Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Google & SEO Estratégia de SEO: Por que devo ter um blog no meu site?

Estratégia de SEO: Por que devo ter um blog no meu site?

Descubra - de uma vez por todas - o porquê você deve considerar implantar um blog em seu site e, com isso, atrair mais visitantes!

| Atualizado em
por Time Construsite

Seu site já está no ar e você não sabe como atrair novos visitantes para ele? Neste post nós vamos falar sobre uma estratégia de SEO extremamente eficaz para você começar a atrair visitantes para seu site e potencializar seus resultados com marketing digital.

Mas, antes de conhecermos essa estratégia, vamos compreender o que é e como funciona o SEO e os principais fatores de rankeamento do Google.

O que é o SEO?

SEO é uma sigla em inglês que refere-se à expressão Search Engine Optimization. Em tradução livre, refere-se à otimização para os mecanismos de busca, ou seja, estratégias e técnicas que ajudam sites a aparecerem nas melhores posições do Google.

Toda página que é publicada na internet pode ser indexada pelo Google. Essa indexação consiste no buscador ler uma página de um site, compreender do que se trata seu conteúdo, e exibi-la como resultado para termos de pesquisa relacionados ao conteúdo da página.

O objetivo dos buscadores é sempre exibir a página com o melhor conteúdo para aquele determinado termo de pesquisa (ou palavra-chave). Para identificar qual é o melhor conteúdo, os buscadores contam com uma série de fatores de ranqueamento, de forma a apresentar um resultado relevante para o usuário.

As técnicas de SEO, portanto, fazem com que as páginas sejam bem vistas pelo Google, aumentando as chances de ranqueamento, atraindo mais visitantes e convertendo um número maior de leads.

Como funciona o SEO?

Antes de qualquer coisa, vamos entender detalhadamente como funciona o SEO e, para isso, será preciso mergulhar nos bastidores do maior buscador da internet: o Google.

Existem, basicamente, três processos envolvidos por trás das pesquisas do Google:

  • rastreamento: é o processo feito pelo robô do Google que varre a internet em busca de páginas da internet, lendo seu conteúdo e categorizando-o a partir de seus fatores (vamos revelar alguns deles logo adiante). Esse processo pode ser facilitado, por exemplo, com a adoção de sitemaps e linkagem interna entre as páginas de um site;
  • indexação: após encontrar as páginas, o Google salva as informações mais relevantes em seu índice, como nome da página, meta descrição, data da publicação, conteúdo da página e etc. São esses dados salvos que serão exibidos nos resultados de pesquisa, por isso é importante mantê-los atualizados e de acordo com os fatores de ranqueamento;
  • exibição: por fim, ocorre a exibição do conteúdo nos resultados de pesquisa. A partir das informações indexadas, o Google exibirá a página para palavras-chave que, no entendimento do buscador, terão como melhor resposta aquele conteúdo indexado.

Aqui nós já temos dois insights poderosos: o primeiro é sobre a necessidade de fazer com que o conteúdo de um site seja visto como relevante pelo Google para determinada palavra-chave.

O segundo insight nos revela a competitividade. Imagine que existem centenas e talvez milhares de sites produzindo conteúdos semelhantes ao seu e, portanto, concorrendo pela mesma palavra-chave.

Mais do que obedecer os fatores de ranqueamento, é preciso construir páginas e conteúdos que sejam melhores que os conteúdos do concorrente. Caso contrário, o Google deixará seu site em uma posição menos favorável, promovendo o site do seu concorrente.

Fatores de ranqueamento do Google

Para conseguir produzir páginas que consigam agradar o Google e superar a qualidade do conteúdo dos concorrentes, é preciso conhecer muito bem quais são os fatores que levam o Google a definir uma página como boa ou não.

A seguir, vamos apresentar os principais fatores, mas vale lembrar que, na vida real, existem mais de 200 fatores que o Google observa.

Parece um número muito alto, mas não entre em pânico: seguindo as diretrizes a seguir, seus resultados com SEO já serão bem melhores. Vamos, portanto, conhecer alguns dos fatores:

Autoridade do domínio

O primeiro fator observado pelo Google é a autoridade do domínio, ou seja, se determinado site é visto com bons olhos pelo próprio Google. O principal elemento que integra a mensuração dessa autoridade está relacionado à idade do domínio (quanto mais antigo, melhor).

Autoridade da página

Além disso, entra na conta também a autoridade individual das páginas. O Google precisa entender que aquela página é realmente relevante para aquele assunto específico. Nesse sentido, a autoridade da página é influenciada diretamente pela quantidade de links recebidos de outros sites.

Originalidade do conteúdo

Um fator importante também é a originalidade do conteúdo. O Google penaliza sites que exibem conteúdo plagiado. Por isso, é extremamente negativo para o SEO copiar conteúdos de outros sites.

Para evitar penalizações nesse sentido, uma dica importante é utilizar o complemento Plagium, do Google Docs, que analisa a similaridade do conteúdo com outros publicados na internet.

Tamanho do conteúdo

O tamanho do conteúdo também é um fator importante. Conteúdos muito pequenos tendem a não ranquear muito bem. O Google busca conteúdos mais completos e, portanto, que tenham 900 palavras ou mais.

Para saber a quantidade ideal de palavras de um conteúdo, recomenda-se avaliar outros conteúdos ranqueados para a palavra-chave, e superá-los em tamanho e profundidade.

Distribuição da palavra-chave

Além disso, a distribuição da palavra-chave no conteúdo precisa ser observada. Embora o Google não exija mais a repetição frenética da palavra-chave como os sites faziam anteriormente (e na verdade, hoje, penaliza sites que fazer isso), é recomendável que a palavra-chave seja repetida de forma exata ao menos por quatro vezes na página, e sinônimos sejam explorados também.

Rejeição da página

Para determinar o ranqueamento, outro fator essencial é a taxa de rejeição de uma página. Essa taxa revela a quantidade de pessoas que entraram em uma página e não interagiram com o conteúdo ou acessaram outras páginas.

Uma taxa de rejeição alta revela um conteúdo pouco interessante ou persuasivo. Para melhorar essa taxa, portanto, o conteúdo deve ser muito bem escrito e contar com gatilhos mentais que incentivem o leitor a tomar uma ação.

Velocidade de carregamento e design responsivo

O penúltimo fator que gostaríamos de destacar diz respeito a questões mais técnicas e menos do conteúdo, especificamente falando.

Sites lentos e que demoram para carregar são péssimos para o ranqueamento. Recomenda-se, portanto, que as páginas sejam leves e de rápido carregamento.

Além disso, o layout da página deve favorecer a visualização em telas menores, como em celulares e tablets. Sites que não são responsivos não conseguem bons resultados no Google.

O principal fator: a experiência do usuário

Por fim, vale destacar uma percepção que resume todos os fatores até aqui mencionados: a experiência do usuário.

Quanto melhor e mais completa for essa experiência, mais chances de ranqueamento o site terá. Isso porque o Google valoriza a forma como o usuário navega e, cada um dos fatores de ranqueamento, tem por objetivo justamente a experiência do usuário.

O que é uma estratégia de SEO?

As estratégias de SEO, portanto, são formas de adequação de páginas e conteúdos para os fatores de ranqueamento. É uma mentalidade de otimização, que toma a orientação das ações na criação ou otimização de um site.

Podemos resumir as estratégias de SEO em três categorias:

  • SEO on-page: são técnicas aplicadas diretamente na página, sobretudo na criação e estruturação do conteúdo. Encaixam-se como SEO on-page técnicas como escaneabilidade do conteúdo, presença da palavra-chave, URL, links internos e etc.
  • SEO off-page: são ações tomadas fora da página e do site mas que impactam diretamente no ranqueamento orgânico. São ações de SEO off-page, por exemplo, presença da marca na mídia, avaliações no Google, produção de conteúdo no YouTube e etc.
  • SEO técnico: por fim, existem técnicas que são aplicadas diretamente na estrutura do site, como programação e desempenho.

Qual a melhor estratégia de SEO?

Diante de tantas possibilidades que de forma bem ampla citamos, pode surgir a dúvida sobre por onde começar, afinal, talvez seja impossível para você aplicar o que dizemos até aqui.

Para saber por onde começar na estratégia de SEO é preciso descobrir qual a estratégia mais eficiente para que, aplicando-a seja possível começar a colher os primeiros resultados e depois partir para otimizações mais profundas.

No mercado digital há um consenso sobre qual a melhor estratégia para melhorar o ranqueamento no Google: a produção de conteúdo através de um blog.

Esse consenso existe porque o blog consegue suprir a maioria dos fatores que mais fazem um site ranquear no Google, como conteúdos mais longos, estímulo à permanência na página, possibilidade de linkagem interna e exploração da palavra-chave de forma estratégica.

Para você entender melhor como o blog atua dentro da estratégia de SEO, acompanhe os subtítulos a seguir.

Por que criar um blog?

O blog, dentro da estratégia de SEO, faz com que sites de todos os tamanhos consigam atrair um tráfego qualificado.

Depois dos grandes portais, sites de notícia e serviços públicos, os sites mais visitados são aqueles que produzem um grande volume de texto para blog, isso porque o segredo dessa estratégia é apostar em uma grande quantidade de conteúdo de qualidade.

Além disso, o blog:

  1. não exige investimento em tráfego;
  2. conta com um baixo custo para início do projeto;
  3. atrai um tráfego qualificado para o site;
  4. é uma forma de gerar relacionamento com o público;
  5. constrói a autoridade da sua empresa em sua área de atuação;
  6. gera experiências positivas do cliente com sua marca.

Como criar um blog

Para criar um blog existem diversas opções, como em sites e plataformas que constroem páginas do tipo. No entanto, o recomendado mesmo é contar com uma central de gestão de conteúdo, onde seja possível subir os posts e editá-los de forma profissional.

Esse recurso está disponível, por exemplo, na construção de sites por parte de agências profissionais, como a Construsite.

Mas há, ainda, opções mais amadoras, como a criação de posts de blog no blogger, um serviço gratuito do Google, mas que apresenta uma série de limitações que impedem a criação de um blog profissional.

Características de um conteúdo otimizado para SEO

Mas não basta apenas criar um espaço para o blog em seu site, é preciso alimentá-lo com conteúdos otimizados para SEO. Você mesmo poderá escrever seus conteúdos, mas isso exigirá tempo e bastante empenho para aprender as técnicas de escrita para a web.

Uma outra opção é contratar empresas ou freelancers que fazem a redação de texto para blog. Em qualquer uma dessas possibilidades, o conteúdo deverá contar com algumas características da estratégia de SEO, como por exemplo:

  • palavra-chave bem definida;
  • título otimizado para SEO;
  • H1 atraente;
  • meta-description persuasiva;
  • escaneabilidade e legibilidade;
  • imagens com tags;
  • linkagem interna;
  • URL com a palavra-chave;
  • e muito mais!

Marketing de conteúdo serve para todos os mercados?

Mesmo que seu negócio seja nichado e específico, ele tem lugar no marketing de conteúdo, porque com certeza seu cliente está no Google fazendo pesquisas que você poderá fornecer as melhores respostas.

Artigos para pesca, loja de parafusos, papelaria, artesanato, confeitaria e etc, todos têm espaço no marketing de conteúdo.

Para te ajudar a ter melhores resultados com o SEO do seu site, confira o post exclusivo que preparamos com 10 passos práticos para você aparecer no Google. Acesse e saiba mais.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: