Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Empreendedorismo Marketing de Influência: Conheça os benefícios

Marketing de Influência: Conheça os benefícios

Entenda quais são os benefícios de utilizar o marketing de influência como estratégia em seu negócio.

por CakeErp

A Internet, mais especificamente as redes sociais, tem impactado significativamente as ações de marketing nos dias atuais. Neste contexto, o marketing de influência tem se tornado uma das principais estratégias para alcançar novos públicos e, assim, convertê-los em clientes.

De acordo com a Forbes, o marketing de influência está crescendo mais rápido que os anúncios digitais. De fato, essa deve ser uma tática ativa em seu marketing digital para aumentar o reconhecimento da marca, colocar seu conteúdo diante de novos olhos e gerar novos leads para seu funil de vendas.

Continue a leitura para saber mais sobre essa mais nova tendência de ação de marketing, conhecer seus benefícios e conhecer algumas dicas de como aplicá-la na sua empresa!

O que é Marketing de influência?

Marketing de influência, ou influencer marketing, é um híbrido de ferramentas novas e antigas. Essa estratégia adota a ideia do endosso de celebridade, colocando-a em uma campanha de marketing moderna orientada a conteúdo. 

O principal diferencial é que, geralmente, esse tipo de campanha não utiliza artistas conhecidos do grande público, como atores e cantores, por exemplo. O foco está nos produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos. Essa relação entre influenciadores e empresas é do tipo ganha-ganha. 

Por um lado, o influencer passa a contar com um patrocínio e material para produzir seus conteúdos. Por outro, as empresas conseguem divulgar seu produto, serviço ou marca para um público bem selecionado.

Os influenciadores, ao contrário das celebridades, podem estar em qualquer lugar. Eles podem ser qualquer um. O que os torna influentes são seus grandes números de seguidores na web e nas mídias sociais.

Um influenciador pode ser um fotógrafo de moda popular no Instagram, um blogueiro que fala sobre segurança cibernética no twitter, um humorista com um canal no youtube ou um respeitado executivo de marketing no LinkedIn.

Em qualquer setor, existem pessoas influentes - você apenas precisa encontrá-las. Eles são facilmente reconhecidos por centenas de milhares (ou até milhões) de seguidores, e esse é o público-alvo que você procura. Isso é o que nos leva ao próximo tópico!

Micro e macro influenciadores: qual a diferença?

Como mencionado anteriormente, o alcance e a abordagem de cada influenciador pode ser muito diferente. Isso tem grande influência no tipo de estratégia que sua empresa deseja adotar.

O macro influenciador é aquela pessoa que conta com uma audiência bastante abrangente e heterogênea. São personalidades que, geralmente, possuem grande longevidade em alguma rede e contam com milhões de seguidores em suas plataformas.

Logo, as empresas que desenvolvem conteúdos ou campanhas em parcerias com essas pessoas terão uma exposição muito maior, mas para um público muito mais heterogêneo. Essa pode ser uma boa estratégia para quem deseja divulgar um produto ou serviço de alcance mais amplo e diversificado.

Por outro lado, os micro influenciadores contam com uma audiência menor, porém, específica. Eles podem ser utilizados em estratégias focadas em mercados locais e de nicho, o que permite uma relação mais sólida e próxima com os potenciais clientes.

Quais os benefícios do marketing de influência?

Como já mencionado, o marketing de influência gera benefícios tanto para a pessoa que o produz quanto para a empresa contratante. Veja a seguir alguns dos principais benefícios dessa estratégia!

1. Cria confiança

Para ser um influenciador, uma pessoa precisa contar com um grande número de "seguidores" engajados. As pessoas que alcançam esse propósito é porque construíram uma relação de confiança e credibilidade com seus fãs. Logo, as pessoas respeitam seu conteúdo e recomendações.

Ao introduzir sua marca no conteúdo de um influenciador, você logo ganhará a atenção de um público ativamente engajado.

2. Melhora o conhecimento sobre marca

Como observado, o marketing de influência pode expandir bastante seu alcance e posicionamento on-line. Os usuários sociais começarão a saber mais sobre sua marca, sua história, quem você é e as soluções que você oferece.

Ao mesmo tempo, a tendência é que aumente o número de seguidores nas redes sociais da sua empresa, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo de forma orgânica.

A chave para maximizar essa estratégia é garantir que você está fornecendo conteúdo valioso que aumenta a sua presença na mídia social, garantindo valor em ambos os lados.

3. Enriquece sua estratégia de conteúdo

O marketing de conteúdo, sem dúvidas, é um dos grandes pilares nas estratégias das empresas para atrair novos leads. E não é para menos: vivemos a era da hiperconectividade e, nesse contexto, marcar presença digital é essencial para qualquer tipo de empresa.

Vale lembrar que o brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. Fornecer conteúdo valioso para este público deve ser uma questão prioritária para as empresas que desejam ampliar seu número de clientes.

Nesse sentido, compartilhar conteúdo de influenciador pode ajudar a preencher as lacunas de sua própria programação.

Isso funciona bem em situações nas quais você fica sem ideias de conteúdo ou simplesmente precisa de algum material de qualidade para publicar em suas páginas sociais

4. Alcança efetivamente seu público-alvo

Uma das grandes dificuldades das ações de marketing é alcançar o seu público-alvo de forma efetiva. O marketing de influência resolve este problema. Por meio de influenciadores relevantes, seu conteúdo é colocado na frente de usuários de mídias sociais que já estão interessados ??em seu nicho. 

Assim, você não precisa gastar fundos adicionais em testes e localização de seu público - o influenciador já consegue reuni-lo nas mídias sociais.

5. Fornece um valor incrível ao seu público

O cerne do marketing de entrada é fornecer conteúdo que resolve problemas, educa e inspira o público-alvo. O marketing de influência adota esse conceito, pois os influenciadores já estão em sintonia com as necessidades das pessoas a quem servem.

Por sua vez, você pode aproveitar facilmente o conteúdo deles para agregar valor ao seu público.

6. Crie parcerias vencedoras

Conectar-se e envolver-se com um influenciador pode ser o começo de um relacionamento poderoso. Quando você está nisso há muito tempo, nunca sabe onde essas conexões podem terminar.

Nessa relação, sua marca se torna muito mais conhecida. Da mesma forma, ao compartilhar o conteúdo do influenciador, você pode apresentá-lo a pessoas que ainda não o conheciam. Isso acaba se tornando um ciclo de visibilidade muito positivo para ambas as partes.

Como aproveitar os benefícios do marketing de influência ao máximo?

O marketing de influência é uma excelente estratégia para promover a empresa. Logo, é essencial ter uma identidade visual consistente e adequada. Isso é o que vai fazer com que sua marca seja lembrada pelos potenciais consumidores.

Nesse sentido, é de extrema importância contar com canais digitais que estejam de acordo com sua identidade visual. Isso inclui um site atrativo e com navegação simplificada e perfis em redes sociais projetados para enaltecer a sua marca.

Finalmente, é muito importante que a empresa produza conteúdo próprio que agregue valor ao seu público-alvo. O marketing de influência é uma excelente alternativa para gerar novos leads, mas cabe a você envolvê-los e conquistá-los.

A Construsite Brasil é uma empresa que oferece soluções web inovadoras para que micro, pequenas e médias empresas tenham a oportunidade de se desenvolver de forma contínua e sustentável.

Ela oferece diversas soluções para que sua empresa tenha uma presença digital marcante e envolvente. Alguns serviços oferecidos são:

  • Criação de site;
  • Criação de logo;
  • Identidade visual;
  • Marketing de conteúdo.

Entre em contato agora mesmo e descubra tudo que a Construsite pode oferecer para sua empresa vencer na web!

Receba o contato de um especialista

Autor:

CakeErp | Guest Post
O Cake é um produto desenvolvido pela NL Informática, uma empresa nacional que há mais de 36 anos vem construindo uma das mais sólidas carteiras de clientes na área de softwares de suporte à gestão. Oferecemos soluções de gestão online, baseados no conceito SaaS.
Outros posts feitos por CakeErp

Comentários:

Orçamento por WhatsApp