O guia definitivo do lead scoring
Devido a boa prática da estratégia de geração de conteúdo do Inbound Marketing é possível afirmar que uma das grandes vantagens oferecidas é a possibilidade de atrair e mensurar clientes em potencial, os famosos leads.
Mesmo adotando e executando corretamente todos os requisitos do Inbound ainda existe um grande obstáculo pela frente: qualificar cada um desses possíveis clientes de acordo com o público-alvo da sua empresa.
Assim seu time de vendas não perderá tempo com leads que, por mais que tenham disponibilizado o contato através das suas páginas de conversão, não se interessam em adquirir o produto/serviço que é oferecido.
É aí que entra o lead scoring. A técnica permite que a eficiência das estratégias de Inbound seja cada vez maior e a produtividade dos times de venda e marketing evolua de uma maneira mais rápida e sólida.
O que é lead scoring?
Em sua tradução literal o lead scoring é um placar de possíveis clientes. O que não está incorreto.
O recurso permite que sua empresa classifique os clientes em potencial através de pontos que determinam quem está pronto para a compra ou não.
Essa pontuação é definida a partir de uma série de fatores, como por exemplo quanto o lead analisado se encaixa na persona da sua empresa e o comportamento desse possível cliente durante toda a sua jornada de compra. Quanto mais pontos ele recebe mais próximo esse cliente está de se tornar uma oportunidade.
Benefícios com o uso da técnica
O principal objetivo do lead scoring já foi citado anteriormente. É tornar os times de marketing e vendas mais eficientes, consequentemente aumentando as taxas de conversão do seu site.
Devido a um fator claro: Quanto mais você conhece seus leads maiores são as chances de converter o contato em venda.
Como toda boa prática essa não é a única vantagem oferecida. Alguns dos outros pontos fortes de pontuar os clientes em potencial são:
-
Diminuição de custos
A partir do momento que a empresa começa a qualificar os leads é possível observar uma diminuição de custos e a resposta para esse fenômeno é simples.
Dois times inteiros da sua equipe (Marketing e Vendas) gastarão muito menos tempo para preparar e abordar leads.
Já dizia um velho ditado: "tempo é dinheiro". Então se a técnica ajuda a diminuir o tempo gasto consequentemente os custos de aquisição do cliente vão diminuir.
-
Produtividade
Além de ajudar na diminuição de custos, o tempo que antes era investido nos leads torna-se um extra que pode ser usado pelos profissionais para gerar novos possíveis clientes e fidelizar os que já foram conquistados.
O marketing poderá aplicar o tempo na classificação ideal de leads e acompanhar por meio dos fluxos de nutrição os possíveis clientes que estão realizando ações de valor.
O setor de vendas por sua vez não gastará tempo com leads desqualificados além de ser mais certeiro nos contatos feitos. Tornando mais simples bater as metas.
-
Eficácia
Quando seu processo de lead scoring já estiver rodando e apresentando resultados ainda é possível melhorá-lo e aumentar a eficácia do mesmo.
Nessa etapa você pode analisar por exemplo quais conteúdos tiveram mais sucesso e geraram os leads mais qualificados e observar todos os fatores que o compõem, desde o assunto até a linguagem utilizada.
Assim todo o processo de geração dos próximos conteúdos poderá seguir um formato parecido e começar a converter mais também.
Critérios para classificar um bom lead
Não existe uma fórmula mágica que funciona para todos os tipo de empresas e segmentos. Um bom lead varia de negócio para negócio.
O mais importante é se preocupar com os critérios mais relevantes para sua empresa de acordo com a sua persona. Depois de definidos você pode se preocupar com o restante, como por exemplo o peso de cada um dos critérios definidos.
Para começar a classificar um bom cliente em potencial escolha dois clientes da sua empresa, um bom e um ruim, e traçe o perfil deles, analise a jornada de compra que percorreram. Isso vai ajudar você a escolher o perfil ideal para seu negócio.
Algumas dicas do que analisar:
-
Perfil: cargo; faturamento da empresa; segmento; localização; número de funcionários; tem ou não um blog; se tem equipe de Marketing; investe em algum tipo de anúncio pago, entre outros.
-
Interesse: quais materiais baixou; emails que recebeu e interagiu; quais fluxos de nutrição estava inserido; tempo de relacionamento com a empresa, entre outros.
Exemplo:
Minha persona é o Luiz, de 25 anos, estudante de marketing e empresário, solteiro e sem filhos e gosta de passar seu tempo livre utilizando as redes sociais.
O pior cliente que selecionei foi o Marcos, ele tem 40 anos, trabalha em uma construtora é casado com 2 filhos e no seu tempo livre gosta de assistir a jogos de futebol.
O Marcos encontrou minha empresa por uma curiosidade que ele teve sobre marketing digital e baixou um dos meus e-books.
Já a Janaína é uma das minhas melhores clientes. Ela tem 28 anos, é uma empresária, solteira e sem filhos e usa muito o Instagram, tanto para potencializar seu negócio quanto para diversão.
O primeiro cliente usa o serviço mais barato da minha empresa e gera muito suporte devido ao pouco conhecimento na área de marketing.
A Janaína por sua vez contratou um pacote completo de automação de marketing e não demanda muito da minha equipe de suporte, além de interagir bastante no perfil da minha empresa.
Vale ressaltar que não necessariamente é preciso preencher fazer a análise de todos os itens acima, o lead scoring não tem receita de bolo.
Selecionar cerca de 4 critérios é o ideal para quem está começando.
Continuando no exemplo acima vamos calcular o lead scoring dos nossos dois clientes selecionados:
A Janaina conseguiu uma pontuação de 3 pontos, tem conhecimento em marketing, interage com o perfil comercial no Instagram e é empresária.
E o Marcos obteve somente 1 ponto por ter interagido somente baixando um de meus e-books sobre marketing digital.
Dessa maneira podemos definir alguns fatores importantes para a pontuação do nosso lead scoring, como segmento, interação, conhecimento prévio e profissão.
O que fazer agora que classifiquei meus leads
Não basta somente dar notas para os clientes em potencial, é necessário também definir o que será feito esse lead scoring que foi definido.
Você deve tratar os leads de acordo com a pontuação deles:
-
Leads muito interessados e com ótimo perfil: Esse já está pronto para ser passado para o time de vendas da sua empresa.
-
Leads com bom perfil mas pouco interesse: Nesse caso o lead precisa ser nutrido até estar devidamente qualificado para o time de vendas.
-
Leads com perfil ruim e muito interesse: Não gaste muito tempo tentando vender para eles, mas não pare de nutri-los também.
-
Leads com baixo interesse e perfil ruim: Identifique esses leads e não tente vender para eles de forma alguma.
Dicas de ouro para usar bem o lead scoring
Aqui vão 5 dicas importantíssimas para quem utiliza a técnica ou quer começar a classificar seus leads:
-
Tente trabalhar ao máximo com campos já definidos nas landing pages. Assim você faz com que seu lead só consiga responder com o que é considerado mais relevante para sua classificação.
-
Evite ao máximo fazer o scoring através de planilhas no Excel. Busque sistemas de automação de marketing. A planilha não é fácil de manusear além de não ter os dados sobre o lead em tempo real, fazendo com que o investimento de tempo seja maior.
-
Sempre que possível invista tempo em refinar sua técnica de lead scoring, fazendo pesquisas, ajustando os pesos e colhendo feedbacks.
-
Determine somente os critérios mais importantes para sua empresa, não defina pontuação em tópicos que não fazem sentido para seu negócio.
-
Se você já usa a técnica de lead scoring comece a alinhar urgentemente com sua equipe de vendas os leads mais qualificados.
Ferramentas que podem ser úteis para um lead scoring mais completo
Antes de procurar por qualquer ferramenta é necessário entender todos os tópicos citados acima, assim conseguirá obter uma ótima experiência com qualquer uma delas.
Todas as plataformas citadas oferecem recursos para deixar sua estratégia ainda mais completa.
Tão importante quanto montar e executar uma estratégia de geração de leads é fazer a gestão deles com eficácia e, o lead scoring é uma das melhores formas de garantir que isso aconteça. Ele também concentra os esforços da empresa nas oportunidades com maior probabilidade de dar resultados.
Gerenciar os leads com eficácia é tão importante quanto ter uma estratégia de geração deles. O lead scoring é uma das melhores formas para garantir uma boa gestão dos clientes em potencial e que tem maior probabilidade de dar resultados.