude da montagem de ecommerce.

Um que merece destaque a ser trabalhado é a potencialização de contato e acesso do consumidor perante as plataformas e mídias sociais.

Diariamente o fluxo de internautas que fazem um constante acesso no Instagram, Tik Tok e outras redes é gigante, visto a possibilidade de recursos disponibilizados por essas plataformas.

Rolar feeds várias vezes, ver e postar fotos, fazer comentários e conhecer novas pessoas é o que faz essas redes serem tão atrativas para os seus consumidores. Hoje, após o boom do ecommerce, mais um fator contribuiu para acessos cada vez maiores nas mídias.

Assim, por mais que já parece ter ficado óbvio, o investimento nesse setor é muito relevante ao montar ecommerce. Pois não basta ter apenas o site pronto com vitrines e exposição dos produtos e serviços ofertados por sua empresa, se não houver interação.

Pessoas buscam ver rostos, sentir que o produto é real, que pode realmente ser usado por outras pessoas, enfim, sentir a veracidade e firmeza na apresentação. Nada melhor que usar as redes sociais para fazer isso.

Mostre o perfil de sua empresa, seus funcionários, divulgue challenges e assuntos do momento, associe acontecimentos atuais ao seu produto, faça parcerias, coloque anúncios, faça aparecer várias vezes em vários lugares, a sua empresa.

Aproveite a concentração do seu público na internet e abuse dos caminhos que essa proporciona. Afinal, os consumidores atuais buscam a loja e a compra, mas apenas após serem cativados e procurados por ela.

Dessa forma, conhecer benefícios proporcionados no momento de montar ecommerce torna mais claro saber esses pequenos detalhes que fazem toda diferença.

Obrigações legais ao montar ecommerce

Leis, sempre obrigatórias em todo processo e execução de algum feito no mundo. No comércio então, precisam ser fielmente cumpridas e observadas.

No caso de montar ecommerce, estamos falando de montar uma empresa, na qual solicita a abertura correta de um CNPJ. Essa sem dúvidas é a primeira preocupação legal antes de abrir seu comércio online.

Ainda há outras leis específicas que devem ser observadas durante toda a existência de seu negócio, para que nenhuma atitude saia dos ditames legais e coloque em risco ou ameaça a segurança dos clientes, das plataformas digitais, e claro, da própria empresa.

Como destaque, temos a mais recente, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promulgada em 2020, que trata sobre todo o tratamento e controle de uso de dados, pela empresa que capta e pelos titulares ao conhecer o que fornecem.

Leis como Marco Civil na Internet e Lei da Transparência são fundamentais pois ditam regras e direitos, assim como deveres tanto do uso da internet como seus limites, além do direito à informação e prestação de contas ao Poder Público.

Como instrumento principal aos consumidores, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) dita toda a relação entre fornecedor-consumidor, respeitando direitos e garantias fundamentais da Constituição.

Por fim, a Lei do E-commerce, associada ao CDC na regularização do comércio eletrônico.

Para ficar por dentro de mais regras e ditames legais ao montar ecommerce, não deixe de acompanhar as atualizações legislativas e divulgações do Diário Oficial sobre a matéria.

Diferencial competitivo ao montar ecommerce

Para fechar com chave de ouro, não poderia faltar um resumo de pautas importantes não só ao montar ecommerce, mas principalmente, para que tenha diferencial competitivo no mercado.

Assim, segue tópicos relevantes a serem pré definidos e reavaliados periodicamente, de informar a fazer com que sua empresa esteja inteirada e em dia com as evoluções e progressos do comércio online.

  • Escolha uma segmentação de público;
  • Entenda o funcionamento de seus concorrentes (principalmente o que deixam a desejar);
  • Procure produtos exclusivos e com novidades;
  • Invista em frete grátis e promoções periódicas;
  • Pratique sempre bom atendimento e contato com o cliente.

Afinal, não basta apenas estar na internet, se não for conhecido. Empresas precisam de destaque, então, para montar ecommerce e ter diferencial competitivo, não deixe de inovar naquilo que o público precisa, e claro, seu concorrente não fornece.

Com essa expansão do ecommerce e toda a estratégia necessária para que sua empresa não seja apenas mais uma no mercado, observar pequenos pontos é sem dúvida alguma um passo fundamental para ter destaque e reconhecimento.

Agora que você já sabe tudo sobre como montar ecommerce, chegou o momento de contratar uma plataforma que faça esse plano se tornar realidade e leve sua empresa para outro patamar.

Aproveite para falar com um de nossos especialistas agora mesmo!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: