Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site E-commerce profissional: o que é e como funciona?

E-commerce profissional: o que é e como funciona?

O que é e-commerce profissional e para que serve essa ferramenta que vem se tornando essencial para os negócios que querem se manter competitivos e relevantes. Leia!

| Atualizado em
por Time Construsite

Nos últimos anos, a internet se tornou um centro de atenção para compras online, fazendo com que o e-commerce profissional se tornasse um grande aliado para pequenas e grandes empresas que desejam expandir sua capacidade de atendimento e de vendas.

Veja o que é um e-commerce profissional e para que serve essa ferramenta que vem se tornando essencial para os negócios que querem se manter competitivos e relevantes para a próxima década do século 21.

O que significa e-commerce?

E-commerce é a palavra inglês para comércio eletrônico ou virtual. Ou seja, é o nome designado para os negócios que têm seu processo de compra e venda através da internet.

Muito além de ser somente a criação de uma loja online, o e-commerce profissional se preocupa com os processos de atendimento ao cliente, vendas e até mesmo uma boa gestão de estoque para que o negócio não sofra com a escassez.

Para que serve um e-commerce?

O e-commerce profissional está diretamente ligado ao processo de digitalização de um negócio. Com a popularização desse mercado, foi possível criar loja virtual profissional completa e sem a necessidade de manter filiais físicas, ampliando até mesmo sua capacidade de atendimento.

Dessa maneira, podendo entender que a sua principal função é permitir que consumidores realizem compras de maneira mais simplificada e rápida, garantindo também uma entrega a domicílio de qualidade e eliminando a necessidade de buscar o produto na loja.

Embora tenhamos grandes exemplos de e-commerce profissional focado no consumidor final (como é o caso da Amazon, Magazine Luiza, Americanas), também é possível obter soluções para empresas através dessa dinâmica.

O e-commerce como estratégia para B2B (Business to Business) tem o objetivo de ser um revendedor de matéria-prima ou até mesmo serviços que sejam necessários para ampliar a capacidade do negócio em questão.

É possível encontrar no e-commerce funções para melhorar a gestão financeira e empresarial, bem como melhorar o planejamento de marketing e o acompanhamento de demandas, especialmente durante as dinâmicas do home office.

Um e-commerce profissional também acaba chamando a atenção de audiências mais jovens que passam mais tempo na internet. Sendo assim, o comércio virtual também serve para demonstrar a necessidade de atualização de uma marca, fazendo com que ela siga relevante também para as exigências do consumidor online.

E-commerce funções

Uma das funções primordiais de um e-commerce profissional é obter a ampliação de canais de venda de um negócio. Ou seja, além de melhorar a capacidade de atendimento como citamos anteriormente, ele permite que você conquiste clientes muito além do entorno em que você está inserido fisicamente.

Se antes sua loja conseguia vender para uma média de 100 consumidores da sua cidade, com a abertura de uma loja virtual profissional, você consegue conquistar clientes de cidades próximas e até mesmo de outros estados, tudo pela facilidade de encontrar seus produtos em uma busca rápida na internet.

Uma pesquisa realizada pela WebShoppers, mostrou que o Brasil é o país latino-americano que mais fatura com o e-commerce, com 36% da população se assumindo como um “digital buyer” e faturando mais de R$100 bilhões.

Para 2021, a Ebit Nilsen projeta um mercado online em ascensão para os supermercados, artigos para o home office e petshops, seguindo uma tendência que foi desenrolada durante a pandemia e deve perdurar por mais alguns anos.

Diferenças entre e-commerce e loja virtual

O e-commerce profissional funciona em todos os canais de vendas possíveis na internet. Isso significa que, ao mandar e-mail marketing, fazer postagens em redes sociais e adotar estratégias de tráfego pago ou orgânico para atrair mais compradores, a empresa já está enquadrada do comércio eletrônico.

Dessa forma, podemos entender que a loja virtual profissional do negócio é apenas uma etapa nas dinâmicas do e-commerce. Embora ela seja o ponto central para a confirmação das vendas, todo o processo do consumidor até ela já pode ser considerado parte do e-commerce profissional.

Sendo assim, embora algumas concepções vendam a ideia de que a loja online significa e-commerce em sua totalidade, ela apenas existe como parte de uma estratégia comercial.

Conte com a Construsite Brasil para o seu e-commerce

Se você está pensando em começar a investir no e-commerce profissional, mas não sabe como criar sua loja online, a Construsite Brasil pode ter a solução perfeita que cabe no seu planejamento financeiro.

Há mais de 17 anos no mercado de desenvolvimento de sites, nossa equipe possui a experiência necessária para oferecer a você uma excelente plataforma de e-commerce, com um domínio próprio e profissional para que você não perca a credibilidade para a concorrência.

Além de contar com bons programadores, a Construsite Brasil também trabalha com designers e analistas de SEO para que a sua loja virtual profissional esteja visível em todos os multicanais de venda que o e-commerce pode proporcionar.

Ficou interessado? Preencha nosso formulário de contato para que um de nossos especialistas apresente as melhores estratégias para o seu e-commerce profissional.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: