Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Como um ERP pode auxiliar na gestão de estoque do seu e-commerce?

Como um ERP pode auxiliar na gestão de estoque do seu e-commerce?

Entenda como um ERP online pode ajudar a otimizar a gestão de estoque do seu e-commerce! Veja todas as vantagens oferecidas para o seu negócio.

por WebMais Sistemas

Ter um controle de estoque efetivo é essencial para qualquer empresa, e isso todos sabem,especialmente se trata de empresas que têm e-commerce como um canal de venda. Dessa maneira, contar com ferramentas que auxiliem na sua administração é fundamental para quem precisa manter a saúde do negócio. Assim sendo, o mercado da tecnologia surge com a solução através dos Sistemas ERP.

Alguns desses sistemas oferecem diversas funcionalidades indispensáveis para um gerenciamento de estoque confiável.

Pensando em ajudar você, gestor, trouxemos um conteúdo especial, que explica como um ERP Online funciona e como ele pode ser útil a partir do momento em que é integrado ao controle de estoque do seu e-commerce. Siga com a gente!

O que é um ERP

O Sistema ERP é uma plataforma de gestão integrada que possibilita às empresas controlarem suas atividades administrativas e financeiras por meio da interligação de dados das diferentes áreas da organização. Buscando uma melhor organização de rotina, os gestores na maioria dos casos procuram um software empresarial a maioria (senão todas) as suas necessidades gerenciais.

É comum que um ERP melhore a segurança e traga mais praticidade para a rotina do seu comércio eletrônico.

Para que serve?

O ERP serve principalmente para oferecer a sua gestão uma automatização e integração de processos internos, principalmente aqueles relacionados a vendas e estoque, tornando o dia-a-dia mais ágil e estável. Com um software de gestão, fazer o gerenciamento de estoque e realizar atividades afins, torna- se menos trabalhoso por conta da diminuição do retrabalho.

Um perfeito exemplo disso é a automatização dos pedidos de venda. Se você possui um sistema de gestão integrado com seu e-commerce, na medida em que uma venda é efetuada dentro do seu site ou marketplace, o pedido é integrado via API com seu software, de modo que o profissional da venda recebe todos os dados necessários para aprovação do pedido em sua tela, e tudo isso com poucos cliques.

Ao receber e aprovar o pedido, e também ao conferir a autorização do pagamento, o controle de vendas registra a baixa do produto automaticamente no estoque do sistema, atualizando seu armazenamento, bem como a quantidade disponível dos seus produtos para venda.

Imagine fazer tudo isso manualmente atualizando planilhas de Excel, ou dando baixa no estoque por meio de blocos de notas físicos de pedidos de venda, como ainda fazem muitas empresas.

Neste contexto, você vê como um Sistema reduz praticamente 60% das suas operações manuais, tornando seu processo de venda mais automático e independente, ou seja, seu e-commerce e seu ERP trabalham enquanto você dorme!

Além do estoque, é possível também, dependendo do ERP escolhido, acompanhar o fluxo de caixa, realizar gestão financeira, ter controle sobre as entradas e saídas, dentre outros. Dessa forma, é possível afetar de maneira positiva nos resultados do seu e-commerce.

Importância do ERP para um e-commerce

Além dos benefícios citados até aqui, um ERP para e-commerce é importante para manter uma administração efetiva das atividades diárias. Isto posto, é possível destacar alguns pontos que tornam essa aquisição tão fundamental para a sua gestão de estoque:

Maior organização dos dados

Contando com um ERP, além de ter uma gestão eficiente de atividades, é possível manter todos os seus dados organizados de maneira efetiva e a pouco alcance. Por conta da integração de setores, o sistema de gestão escolhido pode possibilitar o alinhamento de informações e maior segurança de armazenamento.

Integração completa entre setores

Ter um uma comunicação otimizada entre os setores da sua empresa, permite uma melhoria na conclusão de tarefas e uma redução de tempo das conclusões de tais atividades.

Facilitando a comunicação entre os colaboradores, é mais fácil compartilhar informações internamente, consequentemente facilitando o andamento dos processos do seu e-commerce.

Como um ERP afeta a gestão de estoque

Como visto até aqui, o ERP é uma ferramenta que permite a centralização e integração de diversas atividades de um comércio digital, sendo assim, variados aspectos diários na gestão de estoque são afetados. Sendo possível neste caso destacar:

Melhor organização interna de produtos

Ter um registro de todas as movimentações ocorridas em seu estoque é de extrema importância para trazer a uma melhor visão das vendas e consumo de seus produtos. Assim sendo, ao controlar o estoque, o ERP permite o acompanhamento em tempo real de suas movimentações, bem como detalhes úteis para tomadas de decisão.

Estoque integrado

Dentro das diversas vantagens proporcionadas por um ERP a um e-commerce, a possibilidade de um estoque integrado é uma delas. Ou seja, dentro de um único software você poderá realizar diversas operações relacionadas à sua gestão de estoque — desde a aquisição dos materiais de um fornecedor até a entrega ao cliente.

Acompanhamento completo das movimentações

Contar com um ERP efetivo, permite não só organizar o estoque dos produtos do seu e-commerce, mas como também possibilita de forma individual, acompanhar as movimentações que seu produto faz, das quais incluem todas as entradas e saídas, como venda, compra, transferência, remessa, dentre outros.

Desse modo, é possível ter um controle mais assertivo e consequentemente, tomadas de decisões mais certeiras e seguras, visto os dados reais e dispostos.

Saiba os benefícios oferecidos

O ERP é o sistema responsável por manter o seu estoque atualizado quanto às movimentações, dessa maneira, é importante sempre estar atento às ocorrências registradas, possibilitando assim, um controle efetivo de seus produtos. Podemos destacar assim, dois dos benefícios oferecidos por esta função:

Automatização de processos

Ao integrar um ERP ao seu e-commerce, é possível reduzir diversos erros e retrabalhos, visto que devido a automatização de atividades que envolvem o estoque, processos que antes eram demorados e repetitivos, passam a ser feitos de forma automática.

Dessa maneira, é possível diminuir gastos, reduzir erros, economizar tempo e aumentar a eficiência na realização de atividades.

Controle do volume de seu estoque

Com um sistema de gestão é possível ter em poucos cliques, acesso a dados numéricos a respeito de seus produtos em estoque, desta maneira, você poderá realizar cálculos que envolvem seus produtos, como estoque mínimo e máximo, de maneira mais ágil e sem retrabalho.

Desse modo, você consegue evitar erros e problemas na armazenagem dos produtos, garantindo que o estoque não fique parado e ao mesmo tempo que seu e-commerce não fique sem produtos disponíveis de maneira preventiva e inteligente.

Dicas para escolher o melhor ERP para o seu e-commerce

Realizar a escolha do sistema ERP é um processo que exige muito cuidado, visto que a busca pelas melhorias deve ser transparente e assertiva, ou seja, o software de gestão deve atender todas as suas necessidades.

Assim sendo, separamos para você algumas dicas de como escolher o melhor ERP para seu e-commerce:

Defina as suas necessidades

Você deve antes de tudo, definir quais são as necessidades que seu ERP deve atender. Desta maneira, é possível traçar um ponto de partida sobre os sistemas de gestão para e-commerce que busca. Podendo dimensionar a estrutura necessária para desempenhar as atividades do dia a dia, é possível realizar uma busca completa.

Analise as funcionalidades disponíveis


Dentro das opções de ERP disponíveis no mercado atual para comércio digitais, há diversas opções que permitem qualquer tipo de controle. Desta maneira, ao buscar um sistema de gestão para seu e-commerce, é necessário que conte com algumas funcionalidade que permitam:

  • Integração com marketplaces e plataformas para comércio digital;
  • Cadastro de produtos para lojas virtuais;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Administração de estoque;
  • Recebimento de pedidos;
  • Impressão de etiquetas;

Além disso, há outros recursos que possam estar disponíveis dentro do ERP, contudo é sempre importante lembrar das necessidade de cada negócio.

Desta forma, é possível concluirmos que o ERP pode ser uma ferramenta estratégica muito útil para a gestão do estoque de seu e-commerce, permitindo um crescimento organizado e inteligente, principalmente para empresas que querem aumentar sua competitividade em um mercado digital que a cada dia cresce mais, aumentando a possibilidade de novos concorrentes.

Autor:

WebMais Sistemas | Parceiro Construsite Brasil
A WebMais Sistemas é uma empresa de tecnologia que desenvolve e comercializa um ERP online focado em micro a médias empresas, sendo especialista na gestão de indústrias e distribuidoras dos segmentos alimentício, bebidas, cosméticos, metalúrgica, plásticos, química e cervejaria.
Outros posts feitos por WebMais Sistemas

Comentários:

Orçamento por WhatsApp