Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Loja Virtual / Marketing Diferenciais para criar uma loja virtual profissional

Diferenciais para criar uma loja virtual profissional

Criou o site e disponibilizou na vitrine digital para buscas. Será só isso? Veja os diferenciais necessários para criar uma loja virtual profissional e atrativa

| Atualizado em
por Time Construsite

A globalização, desde quando começaram os investimentos em tecnologia, seja no desenvolvimento de carros a exemplo da Ford, até as grandes disputas por quem chegaria primeiro às maiores descobertas no período bipolar, tem um foco principal: gerar acessibilidade.

Muitos questionam se é mesmo necessário criar um site, ou melhor dizendo, criar uma loja virtual profissional. Se o foco do maior fenômeno mundial é a conectividade, permitindo o contato entre várias partes do mundo, seria mesmo um motivo de dúvida?

Com as recentes pesquisas de aumento de procuras nos meios digitais, e principalmente com a pandemia atual que dinamizou totalmente o comércio online, a dúvida começa a ser outra: É só criar um site, transformar em uma loja virtual e pronto?

Com certeza não. Assim como uma loja física demanda estratégias e cuidados contínuos para se manter no mercado, criar uma loja virtual profissional não seria diferente.

Assim, hoje vamos falar quais são os diferenciais ao criar uma loja virtual profissional, para que seu negócio não seja apenas mais um link do Google ou mais um entre tantos já presentes no mercado.

Afinal, concorrência sempre vai existir, mas nem sempre vão suprir tudo o que o cliente necessita. E é aí, meu caro leitor, que entra a sua empresa. Vamos lá!

Criar uma loja virtual profissional: o primeiro diferencial

Nos tempos modernos, temos a figura de um consumidor que não apresenta mais apenas o quesito vontade de comprar um produto ou ter um serviço. Além do interesse pela busca, há um fator que pesa bastante em sua procura: a acessibilidade.

Quando olhamos para o lado, tem algo em comum que observamos na maioria das pessoas: ter um smartphone. Vidrado nas telinhas, os aparelhos celulares e seus acessórios permitem uma exploração máxima de tudo o que está acontecendo no mundo, e principalmente, buscar o que se deseja.

Criar uma loja virtual profissional é o primeiro diferencial para sua empresa, porque para que seja vista como um negócio atrativo e chame clientes e oportunidades, é necessário ter destaque e chegar até eles da forma mais dinâmica possível.

Com uma rotina exaustiva, os consumidores buscam agilizar seu tempo buscando o que precisam pelo próprio telefone, afinal, a internet possibilita isso. Então, por que não colocar sua empresa na frente de seu público, a fim de que seja mais assertivo seu acesso?

Então, antes de qualquer diferencial interno, ao criar uma loja virtual profissional deve ser entendido principalmente este ponto: gerar conectividade, permitir acesso remoto e soluções rápidas aos seus atuais e futuros clientes.

Assim, criar uma loja virtual profissional não é apenas necessário, como o fundamental para atender as necessidades dos consumidores, que em sua maior parte se concentram nesse meio, o da internet.

E quais os critérios necessários para se criar uma loja virtual profissional?

Como reconhecer uma loja virtual profissional e se possui elevado padrão?

Ao criar uma loja virtual profissional, apenas ter um site que esteja rodando nos buscadores como o Google, não é definição para qualificá-la como profissional e com um bom padrão.

Uma loja virtual profissional é repleta de praticidade, excelência, acessibilidade, conteúdo e recursos internos para que proporcione uma excelente experiência para quem acessa.

E sobre esses recursos internos, vamos de top 7 critérios de uma loja virtual profissional para colocar seu negócio lá em cima. Entenda!

Balanço financeiro e geração de lucros para a empresa

Sabemos que uma empresa sobrevive pelo investimento e retorno de lucro. Ao criar uma loja virtual profissional, seguindo todos os diferenciais e investindo em ter uma excelente apresentação e disponibilidade aos seus clientes, essa meta fica fácil de bater.

Toda boa estratégia gera um bom retorno. Assim, investir tanto na criação de uma loja virtual profissional, mas também no manejo contínuo de tudo o que é necessário para se manter no mercado, é a chave para lucrar cada vez mais!

Otimização de gestão de controle

A parte do pedido fica com o cliente, mas o armazenamento, estoque e principalmente entrega é responsabilidade da empresa.

Por isso, estratégias de logística que visam deixar cada vez mais rápida a entrega, mas sem perder a qualidade e o controle e gestão internos é um destaque na criação de uma loja virtual profissional tanto para a empresa como para o cliente.

Observar questões que influenciam na compra final, como frete, rapidez de entrega, acompanhamento e segurança, são fatores essenciais ao seu negócio.

Segurança e controle de dados

Um critério extremamente importante é manter a segurança. Grande parte das dúvidas que deixam os clientes com medo de efetuar uma compra online é a falta de segurança demonstrada pelos sites e lojas.

Por isso, invista no máximo de segurança possível! Evite solicitar muitos dados, apenas o necessário para efetuar a compra, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados já em vigor no Brasil.

Nas formas de pagamento e solicitação de dados permita um controle do cliente e ateste a veracidade do procedimento. Além disso, crie um sistema anti hacker, quedas e invasões de sistema.

Qualificação de equipe

Buscar profissionais competentes e com qualificação para o ramo digital, que entenda a programação, estrutura e desenvolvimento do processo é um critério extremamente importante.

É necessário profissionais que fazem manutenções constantes de sistema, controle a chegada de clientes, as metas e atividades desenvolvidas, enfim, tudo o que for necessário para manter sua loja virtual profissional de pé.

Central de atendimento ao cliente

Outro critério é fornecer um excelente atendimento ao seu cliente, com plataformas de interação, comentários, sugestões e dúvidas, e claro, ter aquele blog para que ele consulte todo o conteúdo e muito mais.

Tecnologia e design: o critério da personalização

Investir em design, estrutura interna e layout é sem dúvidas a estratégia interna mais dinâmica e que causa um impacto visual muito grande.

Estar sempre dentro das principais atualizações no mundo dos sites, é o primeiro ponto. Mas além disso, investir na jogada de marketing interno não tem fim.

Define a paleta de cores a ser usada na sua loja virtual profissional, a estética do site, a responsividade para que não haja desconfiguração da página ao acessar por outro aparelho, links organizados, conteúdos colocados de forma didática... Enfim, tudo o que esteticamente falando, seja atrativo e fácil para o cliente.

Loja virtual profissional equiparada

Planejamento a longo prazo! Sente, estruture, coloque as ideias no papel, dinamize, otimize, invista, faça alavancar seu negócio.

Entenda sua persona, entenda seu produto e o que pretende alcançar com ele. Assim, estará cada vez mais perto de seu sucesso!

Design gráfico e afins: crie uma loja virtual profissional com visibilidade

Entre os critérios trabalhados, comentamos de um que merece um destaque especial: o design interno e externo de seu site.

A escolha de um layout influencia ao criar uma loja virtual profissional, uma vez que, como já mencionado várias vezes, não basta criar um site e disponibilizá-lo para uso. Ele tem que ser esteticamente atrativo.

Imagine você acessar um site todo desorganizado, cheio de links soltos, frases sem sentido, sem um espaço próprio para achar conteúdo, carregamento lento, poucas possibilidades de exploração. Com certeza você não iria pensar duas vezes em sair dali.

Acreditamos que você não quer isso para a sua loja virtual profissional. Afinal, o profissional remete justamente a ideia de algo organizado, dinâmico e sem comprometer as funções.

Dessa forma, tenha muito cuidado ao definir a estética de seu site. Escolha cores que combine com os produtos ofertados, ou com o serviço feito. Escolha fontes e logos que façam com que o cliente sempre associe sua marca àquele produto.

Varie seus produtos, deixe claro qual segmento do mercado sua loja faz parte. Informe redes sociais, contato, plataforma de dúvidas e sugestões. Principalmente, cadastre seus clientes.

Organize abas de pesquisa, fotos e vídeos de destaque. Dê baixa nas compras, organizando os carrinhos e colocando mais possibilidades de formas de pagamento.

Faça promoções, diminua os fretes, sinalize o que faz parte do estoque e o que está em destaque. Separe por categorias e filtros.

Essas são apenas algumas dicas de como promover um bom layout, com funcionalidade e estética para seu público.

Loja virtual profissional de sucesso: dicas e informações

Falando em dicas, que tal um resuminho de dicas para ter uma loja virtual profissional de sucesso? Essa você não pode perder!

Pegue a caneta e anote os principais pontos para dar a partida e criar uma loja virtual incrível, com acessibilidade, segurança, estratégia, controle e principalmente, conectar muitas pessoas ao seu produto.

  1. Planejamento e gestão de futuro contínuo;
  2. Forneça segurança e credibilidade de acesso e nos produtos ofertados;
  3. Faça logística interna e externa, para a empresa e para o cliente;
  4. Ofereça bom atendimento e dinamicidade de interação;
  5. Divulgação: integre redes sociais, faça parcerias e as famosas “publis”;
  6. Aposte em pagamentos dinâmicos repletos de possibilidades;
  7. Escolha por onde começar. Já tem sua plataforma?

Assim, tendo em mente esses pontos, associados às estratégias já mencionadas, só falta colocar em prática o que aprendeu hoje!

Custos e investimentos ao criar uma loja virtual profissional

Por fim, a pergunta que sempre vem à mente é: e quanto eu vou gastar com tudo o que é necessário ao abrir uma loja virtual profissional?

Não se desespere, afinal, investimentos são necessários para gerar lucros e ver movimentações monetárias futuras, além de destaque e credibilidade de seus serviços.

Faça uma extensa pesquisa de mercado e anote os custos com a criação, produção, design e layout, marketing e associados. Também entenda os custos de domínio, hospedagem e desenvolvimento para que fique na internet.

Após isso, busque plataformas e gerenciadores que ajudem da melhor forma possível a transformar seu sonho em realidade!

Um bom planejamento e uma boa busca impedem gastos exagerados e serviços mal feitos sem credibilidade. Busca soluções no lugar certo e não tenha preocupações com gastos e possíveis prejuízos.

Extra: qual o segredo para sobreviver ao mercado?

Agora, para fechar com chave de ouro, entender que o mercado é extenso e cheio de caminhos e portas, mas que isso não impede o crescimento de seu negócio é fundamental!

Para isso, busque antes de tudo entender os concorrentes de seu produto. Como trabalham, o que ofertam, como ofertam e como fazem o gerenciamento completo de suas funções.

O que faz sua empresa crescer, ainda que em um ramo já muito disputado, é fornecer aos seus clientes o que seus concorrentes não oferecem.

É difícil encontrar um concorrente que vai fornecer tudo sobre um produto ou serviço, até porque as estratégias e logística são diferentes.

Por isso, busque o que ainda está em falta, a promoção que ainda não foi feita, a divulgação que não foi criada, a vitrine que ainda não foi colocada. Inove nessa prestação de serviços!

Estude a fundo o mercado e veja o que mais causa insatisfação no seu público alvo. Assim, será sua empresa a responsável por trazer a melhor solução!

Busque, inove, faça agora mesmo sua loja virtual profissional e veja seu negócio crescer! Estruture, potencialize e entregue aos seus clientes um serviço de qualidade, rápido, prático, e o melhor de tudo, a qualquer momento e em qualquer lugar!

Até logo!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: