Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site 3 erros comuns ao tentar criar site profissional sozinho

3 erros comuns ao tentar criar site profissional sozinho

Descubra como evitar erros que podem prejudicar sua marca ao criar site profissional para sua empresa, afinal sua marca merece o melhor destaque na internet

| Atualizado em
por Time Construsite

3 erros comuns ao tentar criar site profissional sozinho

Ao criar site, este deve ser profissional pois é a representação de sua empresa na internet, e pode ser onde seu cliente faz o primeiro contato com sua empresa ao pesquisar nos buscadores.

Dessa forma, quando falamos em erros ao criar site, esses erros podem estar ligados à baixa segurança do site, falta de qualidade na navegação ou até falta de atualização.

Erros assim podem acontecer quando quem vai criar site não tem experiência na criação de sites, ou não identifica tudo que um site deve conter.

Para criar site sozinho você deve atentar-se que estará criando um relacionamento com o visitante, por isso o site deve ser agradável e apresentar uma boa imagem da sua empresa para fazer o visitante navegar por ele o máximo possível.

Fique atento se para criar site você terá tempo disponível, saberá cuidar da segurança e da qualidade sozinho ou se precisa de ajuda para não cometer esses erros.

Qualidade do site

Para conseguir alcançar alta qualidade ao criar site, você precisa observar um conjunto de elementos os quais irão promover uma experiência agradável ao usuário, trazendo ao mesmo tempo credibilidade para sua marca.

Um bom design, navegação simples e intuitiva, conteúdos importantes e relevantes, são alguns dos itens ao criar site por conta própria os quais você deve ter conhecimento, pois a falta de alguns desses pode além de afetar a qualidade também prejudica a imagem de sua empresa.

Não deixar o site intuitivo

Faça uma página inicial ao criar site fácil e simples de visualizar, com textos e links bem posicionados, para o usuário não ficar perdido sem encontrar o que procura.

Use cores para contrastar e dar destaque ao criar site para as informações ficarem visíveis. Sua home page, ou página principal deve ser como um mapa, fácil de seguir para o usuário encontrar aquilo que precisa sem dificuldade.

Portanto as informações mais procuradas devem ser apontadas na home page e fáceis de acompanhar.

Não prender a atenção do visitante

Estar presente na internet ao criar site para sua empresa facilita com que as pessoas conheçam sua empresa, porém você deve estar ciente de estar competindo pela atenção do visitante com inúmeras outras distrações da rede.

Você deve chamar a atenção e ao mesmo tempo ser persuasivo para a pessoa continuar a navegar em seu site. Evite longos textos e adicione imagens e vídeos complementando o conteúdo trabalhado.

Ou seja, ao criar site evite dispersar a atenção do usuário e mantenha seu site interessante.

Excesso de informações visuais

Quando falamos de excesso de informações visuais ao criar site, pode até parecer óbvio, mas muitos desenvolvedores ao criar site acabam se perdendo e caindo neste erro.

É primordial harmonizar a estética do site com as funcionalidades para criar site campeão.

Tenha cuidado para não ter itens desalinhados, sem exagero de cores com imagens de boa qualidade e não exagere na quantidade de fontes, uma ou duas já são suficientes.

Além disso, sites com um número excessivo de pops-up, gifs, vídeos e imagens, ficam muito cansativos visualmente e fazem as pessoas desistirem de buscar as informações desejadas.

Portanto ao criar site para sua empresa evite o uso demasiado de ferramentas interativas para não dispersar seus visitantes.

Site lento

Um site lento para carregar é um dos itens mais dispersivos da atenção do usuário. Pior ainda quando essa lentidão afeta todas as páginas do seu site. Essa lentidão pode ter vários motivos:

  • Empresa de hospedagem: ao criar site é importante escolher um bom provedor com tenha boa infraestrutura de hospedagem e sem sobrecargas;
  • Plano de hospedagem: ao criar site de sua empresa, tenha um plano de hospedagem com suporte para diferentes demandas visando um bom desempenho futuro;
  • Plataforma de desenvolvimento: para criar site boas práticas de programação e conteúdos otimizados causam reflexos diretos no desempenho do site;
  • Administração do site: imagens e vídeos não otimizados, muitos plugins instalados, e algumas ações inadequadas, ou seja, uma má administração do seu site causa lentidão;
  • Segurança: questões de segurança, além de prejudicar o desempenho, pode afetar negativamente os usuários, como por exemplo, vazamento de dados.

Tenha muito cuidado ao criar site para sua empresa, pois um site lento pode prejudicar não apenas espantando os visitantes, como também fazer seu ranqueamento nos mecanismos de buscas cair.

Site não responsivo

Ao criar site de sua empresa, desenvolva-o para ser responsivo, ou seja, possa ser visualizado em diferentes tipos de tela.

Seu layout e conteúdo devem adaptar-se em qualquer dispositivo.

Devido a quantidade de usuários que acessam a internet pelo celular, criar site não responsivo na versão mobile tanto no layout, quanto nos recursos e conteúdos pode afastar muitos visitantes.

E também a falta de responsividade afeta no SEO, prejudicando o ranqueamento do seu site.

Qualidade das imagens

As imagens de seu site devem ser harmônicas com o tema e o site como um todo, contando com o conjunto de cores, fontes, menus, botões, layout, respondendo não apenas ao senso estético, como também ao funcional.

Uma boa imagem responde aos seguintes quesitos:

  • O tamanho compatível com o layout da página;
  • Expressa o conceito do conteúdo
  • Seu tamanho em bytes não prejudica a velocidade do carregamento da página.

Combinação errada de cores

As cores têm seus significados e provocam sensações diferentes. Para usar as cores certas é importante analisar seu objetivo ao criar site para sua empresa para trabalhar com as mais apropriadas.

Ao criar site para sua empresa, faça pensando em satisfazer o usuário e no efeito que as cores terão no visitante, para isso estude a psicologia das cores.

Não ter um blog ou portfólio online integrado ao seu site

Ao criar site o foco é em apresentar seus produtos, divulgando seus produtos e serviços de maneira clara e objetiva. Você vai criar site para sua empresa tencionando atrair a atenção do visitante para ele obter seu produto e/ou serviço.

Na hora de criar site, ter um blog integrado à ele é importante pois através dos conteúdos postados no blog você pode se destacar como autoridade em sua área.

E através dos conteúdos relevantes em seu blog, com um SEO bem trabalhado, você pode conquistar melhor ranqueamento nos buscadores e conquistar muito mais visitantes para seu site.

Além do blog com artigos bem trabalhados e atualizados, ter um portfólio incorporado ao criar site de sua empresa vai mostrar para o visitante seus trabalhos realizados e estes podem chamar a atenção ao ir de encontro com a necessidade deles, ou seja, dá a eles a oportunidade de conhecer todos seus serviços.

Não cuidar do conteúdo e erros de português

Quando falamos em ter um blog integrado ao criar site para sua empresa, estamos nos referindo ao trabalho com Marketing de Conteúdo e o planejamento do conteúdo em si.

Cuidar do conteúdo é produzir materiais diferentes e relevantes condizentes com seu site com informações corretas e atualizadas, tendo cuidado com a correção gramatical.

Um bom jeito de criar conteúdos interessantes ao seu público é respondendo as dúvidas do seu público, as quais você pode encontrar nos comentários, e oferecendo soluções para os problemas dos quais costumam reclamar.

Além de atender essas demandas específicas de assuntos, também falar sobre os destaques e tendências, além de assuntos evergreen. E não se esqueça, sem cópias, pois plágio é crime.

E ao produzir conteúdo, tenha muito cuidado com erros ortográficos e gramaticais, pois além de afastar visitantes, desvaloriza seu conteúdo.

Tempo disponível

Se você não tem experiência ou nunca criou um site antes, mesmo com as ferramentas para criar sites fáceis e descomplicadas, ainda assim você deverá empregar um bom tempo para aprender como criar site para sua empresa.

Muitos em busca de economia decidem criar site sozinhos sem contar com o tempo de dedicação necessário, pois como vimos acima, a qualidade do site é fundamental.

Além do mais, um site com problemas de funcionamento pode prejudicar a imagem de seu negócio.

Falta de planejamento

Para criar site com o intuito de crescer e evoluir é necessário planejamento. Saber o motivo de criar site, quais propósitos e metas você quer alcançar, pois sem isso você não terá como seguir as métricas e avaliar seus resultados.

Deve ser planejado ao criar site qual sua proposta e recursos contidos nele, os detalhes operacionais e de manutenção incluindo os aspectos de administração, como a estruturação e preparação dos conteúdos e os sistemas de resposta aos usuários.

Com um bom planejamento você estará ciente do que pode realizar e onde você precisa de ajuda, dando preferência para terceirizar o necessário e você terá tempo de administrar seu negócio.

Negligenciar manutenção e atualizações

A velocidade com que a tecnologia se atualiza é cada vez mais rápida. Portanto criar site para depois não atualizá-lo pode ser um grande erro.

Novas tendências, ferramentas e recursos, proporcionam novas necessidades e desejos aos usuários, e esse fator faz os sites terem que se modernizar para corresponder a esses novos anseios.

Um site sem atualização, pode perder a compatibilidade com todos os navegadores, ficar vulnerável e inseguro, com aparência ultrapassada, ou até parar de funcionar.

Quando uma manutenção periódica é negligenciada a lista de complicações só tende a crescer.

Após criar site, tê-lo atualizado e bem gerenciado, atendendo aos anseios dos usuários, será seu cartão de visitas para alcançar novos clientes para sua empresa.

Deixar apresentar bugs e Links quebrados

Ao criar site, faça vários testes para ter certeza de não haver bugs nos links, gifs que não carregam, layout desproporcional, e até desaparecimento de conteúdos.

Esses bugs podem ocorrer algumas vezes pela incompatibilidade de navegadores, por isso após criar site fazer testes é muito importante para evitar esses bugs quando os usuários estiverem em seu site.

Também é importante inspecionar e testar todos os links, pois quando você tem links quebrados em seu site pode acontecer de:

  • Prejudicar a navegação de seu site;
  • Não permitir o acesso dos usuários a conteúdos importantes;
  • Afetar o SEO do site e fazer seu site perder relevância.

E além de testar seu site para links quebrados, também verifique se seus links estão todos bem identificados com as características padrões, texto sublinhado na cor azul, pois além da importância de estarem funcionando perfeitamente, também é indispensável o visitante ver destacado onde deve clicar.

Cuidados com a segurança

3 erros comuns ao tentar criar site profissional sozinho

Além de estar atento à qualidade do site e do seu tempo disponível para criar site você deve estar atento também à segurança do seu site.

É imprescindível ter um Certificado SSL para garantir que seu site tenha transmissão segura de dados, adicionando selos de site blindado para dar segurança aos visitantes do seu site.

O certificado de segurança SSL impede que as informações transferidas entre os sites e os usuários sejam acessadas por terceiros, ou seja, esse certificado foi desenvolvido para proteger os internautas contra o roubo de seus dados.

Conhecendo todos esses detalhes, você deve estar atento ao criar site para sua empresa, evite os erros que podem afetar a confiabilidade de sua marca tendo um site desenvolvido por profissionais.

Os desenvolvedores de sites profissionais permitem criar site para sua empresa escolhendo todos os aspectos do design, e personalizando do jeito como você quiser.

Se você quer criar site para sua empresa personalizado, do jeito que sua marca merece, venha conhecer a Construsite Brasil e leia o guia completo para criar seu site.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: