Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Matriz BCG: como definir qual produto vender ao abrir loja virtual

Matriz BCG: como definir qual produto vender ao abrir loja virtual

Saiba o que é matriz BCG, como funciona, benefícios e o impacto dela ao abrir uma loja virtual.

| Atualizado em
por Time Construsite

Na hora de abrir loja virtual, um dos maiores sonhos de grande parte dos empreendedores é que todos os produtos ou serviços conquistem ótimos resultados, não é mesmo?

Porém, como se sabe, o mercado contém vários altos e baixos. Em uma determinada época, alguns itens têm bons faturamentos, enquanto em outro período, a taxa de conversão é baixa, podendo trazer vários prejuízos.

E por causa dessas transformações que todo empreendedor precisa verificar como está o ciclo de vida dos seus produtos. Caso contrário, será mais complicado tomar decisões assertivas para o negócio.

A matriz BCG entra justamente nesse ponto. Com essa ferramenta, você tem dados mais claros sobre o mix dos produtos.

Quer descobrir como aplicar essa técnica em sua loja virtual?

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O que é Matriz BCG?

Matriz BCG é uma técnica aplicada para analisar a performance dos produtos ou serviços de uma determinada loja em relação a sua aceitação pelo cliente.

Embora seja bastante comum no mercado, a ferramenta foi desenvolvida em 1970, por Bruce Henderson, para a empresa de consultoria empresarial americana, Boston Consulting Group.

De lá pra cá, os proprietários de empresas e lojas virtuais conseguem ter um panorama mais sistêmico tanto de seus produtos quanto dos serviços.

Por meio de dados, é possível concentrar as energias para aqueles itens que melhoram os resultados do fluxo de caixa e ignorar outros que exigem bastante esforço, mas que não trazem números satisfatórios para a companhia.

Outro ponto positivo da matriz é que o percurso para alcançar os resultados é bem prático, no entanto, é fundamental compreender com mais clareza cada etapa para conquistar os números pretendidos.

Leia mais em: saiba por que a foto dos produtos influenciam nas vendas ao criar uma loja virtual

Como funciona a Matriz BCG?

A matriz BCG é separada em dois blocos.

  • Primeiro bloco: corresponde a taxa de crescimento do mercado;
  • Segundo bloco: participação do produto no mercado.

Os dois blocos têm duas divisões, que são adicionados aos grupos dos produtos. A partir de agora, explicaremos as características de cada um.

Vacas leiteiras

Produtos que trazem ótimo retorno para a empresa, sem ser necessário contar com muito esforço do time de marketing ou da equipe de vendas.

Esses produtos ganham destaque no mercado, especialmente em virtude da qualidade e da reputação positiva que ele tem com os consumidores do negócio.

Estrelas

Nesse grupo, os produtos ou serviços conseguem trazer bastante lucro para a equipe de vendas. Porém, é fundamental fazer um esforço para atingir os números desejados pela companhia.

Uma dica interessante é unir a equipe de marketing com o time de vendas para que ambos pensem estratégias que ajudam a conquistar bons resultados.

Pontos de interrogação

O próximo grupo da matriz BCG é aquele em que a equipe de marketing e vendas buscam por ótimos resultados, mas que ainda não conseguem prever o faturamento que eles podem trazer para o negócio.

Geralmente, os produtos que pertencem a esse grupo são recém-lançados e considerados apostas das companhias. Diante desse cenário, é fundamental ter paciência para aguardar a resposta dos clientes em relação à novidade.

Abacaxis

O último grupo da nossa lista é temido por qualquer empreendedor, seja de pequeno, médio ou grande empresa, uma vez que as mercadorias não trazem lucro para o negócio.

Diante desse cenário, é essencial verificar se vale a pena prosseguir com aquele produto ou não.

Para tomar a melhor decisão, recomendamos analisar se o plano de recuperação exige tempo e dinheiro. Em caso positivo, ignore o produto e busque outra alternativa para o seu negócio.

Vale a pena utilizar a matriz BCG?

A matriz BCG permite descobrir qual é o caminho que determinadas mercadorias estão percorrendo em sua loja virtual. Assim, você consegue alinhar as estratégias entre os times com menos dificuldade.

Quando os produtos são posicionados conforme a performance na matriz BCG, é possível alcançar um cenário mais confortável para tomar decisões assertivas e que tragam resultados positivos para o seu empreendimento.

Outro ponto positivo da matriz BCG é que ela traz um diferencial competitivo para o seu negócio. Muita gente não sabe, mas a ferramenta ajuda a analisar a performance dos concorrentes em relação a certas mercadorias.

Com esses dados em mãos, a sua equipe consegue construir estratégias para desenvolver novas campanhas e produtos para, enfim, dominar o mercado.

Como criar Matriz BCG?

O primeiro passo é listar os seus produtos. Você deve organizá-los em ordem crescente, isto é: comece pelos itens mais vendidos da loja virtual até terminar nos menos vendidos. Assim, você pode adicioná-los na matriz com mais facilidade.

A segunda etapa é desenhar um gráfico cartesiano, que deve conter duas linhas: vertical e horizontal, com medida de 90º em ângulo reto.

  • Linha vertical: representa a taxa de crescimento do mercado, podendo variar entre 0 a 20%. Porém, o mais indicado é marcar o centro da linha com 10%;
  • Linha horizontal: representa a participação relativa do produto, ou seja, de acordo com o concorrente mais direto.

Quer entender melhor como funciona? Vamos a um exemplo!

Imagine que o Bruno é dono de uma loja virtual de eletrodomésticos. Um determinado produto é comercializado por R$250,000,00 e o seu concorrente principal tem um faturamento de R$500,000,000.

Na prática, isso quer dizer que a participação de Bruno será de 0,5, considerada metade da concorrência.

Já na linha horizontal, faça a marcação no lado esquerdo. Você deve colocar 10x e finalizar com 0,1. O primeiro dado significa que a sua marca vende 10 vezes mais do que a concorrência direta, enquanto o segundo, mostra que ela comercializa um décimo que a concorrência.

No ponto central da linha, adicione a marcação 1,0x. Por fim, adicione os produtos da loja virtual na matriz BCG.

Agora que você já sabe as principais informações sobre a matriz BCG, é hora de aprender o que é preciso para começar a vender online e ter diversos produtos no grupo de vacas leiteiras.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: