Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Entenda porque a identidade visual tem peso na criação de sites

Entenda porque a identidade visual tem peso na criação de sites

A identidade visual de um site é muito mais do que a escolha de cores, imagens, logotipos e outros elementos visuais. Leia o artigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

A identidade visual de um site é muito mais do que a escolha de cores, imagens, logotipos e outros elementos visuais. Na criação de sites, ela se trata de todos os aspectos visuais presentes nas páginas.

Segundo estudo realizado pela SMARTalk e WeDoLogos, 89% das empresas pesquisadas apresentaram aumento de faturamento após criarem uma identidade visual. Isso reforça a importância da mesma.

Mas qual é o real peso dos elementos da identidade visual na criação de um site profissional? Prossiga com a leitura do artigo e saiba disso agora!

Antes de tudo, o que é identidade visual?

Sua marca é o que outras pessoas dizem quando você não está na sala.” (Jeff Bezos)

A identidade visual se trata de uma combinação de elementos visuais que refletem a marca, nome, ideia, produto, serviço ou a empresa em si. Os maiores elementos da identidade visual costumam ser:

  • Logo
  • Cores
  • Slogan
  • Tipografia
  • Apresentações
  • Peças de comunicação
  • Frases
  • Entre outras coisas

Ela é basicamente o reflexo da sua empresa numa forma mais fácil do usuário captar a mensagem. Em poucos detalhes, demonstra quem você é como negócio e o que tem a oferecer.

É o mesmo que marca ou branding?

Não são, mas a comunicação visual é crucial para estabelecer os outros dois. Marca se trata de todo sinal distintivo e visualmente perceptível que dá identidade a um produto, serviço ou empresa. O maior exemplo é o logotipo.

Já o branding se trata do conjunto de ações alinhadas com o posicionamento e valores da sua marca. Seu objetivo é gerar sensações e sentimentos que levem os usuários a se interessarem pelo que tem a oferecer.

A identidade visual é crucial para os dois justamente por reforçar a identificação da marca e também por gerar sensações e sentimentos. Mas qual é a sua importância na criação de sites?

Por que é relevante criar uma identidade visual na criação de sites?

A identidade visual é o “primeiro contato” que o potencial cliente costuma ter com o seu site. Seguindo a ideia de que “a primeira impressão é a que fica”, a personalização completa fornece a impressão inicial do seu site.

Ela traz reconhecimento e valor para a sua marca. Quanto maior é a presença dos elementos visuais, maior é a sensação de proximidade do cliente com a sua marca. Surge até mesmo a necessidade em relação aos produtos ou serviços.

A identidade da empresa gera confiança e engajamento, marcando o seu nome na alternativa do consumidor. Isso acaba permitindo duas coisas importantes para a sua conversão de vendas.

Memória

Ao fixar o seu nome na mente do consumidor, você gera a memorização da sua marca. Com o visual da empresa presente, o processo de escolha se torna automático.

Por exemplo, digamos que o cliente esteja atrás de um curso de design gráfico. Ao recordar a sua marca, a sua empresa será uma das primeira a aparecer como opção!

Tempo de permanência nas páginas

Este é ainda mais importante quando falamos de conversão de vendas em um site profissional. Afinal, quanto mais tempo o cliente permanece na página, maior a chance dele realizar alguma ação.

Com uma identidade visual bem definida, personalizada e atrativa, você gera conforto visual, o que estimula o potencial cliente a ficar na página. É importante apontar que há outros elementos tangenciais à identidade, como:

  • Usabilidade, com foco na UX ou User Experience
  • Peso dos arquivos
  • Hierarquia das informações
  • Conteúdo dos textos

Dessa forma, identidade visual não é apenas os elementos gráficos da página, mas também os aspectos que colaboram na presença desses elementos. Através da composição harmônica de todos eles, você gera conforto visual.

Esse conforto, estimula o usuário a permanecer na página, com isso, pode chegar a concluir uma venda!

Como criar uma identidade visual relevante para o site profissional?

Para que o site personalizado faça o usuário permanecer, é importante criar uma identidade visual profissional. Aqui vão algumas dicas importantes para lhe ajudar nisso!

Estabeleça a hierarquia das informações

Ter uma hierarquia das informações não ajuda apenas na organização do site – ela estabelece a ação que você quer que o usuário execute. Você deve organizar bem os elementos da identidade visual, como:

  • Menu
  • Portfólios
  • Informações sobre a empresa
  • Logo
  • CTA

Adote a regra Above the Fold

O “Above the Fold” se trata do conteúdo exibido na primeira aparição da página, antes de usar a barra de rolagem nela. As informações mais importantes dentro da hierarquia devem estar presentes nessa parte!

Escolha cores que fazem sentido no seu site

Cada cor possível para a identidade visual da empresa tem um significado:

  • Azul traz segurança e confiança;
  • Verde significa crescimento e natureza;
  • Vermelho pode ser excitação ou paixão;
  • Laranja transmite calor e energia.

Você deve ficar atento aos significados e também buscar combinar cores harmônicas e complementares. Se possível, pode combinar cores contrastantes.

Não esqueça da usabilidade e intuitividade

A experiência do usuário também está relacionada com a identidade visual. Afinal, os elementos da identidade contribuem para a usabilidade e intuitividade, como ícones e textos curtos.

Conte com um profissional para uma identidade visual completa!

A Construsite Brasil é uma empresa profissional que atua no mercado há 17 anos na criação de sites, incluindo a identidade visual. Nós entendemos que ela é crucial para uma imagem profissional da sua empresa na internet.

Além disso, entendemos que a marca visual da empresa contribui para o aumento do tempo de permanência e, consequentemente, da conversão de vendas. Por isso que fazemos da identidade um fator positivo para a empresa.

Então, ao buscar pelos serviços de criação de sites, conte com a Construsite Brasil que garante uma identidade visual única e atrativa. Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas possam lhe mostrar como isso é feito!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: