Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Empreendedorismo Mapeamento de mercado: você conhece?

Mapeamento de mercado: você conhece?

O mapeamento de mercado é o primeiro passo para uma empresa que está iniciando suas atividades e deseja descobrir qual o melhor direcionamento seguir. Entenda mais!

por Lays Xavier

Você já ouvir falar sobre mapeamento de mercado?

Quando uma empresa está iniciando suas atividades é necessário que ela entenda sobre o mercado, observe as necessidades do consumidor e analise se a sua solução é realmente útil.

O mapeamento de mercado auxilia nessa jornada, dando um direcionamento para a empresa seguir. A questão que não é tão abordada é o fato dessa ação ser realizada mais de uma vez.

Ao fazer o mapeamento de mercado, a empresa não se torna isenta de realizar novas pesquisas e observar o que acontece ao seu redor.

No decorrer deste post, veremos o que é e como fazer o mapeamento de mercado.

Esse será o primeiro de três textos relacionados a maneira que a empresa deve ser inserir e posicionar no mercado, a necessidade de se relacionar com os consumidores e como realizar a prospecção de novos clientes para o seu negócio.

Continue a leitura e acompanhe o começo dessa saga que pode mudar a sua forma de ver o mercado e conquistar clientes.

Por que estar atento ao mapeamento de mercado?

Essa pode ser uma dúvida, caso o seu negócio já tenha passado pelas etapas de pesquisa e planejamento. Uma empresa, ao dar os seus primeiros passos, já tem um direcionamento que será o guia para todas as ações que realizar.

As mudanças constantes no mercado, a forma de comércio e o modo de pensar do consumidor estão em constante movimento. Sendo assim, um mapeamento realizado há 3 anos atrás já está ultrapassado.

Isso pode ser um problema para a empresa. Os objetivos traçados devem estar bem alinhados e, se basear em um mapeamento ultrapassado pode trazer um enviesamento nos resultados, não retratando a realidade de fato.

Já que é tão importante, você pode estar se questionando: "o que é esse mapeamento de mercado e o quanto ele de fato representa para o sucesso da minha empresa?". Descubra e coloque-o em prática quanto antes.

O que é mapeamento de mercado?

O mapeamento de mercado é uma estratégia base. Ou seja, deve ser colocada em prática inicialmente, antes mesmo que a empresa comece a funcionar de fato.

Seu negócio não irá prosperar caso seja regido pela aleatoriedade e a sorte dos números. Junto ao sucesso estão as estratégias. O mapeamento de mercado é a primeira delas.

De fato, o mapeamento de mercado é importante para adquirir novos negócios e saber se realmente valem o esforço. A estratégia consiste em saber onde estão os clientes, entendê-los e conhecê-los mais profundamente.

Você vai realmente fazer uma espécie de mapa que indicará onde estão as pessoas que a solução empresarial quer alcançar.

Imagine: o seu produto é destinado a adultos solteiros de meia-idade, porém ele está sendo oferecido para pequenas famílias que possuem crianças em idade inferior a 5 anos.

Qual é a relevância que o seu produto tem neste momento para o público que ele está sendo ofertado? As chances de ser bem-sucedido com essa solução é pouco provável.

Ao realizar um mapeamento de mercado, é possível observar as preferências do consumidor, onde ele se encontra e, o que está sendo oferecido pelos concorrentes diretos e indiretos.

O conjunto dessas informações viabiliza o direcionamento da solução para as pessoas certas e aumenta a chance do negócio prosperar.

Segundo Philip Kotler, o conhecido pai do marketing, "o mais importante é perceber para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro".

Através a do mapeamento é possível identificar o caminho feito pelo seu cliente e enxergar a tendência de para onde ele está indo. Ao mapear o mercado é possível obter dados relevantes e organizá-los através de um mapa.

Esse mapa serve como guia para toda empresa que deseja ofertar suas soluções de forma eficaz. Será possível encontrar as melhores oportunidade, conhecer o posicionamento da concorrência, e compreender a necessidade dos clientes.

Por que é importante fazer o mapeamento de mercado?

Através do mapeamento de mercado que o perfil do cliente é identificado. É nesse momento que você começa a entender em qual ponto da solução de sua empresa focar para ser mais atrativo.

O reconhecimento desse cliente permitirá que a empresa defina qual o segmento que mais apresenta oportunidade e identifique quem são os futuros clientes em potencial.

Será possível identificar também, a intenção da concorrência direta e indireta que apresenta ameaças para o seu negócio.

Concorrente Direto x Concorrente Indireto

O concorrente direto é aquele que oferece a mesma solução que a sua empresa com o objetivo de resolver o mesmo problema do consumidor.

Por outro lado, o concorrente indireto, oferece uma solução diferente que consegue solucionar o mesmo problema que o seu produto.

Identificar que são esses concorrentes durante o mapeamento é fundamental para observar as suas ações e inovações, evitando ficar para trás.

Como o mapeamento interfere na aquisição de novos clientes?

O mapeamento é o passo inicial de reconhecimento do mercado, sendo necessário para identificar o público de sua empresa e suas particularidades, além de identificar as ações de outros players.

Ao realizar o mapeamento, você terá acesso a dados mais detalhados sobre o interesse do seu público, podendo criar ações mais assertivas e direcionadas, oferecendo como consequência um serviço de mais qualidade.

A jornada do empreendedor não para aqui, mas o seu início deve ser planejado. O mapeamento é uma das formas mais seguras de dar continuidade a empresa. Todos os processos realizados não são muito simples ou práticos e requerem dedicação.

Esse passo inicial, é fundamental para que a sua empresa tenha um bom direcionamento, atinja as pessoas certas e não fique desatualizado em relação ao mercado.

Enquanto você aguarda o próximo texto, com técnicas sobre relacionamento com os clientes, baixe a planilha de acompanhamento de vendas e tenha a informação exata dos resultados gerados pelo seu negócio e veja o direcionamento que a sua empresa está tomando.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários:

Orçamento por WhatsApp