Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Fazer um site profissional sozinho, com freelancer ou com agência?

Fazer um site profissional sozinho, com freelancer ou com agência?

Descubra, de uma vez por todas, qual a melhor forma de fazer site profissional: através de agência, freelancer ou por conta própria? Acesse o post e descubra.

| Atualizado em
por Time Construsite

Fazer site profissional é uma parte essencial dentro de uma estratégia de marketing digital. Estima-se, no entanto, que apenas 38% das empresas contam com um site próprio.

Esse número revela que há um grande gargalo na estratégia digital de grande parte das empresas brasileiras. Para alcançarem uma maturidade digital, elas precisam de um site que transmita a identidade corporativa e, sobretudo, esteja alinhado à sua estratégia digital.

Neste post, nós vamos falar sobre a importância do site, os principais métodos de criação, as características de um site profissional e, por fim, traremos um comparativo entre a criação de um site por conta própria, por freelancer ao através de agência de site.

Fique até o final e descubra qual a melhor opção para você.

Qual a importância de ter um site?

Fazer site profissional, hoje, já não é mais uma opção. Toda empresa, independente do setor, precisa estar atualizada com as ferramentas de marketing digital. Afinal, não estar no marketing digital é caminhar a passos largos para o esquecimento.

O site não é somente mais uma ferramenta de marketing digital. Na verdade, ele é a base e o mínimo que se espera de uma empresa que adentra o mundo digital.

Para que você entenda a necessidade de contar com um site, separamos a seguir algumas das principais razões e motivos que evidenciam tal necessidade. Confira:

Informações acessíveis para o cliente

A primeira grande utilidade de um site é disponibilizar as informações de forma acessível para os clientes. Através de um website, os clientes poderão conferir informações e detalhes da sua empresa, produtos e serviços.

Ao fazer site profissional, é importante garantir que as mais importantes informações estejam disponíveis de forma clara e acessível. Um exercício muito frutuoso que pode ser realizado é colocar-se no lugar do cliente, questionando-se sobre tudo aquilo que ele poderia querer saber.

Credibilidade

Fazer site profissional é fonte de maior credibilidade para a empresa. As pessoas confiam mais em empresas que têm sites e dispõe de informações acessíveis.

Embora outros canais, como as mídias sociais, sejam importantes, nenhum deles confere maior autoridade do que os sites. Ademais, se o site estiver integrado à uma estratégia maior de conteúdo, por exemplo, gerará ainda mais autoridade frente à persona.

Competitividade

Além de tudo isso, fazer site profissional também aumenta a competitividade de um negócio frente aos outros. Isso porque ele pode tornar-se um diferencial. Se o seu site for melhor, mais bonito e mais profissional que o site de seus concorrentes, com certeza chamará mais atenção e atrairá mais clientes.

Mais vendas

Além disso, fazer site profissional pode representar e gerar mais vendas para seu negócio. A matemática aqui é simples: com o aumento da exposição, naturalmente novos clientes serão atraídos, fazendo com que mais vendas sejam realizadas.

Atração de novos clientes (SEO)

Por fim, vale destacar a capacidade que só o site tem de atrair novos clientes. Isso porque, diferente das redes sociais, o site tem uma atratividade maior e gratuita devido aos mecanismos de busca.

Para crescer nas redes sociais e alcançar novas pessoas nas redes sociais, por exemplo, será necessário investir em campanhas pagas e anúncios. Com o site não é bem assim.

Embora você também possa investir em anúncios e propagandas para atrair novos visitantes, há a possibilidade de atraí-los gratuitamente através da otimização do site para os mecanismos de busca, ou seja, utilizar o bom e velho SEO.

Os métodos de criação de site

Agora que você já entendeu a importância de fazer site profissional, é importante que conheça os métodos de criação de sites mais comuns. Ao conhecer cada um desses métodos, você poderá escolher aquele que for mais vantajoso e estiver de acordo com suas capacidades financeiras, bem como estiver mais de acordo com as necessidades estratégicas do seu negócio.

Criação de site sozinho

A primeira forma de criar site é através de ferramentas pagas ou gratuitas disponíveis na internet. Nesse método, você pode criar seu site sozinho através de modelos pré-prontos, personalizando as informações e o conteúdo geral das páginas.

Criação de site com freelancer

A segunda forma de fazê-lo é contratando um freelancer. Profissionais freelancers são aqueles que trabalham por conta própria e prestam serviço sem vínculo com uma empresa oficial.

Esses freelancers podem ser encontrados através de indicações de amigos e conhecidos ou, então, através de sites especializados na internet.

Criação de site com agência de site

O terceiro método de criar um site é através de agências de site, que são empresas mais conhecidas e seguras, cujo enfoque principal é justamente criar sites para diversos tipos de negócios.

O diferencial de contar com uma agência de site é que a mesma contará com diversos sites em seu portfólio, dando maior segurança com relação ao investimento.

As características de um site profissional

Independente do método escolhido para a criação de um site, é preciso que este tenha características profissionais, ou seja, não pareça amador.

Um site com aparência amadora faz mais mal para empresa do que bem, porque comunica falta de profissionalismo e preparo para relacionar-se com o cliente.

Para te ajudar a não cair na armadilha de um site amador, separamos algumas das características que um site profissional precisa contar, confira:

Layout bonito e atrativo

A primeira característica de um site profissional é sua beleza. Um layout bonito comunica profissionalismo e aumenta a percepção de valor do cliente com relação à sua marca.

Aqui há um risco duplo: ao contar com um freelancer, por exemplo, é possível que ele seja ótimo para programar, mas não tenha noções básicas de design, fazendo com que o site não fique bonito.

Um risco maior aparece quando falamos da criação de sites por conta própria. Exceto se você for um designer, é bem possível que também não consiga aplicar princípios de design que deixariam seu site muito mais atraente.

Responsividade

Outra característica dos sites profissionais é a responsividade, ou seja, a capacidade do site de adaptar-se aos diferentes tipos de tela. Sites profissionais são aqueles que não enfrentam dificuldades na alteração de tela.

É muito comum, por exemplo, em sites criados em serviços pagos e gratuitos como WIX e Google Sites, que algumas frases não fiquem com uma boa leitura dependendo do aparelho por onde é realizado o acesso.

Isso comunica falta de profissionalismo e pode fazer o cliente entender que sua empresa é relaxada e pouco eficiente.

Facilidade e usabilidade

Por fim, vale destacar que sites profissionais são fáceis de usar, apresentando uma usabilidade superior, entregando a melhor experiência para o usuário.

Botões que não funcionam, páginas que não abrem e telas que não rolam. Essas são algumas das características de sites que não conseguem cumprir o requisito da facilidade e usabilidade.

Um olhar profissional na criação do site, portanto, evita esses e outros problemas graves.

Criar site profissional sozinho é possível?

Vamos, agora, entender um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades, a começar pela criação de site por conta própria: será que é possível fazer site profissional sozinho?

Ora, possível é, mas muito provavelmente ele não ficará profissional e pode até mesmo mais atrapalhar do que fazer bem para sua empresa.

Vantagens da criação de site por conta própria

A vantagem de criar site por conta própria está no custo. Naturalmente, sem precisar pagar o serviço de um freelancer ou uma agência de site, gastar-se-á muito menos. Ademais, a facilidade de criar também é um diferencial, pois as ferramentas de criação de sites costumam ser bem intuitivas.

Desvantagens da criação de site por conta própria

As desvantagens da criação de site por conta própria estão relacionadas, principalmente, às limitações das ferramentas de construção de site.

Embora apresentem soluções interessantes, tais ferramentas são limitadas quanto às funcionalidades, impedindo que o site conte com recursos que seriam interessantes e relevantes para aumentar a percepção de valor por parte do cliente.

Suporte na criação de site por conta própria

Em caso de problemas com o seu site, o suporte de um site criado por conta própria é você mesmo. Se você tem conhecimentos técnicos sobre o assunto, isso não será um problema. Agora, se não tiver, é bem provável que gaste horas e horas atrás de algum tutorial online que resolva suas necessidades.

Custos envolvidos na criação de site por conta própria

Por fim, vale a pena analisarmos os custos envolvidos na criação de site por conta própria. A princípio, temos apenas dois custos: o de hospedagem e o domínio. No entanto, com o passar dos anos, novos custos podem surgir, como a necessidade de pagar por recursos premium que vão melhorar o site.

Além disso, uma coisa fica muito evidente: muitos empreendedores que desejam economizar criando site por conta própria, com o passar dos anos se arrependeram e acabaram por precisar contratar uma agência de site.

Vale a pena criar site com freelancer?

Em segundo lugar, vamos analisar a criação de sites com freelancer. Nessa modalidade, deverá ser feito um investimento um pouco maior para pagar os honorários do profissional. No entanto, existem alguns riscos que precisam ser considerados.

Vantagens da criação de site através de um freelancer

A principal vantagem de contar com um freelancer é de que o site que ele criará com certeza será mais profissional do que um criado por você mesmo. Além disso, os freelancers costumam ter preços bem flexíveis.

Desvantagens da criação de site por freelancer

A principal desvantagem de um freelancer é a insegurança. Quantas histórias você já não ouviu de um prestador de serviço que começou um trabalho e simplesmente sumiu depois de um tempo? Esse é um risco ao contratar freelancers.

Suporte na criação de site por freelancer

Se o freelancer contratado for bom e honesto, ele dará suporte após a entrega do site caso surjam problemas. No entanto, também há o risco de simplesmente sumirem do mapa, te deixando na mão.

Custos envolvidos na criação de site por freelancer

Além dos custos básicos de hospedagem e domínio, haverá o custo do serviço do freelancer, sendo que cada um cobrará um preço pois estes profissionais contam com referenciais bastante diversos de cobrança.

Vale a pena criar site com agência de site?

Por fim, vale a pena falar sobre a criação de sites com agência de site, que geralmente entregam um serviço muito mais completo, profissional e seguro. Vamos analisar as vantagens e desvantagens:

Vantagens da criação de site com agência de site

A principal vantagem está na segurança. Agência de site executa serviços dentro de prazos e mediante contrato, garantindo ao cliente que tudo será cumprido como determinado.

Além disso, por contar com uma gama mais ampla de profissionais, seu site terá uma aparência muito mais profissional. Designers, programadores e profissionais de UX estarão em contato direto para a criação do seu site.

Desvantagens da criação de site com agência de site

A única desvantagem de fazer site profissional com agência é o preço. Justamente por contarem com uma gama de profissionais mais ampla e oferecerem um serviço de muito mais qualidade, o investimento acaba por elevar-se.

O resultado final, no entanto, é muito superior e vale cada real empregado.

Suporte na criação de site com agência de site

O suporte de agência de site também é um diferencial, pois acompanha o cliente mesmo após a finalização do mesmo, garantindo que problemas sejam resolvidos o mais rápido possível e evitando dores de cabeça.

Custos envolvidos na criação de site com agência de site

O custo de fazer site profissional por agência de site é bastante diverso. Além, claro, dos custos básicos de hospedagem e domínio, é possível desenvolver sites profissionais com investimentos a partir de R$1.000. O valor exato, no entanto, dependerá totalmente do projeto a ser desenvolvido.

Para te ajudar a compreender os custos da criação de site profissional, de forma detalhada e de uma vez por todas, preparamos um post completo em nosso blog. Acesse, confira e tire todas as suas dúvidas.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: