Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Loja Virtual Diferenças e semelhanças de fazer site de vendas e ter loja física

Diferenças e semelhanças de fazer site de vendas e ter loja física

Com o aumento do uso de smartphones e a realidade online se tornando cada vez mais presente, percebe-se um grande potencial de crescimento do e-commerce. Leia!

por Time Construsite

Com o aumento do uso de smartphones e a realidade online se tornando cada vez mais presente, percebe-se um grande potencial de crescimento do e-commerce e uma migração de lojas físicas para um espaço virtual.

Os dois cenários possuem diferenças e semelhanças, assim como desafios e planejamento. Ao entender como cada negócio funciona, percebe-se que um não anula o outro, ambos podem obter retornos satisfatórios e rentáveis.

Para aqueles que buscam explorar o grande potencial de crescimento das lojas virtuais, chamadas e-commerce como estratégia de expansão de seus negócios precisam entender o funcionamento desse espaço tão promissor.

O e-commerce pode substituir como também complementar uma loja física que apresenta bons resultados de forma a oferecer mais ao consumidor e captar um perfil maior de clientes.

Semelhanças entre sites de vendas e lojas físicas

Apesar de terem estratégias e planejamentos diferentes, ambos mercados possuem o mesmo objetivo e almejam a satisfação do consumidor. Por mais que o meio de venda seja distinto, a finalidade é a mesma por isso devem ser destacadas as semelhanças essenciais para o sucesso das vendas.

Atendimento

O bom atendimento é fundamental para um proficiente relacionamento com o consumidor, mesmo que em cada ambiente sejam apresentadas e demonstradas de formas diferentes.

A loja física tem como vantagem a proximidade com o cliente. O e-commerce deve buscar meios de manter o contato com o cliente, assegurando-se de que ele tenha todas as informações disponíveis antes, durante e após efetuar a compra.

O bom atendimento é o que irá transmitir a confiança ao cliente e a experiência da compra será refletida na lealdade que conseguirá impulsionar os negócios. Além de o consumidor manter-se fiel à loja, seja online ou física, ele irá indicar pela referência a forma de que foi atendido.

Da mesma forma, se o atendimento não corresponder às expectativas do cliente, a insatisfação irá desestimulá-lo a comprar novamente na mesma loja e passará o feedback negativo para pessoas próximas ou relatar na internet.

Visibilidade

A visibilidade é importante nas duas formas de vendas. Na loja física, a visibilidade se deve por meio da localização estratégica.

A estratégia de visibilidade de um estabelecimento comercial deve ser interpretada corretamente. Uma determinada loja pode não estar visível em uma rua movimentada se a circulação de pessoas não estiver coerente e alinhado ao público alvo.

Apesar de o mundo virtual ser mais democrático nesse quesito, pois aproxima o contexto de visibilidade, o empresário deve atentar-se a aplicação de marketing para uma divulgação eficiente.

Qualidade dos produtos

O contato que o consumidor tem com os produtos na loja física é completamente diferente na loja virtual.

Na loja física, o cliente consegue ver mais detalhadamente, tocar, provar ou testar antes de decidir comprar. No e-commerce, o usuário precisa ter o máximo de informações disponíveis e fotos.

Mesmo com a diferença no contato que o cliente tem com o produto antes da compra, nos dois contextos, o empresário deve prezar pela qualidade do produto para que o consumidor não se decepcione com a aquisição e consequentemente com crie uma imagem negativa do comércio.

Diferenças entre fazer sites de vendas e abrir lojas físicas

As diferenças entre os sites de vendas e lojas físicas podem não ser tratados necessariamente como vantagens e desvantagens, mas são distinções que podem direcionar ou abranger as vendas para um determinado público.

Comodidade
Essa é a principal diferença entre os dois mercados e os sites de vendas lideram nesse quesito.

Segundo uma pesquisa realizada este ano pela NZN Intelligence, 82% dos consumidores brasileiros com acesso à Internet, já adotaram as compras online. Outro dado expressivo é que 74% dos brasileiros preferem comprar online.

Existem alguns motivos que justificam esses dados e podemos destacar a comodidade de poder comprar de forma prática e ágil, sem precisar se deslocar.

A facilidade em encontrar o produto que deseja sem gastar horas, dirigindo-se a lojas físicas até finalmente encontrá-lo. A comparação de preços pode ser feita tranquilamente em apenas segundos.

Nas lojas físicas, muitas vezes são oferecidas poucas formas de pagamento, em contrapartida o e-commerce costuma oferecer uma variedade maior como transferência bancária, boleto, Paypal e Pix.

Ainda podemos apontar como comodidade, a privacidade do cliente prevalecida na compra de produtos mais pessoais como produtos eróticos, remédios íntimos ou qualquer compra que o cliente preze pela discrição.

Preços melhores

O investimento de uma loja física é superior ao e-commerce, pois tem custo com aluguel ou compra do imóvel, contratação de mais funcionários, impostos mais elevados, móveis e decoração, limpeza, uniformes, água, energia elétrica, comissão para vendedores.

Segundo órgãos de defesa do consumidor, a prática de preços diferentes entre a mesma loja física com a sua versão digital são permitidas. Ao fazer site de vendas, o empresário consegue manter um preço menor, tornando-se preferência para os clientes.

De acordo com um estudo da KPMG, cerca de 65% dos consumidores comparam os preços enquanto compram em lojas físicas com a internet. Essa prática se deve pela constatação de preços mais vantajosos no ambiente online.

Funcionamento

As lojas físicas possuem um custo mais elevado e ainda tem o horário restrito, ficando sujeitas a determinação de shoppings, decretos ou sindicatos.

A falta de vendedores por motivos de saúde, problemas pessoais ou greve de ônibus podem comprometer o funcionamento de uma loja física fazendo com que perca vendas ou gerando multas por não abertura em shopping.

O funcionamento de uma loja física em horários alternativos pode colocar em risco a segurança dos funcionários, dos clientes, prejuízo com roubo de dinheiro e mercadorias.

Uma boa vantagem de fazer sites de vendas é que funcionam 24 horas por dias, de segunda a segunda, até mesmo em feriados e as compras podem ser realizadas em segurança.

Burocracia

A abertura de uma loja física é um processo que tem várias fases burocráticas e tendem a ser demoradas.

A construção de uma estrutura online é muito mais rápida e bem menos burocrática do que montar uma empresa física.

Alcance

Um e-commerce consegue alcançar um público maior em relação a uma loja física. Um estabelecimento comercial consegue vender para os moradores daquela região e turistas, sendo que a expressividade deste número varia conforme a cidade e o tipo de vendas.

Um dono de um estabelecimento em uma cidade pequena, por exemplo, provavelmente não irá conseguir vender tanto quanto se tivesse esse mesmo comércio em uma cidade maior. Outra situação, é vender um produto em uma loja física, onde não tem um público tão relevante naquela região.

Uma solução para ter mais alcance seria migrar de cidade ou abrir filiais. O e-commerce não tem esse problema, pois independente de ser de uma cidade pequena ou com um público restrito estará ao alcance de todos.

Como criar um site de vendas

Os números já indicam o acelerado crescimento das vendas por lojas virtuais. Esse número tornou-se ainda maior durante a pandemia, quando as vendas online foram a solução durante os dias de isolamento.

O resultado positivo que advém ao fazer site de vendas impressionou tanto os comerciantes quanto os consumidores, que a partir dessas experiências positivas, adotaram as compras digitais como meio preferencial de aquisição de produtos.

A criação de site de venda para as lojas que querem se lançar no mercado ou expandir o seu alcance é essencial e pode ser feita com melhor custo benefício oferecido pela Construsite Brasil.

Contar com os serviços de uma empresa experiente para a fazer site de vendas faz com que a loja virtual não fique apenas online como também fique visível para um número maior de pessoas pelo posicionamento otimizado nos resultados gratuitos do Google.

A Construsite Brasil valoriza o bom atendimento e disponibiliza especialistas que irão ajudá-lo a alcançar o seu sucesso online, basta preencher o formulário abaixo!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: